OLHANDO DA JANELA DO TREM: COLINAS DO TOCANTINS / TOCANTINS / BRAZIL (1.308 / 5.570) POPULAÇÃO: 35.851 PESSOAS (IBGE 2020)

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COLINAS DO TOCANTINS / TOCANTINS / BRAZIL (1.308 / 5.570) POPULAÇÃO: 35.851 PESSOAS (IBGE 2020)




A cultura eh heterogênea. Folia de Reis, Catira, Moda de Viola, vaquejada, Festival de Música. Na culinária destaca o frango com pequi. 
Com uma localização privilegiada, Colinas do Tocantins está no meio do Brasil. A população de Colinas é de 30.838 habitantes, conforme dados do IBGE.


Sua área é de 843,84 km², sendo a densidade demográfica de acordo com dados do IBGE, é de 36,54 habitantes por km2
No entorno de Colinas, em uma extensão de 100 quilômetros, há 17 cidades, sendo um público de 240 mil habitantes.
BEM VINDO A CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS. ENCRAVADA NAS PLANÍCIES ELEVADAS DO CENTRO DO BRASIL.
AQUI A AVENIDA DE ACESSO À CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
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VISTA AÉREA DA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
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ARQUITETURA MODERNA NAS CONSTRUÇÕES DA CIDADE
imagem - Erivelton Costa
AVENIDA E PRAÇA EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Alaor S. Correa
TREVO DE ACESSO A CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Leomar Sefnof
MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
A festa religiosa é celebrada anualmente, a 12 de outubro, em louvor a Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Distância de Palmas, 260km, de Brasília, 1.110 km
imagem - Vicente A. Queiroz
VISTA PARCIAL COM A PRAÇA 7 AO CENTRO EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Wikipédia
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Alaor S. Correa
ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA DO ARQUITETO ERIVELTON COSTA, RESPONSÁVEL PELAS CONSTRUÇÕES MODERNAS DA CIDADE EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Erivelton Costa
PARCIAL DA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Alaor S. Correa
A PRAÇA E O POSTO EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Leomar Setnof
ENTORNO DA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
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PRAÇA 7 DE SETEMBRO EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Alaor S. Correa
RESTAURANTE EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Erivelton Costa
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DE COLINAS DE TOCANTINS,  TO
imagem - Alaor S. Correa
SEAC EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
imagem - Erivelton Costa
BELA AVENIDA
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MINISTÉRIO PÚBLICO EM COLINAS DO TOCANTINS, TO
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RODOVIA 153 PASSANDO POR COLINAS DO TOCANTINS, TO
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FERROVIA NORTE / SUL PASSANDO PELA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
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População estimada 2016 (1) - 34.416
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 843,846
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 36,54
Código do Município 1705508
Gentílico - colinense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
O povoado que receberá o nome de Nova Colina quando de sua implantação, referindo-se as colinas que podiam ser vista da planície de onde o povoado foi instalado, recebeu posteriormente o nome de Colinas de Goiás. Com a criação do estado do Tocantins, teve seu nome alterado para Colinas do Tocantins.
Gentílico: colinense
HISTÓRICO DA CODADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TO
O Município de Colinas do Tocantins localiza-se na Mesorregião Ocidental do Tocantins e a cidade é sede da 5ª Região Administrativa do Estado. Com a abertura da BR-14, Belém-Brasília (hoje BR-153) houve grande afluência de pessoas, vindas de diversas partes do País para o recém iniciado povoado de Nova Colina, à procura das boas e baratas terras da região e, também, de espaço comercial e empregos.
Marcada a data de 21 de abril de 1960 para a inauguração de Brasília, já em janeiro do mesmo ano o Prefeito José Cirilo de Araújo, de Tupiratins, sede do Município do qual Colinas se desmembraria mais tarde, acertou com o líder político Elias Lopes da Silva, o Vereador Manoel Francisco Miranda, Martinho Pereira Rodrigues, os irmãos Osvaldo e Celso Rodrigues de Sousa, Teodoro de Sousa, Cândido Pedro da Silva, Amadeu de Sousa e outros, a fundação, naquele mesmo dia, de uma nova cidade nas planícies elevadas da margem direita do ribeirão Capivara. O objetivo era atrair parcela dos imigrantes, que, fascinados pelo desbravamento iniciado com a abertura da rodovia Belém-Brasília, buscavam os melhores pontos do nosso território para se fixarem.


Tudo ocorreu conforme ficara combinado. O Prefeito José Cirilo de Araújo, agrimensor, piauiense, há anos morador de Tupiratins, organizou seus instrumentos de trabalho e com os companheiros de aventura, partiu em lombo de burros, cavalos e jumentos em busca do sítio ideal para localizar a nova cidade. Em 21 de abril de 1960, quando o país festejava a inauguração de Brasília como a Nova Capital do País, José Cirilo de Araújo começava a distribuição de lotes urbanos da então Colinas de Goiás, que o povo passou a chamar de "Nova Colinas".


Aproveitando a Rodovia Belém-Brasília como sua avenida principal, denominada de Bernardo Sayão, José Cirilo de Araújo traçou, em largas avenidas e grandes praças, o Plano Diretor de uma grande e moderna cidade, situada à margem direita do Capivara grande, entre os seus afluentes Capivarinha e Marajá, ao sul, e Gameleira ao norte. O primeiro lote foi entregue, com festa, à Cândido Pedro da Silva, conhecido como Cândido Cobra, e as construções de prédios residenciais ou comerciais foram iniciadas de imediato, tendo José Cirilo construido o primeiro hotel e o primeiro bar da cidade, situados na praça 21 de Abril.
A partir da inauguração, a irmã gêmea de Brasília não parou de receber novos moradores, que passavam a ocupar, desordenadamente, suas terras rurais e os seus lotes urbanos. Lugar plano, alto e saudável, Colinas foi crescendo apesar da falta de estrutura e de condições de apoio aos seus moradores. No mesmo ano de sua fundação, chegaram muitos fazendeiros e negociantes de terras e entre estes, Oliveira Paulino da Silva, misto de corretor de terras, sempre "enroladas", como dizia o povo; fazendeiro, desbravador e homem de sete instrumentos, tratorista, motorista, aviador e "gambireiro", que deu grande e importante contribuição ao progresso de Colinas.


Em 10 de julho de 1963, chegava em Colinas hospedando-se no Goiás Hotel, de propriedade de José Cirilo, o empresário José Wilson Siqueira Campos. Neste mesmo ano, chegaram Angelo Ferrari e seus familiares e numerosos outros fazendeiros do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e do Sul de Goiás. Já em 2 de abril de 1962, a Lei Municipal nº 26, da mesma data do Município de Tupiratins, então Estado de Goiás, o Povoado de Nova Colinas foi elevado a categoria de Vila/Distrito, com nome de Colinas de Goiás. Por força de Lei nº 4.707, de 23 de outubro de 1963, colinas de Goiás é elevada a município autônomo, com o mesmo topônimo.


Com a criação do Estado do Tocantins, a Assembléia Legislativa, por Disposição do Decreto Legislativo nº 01/89 no Artigo 4º, o Município de Colinas de Goiás, recebe a modificação no topônimo para Colinas do Tocantins. A festa religiosa é celebrada anualmente, a 12 de outubro, em louvor a Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Distância de Palmas, 260km, de Brasília, 1.110 km.
Fonte
Moradores pioneiros, Prefeitura Municipal.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE COLINAS DO TOCANTINS, TOCANTINS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE COLINAS DO TOCANTINS, TOCANTINS 
VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Portal do Governo de Colinas do Tocantins, TO / Wikipédia / Thymonthy Becker


DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO



SONHOS DE UM VIAJANTE
SOLTANDO PAPAGAIO
Estava numa sala bem grande. Eu estava usando um computador, para transformar o texto que eu tinha escrito, num livro. Só que este computador era tipo uma prancheta de desenhista. Havia outra pessoa na sala. Nisto, o livro saíu pronto de uma máquina de Xerox. Fui por uma Rua do Porto velho. Ao passar perto de uma casa, algumas pessoas ficaram perguntando o que eu estava fazendo ali. Eu continuei, até que me vi montado num cavalo branco, indo em disparada. Eu tinha que abrir uma loja para uma pessoa. Eu seguia a cavalo no alto de um morro e procurava um caminho para descer até a tal loja. 


Nisto vi o forno de uma siderurgia e percebi que tinha passado do caminho. Então voltei e desci numa estradinha, pois sabia que a tal loja ficava em frente a esta siderurgia. Mas lá embaixo havia muitas coisas espalhadas, tipo ferro velho. O cavalo pulava algumas e passava em baixo de outras. Nisto ouvi alguém perguntando a outra pessoa se eu tinha caído com o cavalo. Este alguém disse que não. Então ele disse que teria que montar a armadilha novamente. Ele queria que eu caísse do cavalo. 
Entrei num edifício e fiquei tomando café na janela num andar muito alto. 


Numa sala ao lado, tinha três pessoas sentadas numa mesa. Nisto vi um avião, descendo entre os prédios. Ele parecia um avião a jato misturado com um helicóptero. Era roxo e listras vermelhas e pretas. Mas não tinha as hélices do helicóptero. Nisto ele foi rodopiando. Eu comecei a gritar que o avião estava caindo. Eu o vi indo descendo rodopiando indo muito baixo, e já estava bem longe, pois eu estava num prédio muito alto mesmo. Olhei para as três pessoas sentadas na mesa, mas elas não se importaram de eu dizer que o avião estava caindo. Nisto olhei novamente, e o tal avião vinha subindo de novo. Então percebi que era só um papagaio que alguém estava soltando. 


Então fiquei imaginando que se alguém dos outros prédios estivessem ouvido iam xingar porque era mentira. Nisto olhei pela janela novamente, e já estava num prédio não tão alto. Era mais ou menos da altura dos que tem aqui, uns 20 andares. Nisto vi um estacionamento que tinha num lote, lá em baixo. Vi algumas pessoas descarregando algo de um caminhão. Fiquei pensando que poderia ser algum contrabando.



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