Pular para o conteúdo principal

GOIÂNIA, GOIÁS - Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente




CONHEÇA A CIDADE DE "GOIÂNIA", GOIÁS, BRASIL
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e recebe eventos o ano todo (Creative commons/Flickr/Circuito Fora do Eixo)
Muito procurada pelo público corporativo, Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de “setores”). É uma cidade planejada, erguida nos anos 1930 – o que explica o grande número de edifícios art déco no Centro. Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente – muitas delas são circulares ou semicirculares, o que tira a lógica dos quarteirões. Nem mesmo os moradores conhecem todas as vias pelos números: o melhor a fazer ao pedir informações é dizer o nome do local que você quer visitar ou procure as placas da Praça Cívica – que dá acesso a todos os bairros. 
O clima de Goiânia é quente e as ruas não tem nome: elas são numeradas numa sequência nem sempre clara para os forasteiros
Na praça Pedro Ludovico Teixeira (antiga Praça Cívica), o Monumento às Três Raças faz uma homenagem aos construtores da cidade de Goiânia - índios, brancos e negros. A escultura de 300 quilos de bronze foi criada pela artista plástica Neusa Moraes em 1968 (Creative commons/Flickr/viajor)
Localizada a 211 km da capital nacional, Goiânia possui vários parques, muito agradáveis, com uma animada atmosfera social, com muitas famílias e jovens caminhando em seus arredores. Há, hoje, 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Entre um passeio e outro, não faltam opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes, a maioria instalada nos setores Bueno e Marista. 
Goiás é o ponto de partida ideal para explorar o interior goiano, visitando a cidade de Goiás, listada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e Pirenópolis. 
Centro de Convenções de Goiânia (Secretaria de Turismo de Goiânia)
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) (Creative commons/Flickr/viajor)
COMO CHEGAR EM GOIÂNIA, GO
Rodoviário — Saindo de Brasília, pegue a DF-075 até a BR-060. Siga por 108 km até Anápolis, já em Goiás, onde deverá sair pela BR-153 – continuação da BR-060 –, chegando à capital goiana. De ônibus, companhias como a Viação Goiânia (www.viacaogoiania.com.br) e a Viação Araguarina (www.araguarina.com.br) possuem várias saídas diárias ligando Goiânia à capital nacional (a viagem dura cerca de 3 horas). Para Pirenópolis, uma das opções é a Viação Goianésia (www.viacaogoianesia.com.br, 2h de estrada). A Nacional Expresso faz o trajeto São Paulo-Goiânia (16 horas de viagem). 
Aéreo — O Aeroporto Santa Genoveva recebe voos das principais capitais e fica próximo à BR-060, que dá acesso a Brasília, e à BR-153, que leva a Pirenópolis. Azul, Gol e Tam possuem voos diretos. 
Agradável cidade planejada, com avenidas largas e arborizadas, Goiânia é voltada para o turismo de negócios (Semtur)
Goiânia é uma cidade conhecida pela abundância de parques arborizados com lagos e pistas de caminhada (Creative commons/Flickr/Jean Carlos Faleiro)
ONDE FICAR EM GOIÂNIA, GO
Na classificação do GUIA QUATRO RODAS, alguns hotéis de Goiânia receberam o selo “Escolha do Guia”: Castro’s Park, Blue Tree Towers, Comfort Suites Flamboyant, Plaza Inn Executive e Santos Dumont. Lembre-se que o público corporativo lota os hotéis durante a semana. Eventos podem enchê-las ainda mais — a Exposição Agropecuária de Goiás, em maio, é uma deles. Em qualquer época, a temperatura fica em torno dos 22 graus. 
Construído em estilo art-déco, o relógio da Avenida Goiás é um dos ícones da capital goiana (Creative commons/Wikipedia/Adelano Lázaro)
COMIDA TÍPICA DE GOIÂNIA, GO
Cozinha Goiana Une ingredientes locais, sabores indígenas e a influência dos paulistas, que buscaram ouro em Goiás no século 18, para criar receitas típicas. O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições (cuidado ao consumi-lo, pois o fruto esconde espinhos abaixo da polpa). Outras receitas comuns: empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e quijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumandas), arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca. Onde comer: Chão Nativo I, Chão Nativo Bueno, Cabaça de Mel e Banana Menina. 
Paella do restaurante Companhia do Peixe (Ana Araujo)
FEIRA DA LUA EM GOIÂNIA, GO
Aos sábados, das 16h30 às 22h, a Praça Tamandaré é tomada pelas barracas da Feira da Lua, que reúne turistas e moradores em busca de roupas, calçados, acessórios e comidinhas (alguns vendedores aceitam cartão de débito). Pertinho dela fica a Praça do Sol, que recebe a Feira do Sol aos domingos, das 16h às 22h (os produtos são os mesmos da Feira da Lua, mas o movimento é muito menor). Há ainda, na Rua 67 (Setor Norte Ferroviário), a Feira Hippie, maior que as feiras do Centro mas com o mesmo tipo de barraquinhas. 
ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA, GO
Dentro do parque mais antigo da cidade, o Lago das Rosas (Horto Florestal), foi reaberto em 2012 após grande reforma. Há 154 espécies e mais de 500 animais – além de ver os bichos, você pode passear pela enorme área verde do lugar. 
PARQUE VACA BRAVA EM GOIÂNIA, GO
O mais famoso e bonito parque da cidade, com 80 000 m² de área, tem lago rodeado por pista de caminhadas e extensos gramados bem-cuidados, cheios de sombra, ideais para um piquenique. 
Detalhe do parque Vaca Brava, um dos mais famosos da cidade, no Setor Bueno (Creative commons/Flickr/viajor)
MERCADO CENTRAL DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 8h/18h 
Com 70 anos de história, o mais antigo mercado de Goiânia é também o mais disputado. Além de comprar produtos típicos da região, como queijos, cachaças, doces caseiros e pequi em conserva, muita gente experimenta o famoso empadão goiano nas barracas Rainha da Empada e Empada do Alberto, que existem desde a inauguração do Mercado. Nas manhãs de domingo, vale chegar cedo: a disputa por vagas no estacionamento é grande. 
MUSEU PEDRO LUDOVICO EM GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 3ª/6ª 9h/17h, sáb/dom 9h/15h 
Construído na década de 30, o belo casarão em estilo art decó foi por mais de quatro décadas a residência de Pedro Ludovico, que governou o estado entre 1930 e 1945 e de 1951 a 1954. Transformada em museu, a construção preserva um conjunto de 1 836 peças entre mobiliário, porcelanas, roupas e objetos pessoais, além de um arquivo de mais de mil fotografias. De segunda a sexta, o responsável pela visita guiada é Luiz Carlos Teixeira, neto de Ludovico. 
O Museu Goiano Zoroastro Artiaga abriga obras de artistas locais, mostras de paleontologia e sobre a história de Goiás (Divulgação)
Interior do Museu Goiano Zoroastro Artiaga (Divulgação)
BOSQUE DOS BURITIS DE GOIÂNIA, GO
Horário de funcionamento - 7h/20h 
Os visitantes encontram no meio da área verde o chamado Circuito das Águas. Trata-se de uma série de cascatas e poços naturais interligados, que atravessam o parque e terminam no belo Lago das Ilhas, habitado por algumas espécies de peixes e tartarugas. O Bosque é, ainda, endereço do Museu de Arte de Goiânia, que tem acervo recheado de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias assinadas por artistas regionais. 
O Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, é repleto de lagos artificiais e um alívio para o ar seco da cidade (Creative commons/Flickr/viajor)
Código do Município - 5208707 
Gentílico - Goianiense 
Prefeito 2017 / IRIS REZENDE MACHADO 
População estimada [2016] - 1.448.639 pessoas 
População no último censo [2010] - 1.302.001 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 1.776,74 
A cidade tinha uma população de 1.302.001 habitantes no último Censo. Isso coloca a cidade na posição 1 dentre 246 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do país, fica na posição 12 dentre 5570. 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 3,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2015] - 668.262 pessoas 
População ocupada [2015] - 46,7 % 
Área da unidade territorial [2016] - 728,841 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 76,1 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 89,3 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 48,6 % 
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS 
História 
A história de Goiânia começa com as primeiras ideias de mudança da Capital em 1753, proposta pelo, então governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, que ambicionava transferir a capital de Vila Boa para a atual Pirenópolis. 
Em 1830, o Marechal de Campo Miguel Lino de Morais, segundo governador de Goiás Império, propôs a mudança da Capital para a região do Tocantins, próximo de Niquelândia. A Capital de Goiás, no início do século XIX, convivia com a estagnação econômica, provocada pelo término do ciclo do ouro na região. 
Outro governador da província de Goiás, José Vieira Couto de Magalhães, retoma o assunto em 1863, exposto em seu livro Primeira Viagem ao Rio Araguaia. “Temos decaído desde que a indústria do ouro desapareceu. Ora, a situação de Goiás era aurífera. Hoje, porém, está demonstrado que a criação do gado e agricultura valem mais do que quanta mina de ouro há. Continuar a capital aqui, é condenar-nos a morrer de inanição, assim como morreu a indústria que indicou a escolha deste lugar “. 
A discussão sobre a necessidade de mudança da capital prosseguiu. A constituição do Estado de 1891, inclusive sua reforma de 1898 e a de 1918, previa taxativamente a transferência da sede do governo, havendo disposto esta última em seu Artigo 5º: “A cidade de Goiás continuará a ser a capital do estado, enquanto outra coisa não liberar o Congresso”. Mas foi somente com o advento da revolução de 30, em 1933, que o interventor Federal, Pedro Ludovico Teixeira, tomou providências a respeito da edificação da cidade, tornando realidade um sonho que já durava 180 anos. 
O objetivo político Pedro Ludovico Teixeira seguiu em conformidade com a Marcha para o Oeste, movimento criado pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste incentivando as pessoas a migrarem para o centro do país, onde havia muitas terras desocupadas. A implantação de tal projeto só seria possível com a garantia de uma infraestrutura básica ligando o Centro-Oeste ao Sul do País. As medidas adotadas pelo interventor foram: a mudança da capital, construção de estradas internas e a reforma agrária. 
Criou-se, em 20 de dezembro de 1932, uma comissão encarregada de escolher o local no qual seria construída a nova capital. O relatório da comissão apontou um sítio nas proximidades do povoado de Campinas, local do atual bairro de Campinas, como lugar ideal para a edificação da futura capital. 
Em 6 de julho do ano seguinte, Pedro Ludovico baixou um decreto, encarregando o urbanista Atílio Correia Lima da elaboração do projeto da nova capital. Outro urbanista, Armando de Godói, formado na Suíça e na França de onde acabara de voltar, reformula o antigo projeto, inserindo o parcelamento do Setor Oeste e fortes mudanças no arruamento do Setor Sul. Em 1935, Armando assina o plano diretor da cidade. 
A pedra fundamental da cidade de Goiânia foi lançada em 24 de outubro de 1933 por Pedro Ludovico Teixeira, como homenagem aos 3 anos do início da Revolução de 1930, em pleno altiplano, onde se encontra atualmente o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. O local foi determinado pelo urbanista Atílio Correia Lima. 
Site: http://goiania.go.gov.br 
DDD: 62 
Estado: Goiás 
Distância de outras cidades: Brasília, 211 km, Campo Grande, 868 km, Belo Horizonte, 896 km, Palmas, 898 km, São Paulo, 914 km, Cuiabá, 936 km, Rio de Janeiro, 1314 km, Salvador, 1707 km
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE GOIÂNIA, GOIÁS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte / Fotos = IBGE / viagemeturismo.abril.com.br  / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Goiânia, GO / 

Comentários

  1. Parece un lugar interesante, pero claro de momento me conformo con verlo en tu blog. Está muy lejos para mi. Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. La ciudad es muy bonita y agradable de estar. La niña. Abrazos y todo de bueno para usted

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

PORTO COVO, LISBOA, PORTUGAL - Uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, tem um ar vintage, uma combinação de sonho de casas brancas + enseadas de águas transparentes + bons restaurantes

AO SUL DE LISBOA, PORTO COVO É O MELHOR DO VERÃO EM PORTUGAL A rua principal da vila: (acima) pouco mais de mil habitantes (Bruno Barata/Reprodução) A pracinha da cidade, (abaicxo) com barracas de tererê: passeio à moda antiga (Bruno Barata/Reprodução) A Costa Vicentina é um dos segredos mais bem guardados de Portugal: um trecho de cerca de 100 quilômetros de parque natural que margeia o Atlântico de norte a sul unindo os mais bonitos trechos de litoral entre o Alentejo e o Algarve.  Uma região onde os campos de oliveiras chegam quase ao mar, as dunas desenham lindas paisagens e o mar molda baías ora pequeninas, ora extensas, sempre de areias fininhas e águas transparentes.  Casinha típica de Porto Covo: fachada branca e portas e janelas coloridas (Bruno Barata/Reprodução) A Ilha do Pessegueiro, ao sul da vila: inspiração de música (Bruno Barata/Reprodução) Porto Covo, uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, é a primeira parada na região para quem vem de Lisboa (são cerca…

GIETHOORN, HOLANDA - Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. E as melhores - e únicas - formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.

CONHEÇA "GIETHOORN" A CIDADE HOLANDESA QUE NÃO TEM RUAS Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. É dessa forma que se define Giethoorn, um vilarejo na Holanda. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. A melhor parte é que ao se aproximar de Giethoorn, é preciso procurar um lugar para estacionar o seu carro. Você não precisará dele para explorar essa deliciosa cidade. É que lá os automóveis são proibidos de circular e as melhores – e únicas – formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.  Localizada no leste da Holanda, Giethoorn (pronuncia-se “Rit-rôrn”, com ênfase nos “r”) foi fundada por refugiados no século XIII. Seus poucos habitantes viveram dias tranquilos até 1958, quando o cineasta Bert Haanstra utilizou o vilarejo como cenário para o filme Fanfare. Com o sucesso da produção cinematográfica, a cidade entrou na mira de turistas do mundo inteiro.  A CIDADE S…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

BRELA, CROÁCIA - Uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.

CONHEÇA "BRELA", CROÁCIA, O VERDADEIRO PARAÍSO A melhor parte de praticar Parasailing é ver as praias de cima Quem estiver cansado de ficar apenas tomando sol ou dentro da água, existem diversas opções de entretenimento O verão europeu está no auge e com ele as suas praias são invadidas pelos turistas. Ultimamente, a Croácia tem entrado com mais frequência na lista das pessoas que vão ao velho continente. Por que será? A beleza exótica do país é de deixar qualquer um de boca aberta. Porém, muitos esquecem que existem lugares até mais bonitos que as tradicionais praias da Ilha de Hvar.  O RoadTrio escolheu desfrutar de Brela, uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.  As praias de Brela são rodeadas de rochas, montanhas e muita vegetação (Foto: …

ARAÇAÍ, MINAS GERAIS - No circuito turístico Guimarães Rosa, com paisagens belíssimas, muita tranqüilidade, povo hospitaleiro e acolhedor e com o melhor carnaval da região

CONHEÇA A CIDADE DE "ARAÇAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL Muito tranquila. Perto de uma das maiores grutas do Brasil - A Maquiné - em Cordisburgo - 12 Km de distancia. Vale a pena conferir. Em Araçaí também tem uma lagoa muito bonita com área de lazer com churrasqueiras e duchas, um ótimo lugar para passar o dia com a família.  Por: Fabrício  TRÊS GERAÇÕES EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)
MONUMENTO DENTRO DA FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) ESCOLA MUNICIPAL DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FINAL DE RUA COM PAISAGEM AO FUNDO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) PRAÇA CENTRAL DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)

CASTELOS ABANDONADOS PELO MUNDO - Conheça fortalezas esquecidas, belíssimos castelos, outrora habitados por reis e príncipes, hoje estão abandonados ao redor do mundo

CONHEÇA OS CASTELOS QUE JÁ FORAM HABITADOS POR REIS E HOJE ESTÃO ABANDONADOS PELO MUNDO CASTELO DE DUNNOTTAR, PERTO DE STONEHAVEN, ABERDEEMSHIRE, ESCÓCIA  Em cima de uma rocha no Mar do Norte, o Castelo de Dunnottar é mais conhecido como o lugar em que eram escondidas as joias da coroa escocesa – A honras de Escócia -, quando Oliver Cromwell invadiu o país em 1650. O lugar foi construído no século XIV  CASTELO DUNLUCE, CONDADO DE ANTRIM, IRLANDA DO NORTE  O castelo foi construído sobre uma rocha de basalto no distante norte da Irlanda, ainda no século VXIII. Mas hoje só restam as ruínas do que foi erguido no século XVI. Dunluce foi o lar de Earl de Antrim até ele ser derrotado por apoiar o rei Católico Jaimes II contra o Protestante William III, na batalha de Boyne, em 1690. Depois disso, o castelo foi se transformando em ruínas. O lugar é cercado por pedras íngremes por todos os lados e só pode ser alcançado por uma ponte. No século XVIII, uma das paredes da ala norte caiu no mar, mas …

CELEBRATION, ORLANDO, USA - Conheça Celebration, em Orlando, a cidade perfeitinha criada pela Disney.

UM PASSEIO POR CELEBRATION, A CIDADE CINEMATOGRÁFICA CRIADA PELA DISNEY O QUE É CELEBRATION, EM ORLANDO?  Walt Disney tinha o sonho de construir uma cidade-modelo futurista chamada EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow). Depois de sua morte, a ideia acabou virando o parque temático. Mais tarde, o projeto foi tirado do papel em forma de Celebration, mas bem diferente do que tinha sido pensado pelo Walt: virou um agrupamento urbano perfeitinho que mistura estilos arquitetônicos (vitoriano, colonial, clássico) comuns no norte dos Estados Unidos (até o paisagismo foi pensado com esse fim – ali não tem as palmeiras típicas da Flórida, e sim carvalhos e pinheiros), inaugurado em 1994.  Casas bonitonas são organizadas ao redor de um centrinho compacto com um lago, entre calçadas arborizadas e plataformas e caminhos que correm entre os pântanos (onde por vezes você vê um jacaré tomando sol). Cerca de 9 mil pessoas vivem ali hoje – uma das casas pertence a ninguém menos que Silvi…

POÇOS DE CALDAS, MG - ROTEIRO DE 48 HORAS PELAS ATRAÇÕES DA CIDADE - Dois dias com banhos termais, passeios bucólicos, parque de diversões, cafés e tempo para pensar na vida em Poços de Caldas, estância do sudoeste mineiro

POÇOS DE CALDAS, MINAS GERAIS - UM ROTEIRO DE 48 HORAS PELAS ATRAÇÕES DA CIDADE As fontes de águas termais foram descobertas no século 18, mas, assim como várias estâncias hidrominerais, Poços de Caldas, em Minas Gerais, teve seu primeiro e consistente crescimento turístico durante a primeira metade do século 20 com a dupla fontes de águas termais e cassino.  Construídas com colunas e mais colunas romanas, além de chamativos vitrais, as Thermas Antônio Carlos e seu vizinho, o Hotel Palace, recebiam a high-society da época, incluído aí o presidente Getúlio Vargas que dispunha de uma suíte no hotel.  Gente que se dispunha a viajar 480 km entre a então capital federal, Rio de Janeiro, e o destino do sudoeste mineiro. Mas a maior parte vinha mesmo de São Paulo, a 275 km e de Campinas, a 165 km.  Com a proibição do jogo, em 1946, Poços teve que se reinventar. Saem de cena os aristocratas, entram os pombinhos apaixonados.  O cenário era perfeito para uma temporada romântica: o clima ameno d…