OLHANDO DA JANELA DO TREM: 01/10/20

Translate

Pesquise o que procura aqui

8 TEMPLOS BUDISTAS INCRÍVEIS




Os templos budistas costumam ser abertos à visitação e atrair viajantes de todos os cantos para conhecer um pouco dessa cultura. 
01 - Wat Rong Khun | Chiang Rai, Tailândia 
Em Chiang Rai, pequena cidade no Triângulo Dourado — onde Myanmar, Laos e a Tailândia se encontram —, está o imponente Templo Branco, ou Rong Khun. 


Idealizado por um dos mais renomados artistas da Tailândia, o edifício foi construído para simbolizar a pureza de Buda – por isso é completamente branco, com milhares de pedaços de espelho formando mosaicos que brilham com o reflexo do sol. 
02 - Wat Arun | Bangkok, Tailândia 
Em plena capital tailandesa, o Wat Arun é considerado também um dos principais templos budistas do país. Às margens do rio Phraya, fica ainda mais bonito quando a noite cai e ele se ilumina, ainda que seu nome signifique algo como templo do amanhecer.



O prédio, erguido no século 18, tem 80 metros de altura e foi feita para fazer referência ao monte Meru, uma montanha sagrada mitológica de cinco cumes que está presente em mais de uma crença, incluindo a budista. O acesso é feito somente de barco. 
03 - Mahabodhi | Bodh Gaya, Índia 
Ainda que a religião predominante na Índia seja o hinduísmo, o país guarda uma grande quantidade de impressionantes templos de outras crenças, incluindo a budista. Um dos mais famosos é o espetacular Mahabodhi, um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na cidade de Bodh Gaya, no nordeste do país.



Seu nome significa grande templo da iluminação, justamente porque ali um monge teria atingido a iluminação e, portanto, concluído sua busca espiritual, tornando-se Buda. Acredita-se que o prédio de quase 55 metros de altura tenha sido construído há mais de dois mil e duzentos anos. 
04 - Shwedagon | Yangon, Myanmar 
Yangon, a maior cidade do Myanmar, ou Birmânia, possui um dos mais importantes — e fascinantes — templos budistas de todo o mundo: o Shwedagon. Adornado com ouro, diamante e outras pedras preciosas, fica até difícil de acreditar que o prédio seja real.

Assim como grande parte dos templos históricos, não se sabe exatamente quando foi construído, mas estima-se que em algum momento entre os séculos 6 e 10. O edifício de quase 100 metros de altura impressiona tanto de dia quanto de noite, quando luzes refletem em sua superfície dourada e permitem que seja visto a quilômetros de distância. 
05 - Jokhang | Lhasa, China 
O Jokhang, em Lhasa, no Tibete, é o templo mais importante para o budismo tibetano, vertente muito conhecida, principalmente por conta de suas expressões artísticas e a figura do Dalai Lama.



Construído no século 7, o templo foi atacado por mongóis diversas vezes ao longo da história, mas conseguiu sobreviver e é hoje um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Ao todo, o templo ocupa mais de 25 mil metros quadrados. 
06 - Borobudur | Indonésia 
Borobudur, na ilha indonésia de Java é o maior templo budista do mundo. Construído provavelmente por volta de 1200 anos atrás, esse fascinante templo já sobreviveu a erupções vulcânicas, terremotos e continua misteriosamente muito bem preservado.



Frequentado por séculos por peregrinos de diversas regiões da Ásia — antigas moedas chinesas foram encontrados por ali —, o templo foi misteriosamente abandonado no século 15, mas foi reencontrado no 19. Desde então, voltou a ser um importante centro de peregrinação e estudo da tradição do Budismo conhecida como Maaiana. 
07 - Tōdai-ji | Nara, Japão 
Tōdai-ji, ou Grande Templo Oriental, é um complexo budista na cidade de Nara, muito importante entre aqueles que seguem uma das principais vertentes japonesas do budismo. Acredita-se que o templo, que é hoje um Patrimônio da Humanidade da UNESCO junto a outros sítios importantes de Nara, tenha sido construído no século 8. O complexo guarda a maior estátua de bronze do Buda Vairochana, uma das variações das imagens representativas dos cinco budas da meditação. 
08 - Kinkaku-ji | Japão 
Outro templo muito popular no Japão é o Kinkaku-ji, na famosa cidade de Kyoto. O prédio, com paredes externas revestidas por folhas de ouro, foi primeiramente construído em 1397, mas foi destruído diversas vezes e passou por inúmeras reconstruções, incluindo na segunda metade do século passado, quando um monge ateou fogo ao prédio.



O fascinante terreno ao seu redor foi pensado para representar a harmonia entre o céu e a terra. O templo japonês é tão popular que ganhou duas réplicas no Brasil, em São Paulo e no Paraná.



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM








100 CIDADES MAIS DESENVOLVIDAS DO BRASIL





Das cem cidades mais desenvolvidas do Brasil, 58 estão em São Paulo. É o que revela o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no final da tarde desta quinta-feira (28).



Com dados de 2016 de Emprego e Renda, Saúde e Educação de 5.471 municípios brasileiros (veja a metodologia abaixo). No pódio, só há municípios paulistas. 
Louveira em São Paulo eh a cidade mais desenvolvida do Brazil
Louveira, a 70 quilômetros da capital, ocupa a primeira posição do ranking pela segunda vez consecutiva. A cidade que tem pouco mais de 40 mil habitantes conseguiu a nota máxima no IFDM 2016 e é a única no país a registrar um índice acima de 0,9.
Olímpia em São Paulo eh a segunda cidade mais desenvolvida do país 
Entre as capitais, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) são as únicas a figurar entre as cem mais desenvolvidas do país. O Rio de Janeiro, por outro lado, não ficou nem entre as 500 cidades com as melhores notas.



O baixo desempenho da capital fluminense foi puxado essencialmente pela retração no IFDM Emprego e Renda. 
Florianópolis, a capital de Santa Catarina eh a primeira capital a constar da lista, na 47ª posição
Historicamente, as regiões norte e nordeste concentram os piores indicadores socioeconômicos do país. Mas é nas realidades locais que as disparidades com o restante do país (principalmente com o Sul e Sudeste) ficam mais evidentes. 
Curitiba, capital do Paraná eh a segunda capital a constar na lista das 100 cidade mais desenvolvidas do país 
Prova disso é a parca presença de municípios dessas regiões entre os 500 mais desenvolvidos do país, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), lançado no final da tarde de ontem, com dados de 2016. 
Ivoti no Rio Grande do Sul eh a 100ª cidade da lista das cem mais desenvolvidas
Segundo o estudo, apenas 8 dessas cidades são nordestinas e só uma está no Norte do país. No ranking das 100 mais desenvolvidas, listado abaixo, há apenas uma representante das duas regiões:


a cidade de Eusébio (CE), da região metropolitana de Fortaleza, está em 94.
A cidade de Patos de Minas nas Minas Gerais eh a única cidade mineira a configurar na lista das cem mais desenvolvidas 
CONFIRA A LISTA DAS CIDADES
1º SP Louveira 
2º SP Olímpia 
3º SP Estrela do Norte 
4º RS Vale Real 0.8807 
5º PR Apucarana 
6º RS Lajeado 
7º PR Toledo 
8º SC Concórdia 
9º SP Itatiba 
11º SP São Caetano do Sul 
12º SP Jundiaí 
13º SP Jaguariúna 
14º SP São José do Rio Preto 
15º SP Paraguaçu Paulista 
16º SP Mendonça 
17º SP Paulínia 
18º PR Paranavaí 
19º PR Pato Branco 
21º SP Clementina 
22º SP Santos 
23º SP Mococa 
24º SP Amparo 
25º SC Chapecó 
26º SP Barretos 
27º SP São Carlos 
28º SP Planalto 
29º PR Maringá 
31º SP Ilhabela 
32º SP Andradina 
34º SP Porto Feliz 
33º SP Indaiatuba 
35º SP Nova Odessa 
36º RS Campo Bom 
37º SP Marília 
38º SP Matão 
39º SP Cajamar 

41º SP Franca 
42º SP Borá 
43º SP Holambra 
44º SP Fernandópolis 
45º RS Mato Leitão 
46º MG Patos de Minas 
47º SC Florianópolis 
48º SP Iracemápolis 
49º SC Balneário Camboriú 
51º PR Jandaia do Sul 
52º SP Itapira 
53º SP Meridiano 
54º RS Muçum 
55º PR Campo Mourão 
56º SP Atibaia 
57º RS Serafina Corrêa 
58º RS Bento Gonçalves 
59º RS Carlos Barbosa 
61º PR Medianeira 
62º SP Potirendaba 
63º SP Paraíso 
64º SP Presidente Prudente 
65º RS Picada Café 
66º SP Santo André 
67º SP Barueri 
68º RS Guaporé 
69º RS Santa Rosa 
71º SP Bebedouro 
72º GO Chapadão do Céu 
73º GO Itumbiara 
74º PR Curitiba 
75º SP Jarinu 
76º SP Araraquara 
77º SP Pedreira 
78º RS Santa Cruz do Sul 
79º SP Catanduva 
81º SP Bragança Paulista 
82º SP Penápolis 
83º SP Taguaí 
84º PR Francisco Beltrão 
85º PR Londrina 
86º SC São Lourenço do Oeste 
87º RS Veranópolis 
88º PR Marechal Cândido Rondon 
89º GO Ceres 
91º SP Lençóis Paulista 
92º SP Valinhos 
93º SP Gabriel Monteiro 
94º CE Eusébio 
95º RS Ijuí 
96º SP Jaci 
97º RS Farroupilha 
98º RS Frederico Westphalen 
99º SP São João da Boa Vista 
100º RS Ivoti 0.8459   


Fonte dos textos e fotos: exame.com / msn.com / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker







DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO





Encontre aqui seu lugar incrível