OLHANDO DA JANELA DO TREM: PRAÇA DA SÉ / SÃO PAULO / BRAZIL

Translate

Pesquise o que procura aqui

PRAÇA DA SÉ / SÃO PAULO / BRAZIL




Espaço público localizado na área central da cidade de São Paulo. Nela, localiza-se o monumento marco zero do município. 
A PRAÇA DA SÉ É UM ESPAÇO PÚBLICO LOCALIZADO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. NELA, LOCALIZA-SE O MONUMENTO MARCO ZERO DO MUNICÍPIO.

A PARTIR DELE, CONTAM-SE AS DISTÂNCIAS DE TODAS AS RODOVIAS QUE PARTEM DE SÃO PAULO, BEM COMO A NUMERAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE.
AQUI O MARCO ZERO -
foto de André Bonacin
CONSIDERADA QUASE UM SINÔNIMO PARA O CENTRO VELHO, A PRAÇA É UM DOS ESPAÇOS MAIS CONHECIDOS DA CIDADE E FOI PALCO DE MUITOS EVENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO PAÍS, COMO O COMÍCIO DAS DIRETAS JÁ.
O NOME DEVE-SE AO FATO DE A PRAÇA TER-SE DESENVOLVIDO EM FRENTE À SÉ DA CAPITAL PAULISTA.
ORIGINALMENTE CONHECIDA COMO O LARGO DA SÉ, A PRAÇA DESENVOLVEU-SE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DURANTE O PERÍODO COLONIAL DA IGREJA MATRIZ DO MUNICÍPIO (SUBSTITUÍDA PELA ATUAL CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX) E DE UMA SÉRIE DE EDIFÍCIOS AO SEU REDOR.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PORÉM, COM A DEMOLIÇÃO DE VÁRIOS DOS EDIFÍCIOS ORIGINAIS E AS OBRAS DE EMBELEZAMENTO URBANO E ALTERAÇÕES NO SISTEMA VIÁRIO, A PRAÇA TRANSFORMOU-SE E ASSIM PERMANECEU ATÉ A SEGUNDA METADE DO SÉCULO.
AQUI MONUMENTO AOS FUNDADORES DE SÃO PAULO.
foto de Antonio JV Dal
A ATUAL PRAÇA É RESULTADO DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO CONDUZIDO NA DÉCADA DE 1970 POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO LIDERADOS PELO ARQUITETO JOSÉ EDUARDO DE ASSIS LEFÈVRE. NA ÉPOCA, O METRÔ DE SÃO PAULO ESTAVA CONSTRUINDO UMA ESTAÇÃO NAQUELE LOCAL E ERA NECESSÁRIO DEMOLIR TODO UM QUARTEIRÃO, FAZENDO COM QUE FOSSE NECESSÁRIO REPENSAR A CONCEPÇÃO PAISAGÍSTICA DA PRAÇA.
O GRUPO DE ARQUITETOS FOI INFLUENCIADO PELOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS QUE ESTAVAM SENDO FEITOS NAQUELA ÉPOCA NA COSTA OESTE DOS EUA (ESPECIALMENTE OS DO PAISAGISTA LAWRENCE HALPRIN), CARACTERIZADOS POR UM GEOMETRISMO RIGOROSO E PELO DOMÍNIO DO TERRENO ATRAVÉS DE UM JOGO DE PATAMARES, ESPELHOS D'ÁGUA OU FONTES E VOLUMES PRISMÁTICOS DE TERRA.


VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
PROCURANDO O BAÚ COM A LUZ DO CELULAR
Estava em uma casa juntamente com o Sr. Ary. Era noite sem lua. Estava muito escuro. Estava na porta do alpendre da casa e precisava levar o Sr. Ary até um baú que tinha nos fundos da casa. Mas a gente teria que passar por trás da casa. Não conseguia ver nada. Então abri meu celular para que a luz do teclado iluminasse o caminho. A luz era fraca, mas deu para ir andando devagar até onde eu queria. Chegando aos fundos da casa mostrei ao Sr. Ary o baú que ele queria para procurar algo que eu não sabia o que era. Nisto vi que ali perto do baú havia uma porta para a casa. Então perguntei a ele: 



__Se tinha uma porta aqui porque não me disse? Teríamos passado por ela. 

__Pensei que precisasse dar a volta. Não sabia que o baú estava aqui. 

__Esta eh sua casa e você não sabia onde estava o baú? Acabou com a bateria do meu celular. 

__Ha, compra outro celular. Este celular seu eh ultrapassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível