sábado, 4 de março de 2017

PATROCÍNIO, MINAS GERAIS - Na Serra do Cruzeiro, uma longa cordilheira com curvas, altos e baixos de rara beleza, com trilhas, cachoeiras e fazendas antigas




CONHEÇA A CIDADE DE "PATROCÍNIO", MINAS GERAIS, BRASIL
Foto - minasgerais.com.br
Foto - ?
SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PATROCÍNIO. UMA CIDADE PROTEGIDA. A RAINHA DO CAFÉ
imagem - Murilo Rabelo
População estimada 2016 (1) - 89.333
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.874,344
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 28,69
Código do Município 3148103
Gentílico - patrocinense
Prefeito 2017 / DEIRO MOREIRA MARRA
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome dado ao local foi: Fazenda Bromado dos Pavões.
Com a criação do povoado, este recebeu o nome de Salitre.
Depois de elevado a condição de arraial, mudou seu nome para Arraial de Nossa Senhora do Patrocínio.
Quando elevado a condição de município manteve o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.
Somente depois teve seu nome alterado para patrocínio, que significa "proteção"

Gentílico: patrocinense
HISTÓRICO
A fundação de Patrocínio deu-se em 1772, por ordem do Conde de Valadares, então capitão-general de Minas Gerais, que ordenou ao capitão Inácio de Oliveira Campos que se estabelecesse no local, com fazenda de criação e agrícola, para abastecimento dos viajantes que transitavam de Minas para Goiás, passando por Pitangui. Fundou o capitão Inácio de Oliveira Campos sua propriedade à margem do córrego do Bromado, no local chamado Catiguá, ali desenvolvendo extensa criação de bovinos. Ao se retirar para o Pitangui, após a ida do conde Valadares para Portugal, Inácio de Oliveira Campos possuía, conforme inventário da época de sua morte, cerca de 4000 cabeças de gado, que deixou à sua mulher, a célebre Joaquina do Pompeu, vulto quase lendário da história de Minas.
Pela propriedade de Inácio de Oliveira Campos, então denominada “Fazenda do Bromado dos Pavões”, passaram todas as bandeiras que, de 1772 para diante, demandaram os sertões de Goiás, podendo-se citar, entre elas, a de Anhanguera, a de Lourenço Castanho e outras.
Em 1773, já começam a fixar-se alguns forasteiros, iniciando-se o povoado que recebe o nome de Salitre, no local que, em 1798, foi abrangido pela Sesmaria do Esmeril, conhecida a Antônio Queiroz Teles. Em 1804, registrou-se a “Provisão de Licença” aos moradores do povoado para erguerem uma casa de oração sob a proteção de Nossa Senhora do Patrocínio, estendendo-se o nome de Nossa Senhora do Patrocínio ao arraial do Salitre.
A localidade foi elevada à categoria de curato, em 1829, com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio, indo à condição de paróquia dez anos mais tarde, ou seja, em 1839. Em 1842, foi a sede elevada à vila, passando à cidade em 1874.
Quando foi descoberto o famoso diamante “Estrela do Sul”, em 1852, o distrito Diamantino da Bagagem pertencia a Patrocínio, época, aliás, em que verdadeiros bandos de malfeitores se organizavam para saquear os viajantes nas estradas, uma vez que era constante o tráfego de pedras preciosas; coube a uma força de voluntários pedestres de Patrocínio a tarefa de acabar, nesse ano de 1853, com um dos bandos que mais terror espalhava na redondeza.
imagem -  Tarciso
imagem -  Tarciso
imagem -  Tarciso
imagem - Leozin PTC
imagem - Murilo Rabelo
imagem - ?
ENTARDECER NAS ÁGUAS DA REPRESA
imagem - Cleiton Antônio
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Léo Figueiredo
HOTEL
imagem - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
imagem -  Tarciso
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
imagem - Vicente A. Queiroz
IGREJA DE SANTA LUZIA
imagem - PMP
MORRO DO CRUZEIRO
imagem -  Tarciso
ÁGUAS DO LAGO NOVA PONTE
imagem - Murilo Rabelo
imagem - Murilo rabelo
imagem - Murilo Rabelo
imagem - Murilo Rabelo
imagem - PMP
O CRISTO NO MORRO DO CRUZEIRO
imagem - PMP
imagem -  Tarciso
imagem - Murilo Rabelo
SEDE DO ´PODER EXECUTIVO - GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Elias Souza
imagem -  Tarciso
imagem - ?
imagem - PMP
CRATERA DE PATROCÍNIO / ASTEROIDE OU VULCÃO?
Existe próxima à cidade uma enorme cratera de 16 km de diâmetro. Por estar situada num planalto elevado, especulou-se uma origem vulcânica; contudo, não existem provas concretas de vulcanismo; todas as características indicam a possibilidade de ser uma cratera de impacto de asteroide. O assunto aguarda estudos geológicos mais aprofundados. 
imagem - PMP
CASA DE CULTURA
imagem - PMP
imagem - ?
imagem - PMP
imagem - ?
imagem - ?
imagem - PMP
O TURISMO
Apesar do município oferecer uma vasta variedade de opções turísticas, fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros, não existe uma estrutura organizada para que se possa explorar essas potencialidades. Mas ações efetivas muito em breve estarão sendo direcionadas para que este potencial passe a ser explorado.
Em Patrocínio pode-se ver belas praças. As principais são Monsenhor Tiago – Matriz - Santa Luzia e Honorato Borges. A cidade se desenvolveu em volta das mesmas, principalmente o comércio local, desde os primeiros anos de existência do povoado, que originou Patrocínio. A infra-estrutura hoteleira oferece mais de 1.000 leitos, num total de 14 hotéis.
A Serra do Cruzeiro é o ponto mais alto em torno da cidade, constituída de uma longa cordilheira, de rara beleza pelo contorno das curvas de altos e baixos, onde a vegetação de serra completa a paisagem de um dos mais belos pontos turísticos do nosso município. Em 1994, foi erguido, no ponto mais alto da Serra do Cruzeiro e bem em frente à cidade, a estátua do Cristo Redentor. Cem peças compõem a estátua do Cristo, montada uma a uma, num verdadeiro trabalho artesanal. Inaugurada em outubro de 1994, em cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel e com a presença de autoridades e do povo, a estátua do Cristo Redentor, passou a ser um ponto de referência e atração turística de Patrocínio. (pmp)
ENTARDECER EM PATROCÍNIO
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
O RESIDENCIAL FAZ JUS AO NOME QUE TEM
foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO, MINAS GERAIS 

As fotos de minha propriedade foram tiradas em junho/2014

Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Patrocínio / Wikipédia /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana