OLHANDO DA JANELA DO TREM: OUROESTE / SÃO PAULO / BRAZIL (3.493 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.539 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

OUROESTE / SÃO PAULO / BRAZIL (3.493 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.539 PESSOAS (IBGE 2020)



A Capital da Arqueologia tem inúmeros atrativos turísticos. Cachoeiras, Ponte gigantesca, Formações geológicas, Piscinas Naturais, Museu, Lazer, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Turismo de Aventuras.


RIO GRANDE 
O cenário paisagístico do rio Grande é um dos locais mais visitados da região. O rio forma piscinas naturais de água cristalina e é bastante utilizado por banhistas e pescadores. 






MUSEU ÁGUA VERMELHA 
O Museu Água Vermelha, localizado no centro da cidade de Ouroeste é equipado com infraestrutura completa para acondicionamento do acervo aqueológico e recebimento de visitantes e pesquisadores. O museu dispõe de acessibilidade, como rampas e banheiro adaptados, auditório multimídia com capacidade para cinquenta pessoas, reserva técnica e área de expografia climatizada, laborarório de expografia e pesquisa, arquivo, pinacoteca e sinalização bilíngue (português e inglês). 
O espaço mantém uma programação permanente que contempla visitas monitoradas para escolas, universidades e pesquisadores. Recebe semanalmente visitantes da região, de diversos locais do Brasil e da América Latina. 







PRAÇA MATRIZ 
A praça abriga a igreja de Ouroeste fundada em 1956, tendo como padroeira Nossa Senhora do Carmo. No ano de 1958 fundou-se a Paróquia São João Batista. Em 1963 uma nova Igreja foi construída. Sempre a custa de quermesses a comunidade foi conseguindo benefícios e em 1964 por ocasião do Concílio foi feita uma Igreja maior com a inauguração em 1965 pelo Bispo D. Lafayette de São José do Rio Preto. 
No ano de 1999, no mês de agosto, iniciou-se a construção de uma nova Igreja, feita graças à donativos e quermesses feitos pela população e assim se mantém. 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO ÁGUA VERMELHA 
O Sítio Arqueológico ‘‘Água Vermelha I’’ está localizado na margem direita do rio Grande. O acesso até o local é feito por estrada pavimentada. A visita pode ser feita após agendamento prévio no museu. O local possui área de contemplação e muro de proteção contra inundações. Nesta visita o turista tem acesso ao local onde foram encontradas as primeiras ossadas e conhecer um interessante fenômeno geoquímico, considerado único no Brasil, denominado concreção natural. 
Este fenômeno foi imprescindível, por envolver e preservar as ossadas humanas encontradas. No entorno o visitante tem fácil acesso aos restaurantes Fazendinha e Peixão, cujo prato típico é o peixe. 



PONTE INTERESTADUAL 
O potencial para a prática de ecoturismo em Ouroeste é notado em seus atrativos naturais como cachoeiras, lagos e corredeiras. É o município com maior concentração de atrativos do Noroeste Paulista. Este potencial é histórico, o local foi explorado por nossos antepassados, há mais de mil anos. 


HOTEL DA CESP 
O Hotel da Cesp é um local de hospedagem de propriedade do município, e que atualmente passa por fase de revitalização. Construído na época da formação da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha para atender a demanda de trabalhadores, conserva até hoje suas características originais. Está localizado no Morro do Arara, há aproximadamente 20 km da cidade de Ouroeste. 
Composto por seis pavimento, pode ser considerada uma das maiores estruturas hoteleiras da região. Envolto por uma bela mata nativa, possui visão panorâmica da barragem, piscina, trilhas à beira do rio Grande, centro de convenções, deck elevado, pista pavimentada para pousos de decolagens, acesso fácil pela rodovia e paisagismo. O hotel também é ideal para pesquisadores e grupos de visitantes que queiram visitar os sítios arqueológicos catalogados e identificados. 



PISCINAS NATURAIS 
O potencial para a prática de ecoturismo em Ouroeste é notado em seus atrativos naturais como cachoeiras, lagos e corredeiras. É o município com maior concentração de atrativos do Noroeste Paulista. Este potencial é histórico, o local foi explorado por nossos antepassados, há mais de mil anos. 
FORMAÇÕES GEOLÓGICAS 
As formações geológicas do Rio Grande são formadas por um solo basáltico originário de formação vulcânica, que cria um cenário envolto por corredeiras, ilhas, mata nativa, lagos naturais e água de cristalina. 


PONTE FERROVIÁRIA 
A Construção da ponte ferroviária sobre o Rio Grande atrai visitantes pela sua grandiosidade e complexidade. A ferrovia Norte-Sul entra em território paulista em um ponto situado sete quilômetros abaixo da ponte de Água Vermelha, percorrendo os municípios de Populina, Dolcinópolis, Estrela DŽOeste, Fernandópolis, Jales, Guarani DŽOeste, Ouroeste, Turmalina e Vitória Brasil. Os nove municípios, entre eles Ouroeste, totalizam 136.659, em uma área de 2.178 quilômetros quadrados. 
USINA HIDRELÉTRICA 
A construção da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, localizada no município de Ouroeste, teve início em 1974 e conclusão em 1979. Muitas famílias de outras localidades foram chegando e se instalando em Ouroeste, onde a CESP construiu várias casas, transformando- se em núcleo residencial para alojar os trabalhadores que estavam na construção da usina. Junto foi construído a pista de aeroporto e o hotel da Cesp, o que contribuiu e acelerou muito o processo de crescimento e desenvolvimento de Ouroeste.



Vistas aéreas

Cachoeira da Jandaia




Cachoeira Veloso




Entorno
Igreja Matriz de São João Batista

Vistas parciais


Prefeitura Pública
Rodovia de acesso
Ruas e Avenidas





Trevo de acesso

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Pública de Ouroeste, SP / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Charlie Styforlamber 


SONHOS DE UM VIAJANTE
ENSINAR A VOAR
Eu estava num galpão que tinha vários cômodos fechados. Uma parte deste galpão era mais alta que a outra uns 20 centímetros. Ali era uma agência dos correios. Eu procurava alguma informação, mas os carteiros andavam rapidamente de um lado para outro, entravam nesses cômodos e saiam sempre rapidamente. Eu tentava falar com eles, mas eles nada respondiam. Num canto deste galpão tinha umas 20 pessoas paradas, que também esperavam algo. 


Eu encostei o pé na parede fiz força e sai voando dentro deste galpão. Eu passava voando perto das cabeças das pessoas que estavam ali. Eu passava voando e dizia a elas que ninguém iria atender a gente, e que era melhor todos saírem voando. Depois fiquei pensando que não podia ensinar ninguém a voar, do oposto, seria uma confusão danada.

SONHOS INUSITADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível