OLHANDO DA JANELA DO TREM: NOSSA SENHORA APARECIDA DE CÓRREGOS / CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO / MINAS GERAIS / BRAZIL - POPULAÇÃO: 450 PESSOAS (ESTIMATIVA IBGE)

Translate

Pesquise o que procura aqui

NOSSA SENHORA APARECIDA DE CÓRREGOS / CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO / MINAS GERAIS / BRAZIL - POPULAÇÃO: 450 PESSOAS (ESTIMATIVA IBGE)




Pequeno distrito com construções modestas e grandes belezas naturais. Fundado por bandeirantes em 1702
O povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos é considerado o mais antigo do município de Conceição do Mato dentro a 170 km de Belo Horizonte. Fundado por bandeirantes em 1702, foi núcleo ativo de mineração, tendo seus primeiros habitantes explorado com sucesso, nos cursos de água locais, tanto o ouro como o diamante, anos mais tarde.


Com 432 habitantes (Censo 2010/IBGE), o lugarejo tem experimentado um crescente fluxo de turistas, pois é parte integrante da Estrada Real, projeto do governo de Minas Gerais. A economia é baseada na agropecuária, artesanato, culinária (cachaça, geleia, polpa de frutas, farinha). Apresenta como áreas de lazer o rio Santo Antônio e as festas religiosas com a banda de música de Córregos. (Conhecaminas.com)
Pequeno distrito com construções modestas e grandes belezas naturais. Fundado por bandeirantes em 1702, é considerado um dos distritos mais antigos de Conceição. Chamado originalmente de povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, o distrito foi grande palco da mineração e apresenta ainda hoje os chamados cânions artificiais, gerados pelas técnicas de mineração que faziam sulcos no solo. (Corregosmg.blogspot.com.br)
Córregos está assentado sobre um vale no qual estão dispostas casas tipicamente coloniais e bem antigas. Conserva hábitos tradicionais, dentre os quais destacam-se festas religiosas, sedo as principais: Festa do divino, , Festa de Nossa senhora do Rosário e Festa da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. (Corregosmg.blogspot.com.br / Leandro Durães)
O distrito está dentro da Estrada Real e vem recebendo cada vez mais turistas. A economia é baseada na agropecuária, culinária, artesanato e turismo, tendo como uma das opções de lazer o rio , onde a população e os turistas se banham. Dentre as manifestações culturais, além das festas religiosas o distrito também conta com a banda de música local que se apresenta durante as festividades (Corregosmg.blogspot.com.br) 
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DE CÓRREGOS, CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, MG 
Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 1985, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida encontra-se no centro do distrito de Córregos. Nada se sabe sobre a época da sua construção, projeto e autoria da obra. Os registros mais antigos datam de 1745. No entanto, na fachada estão gravadas as datas de 1872 e 1956, referentes às reformas com acréscimos no templo.


Em 1823, a igreja ainda era citada como capela da freguesia de Conceição. 
A edificação conserva ainda um muro de pedras que delimita o espaço do adro. A estrutura é autônoma de madeira e com vedações em adobe. Compõe-se de nave com coro, capela-mor, corredores laterais e sacristias, e apresenta fachada chanfrada com torre central. (Prefeitura Municipal / Leandro Durães)
Os chanfros apresentam janela rasgada no nível do coro e óculo na parte superior, sobre a porta principal almofadada. As janelas em madeira apresentam vergas alteadas. As sacristias são continuações dos corredores laterais na parte mais posterior. Os pisos são em madeira, em substituição às tábuas originais. Os forros são em madeira e em forma de abóbada. A igreja expõe um conjunto de talha de boa qualidade e concepção simples.
Apresenta ainda pintura do forro da capela-mor, pinturas parietais, púlpito e órgão no coro, sendo o instrumento uma peça única no país. 
Também se encontram no local um chafariz feito em pedra, na sacristia, e peças no altar-mor de Nossa Senhora, São João e São Sebastião. O monumento é tombado pelo IEPHA-MG . É uma edificação de pequeno porte, mas de grande valor artístico e histórico que compõe um dos núcleos da Estrada Real. (Prefeitura Municipal / Leandro Durães)
CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS EM CÓRREGOS, CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, MG 
Nada se sabe sobre a época de construção, projeto e autoria da obra da Capela do Senhor dos Passos, contudo, nota-se que suas características construtivas denunciam antiguidade. Situada em meio ao cemitério local, é constituída em estrutura autônoma de madeira e vedações em adobe, tendo sido um pouco alterada durante as reformas pelas quais passou.
As telhas são em barro artesanal, tipo “capa e canal”, instaladas sobre engradamento de madeira. As esquadrias são de madeira, sendo com vergas alteadas no setor do frontispício. (Prefeitura Municipal)
Sua planta compõe-se apenas de naves e corredores laterais que apresentam a peculiaridade de terem as paredes internas abertas à meia altura. A fachada é bastante simples, com torre central, frontão em telhas, duas janelas ladeando o pequeno óculo no nível do coro e porta almofadada. O seu interior é desprovido de forro, com telhado aparente. (Prefeitura Municipal)
Vista parcial do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Prefeitura Municipal)
Casa Paroquial do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato dentro, MG (Prefeitura Municipal)


Casas do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato dentro, MG (Imortal)
Torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Rua do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Ivan Correa)
Visão geral do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Rua Principal do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Rio do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Matriz do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Prefeitura Municipal)
Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato dentro, MG (Leandro Durães)
Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Leandro Durães)
Pousada no Povoado de Nossa Senhora de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Parcial do Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)
Interior da Pousa no Povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Conceição do Mato Dentro, MG (Imortal)

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / Governo de Conceição do Mato Dentro, MG / conhecaminas.com / corregosmg.blogspot.com.br


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



2 comentários:

  1. Este pueblo como el anterior da tranquilidad verlos. Lejos de la gran ciudad y dentro de una naturaleza que me encantaría conocer. Pero por ahora tengo que conformarme con velo en tus fotos. Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquí es incluso super cool. Bien gratificante vivir aquí. Vale la Chica. Abrazos y gran domingo de Pascua para ti

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível