sexta-feira, 24 de março de 2017

GUAXUPÉ, MINAS GERAIS - Nas montanhas cafeeiras de Minas com fazendas centenárias, construções históricas em estilo Romano e paisagens que são de tirar o fôlego




CONHEÇA A CIDADE DE "GUAXUPÉ", MINAS GERAIS, BRASIL
Foto - PMG
BEM VINDO A CIDADE DE GUAXUPÉ. CIDADE DO CAFÉ.
foto - Leonardo Pinelli
População estimada 2016 (1) - 52.108
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 286,398
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 172,59
Código do Município 3128709
Gentílico - guaxupeano
Prefeito 2017 / JARBAS CORREA FILHO
ORIGEM DO NOME 
"Caminho das Abelhas", significado indígena da palavra Guaxupé, é a versão mais aceita para a denominação que ficou até hoje. Tomou esse nome, por volta de 1814, o ribeirão e mais tarde o arraial, denominado Dores de Guaxupé.

Gentílico: guaxupeano
HISTÓRICO
A exemplo do que acontece com quase todas as cidades do Brasil, a memória histórica de Guaxupé, é frágil e confusa. Com o tempo, fatos e acontecimentos que marcaram uma época se perdem aos olhos de poucos interessados que procuram revelar e registrar a história. Muitos dos fatos foram sendo passados de pai para filho, através da história oral e muito se perdeu no tempo.
O que consta em livros, revistas, almanaques, trabalhos individuais de memorialistas é quase sempre parcial e sempre exaltam um passado glorioso. Homens corajosos e cheios de vontade que saíam em busca de aventuras e um futuro melhor, quase sempre retratados como heróis de um passado longínquo.
Guaxupé, como muitas das cidades mineiras, nasceu com o fim da mineração. A cidade foi fruto de homens que saíam em busca de terras virgens, desbravando as matas que iam de São João Del-Rei aos lados da divisa com a Província de São Paulo.
CAIXAS D'ÁGUA DA COPASA EM GUAXUPÉ, MG
foto - Alexandre Bonacini
AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFO EM GUAXUPÉ, MG
foto - Alexandre Bonacini
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GUAXUPÉ, MG
foto - O. R. N. B.
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA DE GUAXUPÉ, MG
Fórum da Comarca de Guaxupé – Projeto arquitetônico neoclássico Construído na década de 1920. Possui belíssimo pórtico com dez imponentes colunas greco-romanas encimadas por artísticos capitéis, constituindo um conjunto arquitetônico de inegável valor histórico. É um dos principais cartões postais da cidade.
Foto - PMG
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA DE GUAXUPÉ, MG
Os italianos construíram este prédio entre os anos de 1920 e 1923. Foi edificado para abrigar o Banco do Brasil. Apresenta estilo romano com colunas encimadas por capitéis, lembrando o período renascentista. O prédio em excelente estado de conservação abriga a sede do governo Municipal desde a década de 1970.
Foto - PMG
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DE GUAXUPÉ, MG
foto - Alexandre Bonacini
SEDE DO PODE LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES E TEATRO MUNICIPAL DE GUAXUPÉ, MG
Prédio inaugurado em 1923, o antigo Hotel Cobra, hospedou grandes personalidades; Maestro Villa Lobos, Roberto Carlos e tantos outros. Durante a Revolução Constitucionalista, soldados se abrigaram nele. Em estilo eclético foi construído por mão de obra italiana e sua fachada principal é obra do artista italiano Felício Genga. Atualmente está sendo para abrigar o Teatro Municipal no térreo. No andar superior já está funcionando a nova sede da Câmara Municipal.
foto - Cigano SP
CASA DE FAZENDA EM GUAXUPÉ, MG
foto - O. R. N. B.
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES DE GUAXUPÉ, MG
foto - Vicente A. Queiroz
foto - O. R. N. B.
A CIDADE DE GUAXUPÉ, MINAS GERAIS 
Nossa cidade tem na sua arquitetura, predominantemente, traços marcantes da cultura trazida pelos imigrantes italianos. Este povo, que aqui se entregou à execução de vários ofícios, trouxe do velho continente a beleza e o arrojo das construções romanas e influências da arte grega. É possível ver em Guaxupé algumas destas construções: o prédio do antigo Hotel Cobra, o Fórum da Comarca, o prédio da Prefeitura, a fachada da Cadeia Pública, alguns casarões do início do séc. XX e tantos outros de estilos neoclássicos e algumas sedes de fazendas em estilo colonial. Uma das mais interessantes, curiosas e intrigantes construções, são: O Palácio das Águias e a Casa dos Elefantes. Construções edificadas na década de 30 por seu proprietário – "Fito" – imigrante italiano de origem austríaca. Apesar de estar em ruínas, ainda é objeto de curiosidade, pela arquitetura eclética que apresenta e originalidade.
O Conselho do Patrimônio Histórico de Guaxupé, criado em 1997, vem desenvolvendo uma política de tombamentos, educação patrimonial, preservação, localização de fontes históricas e inventários, sempre buscando o resgate de nossa memória histórica. Acreditamos assim estar contribuindo para que nossa população desconheça menos nossa identidade cultural.
Historiador Marcos David
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE GUAXUPÉ, MG
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (HOJE CASA DE CULTURA) EM GUAXUPÉ, MG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
Foto - PMG
foto - ?
foto - Alexandre Bonacini
foto - ?
foto - Cigano SP
foto - ?
foto - Alexandre Bonacini
foto - O. R. N. B.
foto - Vagner Sansão
foto - O. R. N. B.
foto - Alexandre Bonacini
foto - O. R. N. B.
foto - Alexandre Bonacini
foto - ?
foto - ?
foto - Alexandre Bonacini
foto - ?
foto - Vagner Sansão
ENTORNO DA CIDADE DE GUAXUPÉ, MG
foto - O. R. N. B.
foto - Vagner Sansão
foto - Vagner Sansão
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE GUAXUPÉ, MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GUAXUPÉ, MINAS GERAIS 



APAIXONE-SE


Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Guaxupé / Wikipédia / 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana