TOMBOS / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.258 / 5.570) POPULAÇÃO: 7.850 PESSOAS (IBGE 2020)




Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza.
Foto - PMT




BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS / NAS QUEDAS DAS CACHOEIRAS
Foto: PMT
Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos
AQUI O HOTEL DA CIDADE
foto - ?
PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMBOS, MG
Tombos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e localizado na Zona da Mata Mineira, a 5 km da divisa com o estado do Rio de Janeiro.
Foto - PMT
CACHOEIRA DE TOMBOS em Tombos, MG
Verdadeira obra da natureza, formada pelo Rio Carangola, localizada a 500 m da Matriz, constitui-se no cartão postal da cidade, pela sua imensurável beleza.
Foto - PMT
CACHOEIRA EMÍLIO SOARES em Tombos, MG
Formada pelo Rio São João, está localizada na Fazenda da Cachoeira. A água que abastece a cidade é captada abaixo de sua queda, trata-se de água de boa qualidade para o consumo.
Foto - PMT
CACHOEIRA E BALNEÁRIO DO GRILO em Tombos MG
Local de rara beleza localizado próximo ao centro da cidade, formado pelo Rio São João, local de lazer e turismo.
Foto - PMT
GRUTA DE PEDRA SANTA em Tombos, MG
Trata-se de uma gruta, localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Anualmente no local, realiza-se uma grande festa religiosa em louvor a Santa, esta festa atrai romeiros de todo país.
A festa da Pedra Santa, é realizada na 2ª quinzena de julho, mas o local é visitado freqüentemente pelas pessoas interessadas em conhecer o fenômeno da desintegração da Pedra que vem se deslocando através dos tempos sem que ninguém perceba, pois segundo visitantes e moradores das proximidades nunca ninguém conseguiu ver uma pedra cair ou desintegrar-se da grande rocha.
Foto - PMT
PRAÇAS em Tombos, MG
Praça Coronel Maximiano (ao lado da Matriz), naturalmente esta Praça recebeu este nome devido ao Coronel fundador da cidade, que na metade do século passado fixou-se definitivamente próximo da cachoeira, dando início ao desmembramento de terras e doando a Nossa Senhora da Conceição uma gleba de terra para que mais tarde fosse edificado a construção do seu templo.
Praça 27 de janeiro (ao lado do Campo Tombense) recebeu este nome por ocasião da grande festa de emancipação – política, ocorrido em 27 de janeiro de 1924, acontecimento que marcou a atuação política do Coronel Manoel Martins Quintão, responsável pela emancipação de Tombos.
Praça São Sebastião, nome recebido em honra do Santo Padroeiro do bairro, por ocasião da construção da capela a praça foi oficialmente batizada com esta denominação.
Foto - comentariostombos.com.br
Praça Léviro Pieruccetti, anteriormente esta praça era conhecida como praça da bandeira, logo após o Governo do Prefeito Léviro de Oliveira Pieruccetti, a mesma recebeu o nome de Praça Léviro Pieruccetti, em homenagem ao grande prefeito que governou a cidade no período de 1959/1962.
Praça Coronel Quintão, praça da Prefeitura, nome que ficou consagrado por se tratar da praça principal, praça da sede do Poder Executivo Municipal.
Praça D. Theodora, localizada próxima a Igreja Nossa Senhora das Dores, nome atribuído a proprietária das terras localizadas no bairro Niterói, onde a mesma fez doação à Santa.
Foto - comentariostombos.com.br
ARQUIVO GEOGRÁFICO E MUSEU MUNICIPAL DA CIDADE DE TOMBOS, MG
Criado pela Lei Municipal nº 1.146, de 27 de dezembro de 1995, o Museu está localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária da Leopoldina, o local abriga o acervo Histórico, Geográfico e Cultural, sendo também tombado pelo Patrimônio Histórico, através da Lei Municipal nº 865, de 03 de fevereiro de 1987.
Foto - comentariostombos.com.br
Foto - comentariostombos.com.br
Foto - comentariostombos.com.br
USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS – UHE em Tombos, MG
Localizada perto da Cachoeira formada pelo Rio Carangola, no terreno comprado de Anna Maria Pires, no município de Tombos. A cachoeira mede aproximadamente 62 metros de altura.
O alemão Adolfo Leewdell foi o engenheiro encarregado de construir a Usina e, segundo relatos, morreram 2 ou 3 pessoas durante a construção. O maquinário (turbina, geradores etc.) veio da Alemanha.
Foi construída entre 1910 e 1914 com o objetivo de fornecer energia elétrica para o Noroeste Fluminense, Tombos e Carangola e, no início, era particular pertencendo ao empresário Vivaldi Leite Ribeiro. Alguns anos depois a usina foi vendida para a Comissão Central de Macabu.
Com o governo de Fernando Henrique Cardoso, a usina foi privatizada, pertencendo ao grupo espanhol ENDESA, com o nome de CERJ S/A .
A usina hidrelétrica de Tombos é interligada com Furnas e outras usinas da CERJ (Franco Amaral, Macabu, Chave do Vaz, Eucliderândia, Alberto Torres, Piabanha) todas do estado do Rio.
Foto - PMT
foto - João B. C. Reis
foto - ?
A Usina Hidrelétrica de Tombos, que atende ao Norte Fluminense.
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
DISTRITO DE CATUNÉ em Tombos, MG
O distrito de Catuné, foi criado pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943.
O povoado foi conhecido anteriormente por Mata dos Crioulos, mais tarde recebendo o nome de Laginha.
O Topônimo “Catuné” é de origem indígena, apelido que os índios da época deram ao Padre Antônio Gonçalves Nunes. Na língua indígena “Catuné” significa pessoa falante , que faz discursos e pregações, como o padre fazia sermões, era evangelizador e, um líder, os índios daquele local passaram a chama-lo de Catuné.


Na década de 40 os habitantes nativos, índios e imigrantes que vieram de diversas localidades batizaram o local com o nome próprio de “Catuné”, devido as pregações do Padre Antônio.
O distrito de “Catuné” foi se desenvolvendo graças as famílias que se fixaram no local dando início a colonização e desenvolvimento.
Foto - ?
DISTRITO DE ÁGUA SANTA DE MINAS em Tombos, MG
O topônimo de “Água Santa”, tem origem no rochedo próximo da vila, onde nasce uma água cristalina, daí o nome batizado que perdura desde os tempos mais remotos de sua existência.
Naturalmente, que os seus primeiros habitantes, foram os índios e escravos. Mais tarde, foi “Água Santa” devidamente colonizada, destacando-se os proprietários das terras, fazendeiros, sitiantes e serviçais.
As famílias Teixeiras, Dias Ferreira, Morais, Lazaroni, Miquelot foram os primeiros a habitar a localidade e responsável pelo seu desenvolvimento, na área da agricultura.
Hoje, o seu nome é “Água Santa” de Minas, distrito criado pela Lei Municipal nº 1.085, de março de 1994.
É uma localidade que fica a 20 km da cidade, com 550 m de altitude, tornando-se um local agradável e simpático para os visitantes.
foto - SG Trangel
IGREJA BOM JESUS DA FLORESTA em ´Água Santa, Tombos, MG
foto - SG Trangel
ESTE EH O LOGO DA CAMISA DO TOMBENSE FUTEBOL CLUBE de Tombos, MG
AQUI O ESTÁDIO DO TOMBENSE em Tombos, MG
foto - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES em Tombos, MG
foto - SG Trangel
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO E LATERAL em Tombos, MG
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO em Tombos, MG
foto - SG Trangel
foto - ?
CAPELA MORTUÁRIA em Tombos, MG
foto - SG Trangel
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TOMBOS, MG
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - SG Trangel
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO AOS ÍNDIOS em Tombos, MG
foto - ?
HOMENAGEM A PADROEIRA DA CIDADE de Tombos, MG
foto - SG Trangel
HOTEL em Tombos, MG
foto - Clovis Carlos Ferreira
HOSPITAL MUNICIPAL de Tombos, MG
foto - SG Trangel
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (hoje estação rodoviária e Museu) em Tombos, MG
foto - ?
CACHOEIRA DO GRILLO em Tombos, MG
foto - Daniela Herdy Pedrosa
AQUI A CACHOEIRA TRÊS TOMBOS, QUE DEU O NOME À CIDADE de Tombos, MG
foto - Wikipédia
foto - Clovis Carlos Ferreira
População estimada 2016 (1) - 8.899
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 285,125
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 33,45
Código do Município 3169208
Gentílico - tomboense
ORIGEM DO NOME
O primitivo nome do povoado foi Arraial Novo. A partir de 1852 passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola, sendo este topônimo alusivo à padroeira local e à cachoeira formada pelo rio Carangola, composta de três quedas consecutivas ou três tombos, conforme linguagem popular. Documentos datados de 1864 citam o povoado com a denominação reduzida para Tombos do Carangola. Na Divisão Administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, permanece esta última denominação. O texto da Lei que elevou o Distrito a Município reduz o topônimo à denominação atual.

Gentílico: tomboense
Histórico
TOMBOS - Minas Gerais - MG
Gentílico: TOMBENSE
HISTÓRICO:
No texto da escritura de doação de terras destinadas à formação do Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, feita em 1849 e passada em 1855, os doadores Maximiano José Pereira de Souza e sua esposa Maria Cândida de Jesus, citam como confrontantes dessas: Domingos José de Barros, Joaquim Francisco Porto, Manuel Antônio Ferreira, Máximo Valadares e Manuel Pacheco. Estes podem ser apontados como os primitivos habitantes do lugar.

A agricultura foi o fator dominante de ocupação do território, ocorrida na década de 1840 e, em 1849, já existia o povoado. Em 02 de novembro de 1856 teve lugar na Matriz de Nossa Senhora a 1.ª Eleição para Eleitores Especiais da região. Em 1864 o Almanaque Administrativo Civil e Industrial da Província de Minas Gerais, se referia ao povoado como possuidor de 50 domicílios, duas ruas, duas praças e cerca de 3.000 habitantes entre pessoas livres e escravos. Outro fator significativo para o progresso local foi a chegda da ferrovia. Em 01 de janeiro de 1886 a Estrada de Ferro Alto Muriahé alí inaugurou sua estação, permitindo ligação direta com o Rio de Janeiro.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE TOMBOS, MINAS GERAIS
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Tombos / Wikipédia / comentariostombos.com.br /



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


VALEU PELA AVENTURA

Comentários