Pular para o conteúdo principal

JEQUITIBÁ, MINAS GERAIS - Livre de poluição e com uma extraordinária beleza natural, a cidade eh uma ótima opção para lazer, descanso e qualidade de vida




CONHEÇA A CIDADE DE "JEQUITIBÁ", MINAS GERAIS, BRASIL
Foto - PMJ
BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE.
copyrigth "Ralj"
População estimada 2016 (1) - 5.316
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 445,030
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,59
Código do Município 3135704
Gentílico - jequitibaense
Prefeito 2017 / HUMBERTO FERNANDO CAMPELO REIS
ORIGEM DO NOME
O topônimo originou-se do ribeirão Jequitibá, às margens do qual se fundou a povoação. 
Outra teoria diz que seu nome está relacionado a uma espécie vegetal denominada Jequitibá. Seu nome científico é Cariniana estreclensis da família lecythidaceae. Tem como nome popular Jequitibá branco
Gentílico: jequitibaense
Histórico
Jequitibá
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio.
Depois de muito, em 1870 ocorreu o desbravamento do território quando, para tomar posse de sesmaria, fixou-se na região a senhora Pulquéria Maria Marques, com cinco filhos e muitos escravos. Em 1870 "Siá Pulquéria", como era conhecida a primitiva donatária, mulher de larga visão, arrebanhou grande número de colonos e trabalhadores para o cultivo das terras, tidas como de ótima qualidade. Dona Pulquéria, o Coronel Domingos Diniz Couto e sua mulher Francisca Diniz Couto fizeram doação de terrenos para o patrimônio da igreja, determinando o progresso da comunidade. 
Gentílico: jequitibaense
AQUI, JEQUITIBÁ ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Izekampus"
A população é composta de aproximadamente 68% na área rural e de 32% na área urbana. Conforme dados do Censo. Jequitibá é reconhecida como a Capital Mineira do Folclore, com forte potencial turístico, cultural, religioso, rural e ecoturístico, reserva aos turistas que por aqui passam, surpresas agradáveis. Livre da poluição com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida.
Foto - PMJ
Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, ciclismo, Mountain bike, trekking e cavalgadas pelas trilhas que percorrem os vários povoados e comunidades do município.
Nas comunidades rurais e na sede do município encontram-se trabalhos artesanais, em barro, bambu, madeira, bucha vegetal, bordados, pinturas em tecido e quadros, entre outros. Quanto à gastronomia, já foram alvo da reportagem da TV Globo, programa Terra de Minas, com o prato cansanção com frango caipira, doces, licores, queijos e seus derivados são outros produtos artesanais, assim como, a água ardente (cachaça), sendo a mais famosa da região a Cachaça Isaura, sendo que esta foi a primeira a receber o certificado para exportação.
copyrigth "?"

ÁRVORE DE JEQUITIBÁ
Possui altura média de 35 a 45 m. Suas folhas são simples d 6 a 12 cm, quando chega a primavera passa a ter um tom avermelhado. As folhas são claras, o fruto é duro, 10 cm, solta a tampa inferior cor marrom claro. Pertence a mata atlântica pela qualidade da madeira e também pelo seu porte. Sua madeira sempre foi muito procurada.
CURIOSAMENTE, ESTE É O ÚNICO PÉ DE JEQUITIBÁ QUE EXISTE NA CIDADE
copyrigth "Marcus Martins".
História da Receita de Camsanção com frango caipira
Cansanção é uma planta nativa da região, se assemelha à urtiga, mas é comestível, com sabor bem agradável, é um alimento acessível a toda população, principalmente as carentes. Dizem as pessoas mais velhas que tem uma característica marcante que é ser calmante, logo depois de comê-lo as pessoas se acalmam chegando mesmo a dormir, é leve e saborosa.
Receita Típica de Jequitibá
- Cansanção com Frango Caipira
Ingredientes:
1 frango caipira picado
1 molho de cansanção
1 xícara de fubá
1 colher de tempero
1 colher de corante
1 copo de óleo
4 dentes de alho
Preparo:
Limpe e pique o frango, refogue em óleo quente, e deixe a cozinhar. Lave as folhas do cansanção soque em pilão com o fubá. Afogue em óleo quente em outra panela e deixe cozinhar, depois de cozido misture os dois, sirva com angu e feijão.
AQUI, NA ÁREA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Izekampus"
ESTE EH O RETIRO
copyrigth "Gaguigu"
VEJA AS BELAS IGREJAS DE JEQUITIBÁ
ESTA EH UMA DAS CAPELAS DA CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
ESTA EH A CAPELA DO ROSÁRIO
copyrigth "Geraldo Salomão"
AQUI A IGREJA DE SÃO GERALDO
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTA EH A MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Tem sua edificação atribuída ao século XIX, entretanto, conserva muitas características plásticas do século XVIII, na sua simplicidade apresenta uma finura de detalhes e elegância. Ela oferece atrativo imenso aos visitantes, quer pelos seus altares entalhados artisticamente em madeira, quer pelas suas imagens em tamanho natural e de impressionante perfeição fisionômica. Possui belíssimas portas almofadadas, pintadas de azul colonial, contrastando com paredes infinitamente brancas, realçando o estilo do século XIX. Há um bonito retábulo de madeira protegendo o altar lateral de Nossa Senhora do Carmo, formando o conjunto mais artístico da Igreja. O assoalho de aroeira vermelha ainda está muito bem tratado. A Igreja do Santíssimo Sacramento com seu estilo barroco mineiro e com detalhes peculiares, foi tombada como Patrimônio Histórico em 1979 e recuperada pelo IEPHA.
copyrigth "Ramon Lamar de Oliveira Junior"
AQUI O INTERIOR DA MATRIZ
copyrigth "?"
ATRATIVOS TURÍSTICOS DE JEQUITIBÁ
LAGOA PEDRO SATURNINO 
Cercada por coqueiros e no centro funciona um bar, a “Ilha do Castelinho” sendo um ambiente agradável e tornou aos frequentadores um lugar ideal para encontros e um bom bate papo.
copyrigth "Ralj"
CEMITÉRIO VELHO
Há na cidade, um cemitério construído por volta do século XVIII. Embora seja uma construção antiga, ainda não foi tombada pelo patrimônio histórico.
BURACO DO INFERNO
A cidade, por estar inserida geograficamente na região formada por rochas do grupo Bambuí, apresenta ocorrência de formação como o BURACO DO INFERNO que é uma cratera onde não se vê o fundo. Vale ressaltar que, apesar de situar-se em propriedade particular, alguns se aventuram para apreciar as belezas existentes dentro do referido local.
GRUTAS, TRILHAS
Para mountainbike, caminhadas, trekking e cavalgadas são favorecidas na região devido às estradas e caminhos serem de predominância de cerrado. A fauna e a flora local tornam-se outros atrativos ao turista que gosta de observar.
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
CACHAÇA ISAURA
Produto genuinamente brasileiro, fabricado em Minas Gerais no município de Jequitibá à aproximadamente 110 km de Belo Horizonte.
A cachaça Isaura é produzida desde 1984, mas só iniciando o engarrafamento em julho de 1999.
Nossa cachaça é produzida artesanalmente, usando apenas o Fubá de Milho na Fermentação e Envelhecida 3 três anos em tonéis de carvalho. Temos também Isaura Branca, que fica seis meses em tonéis de madeira.
Nossa produção diária é de 730 litros, podendo chegar a 1.200 litros e hoje temos uma capacidade de engarrafamento de 1.000 garrafas por dia, podendo dobrar ou triplicar facilmente.
A cachaça Isaura está sendo reconhecida pelos degustadores brasileiros como uma das melhores cachaças produzidas no Brasil. Em todas as feiras que já participou e vem participando tem sido muito bem aceita esgotando quase todo seu estoque.
Nosso produto é envasado de quatro maneiras: Garrafa de 960 ml, 700 ml, garrafas de cerâmica de 700 ml, 500 ml e 120 ml (tipo de bolso) e a miniatura de 50 ml.
Além da cachaça Isaura envelhecida e branca, é produzido o licor de cachaça (único com registro no Ministério da Agricultura), o Licor de Limão e a gelatina de cachaça (com sabores variados).
A cachaça Isaura conquistou em 1999 o selo de qualidade da AMPAQ.
PREMIAÇÕES DA CACHAÇA ISAURA
Prêmio América do sul 2000 de qualidade – ABIQUA 
1º lugar em teste no Rio de Janeiro com Isaura Branca no ano de 2005 
3º lugar dentre as cinco melhores cachaças na revista Encontro Gastrô/2005 em degustação cega 
Escolhida na Alemanha dentre outras cachaças para exportação em degustação cega. 
Vocês podem perguntar: Qual o segredo da cachaça ISAURA? É simples. 
Carinho, dedicação e estar sempre alerta à qualidade do produto.
Foto - Marcelo Marcio
CULTURA 
Possui uma diversidade cultural formada a partir dos colonizadores portugueses, escravos, bandeirantes e alguns poucos nativos e hoje essa diversidade é também composta por pessoas que migraram de outros estados e cidades trazendo modos diferentes de viver. 
Representa a maior riqueza do município. Em poucas regiões mineiras poderão ser encontradas tantas manifestações culturais que demonstram a diversidade da cultura brasileira. Diante de tal riqueza, desde o ano de 1999, Jequitibá ficou reconhecida como Capital Mineira do Folclore, tendo com Governador Franciscus Henricus Van Der Poel (Frei Chico) e como Vice-Governador Saulo Laranjeira.
Foto - PMJ
Foto - PMJ
Foto - PMJ
ESTES SÃO ALGUNS DOS CASARÕES DA CIDADE.
copyrigth "?"
copyrigth "?"
AQUI, UMA DAS TRADIÇÕES DA CIDADE. O FESTIVAL DE FOLCLORE.
copyrigth "PMJ"
copyrigth "PMJ"
AQUI A BELA LAGOA QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE
copyrigth "Ralj"
AQUI A ILHA DO CASTELINHO
copyrigth "?"
VEJA QUE BELEZA A ORLA DA LAGOA
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTE EH O RIO DAS VELHAS, QUE BANHA A CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
O ENTORNO DA LAGOA
copyrigth "Izekampus"

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. 

Fonte / Fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Portal do Governo de Jequitibá /

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MERCÊS, MINAS GERAIS - Famosa por seu turismo de eventos, como o Jubileu de Nossa Senhora das Mercês, que acontece na segunda quinzena de setembro; as festividades do Carnaval; Torneio Leiteiro; e Festa da Virada, que movimentam a economia da cidade e da região.

CONHEÇA A CIDADE DE "MERCÊS", MINAS GERAIS, BRASIL SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS, MG. UMA CIDADE ABENÇOADA foto - Thymonthy Becker AQUI O TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESCOLA MUNICIPAL EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DA CIDADE DE MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker IGREJA EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E SEU INTERIOR EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker HOMENS TRABALHANDO NO TELHADO DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker foto - Thymonthy Becker NA HORA CERTA foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG foto - Thymonthy Becker INTERIOR DA MATRIZ EM MERCÊS, MG

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

PORTO COVO, LISBOA, PORTUGAL - Uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, tem um ar vintage, uma combinação de sonho de casas brancas + enseadas de águas transparentes + bons restaurantes

AO SUL DE LISBOA, PORTO COVO É O MELHOR DO VERÃO EM PORTUGAL A rua principal da vila: (acima) pouco mais de mil habitantes (Bruno Barata/Reprodução) A pracinha da cidade, (abaicxo) com barracas de tererê: passeio à moda antiga (Bruno Barata/Reprodução) A Costa Vicentina é um dos segredos mais bem guardados de Portugal: um trecho de cerca de 100 quilômetros de parque natural que margeia o Atlântico de norte a sul unindo os mais bonitos trechos de litoral entre o Alentejo e o Algarve.  Uma região onde os campos de oliveiras chegam quase ao mar, as dunas desenham lindas paisagens e o mar molda baías ora pequeninas, ora extensas, sempre de areias fininhas e águas transparentes.  Casinha típica de Porto Covo: fachada branca e portas e janelas coloridas (Bruno Barata/Reprodução) A Ilha do Pessegueiro, ao sul da vila: inspiração de música (Bruno Barata/Reprodução) Porto Covo, uma vilinha encantadora de pouco mais de mil habitantes, é a primeira parada na região para quem vem de Lisboa (são cerca…

GIETHOORN, HOLANDA - Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. E as melhores - e únicas - formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.

CONHEÇA "GIETHOORN" A CIDADE HOLANDESA QUE NÃO TEM RUAS Uma cidade que parece ter saído de um cenário de filme. É dessa forma que se define Giethoorn, um vilarejo na Holanda. O lugar é uma boa oportunidade para quem estiver pelo país e quiser conhecer algo diferente, romântico, bucólico e charmoso. A melhor parte é que ao se aproximar de Giethoorn, é preciso procurar um lugar para estacionar o seu carro. Você não precisará dele para explorar essa deliciosa cidade. É que lá os automóveis são proibidos de circular e as melhores – e únicas – formas de chegar ao centro são de barco, bicicleta ou a pé.  Localizada no leste da Holanda, Giethoorn (pronuncia-se “Rit-rôrn”, com ênfase nos “r”) foi fundada por refugiados no século XIII. Seus poucos habitantes viveram dias tranquilos até 1958, quando o cineasta Bert Haanstra utilizou o vilarejo como cenário para o filme Fanfare. Com o sucesso da produção cinematográfica, a cidade entrou na mira de turistas do mundo inteiro.  A CIDADE S…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas ati…

BRELA, CROÁCIA - Uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.

CONHEÇA "BRELA", CROÁCIA, O VERDADEIRO PARAÍSO A melhor parte de praticar Parasailing é ver as praias de cima Quem estiver cansado de ficar apenas tomando sol ou dentro da água, existem diversas opções de entretenimento O verão europeu está no auge e com ele as suas praias são invadidas pelos turistas. Ultimamente, a Croácia tem entrado com mais frequência na lista das pessoas que vão ao velho continente. Por que será? A beleza exótica do país é de deixar qualquer um de boca aberta. Porém, muitos esquecem que existem lugares até mais bonitos que as tradicionais praias da Ilha de Hvar.  O RoadTrio escolheu desfrutar de Brela, uma pequena cidade de águas claras que entrou na lista da Forbes como uma das dez mais belas praias do mundo. Com certeza esse título não foi dado à toa. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a água é tão azul que você tem a impressão que vai sair de lá tingido.  As praias de Brela são rodeadas de rochas, montanhas e muita vegetação (Foto: …

ARAÇAÍ, MINAS GERAIS - No circuito turístico Guimarães Rosa, com paisagens belíssimas, muita tranqüilidade, povo hospitaleiro e acolhedor e com o melhor carnaval da região

CONHEÇA A CIDADE DE "ARAÇAÍ", MINAS GERAIS, BRASIL Muito tranquila. Perto de uma das maiores grutas do Brasil - A Maquiné - em Cordisburgo - 12 Km de distancia. Vale a pena conferir. Em Araçaí também tem uma lagoa muito bonita com área de lazer com churrasqueiras e duchas, um ótimo lugar para passar o dia com a família.  Por: Fabrício  TRÊS GERAÇÕES EM ARAÇAÍ, MG (asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)
MONUMENTO DENTRO DA FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) ESCOLA MUNICIPAL DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FÁBRICA DE TECIDOS DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) FINAL DE RUA COM PAISAGEM AO FUNDO EM ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br) PRAÇA CENTRAL DE ARAÇAÍ, MG (Ize Kampus) RUA CENTRAL DA CIDADE DE ARAÇAÍ, MG(asminasgerais.com.br)

CASTELOS ABANDONADOS PELO MUNDO - Conheça fortalezas esquecidas, belíssimos castelos, outrora habitados por reis e príncipes, hoje estão abandonados ao redor do mundo

CONHEÇA OS CASTELOS QUE JÁ FORAM HABITADOS POR REIS E HOJE ESTÃO ABANDONADOS PELO MUNDO CASTELO DE DUNNOTTAR, PERTO DE STONEHAVEN, ABERDEEMSHIRE, ESCÓCIA  Em cima de uma rocha no Mar do Norte, o Castelo de Dunnottar é mais conhecido como o lugar em que eram escondidas as joias da coroa escocesa – A honras de Escócia -, quando Oliver Cromwell invadiu o país em 1650. O lugar foi construído no século XIV  CASTELO DUNLUCE, CONDADO DE ANTRIM, IRLANDA DO NORTE  O castelo foi construído sobre uma rocha de basalto no distante norte da Irlanda, ainda no século VXIII. Mas hoje só restam as ruínas do que foi erguido no século XVI. Dunluce foi o lar de Earl de Antrim até ele ser derrotado por apoiar o rei Católico Jaimes II contra o Protestante William III, na batalha de Boyne, em 1690. Depois disso, o castelo foi se transformando em ruínas. O lugar é cercado por pedras íngremes por todos os lados e só pode ser alcançado por uma ponte. No século XVIII, uma das paredes da ala norte caiu no mar, mas …

CELEBRATION, ORLANDO, USA - Conheça Celebration, em Orlando, a cidade perfeitinha criada pela Disney.

UM PASSEIO POR CELEBRATION, A CIDADE CINEMATOGRÁFICA CRIADA PELA DISNEY O QUE É CELEBRATION, EM ORLANDO?  Walt Disney tinha o sonho de construir uma cidade-modelo futurista chamada EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow). Depois de sua morte, a ideia acabou virando o parque temático. Mais tarde, o projeto foi tirado do papel em forma de Celebration, mas bem diferente do que tinha sido pensado pelo Walt: virou um agrupamento urbano perfeitinho que mistura estilos arquitetônicos (vitoriano, colonial, clássico) comuns no norte dos Estados Unidos (até o paisagismo foi pensado com esse fim – ali não tem as palmeiras típicas da Flórida, e sim carvalhos e pinheiros), inaugurado em 1994.  Casas bonitonas são organizadas ao redor de um centrinho compacto com um lago, entre calçadas arborizadas e plataformas e caminhos que correm entre os pântanos (onde por vezes você vê um jacaré tomando sol). Cerca de 9 mil pessoas vivem ali hoje – uma das casas pertence a ninguém menos que Silvi…

POÇOS DE CALDAS, MG - ROTEIRO DE 48 HORAS PELAS ATRAÇÕES DA CIDADE - Dois dias com banhos termais, passeios bucólicos, parque de diversões, cafés e tempo para pensar na vida em Poços de Caldas, estância do sudoeste mineiro

POÇOS DE CALDAS, MINAS GERAIS - UM ROTEIRO DE 48 HORAS PELAS ATRAÇÕES DA CIDADE As fontes de águas termais foram descobertas no século 18, mas, assim como várias estâncias hidrominerais, Poços de Caldas, em Minas Gerais, teve seu primeiro e consistente crescimento turístico durante a primeira metade do século 20 com a dupla fontes de águas termais e cassino.  Construídas com colunas e mais colunas romanas, além de chamativos vitrais, as Thermas Antônio Carlos e seu vizinho, o Hotel Palace, recebiam a high-society da época, incluído aí o presidente Getúlio Vargas que dispunha de uma suíte no hotel.  Gente que se dispunha a viajar 480 km entre a então capital federal, Rio de Janeiro, e o destino do sudoeste mineiro. Mas a maior parte vinha mesmo de São Paulo, a 275 km e de Campinas, a 165 km.  Com a proibição do jogo, em 1946, Poços teve que se reinventar. Saem de cena os aristocratas, entram os pombinhos apaixonados.  O cenário era perfeito para uma temporada romântica: o clima ameno d…