Pular para o conteúdo principal

GOIÂNIA, GOIÁS - Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente




CONHEÇA A CIDADE DE "GOIÂNIA", GOIÁS, BRASIL
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e recebe eventos o ano todo (Creative commons/Flickr/Circuito Fora do Eixo)
Muito procurada pelo público corporativo, Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). É uma cidade planejada, erguida nos anos 1930 – o que explica o grande número de edifícios art déco no Centro. Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente – muitas delas são circulares ou semicirculares, o que tira a lógica dos quarteirões. Nem mesmo os moradores conhecem todas as vias pelos números: o melhor a fazer ao pedir informações é dizer o nome do local que você quer visitar ou procure as placas da Praça Cívica – que dá acesso a todos os bairros. 
O clima de Goiânia é quente e as ruas não tem nome: elas são numeradas numa sequência nem sempre clara para os forasteiros
Na praça Pedro Ludovico Teixeira (antiga Praça Cívica), o Monumento às Três Raças faz uma homenagem aos construtores da cidade de Goiânia - índios, brancos e negros. A escultura de 300 quilos de bronze foi criada pela artista plástica Neusa Moraes em 1968 (Creative commons/Flickr/viajor)
Localizada a 211 km da capital nacional, Goiânia possui vários parques, muito agradáveis, com uma animada atmosfera social, com muitas famílias e jovens caminhando em seus arredores. Há, hoje, 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Entre um passeio e outro, não faltam opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes, a maioria instalada nos setores Bueno e Marista. 
Goiás é o ponto de partida ideal para explorar o interior goiano, visitando a cidade de Goiás, listada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e Pirenópolis. 
Centro de Convenções de Goiânia (Secretaria de Turismo de Goiânia)
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) (Creative commons/Flickr/viajor)
COMO CHEGAR EM GOIÂNIA, GO
Rodoviário — Saindo de Brasília, pegue a DF-075 até a BR-060. Siga por 108 km até Anápolis, já em Goiás, onde deverá sair pela BR-153 – continuação da BR-060 –, chegando à capital goiana. De ônibus, companhias como a Viação Goiânia (www.viacaogoiania.com.br) e a Viação Araguarina (www.araguarina.com.br) possuem várias saídas diárias ligando Goiânia à capital nacional (a viagem dura cerca de 3 horas). Para Pirenópolis, uma das opções é a Viação Goianésia (www.viacaogoianesia.com.br, 2h de estrada). A Nacional Expresso faz o trajeto São Paulo-Goiânia (16 horas de viagem). 
Aéreo — O Aeroporto Santa Genoveva recebe voos das principais capitais e fica próximo à BR-060, que dá acesso a Brasília, e à BR-153, que leva a Pirenópolis. Azul, Gol e Tam possuem voos diretos. 
Agradável cidade planejada, com avenidas largas e arborizadas, Goiânia é voltada para o turismo de negócios (Semtur)
Goiânia é uma cidade conhecida pela abundância de parques arborizados com lagos e pistas de caminhada (Creative commons/Flickr/Jean Carlos Faleiro)
ONDE FICAR EM GOIÂNIA, GO
Na classificação do GUIA QUATRO RODAS, alguns hotéis de Goiânia receberam o selo “Escolha do Guia”: Castro’s Park, Blue Tree Towers, Comfort Suites Flamboyant, Plaza Inn Executive e Santos Dumont. Lembre-se que o público corporativo lota os hotéis durante a semana. Eventos podem enchê-las ainda mais — a Exposição Agropecuária de Goiás, em maio, é uma deles. Em qualquer época, a temperatura fica em torno dos 22 graus. 
Construído em estilo art-déco, o relógio da Avenida Goiás é um dos ícones da capital goiana (Creative commons/Wikipedia/Adelano Lázaro)
COMIDA TÍPICA DE GOIÂNIA, GO
Cozinha Goiana Une ingredientes locais, sabores indígenas e a influência dos paulistas, que buscaram ouro em Goiás no século 18, para criar receitas típicas. O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições (cuidado ao consumi-lo, pois o fruto esconde espinhos abaixo da polpa). Outras receitas comuns: empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e quijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumandas), arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca. Onde comer: Chão Nativo I, Chão Nativo Bueno, Cabaça de Mel e Banana Menina. 
Paella do restaurante Companhia do Peixe (Ana Araujo)
FEIRA DA LUA EM GOIÂNIA, GO
Aos sábados, das 16h30 às 22h, a Praça Tamandaré é tomada pelas barracas da Feira da Lua, que reúne turistas e moradores em busca de roupas, calçados, acessórios e comidinhas (alguns vendedores aceitam cartão de débito). Pertinho dela fica a Praça do Sol, que recebe a Feira do Sol aos domingos, das 16h às 22h (os produtos são os mesmos da Feira da Lua, mas o movimento é muito menor). Há ainda, na Rua 67 (Setor Norte Ferroviário), a Feira Hippie, maior que as feiras do Centro mas com o mesmo tipo de barraquinhas. 
ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA, GO
Dentro do parque mais antigo da cidade, o Lago das Rosas (Horto Florestal), foi reaberto em 2012 após grande reforma. Há 154 espécies e mais de 500 animais – além de ver os bichos, você pode passear pela enorme área verde do lugar. 
PARQUE VACA BRAVA EM GOIÂNIA, GO
O mais famoso e bonito parque da cidade, com 80 000 m² de área, tem lago rodeado por pista de caminhadas e extensos gramados bem-cuidados, cheios de sombra, ideais para um piquenique. 
Detalhe do parque Vaca Brava, um dos mais famosos da cidade, no Setor Bueno (Creative commons/Flickr/viajor)
MERCADO CENTRAL DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 8h/18h 
Com 70 anos de história, o mais antigo mercado de Goiânia é também o mais disputado. Além de comprar produtos típicos da região, como queijos, cachaças, doces caseiros e pequi em conserva, muita gente experimenta o famoso empadão goiano nas barracas Rainha da Empada e Empada do Alberto, que existem desde a inauguração do Mercado. Nas manhãs de domingo, vale chegar cedo: a disputa por vagas no estacionamento é grande. 
MUSEU PEDRO LUDOVICO EM GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 3ª/6ª 9h/17h, sáb/dom 9h/15h 
Construído na década de 30, o belo casarão em estilo art decó foi por mais de quatro décadas a residência de Pedro Ludovico, que governou o estado entre 1930 e 1945 e de 1951 a 1954. Transformada em museu, a construção preserva um conjunto de 1 836 peças entre mobiliário, porcelanas, roupas e objetos pessoais, além de um arquivo de mais de mil fotografias. De segunda a sexta, o responsável pela visita guiada é Luiz Carlos Teixeira, neto de Ludovico. 
O Museu Goiano Zoroastro Artiaga abriga obras de artistas locais, mostras de paleontologia e sobre a história de Goiás (Divulgação)
Interior do Museu Goiano Zoroastro Artiaga (Divulgação)
BOSQUE DOS BURITIS DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 7h/20h 
Os visitantes encontram no meio da área verde o chamado Circuito das Águas. Trata-se de uma série de cascatas e poços naturais interligados, que atravessam o parque e terminam no belo Lago das Ilhas, habitado por algumas espécies de peixes e tartarugas. O Bosque é, ainda, endereço do Museu de Arte de Goiânia, que tem acervo recheado de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias assinadas por artistas regionais. 
O Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, é repleto de lagos artificiais e um alívio para o ar seco da cidade (Creative commons/Flickr/viajor)
Código do Município - 5208707 
Gentílico - Goianiense 
Prefeito 2017 / IRIS REZENDE MACHADO 
População estimada [2016] - 1.448.639 pessoas 
População no último censo [2010] - 1.302.001 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 1.776,74 
A cidade tinha uma população de 1.302.001 habitantes no último Censo. Isso coloca a cidade na posição 1 dentre 246 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do país, fica na posição 12 dentre 5570. 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 3,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 668.262 pessoas 
População ocupada [2015] - 46,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 728,841 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 76,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 89,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 48,6 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS 
História 
A história de Goiânia começa com as primeiras ideias de mudança da Capital em 1753, proposta pelo, então governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, que ambicionava transferir a capital de Vila Boa para a atual Pirenópolis. 
Em 1830, o Marechal de Campo Miguel Lino de Morais, segundo governador de Goiás Império, propôs a mudança da Capital para a região do Tocantins, próximo de Niquelândia. A Capital de Goiás, no início do século XIX, convivia com a estagnação econômica, provocada pelo término do ciclo do ouro na região. 
Outro governador da província de Goiás, José Vieira Couto de Magalhães, retoma o assunto em 1863, exposto em seu livro Primeira Viagem ao Rio Araguaia. “Temos decaído desde que a indústria do ouro desapareceu. Ora, a situação de Goiás era aurífera. Hoje, porém, está demonstrado que a criação do gado e agricultura valem mais do que quanta mina de ouro há. Continuar a capital aqui, é condenar-nos a morrer de inanição, assim como morreu a indústria que indicou a escolha deste lugar “. 
A discussão sobre a necessidade de mudança da capital prosseguiu. A constituição do Estado de 1891, inclusive sua reforma de 1898 e a de 1918, previa taxativamente a transferência da sede do governo, havendo disposto esta última em seu Artigo 5º: “A cidade de Goiás continuará a ser a capital do estado, enquanto outra coisa não liberar o Congresso”. Mas foi somente com o advento da revolução de 30, em 1933, que o interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira, tomou providências a respeito da edificação da cidade, tornando realidade um sonho que já durava 180 anos. 
O objetivo político Pedro Ludovico Teixeira seguiu em conformidade com a Marcha para o Oeste, movimento criado pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste incentivando as pessoas a migrarem para o centro do país, onde havia muitas terras desocupadas. A implantação de tal projeto só seria possível com a garantia de uma infraestrutura básica ligando o Centro-Oeste ao Sul do País. As medidas adotadas pelo interventor foram: a mudança da capital, construção de estradas internas e a reforma agrária. 
Criou-se, em 20 de dezembro de 1932, uma comissão encarregada de escolher o local no qual seria construída a nova capital. O relatório da comissão apontou um sítio nas proximidades do povoado de Campinas, local do atual bairro de Campinas, como lugar ideal para a edificação da futura capital. 
Em 6 de julho do ano seguinte, Pedro Ludovico baixou um decreto, encarregando o urbanista Atílio Correia Lima da elaboração do projeto da nova capital. Outro urbanista, Armando de Godói, formado na Suíça e na França de onde acabara de voltar, reformula o antigo projeto, inserindo o parcelamento do Setor Oeste e fortes mudanças no arruamento do Setor Sul. Em 1935, Armando assina o plano diretor da cidade. 
A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930, em pleno altiplano, onde se encontra atualmente o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. O local foi determinado pelo urbanista Atílio Correia Lima. 
Site: http://goiania.go.gov.br 
DDD: 62 
Estado: Goiás 
Distância de outras cidades: Brasília, 211 km, Campo Grande, 868 km, Belo Horizonte, 896 km, Palmas, 898 km, São Paulo, 914 km, Cuiabá, 936 km, Rio de Janeiro, 1314 km, Salvador, 1707 km
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE GOIÂNIA, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte / Fotos = IBGE / viagemeturismo.abril.com.br  / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Goiânia, GO / 

Comentários

  1. Parece un lugar interesante, pero claro de momento me conformo con verlo en tu blog. Está muy lejos para mi. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La ciudad es muy bonita y agradable de estar. La niña. Abrazos y todo de bueno para usted

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA - O elegante desenho urbano estabelecido sobre uma extensa rede de canais e ilhotas é repleto de edifícios barrocos, palácios extravagantes e igrejas luxuosas. Os óbvios destaques são o Museu Hermitage, um dos melhores do planeta em arte ocidental, o Palácio de Catarina e a Catedral de Pedro e Paulo, mas boa parte da diversão está em caminhar por suas agradáveis ruas e canais.

CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO PETERSBURGO", RÚSSIA - CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO 2018 DE FUTEBOL DA LIGA FIFA Palácio Mariinsky, sede da Assembleia Legislativa e Petersburgo, Rússia Fortaleza de São Pedro e São Paulo em São Petersburgo, Rússia Estação Chornaya Rechka em São Petersburgo, Rússia Quando ainda não era conhecido como O Grande, o jovem príncipe Pedro passava boa parte de seu tempo entre homens do povo, absorvendo ideias que vinham de terras distantes e despendendo tempo construindo barcos e criando estratégias militares com seus exércitos de brinquedo. Quando ele se tornou o czar de todas as Rússias, hábil general e o homem que tirou o país da era medieval, resolveu construir uma nova capital, moderna e com refinados ares europeus, num grande pântano no Báltico. Nascia São Petersburgo. Renomeada Petrogrado e posteriormente Leningrado, quando a perestroika de Mikhail Gorbachev acelerou a queda do comunismo o nome original retornaria aos mapas.  O Palácio de Catarina, co…

CONHEÇA A MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO, EM DUBAI - Com 201 metros de altura, terá capacidade para 1.400 passageiros em 48 cápsulas. Toda terá 9 mil toneladas de aço, o que é mais do que a Torre Eiffel e pesará mais do que o equivalente a oito Airbus A380s.

CONHEÇA A "MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO", DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS A maior roda gigante do mundo está sendo construída em Dubai, a Ain Dubai ('Ayn' é a decima sexta letra do alfabeto árabe, e é traduzida como 'olho'). O olho de Dubai com 201 metros irá superar os 165 metros do Singapore Flyer, atualmente a mais alta roda-gigante do mundo.  Com vistas panorâmicas sobre a costa de Dubai, incluindo o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e o Burj Khalifa, o projeto incluirá áreas de entretenimento, com uma variedade de lojas e restaurantes, um hotel de luxo cinco estrelas e edifícios residenciais privados.  A roda gigante faz parte do projeto Bluewaters Island e os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam atrair mais de 3 milhões de visitantes por ano.  O complexo de 1 bilhão será construído perto Jumeirah Beach Residence, ligado à beira mar por uma ponte de pedestres e ao continente por uma ponte de Sheikh Zayed Road, com um sistema de teleférico para o transp…

ALASKA, ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA - O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas e florestas

CONHEÇA O "ALASKA", USA,  E SAIBA O QUE TEM DE BOM SE PARA FAZER LÁ Conheça nosso roteiro para conhecer umas das regiões mais quentes no roteiro turismo americano - mesmo com as baixas temperaturas O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas, florestas: ao mesmo tempo que sua paisagem natural é uma das mais remotas e selvagens do planeta, ela é facilmente alcançada por voos abundantes, cruzeiros confortáveis com múltiplos roteiros que transitam pela costa (maior do que a do resto dos EUA inteiro somada) e a Alaska Highway, uma rodovia ampla e moderna que percorre mais de 2 mil quilômetros. E não, não é tão gelado quando a gente imagina: no verão, o termômetro pode bater até 30 graus.  COMO CHEGAR NO ALASKA Com a American Airline…

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Inspirada nas cidades de Paris e Washington, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, Belo Horizonte foi planejada a partir de uma nova concepção estética urbana

CONHEÇA A CIDADE DE "BELO HORIZONTE", CAPITAL DAS MINAS GERAIS, BRASIL
MINEIRÃO E MINEIRINHO NA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, MG SEJA BEM VINDO A CAPITAL DA MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A BELO HORIZONTE. A CIDADE JARDIM imagem - Paulo Yuji Takarada ROTEIRO IDEAL PARA UM FIM DE SEMANA EM BELO HORIZONTE, MG Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que mal se instalou na Praça da Liberdade e já recebeu o prêmio de Novidade do Ano no GUIA QUATRO RODAS Brasil. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais (Acervo Setur-MG) A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos…

CURITIBA, PARANÁ - Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba se comparada à maioria das outras capitais do Brasil. É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos

CONHEÇA A CIDADE DE "CURITIBA", PARANÁ, BRASIL Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.  Cadeia de Montanhas da Serra do Mar vista do centro de Curitiba (Wikipédia) ROTEIRO PARA 48 HORAS EM CURITIBA COM MUSEUS, PARQUES E RESTAURANTES Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba (PR), se comparada à maioria das outras capitais do Brasil.  É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos.  Iluminação cênica do Paço da Liberdade em Curitiba, PR (Orlando Kissner/SMCS) No charme das construções e na gastronomia, o visitante sente a forte influência cultural da imigração europeia –…

JAÍBA, MINAS GERAIS - Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba tem um grande e ainda pouco explorado potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar

CONHEÇA A CIDADE DE "JAÍBA", MINAS GERAIS, BRASIL Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba localiza-se no norte do Estado de Minas Gerais, a 629 km da capital Belo Horizonte e a 207 km de Montes Claros, maior cidade da região. Jaíba está numa região de clima quente, relevo predominantemente plano e um grande e ainda pouco explorado seu potencial energia solar.  A região de Jaíba possui destaque em termos de seu potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar, segundo o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012). É, ainda, uma das melhores regiões do país neste quesito. (Jaíba Solar)   Sada Bioenergética em Jaíba, MG (Igreja Assembléia de Deus) Rua central de Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Ribeirão em Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Estação de Bombeamento do projeto Jaíba em Jaíba, MG (prefeitura Municipal) Hospital 2 irmãos na cidade de Jaíba, MG (Eric Micael) Entorno da cidade de Jaíba, MG (Prefeitura Munici…

NOVA ZELÂNDIA, OCEANIA - Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto

CONHEÇA A "NOVA ZELÂNDIA", OCEANIA

Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas (como as da Península de Coromandel) tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Mas os seus principais trunfos escondem-se no interior: vulcões ativos, gêiseres, lagos multicoloridos e outras formações geológicas inusitadas formam cenários que parecem de outro mundo (não à toa, alguns deles, como o Monte Tongariro, serviram de pano de fundo para a trilogia O Senhor dos Anéis).  Rebanho de ovelhas na Nova Zelândia (Stockbyte) Geiser pohotu, em Rotorua (Thinkstock) Arte maori, do povo indígena neozelandês (Thinkstock) Já na esparsamente povoada Ilha Sul, u…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL - Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás)

CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPO GRANDE", MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Vista parcial da cidade de Campo Grande, MS (Wikipédia) Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás). A temática pantaneira está presente nas pinturas que decoram alguns prédios e na gastronomia. Imigrantes paraguaios, bolivianos e japoneses também deixaram sua marca. O fuso horário marca uma hora a menos em relação a Brasília.  Polo de turismo de negócios, campo Grande surpreende por ser planejada, com trânsito organizado, muitas áreas verdes e vida social agitada (Tiago Moser) TREM DO PANTANAL Apesar do nome, o passeio entre Campo Grande (saídas aos sábados às 8h) e Miranda (chegada às 18h) não chega a explorar as paisagens típicas do Pantanal. A parada em Aquidauana está reservada para o almoço e, em Taunay e Piraputanga, há venda de artesanato. O trecho de volta, entre Miranda e C…

SILVEIRÂNIA, MINAS GERAIS - Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.

CONHEÇA A CIDADE DE "SILVEIRÂNIA", MINAS GERAIS, BRASIL Conheça a história do pico mais alto da região, que faz parte da derivação da Serra da Mantiqueira e se destaca como acidente natural, contribuindo para composição de embelezamento de uma região que já é linda por natureza...  Vista do alto da Serra dos Caramonas, Silveirânia oferece um aspecto deveras pitoresco e deslumbrante, impressionando-nos como se fosse um bando branco de pombas, pousado sobre tapete verdejante da relva, tal a disposição simétrica do casario que margina o lado esquerdo do ribeirão S. Manuel.  Rodovia de acesso à cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Pico do João Felix em Silveirânia, MG (Roberto Mosqueiro) Silveirânia, MG  encravada nas Montanhas de Minas (Prefeitura Municipal) Entorno da cidade de Silveirânia, MG (Prefeitura Municipal) Campo de Futebol e Silveirânia, MG (Antrbns) Casa paroquial da cidade de Silveirânia, MG (Jeani Goulart) Escola Estadual da cidade de Silveirânia, MG (Antrbns) Entor…