OLHANDO DA JANELA DO TREM: ST. PIERRE E MIQUELON / AMÉRICA DO NORTE / FRANÇA

Translate

Pesquise o que procura aqui

ST. PIERRE E MIQUELON / AMÉRICA DO NORTE / FRANÇA




Duas charmosas cidadezinhas com ar Europeu que são as últimas colônias francesas na América do Norte.


Há cerca de 1,8 mil quilômetros de Montreal, no Canadá, em pleno Oceano Atlântico, estão localizadas duas pequenas ilhas, St. Pierre e Miquelon. E, apesar da proximidade com o país do continente americano, o arquipélago pertence na verdade à França, desde 1814, oficialmente.


Ao total, oito ilhas formam o arquipélago, mas apenas estas duas ilhas são habitadas, sendo que 90% dos habitantes vivem em St. Pierre. Seus habitantes falam francês, e seguem os costumes e tradições da França, além de terem o direito de votar nas eleições francesas. 

A principal atividade econômica dessas charmosas cidadezinhas com ar europeu é a pesca, mas de 1920 a 1933 a situação era bem diferente. Com a proibição de venda e consumo de álcool nos Estados Unidos, as ilhas viram uma nova oportunidade econômica a ser explorada.



Passaram a contrabandear bebidas para toda a América do Norte, e viu sua economia prosperar a ponto das empresas que vendiam peixes fecharem todas, e passarem a utilizar suas instalações para armazenar álcool. Até mesmo Al Capone passou a visitar as ilhas com frequência. 

Mas isso foi até a proibição terminar, em 1933. A ilhas entram entraram em colapso, e seus habitantes voltaram ao velho e tradicional ofício da pesca, além de passarem receber subsídios diretamente da França.



A melhor época do ano para visitar o local é entre o fim do verão e o início do outono, quando o clima é um pouco mais ensolarado e quente. Então, se você ficou curioso para conhecer o último pedacinho do enorme império que a França já teve em toda a América do Norte, pode marcar as próximas férias para julho, agosto ou setembro, que você não irá se arrepender.
PORTO EM ST. PIERRE
Saint-Pierre e Miquelon ou São Pedro e Miquelão é um pequeno território francês com 242 km² situado a sul da ilha canadense da Terra Nova, na América do Norte, a mais de 1 800 km a Leste de Montreal e a 4 000 km a Oeste de Lisboa. 
Trata-se de duas pequenas ilhas, Saint-Pierre (a capital) e Miquelon, banhadas pelo Oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa canadiana. Estas ilhas constituem o último bastião da França no sub-continente norte-americano. 

Saint-Pierre é a ilha principal do arquipélago, centro administrativo e comercial, tem uma população de 6 500 habitantes, na sua maioria descendentes de bascos, normandos e bretões (nacionalidades cujos estandartes figuram na própria bandeira oficiosa de Saint-Pierre e Miquelon).


As ilhas foram descobertas em 1520 pelo navegador português João Álvares Fagundes que as batizou como "ilhas das Onze Mil Virgens". No entanto, o rei designa-as por "ilhas Verdes". Em 1535, Jacques Cartier reclama-as para França. A colonização francesa inicia-se efetivamente apenas em 1604. Entre 1708 e 1816 é ocupada por longos períodos pelos britânicos, mas torna-se definitivamente colônia francesa naquela data.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS 
CIDADE PRINCIPAL
Saint-Pierre. 
FORMALIDADES DE ENTRADA: 
Os cidadãos da União Europeia, Espaço Econômico Europeu e Suíça devem apresentar na entrada um passaporte válido (necessário ao trânsito pelo Canadá), sem a exigência de visto para estadias inferiores a um mês. 
FUSO HORÁRIO EM RELAÇÃO À PARIS 
4 horas no inverno/verão Moeda: Euro. 
CLIMA 
Do tipo nórdico temperado pela influência oceânica. 
TEMPERATURA 
Média: 5°C (de 10 a 23°C no verão, de -5 a 10°C no inverno). 
ACESSO AS ILHAS DE SAINT PIERRE E MIQUELON 
São ligadas pela Air Saint-Pierre à Saint-John (Terra Nova), Sydney e Halifax (Nova Escócia). Uma ligação direta é também garantida com os voos Air France de Paris via Montreal. A Air Saint-Pierre realiza também a ligação entre a ilha de Saint-Pierre e a de Miquelon.

O arquipélago é ligado à ilha de Terra Nova por ferry com várias travessias semanais (uma travessia diária na alta estação). Saint-Pierre constitui também uma etapa para determinados cruzeiros de verão no Atlântico Norte, partindo dos Países Baixos ou do Reino Unido
ESTA EH A BANDEIRA DE ST. PIERRE E MIQUELON, FRANÇA


Fonte dos textos e fotos: br.france.fr / Thymonthy Becker / msn.com / Wikipédia 

DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO


OS SONHOS QUE SONHEI
PERNA ELÁSTICA NO RESTAURANTE
Era noite. Ia por um passeio quando vi um borracheiro consertando um pneu ali mesmo, no passeio. Sabia que ali pertinho tinha um restaurante. Fui olhando para ver se estava aberto. Vi luz na porta e então fui até lá para jantar. Quando entrei, havia uma filha de pessoa para jantar. Entrei na fila e alguém disse que a carne ficava do outro lado. Fui então pegar a carne primeiro. A gente tinha que pular uma tubulação que passava ali. Esta tubulação deveria ter uns 2 metros de diâmetro. Mas não pulei. Quando cheguei perto, passei um pé por cima, minha perna foi esticando, igual a desenho animado, ficou comprida, com mais de dois metros e foi até o outro lado. 


Assim pode passar sem problemas. Peguei a carne, quando fui voltar, fiz a mesma coisa. Então quis fazer novamente, só para ver minha perna esticando. Nisto alguém estava dizendo: --quatro, só quatro, só quatro, quatro.

SONHOS INUSITADOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível