Pular para o conteúdo principal

CAMPINAS, SÃO PAULO - Pioneira no transporte público sustentável de bicicleta tem turismo de negócios e novidades gastronômicas no movimento Cambuí




CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPINAS", SÃO PAULO, BRASIL DA JANELA DO TREM
O turismo de negócios impulsiona a alta ocupação dos hotéis e as novidades gastronômicas. Quem vem a passeio pode aproveitar as diárias promocionais dos fins de semana, o clima rural dos distritos de Joaquim Egídio e Souzas e os parques de Vinhedo e Itupeva, a 30 km. À noite, o movimento fica no miolo de Cambuí. Para dançar, as dicas são o Espaço MOG, no Taquaral - telefone (19) 3342-9141 - o Sonique Bar Campinas - telefone (19) 2512-0243 - com música eletrônica, e o Celeiro Bar - telefone (19) 2512-6192 - destino dos sertanejos.
AVENIDA NORTE-SUL EM CAMPINAS
LAGOA DO TAQUARAL EM CAMPINAS, SP
A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado ä histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima (com pesca permitida nos finais de semana e feriados) que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana).
Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha ) e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais).
Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.
TORRE DO CASTELO EM CAMPINAS, SP
Praça 23 de outubro, s/nº - Jardim Chapadão
Agendamento para visitas (19) 3735-5158 / 3735-5065 / 3735-5173
Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 16h às 20h
O "Castelo d´água", inicialmente assim chamado, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte. A torre de 27 metros de altura foi erguida em um dos extremos da triangulação geodésica, ponto estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade definida pelo Plano de Melhoramentos de Campinas, conhecido como Plano Prestes Maia, de 1938.
O prédio foi construído entre 1936 e 1940 com capacidade para 250 mil litros de água e com encanamentos de ferro fundido (importados da França) e seis janelas, de onde é possível ter uma visão em 360 graus da cidade. O terreno escolhido para a construção foi a praça circular do Jardim Chapadão, de onde partia uma das avenidas centrais da nova cidade, a Andrade Neves.
Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e nova urbanização da praça. Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa. Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 1940. No ano de 2001 foi instalada em seu interior a Rádio Educativa de Campinas.
Do alto da Torre do Castelo, podemos conhecer e compreender a cidade de maneira profunda, mergulhar na sua diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.
Dentro do Projeto "Conheça Campinas", a Torre está aberta ao público para visitas monitoradas, aos sábados e domingos.
MATA SANTA GENEBRA EM CAMPINAS, SP
Rodovia Campinas - Paulínia (SP332)
A Reserva Florestal doada à cidade de Campinas é um resquício de Mata Atlântica composto por 660 espécies vegetais e 885 espécies animais, numa área de 251 hectares. Administrada pela fundação José Pedro de Oliveira, a Reserva Florestal de Santa Genebra foi declarada ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico pelo Governo Federal em 1985, tendo sido tombada em 1983 pelo Condephatt (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em 1992 tem acesso restrito a pesquisadores e à educação ambiental monitorada.
A Fundação desenvolve projetos visando a preservação da área e envolve a comunidade através da educação ambiental voltada para alunos das escolas da rede pública e privada, bem como instituições e entidades.
Instalado em uma área de 3 mil metros quadrados, o Borboletário é um complexo composto por um viveiro de borboletas, uma casa de criação, um jardim e um pequeno viveiro de plantas utilizadas para a alimentação das lagartas, permitindo a criação e monitoramento das mais de 600 espécies existentes no local. Essa abundância é justificada pela biodiversidade existente na Reserva.
O Viveiro conta atualmente com mais de 3.000 mudas de espécies nativas e o projeto de reflorestamento desenvolve um trabalho de recuperação das áreas degradadas.
As visitas monitoradas acontecem no último sábado de cada mês às 9h e às 10h30. A entrada é franca e é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado.
OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS, SP
Serra das Cabras, s/nº - Distrito de Joaquim Egídio
Telefone: (19) 3298-6566
Correspondência: Rua José Inácio, 14, Centro - CEP 13108-006 - Distrito de Joaquim Egídio
Horário de funcionamento: domingo das 17 às 21h (aberto ao público)
O atendimento às escolas é realizado mediante prévio agendamento, de 2ª a 6ª a partir das 16h
O Observatório Municipal de Campinas, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977, sendo o primeiro no gênero a ser implantado no País. Além das atividades de pesquisa e observacional inerentes a um observatório astronômico, desenvolve ações voltadas para o processo de divulgação com o público em geral e educativa, atendendo estudantes de todos os níveis.
MUSEU UNIVERSITÁRIO PUC-CAMPINAS, SP
Rodovia Don Pedro I, km 136 / 13086-900 / Campinas - SP
Tel: 19 - 3756-7245 / Fax: 19 - 3756-7242
e.mail: museu@puc-campinas.edu.br
site: www.puc-campinas.edu.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
O museu da PUCC data de 16/01/1985. Com uma história construída a partir da pesquisa científica formou-se um acervo de fundamental importância pelo seu volume, datação e diversidade, incluindo etnografia indígena, etnologia, cultura popular, rizicultura do Japão no século XVI, cultura afro-brasileira. Impossibilitado temporariamente de receber visitação pública, o museu disponibilizou ao público escolar e outros segmentos da sociedade exposições itinerantes, projetos e fórum de participação científica-popular.
MARIA-FUMAÇA QUE FAZ O PASSEIO DE CAMPINAS À JAGUARIÚNA
MONUMENTO A CAMPOS SALES
Início da Av. Campos Sales - Centro
Grande monumento de granito cinza com colunas simbólicas e figuras em bronze representando algumas características do governo do homenageado, isto é, a harmonia, o crédito e a abundância. Há também, alegorias representando a lei, o trabalho e a vitória da República. Bem na frente está a figura em bronze de Campos Sales, em atitude que lhe era peculiar. Obra executada pelo escultor, Iolando Mallozi. Inaugurado em 8 de agosto de 1934 na praça Visconde de Indaiatuba (Largo do Rosário), sendo posteriormente o monumento daí removido para o início da Avenida Campos Sales. Manoel Ferraz de Campos Sales nasceu em Campinas em 13 de fevereiro de 1841. Foi advogado, jornalista, vereador à Câmara Municipal de Campinas. Participou ativamente da propaganda Republicana e foi deputado provincial, deputado geral, abolicionista, Ministro da Justiça do governo Provisório Republicano e Presidente da República no quatriênio 1898-1902, destacando-se como restaurador das finanças nacionais.
BOSQUE DOS JEQUITIBÁS EM CAMPINAS, SP
Rua Cel Quirino, 02 - Bosque
Fone: 3231-8795.
O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas, visitada anualmente por aproximadamente 1 milhão de pessoas. Adquirido pelo poder público municipal do Sr. Francisco Bueno de Miranda em 1915, este espaço já se constituía uma área de banhos e passeios. Atualmente o Bosque possui 10 hectares de reserva florestal nativa com várias espécies de plantas cadastradas e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos (como leões, tigres, lobo-guará, cachorro-vinagre, arara-azul, suricatas, hipopótamo, pantera, onça pintada, entre outros), uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil).
Em sua trajetória centenária de espaço de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.
foto - Adriana Silva
SEJA BEM VINDO A CIDADE QUE EH PIONEIRA NO TRANSPORTE PÚBLICO SUSTENTÁVEL DE BICICLETA. SEJA BEM VINDO A CAMPINAS.
AQUI A RODOVIA DOM PEDRO I
imagem - Wikipédia
VISÃO GERAL DE CAMPINAS, SP
imagem - Bruno SP
DÉCIMA CIDADE MAIS RICA DO BRASIL, HOJE É RESPONSÁVEL POR PELO MENOS 15 POR CENTO DE TODA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL, SENDO O TERCEIRO MAIOR PÓLO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO. TEM TAMBÉM DIVERSOS ATRATIVOS TURÍSTICOS, COM VALOR HISTÓRICO, CULTURAL OU CIENTÍFICO, COMO MUSEUS, PARQUES E TEATROS. A ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS, FUNDADA EM 1974, É CONSIDERADA UMA DAS PRINCIPAIS DO PAÍS.
REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
NA MANHÃ DE SÁBADO, DIA 22 DE SETEMBRO / 2012, FOI LANÇADO OFICIALMENTE NA CIDADE O PROJETO VIVA BIKE CAMPINAS.
A NOVA OPÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO SUSTENTÁVEL, AGRADÁVEL E SAUDÁVEL, QUE O MUNICÍPIO ACABA DE INAUGURAR.
AQUI QUANDO DO LANÇAMENTO DO PROJETO VIVA BIKE
imagem - Carlos Bassan
TAMBÉM DURANTE O LANÇAMENTO DO PROJETO ACIMA
imagem - Carlos Bassan
AQUI A LAGOA DO TAQUARAL EM CAMPINAS, SP
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
VILA BARÃO GERALDO EM CAMPINAS, SP
imagem - ?
TORRE DE CONTROLE DO AEROPORTO VIRACOPOS EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. SEDE DA ARQUIDIOCESE EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia

PALÁCIO DO JEQUITIBÁ. SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
CAIXA D'ÁGUA DE ABASTECIMENTO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
O BAIRRO DO CAMBUÍ CONCENTRA A VIDA NOTURNA, COM BARES E RESTAURANTES DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
foto - Alexandre battibugli
VISTA DO ENTARDECER EM CAMPINAS, SÃO PAULO
O ESTÁDIO BRINCO DE OURO DA PRINCESA É UM MARCO DE CAMPINAS E É O ESTÁDIO DO GUARANI FUTEBOL CLUBE. É O MAIOR ESTÁDIO DA CIDADE E JÁ POSSUI MUITA HISTÓRIA: ELE FOI INAUGURADO EM 31 DE MAIO DE 1953
A PRAÇA DA CONCÓRDIA FICA NA REGIÃO CENTRAL DO DISTRITO CAMPINEIRO DE CAMPO GRANDE, LOCALIZADA NO BAIRRO PARQUE VALENÇA
VISTA DA REGIÃO DO BAIRRO JARDIM FLAMBOYANT, EM CAMPINAS, UM BAIRRO DE CLASSE MÉDIA ALTA DA REGIÃO LESTE DE CAMPINAS
foto - Alexandre battibugli
CIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
ACADEMIA CAMPINENSE DE LETRAS
imagem - Wikipédia
AVENIDA OROZIMBO MAIA
imagem - Wikipédia
SEDE DA REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
TEMPLO MÓRMON
imagem - Wikipédia
CASA GRANDE. PRIMEIRA EDIFICAÇÃO DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
CASA DE SAÚDE DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
CENTRO ISLÂMICO. UMA DAS PRINCIPAIS MESQUITAS DO BRASIL COM SEDE EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
TEATRO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
CICLOVIA
imagem - Wikipédia
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
PONTO DE ÔNIBUS
imagem - Wikipédia
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. HOJE EH O CENTRO CULTURAL DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
ESTÁDIO MOISÉS LUCARELLI - DA PONTE PRETA, EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
MERCADO MUNICIPAL DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
BAIRRO NOVA CAMPINAS EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
REGIÃO SUL DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
TCC - TÊNIS CLUBE DE CAMPINAS
imagem - Wikipédia
PRAÇA CARLOS GOMES NO CENTRO DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
RUA HEITOR PENTEADO - REGIÃO LESTE
imagem - Wikipédia
REGIÃO NORTE DA CIDADE
imagem - Wikipédia
SHOPPING IGUATEMI
imagem - Wikipédia
COMPLEXO VIÁRIO
imagem - Wikipédia
VIADUTO SÃO PAULO EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
BOSQUE DOS JEQUITIBÁS EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
LABORATÓRIO NACIONAL DE LUZ SÍNCROTRON
imagem - Wikipédia
RODOVIA DOS BANDEIRANTES EM CAMPINAS, SP
imagem - Wikipédia
População estimada 2016 (1) - 1.173.370
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 794,571
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.359,60
Código do Município 3509502
Gentílico - campineiro
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
ENTRE JUNDIAÍ E MOGI-MIRIM, HAVIA UM POUSO PARA DESCANSO DOS TROPEIROS, QUE RUMAVAM PARA OU RETORNAVAM DE GOIÁS OU CUIABÁ. ESTE LOCAL DE DESCANSO FICOU SENDO CONHECIDO COMO “CAMPINAS DO MATO GROSSO” EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE TRÊS "CAMPINHOS” EM MEIO A DENSA MATA
Gentílico: campineiro
HISTÓRICO DA CIDADE DE CAMPINAS, SP
A área em que hoje se acha instalada a cidade de Campinas, conta com pouco mais de 260 anos de história colonial/imperial/republicana e com milhares de anos de história indígena.
Nos marcos de sua formação colonial, a cidade de Campinas surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Localizado nas margens de uma trilha aberta por paulistas do Planalto de Piratininga entre 1721 e 1730 (trilha que seguia em direção às recém descobertas minas dos Goiases), o povoamento do "Bairro Rural do Mato Grosso" teve início com a instalação de um pouso de tropeiros nas proximidades da "Estrada dos Goiases". O pouso das "Campinas do Mato Grosso" (erguido em meio a pequenos descampados ou "campinhos", em uma região de mata fechada) impulsionou o desenvolvimento de várias atividades de abastecimento e promoveu uma maior concentração populacional, reunindo-se neste bairro rural em 1767, 185 pessoas.
No mesmo período (segunda metade do século XVIII), ganhava forma também uma outra dinâmica econômica, política e social na região, associada à chegada de fazendeiros procedentes de Itú, Porto Feliz, Taubaté, entre outras. Estes fazendeiros buscavam terras para instalar lavouras de cana e engenhos de açúcar, utilizando-se para tanto de mão de obra escrava. De fato, foi por força e interesse destes fazendeiros, ou ainda, por interesse do Governo da Capitania de São Paulo, que o bairro rural do Mato Grosso se fez transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (1774); depois, em Vila de São Carlos (1797), e em Cidade de Campinas (1842); período no qual as plantações de café já suplantavam as lavouras de cana e dominavam a paisagem da região.
Os cafezais, por sua vez, nasceram do interior das fazendas de cana, impulsionando em pouco tempo um novo ciclo de desenvolvimento da cidade. A partir da economia cafeeira, Campinas passou a concentrar um grande contingente de trabalhadores escravos e livres (de diferentes procedências), empregados em plantações e em atividades produtivas rurais e urbanas. No mesmo período (segunda metade do século XVIII), a cidade começava a experimentar um intenso percurso de "modernização" dos seus meios de transporte, de produção e de vida, permanecendo vivo até hoje na memória da cidade, aspectos diversos destas transformações.
Com a crise da economia cafeeira, a partir da década de 1930, a cidade "agrária" de Campinas assumiu uma fisionomia mais industrial e de serviços. No plano urbanístico, por exemplo, Campinas recebeu do "Plano Prestes Maia" (1938), um amplo conjunto de ações voltado a reordenar suas vocações urbanas, sempre na perspectivas de impulsionar velhos e novos talentos, como o de pólo tecnológico do interior do Estado de São Paulo. 
No mesmo percurso, a cidade passou a concentrar uma população mais significativa, constituída de migrantes e imigrantes procedentes das mais diversas regiões do estado, do País e do mundo, e que chegavam à Campinas atraídos pela instalação de um novo parque produtivo (composto de fábricas, agro-indústrias e estabelecimentos diversos). Entre as décadas de 1930 e 1940, portanto, a cidade de Campinas passou a vivenciar um novo momento histórico, marcado pela migração e pela multiplicação de bairros nas proximidades das fábricas, dos estabelecimentos e das grandes rodovias em implantação - Via Anhanguera, (1948), Rodovia Bandeirantes (1979) e Rodovia Santos Dumont, (década de 1980).
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CAMPINAS, SÃO PAULO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SÃO PAULO

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE



fontes / fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Portal da Prefeitura Municipal  de Campinas, SP / IBGE / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE ALGUNS LOGOTIPOS DE EMPRESAS FAMOSAS - Sabe o segredo por trás do logotipo da Wikipédia? Ou até mesmo do McDonald's? Veja as imagens e surpreenda-se pela criatividade de alguns destes grafismos!

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE ALGUNS LOGOTIPO DE EMPRESAS FAMOSAS Uma boa apresentação da marca pode por si só vender o produto e fazê-lo um verdadeiro sucesso. A população mundial é diariamente bombardeada com publicidade e imagens de todo o tipo, contudo, existem alguns logotipos que são tão mundialmente conhecidos que fazem parte da própria cultura pop.  O significado que estes logos tentam expressar ao seu público pode muitas vezes não ser entendido, ou ser tão sutil que acaba por se tornar genial assim que é revelado.  01 - ADIDAS  O símbolo foi modificado nos anos 90 para representar uma montanha. Não porque a marca quisesse vender material de montanhismo, mas sim porque queria que o logo representasse os obstáculos que uma pessoa pode encontrar na vida -- e os ultrapassar.  02 - MCDONALD’S  Um dos logotipos mais conhecidos do mundo foi criado para ser apenas um M. Contudo, quando a empresa quis mudar a sua imagem em 1960, o consultor de design Louis Cheskin avisou que seria melhor a e…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

CONHEÇA A MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO, EM DUBAI - Com 201 metros de altura, terá capacidade para 1.400 passageiros em 48 cápsulas. Toda terá 9 mil toneladas de aço, o que é mais do que a Torre Eiffel e pesará mais do que o equivalente a oito Airbus A380s.

CONHEÇA A "MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO", DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS A maior roda gigante do mundo está sendo construída em Dubai, a Ain Dubai ('Ayn' é a decima sexta letra do alfabeto árabe, e é traduzida como 'olho'). O olho de Dubai com 201 metros irá superar os 165 metros do Singapore Flyer, atualmente a mais alta roda-gigante do mundo.  Com vistas panorâmicas sobre a costa de Dubai, incluindo o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e o Burj Khalifa, o projeto incluirá áreas de entretenimento, com uma variedade de lojas e restaurantes, um hotel de luxo cinco estrelas e edifícios residenciais privados.  A roda gigante faz parte do projeto Bluewaters Island e os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam atrair mais de 3 milhões de visitantes por ano.  O complexo de 1 bilhão será construído perto Jumeirah Beach Residence, ligado à beira mar por uma ponte de pedestres e ao continente por uma ponte de Sheikh Zayed Road, com um sistema de teleférico para o transp…

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL - Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás)

CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPO GRANDE", MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Vista parcial da cidade de Campo Grande, MS (Wikipédia) Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás). A temática pantaneira está presente nas pinturas que decoram alguns prédios e na gastronomia. Imigrantes paraguaios, bolivianos e japoneses também deixaram sua marca. O fuso horário marca uma hora a menos em relação a Brasília.  Polo de turismo de negócios, campo Grande surpreende por ser planejada, com trânsito organizado, muitas áreas verdes e vida social agitada (Tiago Moser) TREM DO PANTANAL Apesar do nome, o passeio entre Campo Grande (saídas aos sábados às 8h) e Miranda (chegada às 18h) não chega a explorar as paisagens típicas do Pantanal. A parada em Aquidauana está reservada para o almoço e, em Taunay e Piraputanga, há venda de artesanato. O trecho de volta, entre Miranda e C…

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Inspirada nas cidades de Paris e Washington, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, Belo Horizonte foi planejada a partir de uma nova concepção estética urbana

CONHEÇA A CIDADE DE "BELO HORIZONTE", CAPITAL DAS MINAS GERAIS, BRASIL
MINEIRÃO E MINEIRINHO NA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, MG SEJA BEM VINDO A CAPITAL DA MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A BELO HORIZONTE. A CIDADE JARDIM imagem - Paulo Yuji Takarada ROTEIRO IDEAL PARA UM FIM DE SEMANA EM BELO HORIZONTE, MG Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que mal se instalou na Praça da Liberdade e já recebeu o prêmio de Novidade do Ano no GUIA QUATRO RODAS Brasil. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais (Acervo Setur-MG) A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos…

CURITIBA, PARANÁ - Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba se comparada à maioria das outras capitais do Brasil. É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos

CONHEÇA A CIDADE DE "CURITIBA", PARANÁ, BRASIL Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.  Cadeia de Montanhas da Serra do Mar vista do centro de Curitiba (Wikipédia) ROTEIRO PARA 48 HORAS EM CURITIBA COM MUSEUS, PARQUES E RESTAURANTES Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba (PR), se comparada à maioria das outras capitais do Brasil.  É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos.  Iluminação cênica do Paço da Liberdade em Curitiba, PR (Orlando Kissner/SMCS) No charme das construções e na gastronomia, o visitante sente a forte influência cultural da imigração europeia –…

JAÍBA, MINAS GERAIS - Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba tem um grande e ainda pouco explorado potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar

CONHEÇA A CIDADE DE "JAÍBA", MINAS GERAIS, BRASIL Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba localiza-se no norte do Estado de Minas Gerais, a 629 km da capital Belo Horizonte e a 207 km de Montes Claros, maior cidade da região. Jaíba está numa região de clima quente, relevo predominantemente plano e um grande e ainda pouco explorado seu potencial energia solar.  A região de Jaíba possui destaque em termos de seu potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar, segundo o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012). É, ainda, uma das melhores regiões do país neste quesito. (Jaíba Solar)   Sada Bioenergética em Jaíba, MG (Igreja Assembléia de Deus) Rua central de Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Ribeirão em Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Estação de Bombeamento do projeto Jaíba em Jaíba, MG (prefeitura Municipal) Hospital 2 irmãos na cidade de Jaíba, MG (Eric Micael) Entorno da cidade de Jaíba, MG (Prefeitura Munici…

CONHEÇA AS 35 LOCAÇÕES DE GAME OFF THRONES - Uma galeria repleta de fotos e histórias sobre 35 dos lugares onde a série foi filmada, de Malta até a Islândia.

CONHEÇA "35 LOCAÇÕES DE GAME OF THRONES" DE MALTA ATÉ A ISLÂNDIA A nova temporada de Game of Thrones está para estrear e tem levado os fãs ao delírio. A série, que conquistou o coração de quase todos, é filmada em diferentes locais pelo mundo, com neve, muralhas e muito sol. O que importa para nós, viajantes, é que as paisagens são maravilhosas e sempre desperta aquele gostinho em saber onde se passa e logo colocar na lista dos próximos destinos. Para matar a curiosidade e revelar os segredos por trás de alguns dos locais mais deslumbrantes da série, a Skyscanner preparou – no ano passado – uma galeria repleta de fotos e histórias sobre 35 dos lugares onde a série foi filmada, de Malta até a Islândia. Confira abaixo a seleção:  ESPANHA  01. ALCÁZAR DE SEVILHA – SEVILHA (JARDINS DE ÁGUA NO PALÁCIO DE DORNE)  Este é o local perfeito para representar os Jardins de Água do Reino de Dorne. O Alcázar de Sevilha foi transformado em residência do palácio particular de Martell na capit…

TOCANTINS, MINAS GERAIS - Entre as montanhas de Minas uma cidade hospitaleira, tranquila e que comemora anualmente a festa do Tocantinense ausente

CONHEÇA A CIDADE DE "TOCANTINS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - PMT BEM VINDO A CIDADE DE TOCANTINS. A MELHOR CIDADE DO MUNDO ( LEMA MUNICIPAL ) foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 16.703 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 173,866 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,01 Código do Município 3169000 Gentílico - tocantinense Prefeito 2017 / IEDER WASHINGTON DE OLIVEIRA ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE TOCANTINS, MG A origem do topônimo deve-se a presença dos índios chamados “Tocantins”, primitivos habitantes da região. O gentílico é “Tocantinense”.
Gentílico: tocantinense HISTÓRICO DA CIDADE DE TOCANTINS, MG Consta que, na margem do rio que corta a região, habitava uma tribo de índios chamados Tocantins. E a história de tocantins relaciona-se com a de São Manoel do Pomba atual Rio Pomba, a que pertenceu em tempos idos. O primeiro núcleo originou-se mais ou menos em 1812, quando da doação do patrimônio da cidade, feita pelo capitão José Antônio Machado…

SILVEIRÂNIA, MINAS GERAIS - Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.

CONHEÇA A CIDADE DE "SILVEIRÂNIA", MINAS GERAIS, BRASIL Conheça a história do pico mais alto da região, que faz parte da derivação da Serra da Mantiqueira e se destaca como acidente natural, contribuindo para composição de embelezamento de uma região que já é linda por natureza...  Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.  Rodovia de acesso à cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Pico do João Felix em Silveirânia, MG (Roberto Mosqueiro) Silveirânia, MG  encravada nas Montanhas de Minas (Prefeitura Municipal) Entorno da cidade de Silveirânia, MG (Prefeitura Municipal) Campo de Futebol e Silveirânia, MG (Antrbns) Casa paroquial da cidade de Silveirânia, MG (Jeani Goulart) Escola Estadual da cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Entor…