OLHANDO DA JANELA DO TREM: ANHANGUERA / GOIÁS / BRAZIL (0246 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.160 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ANHANGUERA / GOIÁS / BRAZIL (0246 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.160 PESSOAS (IBGE 2020)




Gente que adora os prazeres de morar em um lugar onde vizinhos são amigos e a padaria está há alguns passos de casa. 
Trânsito engarrafado, trabalho intenso, celular que não para de tocar: esta é a realidade da maior parte dos habitantes das grandes cidades brasileiras hoje.


E, como não há paz interior que sobreviva aos percalços e imprevistos do dia a dia, acabamos estressados e irritados. Se você está pensando que não seria nada mal ter um lugar para onde fugir quando tudo e todos te tirarem do sério, este lugar é Anhanguera, no estado de Goiás. 
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
Conhecida pela tranquilidade, Anhanguera, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com pouco mais de (pasme!) mil habitantes. Gente que adora os prazeres de morar em um lugar onde vizinhos são amigos e a padaria está há alguns passos de casa.
Alguns passos mesmo! Afinal, a área total de Anhanguera é de 44 km², tornando-o o menor município do Estado de Goiás (tanto em população, quanto em área), e colocando o município entre os menores do Brasil. (Serra da Saudade em Minas Gerais eh o Menor município do Brasil com 842 habitantes)
PRAÇA NA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
Quem tem filhos pode deixar que os pequenos se divirtam nas praças, uma delas recém reformada, e quadras onde podem andar praticar esportes ou andar sem medo de bicicleta, patins ou skate. “Anhanguera um município tranquilo com uma particularidade interessante: criminalidade zero.
Isso torna a cidade uma ótima opção para as crianças, principalmente as que vem de grandes centros, onde geralmente ficam presas a uma rotina ‘de casa para a escola e da escola para casa’. Aqui elas podem ficar mais livres”, afirma o Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Lucas Guimarães. 
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Glauco Henrique Chaves)
PRAÇA NA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
Situada às margens do Rio Paranaíba e quase não tocada pela poluição, Anhanguera é também um excelente destino para quem busca um contato mais íntimo com o meio ambiente. Há vários lugares onde é possível praticar esportes ao ar livre, como slackline e trilhas, e no Clube Municipal há espaço para camping.
O município conta ainda com ótimas sorveterias, estádio, clube municipal e um resort, com estrutura reformada recentemente para melhor receber os visitantes. 
CLUBE EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
Segundo o Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Anhanguera vem se estruturando para receber ainda melhor os turistas, criando inclusive um calendário de eventos locais. “Eu e minha equipe estamos nos reunindo todos os dias para traçar o cronograma da Semana Santa, que é um período muito movimentado por aqui, com festas e comemorações. Estamos terminando um projeto para ver se conseguimos uma emenda para resgatar a Festa de Peão, que não acontece há 6 anos, e era muito boa.
O Arraiá da Prefeitura, evento criado nesta gestão pela nossa secretaria, acontecerá em junho e promete manter a animação dos anos anteriores. E, claro, manteremos nossas festas mais tradicionais: o aniversário da cidade, em novembro, e o Réveillon, que sempre reúne gente de toda região”, conta. 
Conheça Anhanguera! Eu conheço e vale muito a pena. 
Por: Isabella Peixoto. (uaimeu.com.br)
ORLA DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
CONSTRUÇÕES NA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Igor Rezende)
CANOA NA ORLA DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
Anhanguera, o menor município goiano em dimensão territorial, está junto à Barragem da Emborcação de Furnas formada pelo represamento das águas do rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. De rara beleza, o lago constitui hoje a forte atração turística do município. Junto à margem existe uma área de camping apreciada pelos que gostam de curtir a vida.
A praça Araguari, junto ao lago, com um vão de 50 metros avançados sobre as águas, constitui numa atração a parte. 
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
PRAÇA DA MATRIZ EM ANHANGUERA, GO (Glauco Henrique Chaves)
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANHANGUERA, GO

FÓRUM DE JUSTIÇA DA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Glauco Henrique Chaves)
LAGO DA REPRESA EM ANHANGUERA, GO (Glauco Henrique Chaves)
IGREJA NO ALTO DA SERRA EM ANHANGUERA, GO (Glauco Henrique Chaves)
RUA DA CIDADE DE ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
LAGO EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
LAGO EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
PRAÇA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
PRAÇA EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM ANHANGUERA, GO (Prefeitura Municipal)
População estimada 2016 (1) - 1.115 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 56,950 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 17,91 
Código do Município 5201207 
Gentílico - anhanguerino 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ANHANGUERA, GO 
O nome de origem indígena significa Corajoso ou Valente, que era a denominação que os indígenas dava aos Bandeirantes que penetravam pelo estado de Goiás sem temê-los.

Gentílico: anhanguerino 
HISTÓRICO DA CIDADE DE ANHANGUERA, GO 
Anhanguera 
Goiás-GO 
A região onde hoje se localiza o município de Anhanguera, pertenceu a Sesmaria de Campo Limpo, atual cidade de Goiandira. A região era uma pequena Extensão de terras adquiridas pelo Coronel Onofre Ferreira da Sesmaria de Campo Limpo, a gleba de terras passou a ser conhecida como Fazenda Santa Rosa .
As terras da Sesmaria de Campo Limpo, adquiridas por Onofre Ferreira, viriam a ser, onde se formaria a atual cidade de Anhanguera, a partir de 1930, sob a influência da estrada de ferro na região a partir de 1913 . A história do Sudeste Goiano, a partir do início do século XX, é a história da estrada de ferro em Goiás. Grande parte de suas cidades originou-se de antigas estações ferroviárias (Estevam, 1998). A região onde hoje se localiza o município de Anhanguera - GO foi a primeira a ser servida pela Estrada de Ferro Goiás.


A Estrada de Ferro Goiás, contava com duas estações, a Estação Engenheiro Bethout às margens do rio Paranaíba em Minas Gerais no quilômetro 53 e a Estação Anhanguera às margens do ribeirão Pirapitinga no quilômetro 54 . Na região além de Anhanguera formou-se as Margens do rio Paranaíba no estado de Minas Gerais, um povoado em torno da Estação Engenheiro Bethout . O povoado foi formado por turmeiros, comerciantes sírios e libaneses, que vieram para a região comercializar através da estrada de ferro . Havendo assim um comércio intermediário no povoado. A Estação Anhanguera estava localizada às margens do ribeirão Pirapitinga na Fazenda Santa Rosa do Coronel Onofre Ferreira.


A formação de um núcleo populacional em torno da Estação a partir de 1913, não foi possível devido à resistência de Onofre Ferreira em permitir ocupação populacional em suas terras. Anhanguera até final da década de 1950 recebeu comboios de carro-de-bois; eles vinham até a Estação Anhanguera, trazer e buscar mercadorias. Podemos analisar a presença do carro-de-bois, como um jogo de relação, onde um serviria aos propósitos de expansão do outro. Pois havia ainda nesse período um vasto território que não era alcançado pela ferrovia e o carro- de - bois fazia todo esse caminho.
O meio de transporte trazia até a Estação de Anhanguera, toda a produção proveniente da região de Corumbaíba e de outras regiões como, Caldas Novas, Marzagão, Clube Azul e Buriti Alegre. A Igreja Nossa Senhora Aparecida, foi uma das primeiras construções realizadas na cidade, ela ficava próxima a Casa de comércio Godoy, que se localizava próximo a Serra. Com a abertura das terras para formação de um núcleo populacional, Anhanguera cresce aos fundos da Igreja . Na década de 1990, é realizada uma reforma na Igreja Nossa Senhora Aparecida e nesse processo e mudada a direção da porta mesma.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ANHANGUERA, GOIÁS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ANHANGUERA, GOIÁS
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Anhanguera, GO / Wikipédia / uaimeu.com.br


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
NO LABIRINTO
Estava num local que parecia um labirinto. Só que era todo coberto com laje, sempre com um cômodo atrás do outro e duas saídas em direções diferentes. Estava eu e mais duas pessoas num destes cômodos. A gente fazia alongamento. Nisto um saiu e foi para outro cômodo. Quando foi chegando ao outro cômodo, ele caiu desmaiado, fomos até ele e o vimos deitado no chão. Lendo uma revista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível