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RODOVIAS CONSTRUÍDAS SEM MAQUINÁRIO - Construídas a golpes de picareta por gente desesperada para abrir caminho ou concebidas como complexas obras de engenharia visionária. Algumas das estradas mais doidonas do mundo são gloriosos exemplos da engenhosidade humana - e uns passeios cheios de curvas radicais, para viajantes de alma forte. Confira nossa galeria e veja se você se arriscaria em dirigir por uma delas




CONHEÇA ALGUMAS "RODOVIAS CONSTRUÍDAS A GOLPES DE PICARETAS" - COMO SE ESTIVESSE NA JANELA DO TREM
Construídas a golpes de picareta por gente desesperada para abrir caminho ou concebidas como complexas obras de engenharia, algumas das estradas mais doidonas do mundo são gloriosos exemplos da engenhosidade humana - e uns passeios cheios de curvas radicais, para viajantes de alma forte.
01 - TÚNEL GUOLING, CHINA 
A China é pródiga em estradas malucas, complicadas e perigosas. Mas o túnel Guoling - mil desculpas pelo trocadilho horroroso - vai longe demais. É um caminho de meter medo, bem no alto do penhasco de 120 metros de altura, e precariamente aberto pelos isolados moradores de um vilarejo das montanhas Taihang. O piso e as paredes são escorregadios em uma passagem com apenas 4 metros de largura, uma mão dupla por onde os carros passam buzinando. Mas a paisagem do entorno é linda. Tem cachoeiras, cordilheiras, piscinas naturais. Para quem se mete nas curvinhas assassinas, melhor nem olhar
02 - ESTRADA DA SERRA DO RIO DO RASTRO, EM SANTA CATARINA, BRASIL 
Vista assim do alto, parece um autorama radical pendurado nas montanhas. E até que é. A estrada da serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, tem mais de 250 curvas espetacularmente fechadas, em 8 quilômetros de um caminho estreito para danar. As subidas enfezadas fervem os carros mais fracotes, mas recompensam quem chega lá no fim do caminho, a 1400 metros de altitude, em Bom Jardim da Serra. Quando a neblina não aparece antes, ver o esplendor daquela montanha toda provoca até uns surtos ufanistas
03 - ESTRADA ATLÂNTICA, NA NORUEGA 
A Estrada Atlântica (ou Atlanterhavsveinen, em bom norueguês) tem 8 quilômetros de muita fotogenia. Sai de Kristiansund e vai até Averøy, ligando ilhotas da costa da Noruega. Os nobres engenheiros responsáveis levaram 12 anos para construir o incrível emaranhado de passagens e pontes - algumas delas com curvas suspensas no ar, como o oceano lá embaixo. É uma espécie de parque de diversões, com paisagem escandinava de lambuja
04 - ESTRADA DAS "MIL KASBAHS", NA CORDILHEIRA ATLAS, NO MARROCOS 
Taí um jeito acidentadíssimo de ir de um ponto a outro. A estrada das "mil kasbahs" (fortalezas antigas) sobe a Garganta Dades, um cânion de cinema na cordilheira Atlas, no Marrocos. É um estonteante zigue-zague ribanceira acima. As curvas, radicais, vão cortando um ambiente desértico, daqueles de levantar poeira. E o caminho vai passando por aldeias dos povos berberes e bosques de palmeiras. Lindo, diferentão. E, é, meio perigoso
05 - PASSO STELVIO, ENTRE DAVOS, NA SUÍÇA, E STELVIO, NA ITÁLIA 
Ela sai de Davos, na Suíça, e vai até Stelvio, na Itália. O Passo Stelvio tem 60 curvas ao longo de 144 quilômetros, e curvas beeeem estreitas. Enquanto tenta não derrapar, o motorista pode exercitar a visão periférica espiando uma paisagem alpina absurdamente bonita, que vale cada viradinha no volante. A estrada passa por dentro do Parque Nacional de Stelvio, ao lado do lado di Livigno (felizmente em um trecho de 10 quilômetros em linha reta), pertinho de vacas balançando guizos. Tudo a prosaicos 2757 metros de altura
06 - PASSAGEM DE GOIS / FRANÇA 
Esta travessia de 5 km é passável por apenas algumas horas por dia quando a maré está baixa. O resto do tempo, ela fica submersa no Atlântico. A passagem liga a ilha de Noirmoutier com o continente.
07 - OASIS DAKHIA / EGITO 
O caminho para o Oásis de Dakhla Oasis oferece vistas deslumbrantes que lembram cenários de filmes de ficção científica em outro planeta.
08 - VIA DALTON / ALASCA 
A rodovia Dalton ganhou a sua fama em um popular programa de televisão da gringolândia sobre caminhoneiros do gelo, e consiste de uma estrada de quase 700 km estéril com apenas três pequenas aldeias ao longo do caminho.

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fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker / Divulgação /

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