OLHANDO DA JANELA DO TREM: SANTA RITA DE IBITIPOCA / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.455 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.402 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

SANTA RITA DE IBITIPOCA / MINAS GERAIS / BRAZIL (4.455 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.402 PESSOAS (IBGE 2020)





Com uma natureza estonteante, a cidade resguarda o Parque Estadual do Ibitipoca, que possui diversos atrativos naturais e ecológicos



Integrante do Circuito das Serras de Ibitipoca, a cidade é dona de uma natureza estonteante e um povo acolhedor. 
Localizada na Zona da Mata, a 241 km da capital mineira, a cidade resguarda o Parque Estadual do Ibitipoca, que possui diversos atrativos naturais e ecológicos, como estrondosas cachoeiras.
Local de descanso e lazer, Santa Rita do Ibitipoca festeja com louvor a sua padroeira e abriga todos os seus turistas com a típica hospitalidade mineira. (Instituto Estrada Real) 
Prefeitura
Entorno
Ibitipoca
Escola Municipal 
Praça central
Antigo casarão
Estrada de terra de acesso
Chegando na cidade
Santa Rita de Caldas
Cachoeira
Santa Rita de Caldas
Santa Rita de Caldas
Santa Rita de Caldas
Praça central
Praça central
Interior da igreja de Santa Rita
Igreja de Santa Rita
Igreja de Santa Rita
Santa Rita de Caldas
PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA 
“Uma terra improdutiva, de relevo acidentado, cujo solo é composto basicamente de quartzo e arenito.” Foi baseando-se nestas observações que os fazendeiros do final do século XIX, devotos à Igreja Católica, entregaram a posse destas terras aos cuidados da Cúria.


Os padres pouco fizeram além de construir uma pequena capela no topo do Pico do Peão, a 1.720 metros de altitude. Somente em 4 de julho de 1973, há 45 anos, o governo do Estado de Minas Gerais demarcou as terras como parque estadual. (Revista Época )
O Lago das Miragens, com suas águas vermelhas, foi formado pelo rio do Salto (Foto: João Makray)
A paisagem do Parque Estadual Ibitipoca é grandiosa, com vistas da Serra de Ibitipoca, continuação da Serra da Mantiqueira (Foto: João Makray)
A Gruta dos Coelhos é um dos atrativos do Circuito das Águas (Foto: João Makray)
As águas translúcidas e com uma coloração avermelhadas do rio do Salto realçam a paisagem do Parque Estadual Ibitipoca (Foto: Guido Bruzadin) 
As águas translúcidas e com uma coloração avermelhadas do rio do Salto realçam a paisagem do Parque Estadual Ibitipoca (Foto: Guido Bruzadin) 
“Uma terra improdutiva, de relevo acidentado, cujo solo é composto basicamente de quartzo e arenito.”
Foi baseando-se nestas observações que os fazendeiros do final do século XIX, devotos à Igreja Católica, entregaram a posse destas terras aos cuidados da Cúria. Os padres pouco fizeram além de construir uma pequena capela no topo do Pico do Peão, a 1.720 metros de altitude. Somente em 4 de julho de 1973, há 40 anos, o governo do Estado de Minas Gerais demarcou as terras como parque estadual. (Revista Época)
As águas dos riachos tem um tom que varia do dourado ao vermelho, devido à decomposição vegetal (Foto: João Makray)
As montanhas e o horizonte vistos de um dos pontos de observação do parque (Foto: Guido Bruzadin)
Um dos parques mais visitados do Estado, localizado entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas, esta reserva traz belas surpresas, mesmo para quem está acostumado a fazer trilhas pelas montanhas do país. (Revista Época)
As águas translúcidas e com uma coloração avermelhadas do rio do Salto realçam a paisagem do Parque Estadual Ibitipoca (Foto: Guido Bruzadin)
Trilha para a Janela do Céu, que passa pelo Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos e Gruta dos Fugitivos. Foto realizada com o Photo Sphere do Google e filtro Tiny Planet aplicado (Foto: Guido Bruzadin)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE SANTA RITA DE IBITIPOCA, MG
Código do Município - 3159407 
Gentílico - ibitipoquense 
Prefeito 2017 - JOSE RESENDE NOGUEIRA 
População estimada [2018] - 3.449 pessoas 
População no último censo [2010] - 3.583 pessoas 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] - 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] - 402 pessoas 
População ocupada [2016] - 11,2 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE SANTA RITA DE IBITIPOCA NO ESTADO DAS MINAS GERAIS
HISTÓRIA DA CIDADE DE SANTA RITA DE IBITIPOCA, MG
Santa Rita de Ibitipoca 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
Tem registro, de que os primeiros moradores João Esteves e Felipe Dutra, receberam do Governador da Província Gomes Ferreira de Andrade, a concessão de sesmaria, em 09-06-l744. Ao requererem a sesmaria, alegaram ser moradores em Santa Rita, Distrito de Botipoca, Freguesia da Borda do Campo, Comarca do Rio das Velhas. 
As terras para constituição do patrimônio da Capela de Santa Rita, no lugar então chamado de Pinhal de Santa Rita, foram doadas pelos irmãos Manuel Gomes da Silva e João Gomes da Silva, em 1750.


Em 1826, com o arraial já formado em torno da Capela, construída pelos fazendeiros, a qual recebeu o nome de Capela de Santa Rita, em honra à santa, recebeu foros de Freguesia. Posteriormente, a localidade fez parte do Rio dos Peixes (atual cidade de Lima Duarte). Só bem mais tarde, criou-se a nova Freguesia em 14-07-1832. Porém, algum tempo depois, por motivos não esclarecidos, tal Freguesia foi suprimida, já no ano de 1836. Novamente, o antigo arraial de Santa Rita, voltou a pertencer ao Município de Barbacena. Ao ser criado o Município de Bias Fortes (Decreto-Lei nº 148 de 17-12-1938), passou a integrar o novo Município, quando teve sua denominação mudada para Ibitipoca, pelo fato de estar localizado nas proximidades da majestosa Serra de Ibitipoca. 
Gentílico: santarritense
Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / institutoestradareal.com.br / asminasgerais.com.br / Wikipédia / epoca.globo.com /



Você também pode gostar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível