OLHANDO DA JANELA DO TREM: BANANAL / SÃO PAULO / BRAZIL (0478 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.993 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

BANANAL / SÃO PAULO / BRAZIL (0478 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.993 PESSOAS (IBGE 2020)





Do rico período impulsionado pela economia do café sobraram poucos edifícios preservados na cidade. Uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, é hoje uma das bases para conhecer a bela região da Serra da Bocaina.


A estrada que leva à Serra tem trechos asfaltados e, dependendo da época, pode ser percorrida por carros de passeio. As condições da via são informadas pela associação de turismo local, a Abatur, que tem sede no sobrado Aguiar Valim, no Centro Histórico.
Do rico período impulsionado pela economia do café sobraram poucos edifícios preservados na cidade. O passeio a pé pode começar na Praça da Matriz, que reúne a Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, do início do século 19, um charmoso coreto e um chafariz europeu de ferro, instalado em 1880.
Na mesma praça estão o Solar da Matriz, de 1811 (apenas visita externa), e o sobrado Aguiar Vallim, de 1860 - no térreo fica a Casa do Artesão, com produtos como o típico crochê de barbante. A poucas quadras, a antiga estação ferroviária é de 1889, com bela estrutura metálica importada da Bélgica.
A Casa do Artesão funciona de segunda-feira a quinta-feira e aos domingo, das 9h às 17h; sexta-feira e sábado, das 9h às 19h. Telefone: (21) 3116-1602.
SEJA VINDO A HISTÓRICA E TURÍSTICA CIDADE DE BANANAL
foto - João BC Reis
AQUI O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
foto - J. Augusto
MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS DO LIVRAMENTO
Erguida em 1785 por João Barbosa de Camargo sua esposa, como forma de pagamento de uma promessa, a capela foi o marco inicial da cidade de Bananal. Para o melhor acesso dos fiéis foi doada o terreno para a construção da nova igreja da matriz.
A nova igreja da Matriz foi construída em 1811, em estilo colonial. Em 1834 a igreja encontrava-se em péssimo estado, uma reforma foi iniciada sem o auxílio da iniciativa pública. Em 1836, a Lei Provincial nº. 9 aprovou a provisão de recursos para o arremate das terras do patrimônio da Matriz e a aplicação do dinheiro na reforma.
foto - Vicente A. Queiroz
foto - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Altemiro Olinto Cristo
CHAFARIZ
A inauguração do Chafariz é datada em 1º de janeiro de 1880, graças à iniciativa de Alfredo Campos da Paz. Seus encanamentos e reservatórios ficaram conhecidos como “Água do Marcos”.
O Chafariz é de ferro, fornecido pela Fundição Central de Alegria & Cia., seu formato é de coluna e com adornos barrocos. Como na época Bananal não tinha água encanada, o Chafariz servia para abastecer a população da cidade.
foto - MS Romelo
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Toda a estrutura da estação foi criada na Bélgica e trazida para o Brasil em parte para serem montadas na cidade. Tem cerca de 400m², é toda feita de metal, placas de aço pré-fabricadas, almofadadas, duplas, parafusadas, com dois andares, assoalho de pinho de Riga, sala de visitas e outras dependências.
A via férrea de bitola estreita foi concluída apenas no ultimo quartel do século XIX, pelos fazendeiros preocupados em ligar Bananal a Barra Mansa e Rio de Janeiro. Através da Estrada de Ferro Pedro II, eles promoveram os escoamento rápido do café de suas fazendas até o porto carioca.
Tanto a fabricação como o transporte foi financiado pelos Barões do café, vendo a necessidade de maior agilidade para o envio da produção de suas fazendas para os portos do Rio.
Eis como a estrutura foi descrita na época: “A estação a ser montada é elegantíssima e já se acha na estação do Rialto. Na verdade, e seja dito de passagem, não temos conhecimento de edifício no gênero. É ela totalmente metálica, inclusive o telhado, de chapas almofadadas duplas com acabamento delicado, e seus assoalhos são de autênticos Pinho de Riga”.
foto - Kazoberto
foto - Jorge A. Ferreira Jr
foto - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - Kazoberto
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - ?
CASARÕES DE FAZENDAS
foto - ?
FAZENDA RESGATE
A Fazenda Resgate foi adquirida inicialmente pelo brigadeiro Gabriel Monteiro de Barros, filho do visconde de Congonhas do Campo.casado com a bananalense Alda Romana de Oliveira Arruda. No Início do século XIX foi vendida para José de Aguiar Toledo e herdada por Manoel de Aguiar Valim.

Com o passar dos tempos a fazenda foi crescendo a partir do momento em que Aguiar Valim comprava outras terras ao redor. Manoel trouxe para refinar os ambientes artesãos europeus, tornando-se uma das fazendas mais suntuosas da região.
A data de construção da casa da fazenda eh desconhecida, estima-se que foi construída em 1818 e seu nome é uma referência ao resgate dos negros escravizados na guerra. Conforme informação de descendentes de Avalim, a construção ou reforma teria sido obra do arquiteto Mr. Bruce de nacionalidade inglesa.
foto - ?
FAZENDA BOA VISTA
Uma linda fazenda datada de 1840, que foi sede de um grande fazendeiro do ciclo cafeeiro e que teve o maior número de escravos da região, um casarão estilo neoclássico em forma de U, e que também é muito assediada por novelas globais assim como: Sinhá Moça, Um Só Coração, Cabocla entre outras. Vale á pena conhecer essa fazenda. Custo de visitação de R$ 6,00 por pessoa, mas almoçando ou tomando o café da manhã na fazenda não tem custo de visitação.
foto - ?
foto - Gerson Brasil
SOLAR
foto - Luciano Jose de Almeida
foto - Luciano José de Almeida
foto - Sandra Cheminand
FAZENDA
foto - ?
HOTEL
foto - Sandra Cheminand
foto - RTO
CASARÃO E SEU INTERIOR
foto - Jorge A. Ferreira Jr
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BONITA E HISTÓRICA CIDADE DE BANANAL
foto - Gerson Brazil
foto - ?
foto - Sandra Cheminand
foto - Edson Walter cavalari
foto - Kazoberto
foto - Edson Walter cavalari
foto - ?
foto - Kazoberto


foto - ?
foto - Jorge A. Ferreira Jr
foto - Edson Walter Cavalari
foto - Jorge A. Ferreira Jr
foto - ?
UMA DAS MUITAS CACHOEIRAS DE REGIÃO
foto - IC Motta
REPRESA
foto - Fernando e Sabino
foto - Sandra Cheminand
foto - Edu Campos
SERRA BOCAINA
Bananal fica localizado na Serra da Bocaina, no meio do caminho do Rio - São Paulo. Essa parte da serra é formada por paisagens deslumbrantes, composta de muitos rios, montanhas, cachoeiras, tanques de criações de trutas e mirantes onde pode ser visto tanto a cidade de Bananal como Angra dos Reis.
Na Serra da Bocaina você encontra a Estação Ecológica de Bananal localizada a 25km do centro da cidade na Rodovia SP – 247, com entrada no km 15. A estação é integrada à Unidade de Conservação através do Instituto Florestal, que é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
A Serra da Bocaina abriga parte da Mata Atlântica com uma vegetação diversificada que já cobriu todo o litoral brasileiro e hoje é Patrimônio da Humanidade declarada pela UNESCO.
Na Serra você encontra temperaturas entre 20°C e 30°C podendo chegar no inverno a 0°C e uma alta pluviosidade. Com essas características climáticas, você pode encontrar espécie de plantas como por exemplos bromélias e raros animais como o sagüi-da-serra-escuro, o bugio, a onça-parda e o cachorro-do-mato, entre outros.
foto - Sandra Cheminand
foto - Moacir Nunes de Castro

foto - Edu Campos
foto - Sandra Cheminand
foto - Sandra Cheminand
População estimada 2016 (1) - 10.821
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 616,426
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,58
Código do Município 3504909
Gentílico - bananalense
ORIGEM DO NOME
Bananal eh de origem indígena que vem de Banani e significa "rio sinuoso".
Gentílico: bananalense
Histórico
BANANAL SÃO PAULO 
HISTÓRICO 
Em meados do século XVII, a região era ocupada por remanescentes de tribos indígenas, semi­civilizadas, que atrairam povoadores diversos, aos quais foram concedidas sesmarias. Numa destas, seu donatário, João Barbosa de Camargo, construiu, em 1783, a primeira capela dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento, doando-lhe um terreno de meia légua em quadra.

Entre os primeiros residentes da localidade, destacou-se o Comendador Antônio Barbosa da Silva que promoveu o desenvolvimento de Bananal, cujo nome de origem indígena vem de Banani e significa "rio sinuoso". 
Alguns anos depois, a cafeicultura fortaleceu a economia da região, fazendo surgir grandes fazendas e melhoramentos públicos no núcleo urbano, tais como a implantação de um ramal e estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. O prestígio da Câmara Municipal chegou a endossar um empréstimo do Governo Imperial junto aos banqueiros londrinos, por exigência destes.
Com a queda do café, as lavouras foram substituídas por algodão e principalmente, a criação de gado leiteiro, principais fontes de renda atualmente.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BANANAL, SÃO PAULO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BANANAL, SÃO PAULO

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaqui.abril.com.br / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura de bananal / IBGE / Charlie Styforlamber

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM





SONHOS DE UM VIAJANTE
TELHADOS DE ZINCO

O prefeito veio com o carro pipa e começou a jogar água nos telhados de zinco e molhando quem estivesse em cima do telhado
Estava no Bairro Esplanada, na rua da praça. Havia casas de um lado só, e todas eram cobertas com folhas de zinco. Todas tinham uma entrada para este telhado de zinco, que ficava mais ou menos no meio do telhado, e era um quadrado de uns 50x50. Nisto veio um carro pipa, com o prefeito em cima dele jogando água nos telhados das casas. Em algumas casas, havia homens nos telhados, que começaram a descer depressa para não molharem. Havia também um padre no telhado da igreja, que também era de zinco. O padre estava neste quadrado, só com parte do corpo para fora. Ele não desceu e ficou olhando o prefeito jogar água e eu fiquei olhando o padre olhar o prefeito.

SONHOS MAIS INTERESSANTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível