OLHANDO DA JANELA DO TREM: SUCUPIRA / TOCANTINS / BRAZIL (5.095 / 5.570) - POPULAÇÃO: 1.986 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

SUCUPIRA / TOCANTINS / BRAZIL (5.095 / 5.570) - POPULAÇÃO: 1.986 PESSOAS (IBGE 2020)




Com muitas opções para o Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Turismo de Lazer.


Campo de futebol da cidade de Sucupira no Tocantins 
Escola Pública Municipal de Sucupira no Tocantins 




Igreja Matriz da cidade de Sucupira no Tocantins 
Sede da Policia Militar de Sucupira, Tocantins 
Pórtico na chegada da cidade de Sucupira em Tocantins 


Avenida e ruas da cidade de Sucupira, Tocantins 




UPA 24 horas, em Sucupira, Tocantins 
Dados gerais da cidade de Sucupira, Tocantins 
Código do Município - 1720853 
Gentílico - sucupirense 
Prefeito (2017) VALDMIR RIBEIRO DE CASTRO 
População estimada [2019] 1.966 pessoas 
População no último censo [2010] 1.742 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 1,70 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 239 pessoas 
População ocupada [2017] 12,3 % 
Posição geográfica da cidade de Sucupira no estado do Tocantins 
História da cidade de Sucupira, Tocantins 
Sucupira 
Tocantins - TO. 
Histórico 
Por volta de 1973, Joaquim Alves Queiroz, casado com Dona Domingas, sabendo que existia uma estrada boiadeira que ligava o município de Peixe a Figueirópolis e que a mesma tinha um movimento muito bom devido à existência de grandes fazendas na região, resolveu colocar uma vendinha para que pudesse atender aqueles boiadeiros que ali passavam constantemente e assim foi feito. 


Com o crescimento do movimento da vendinha, forma chegado mais famílias e ali fixando moradia. Wandson Filgueira, o prefeito de Peixe, comprou cinco alqueires e doou para famílias que quisessem fixar moradia no local. Em 1976 foi construída a primeira escola, sendo José Odilon Damasceno seu primeiro professor. 
Em 1977, a primeira máquina de arroz foi instalada. Assim foi crescendo um povoado que logo se tornou o distrito de Sucupira. 


Seu nome se deve à planta, Sucupira, árvore que dava sombra para a primeira venda construída no local.
Esta eh a bandeira da cidade de Sucupira, Tocantins 

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Sucupira, TO / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Vicente A. Queiroz


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



SONHOS DE UM VIAJANTE
COMENDO COUVE COM CAPIM
Eu estava com o Fernando na casa da Dona Judit. Mas só que a casa da Dona Judit ficava na casa da Dona Maria, no Bairro Esplanada, e não no porto velho. Eu fazia algo na coberta do quintal da casa. Nisto o Fernando foi para dentro da casa e eu fiquei desembaraçando algo, que parecia um carregador do vídeo game Nintendo DS. Eu deixei este carregador cair e fiquei olhando se não tinha quebrado. Depois resolvi ir embora e quando passei embaixo da janela do quarto, ouvi a voz da dona Judit conversando com alguém. Eu não disse nada e fui embora. Nisto me vi chegando à casa da minha mãe, no Bairro Esplanada também. Quando entrei na casa, lembrei que havia deixado o Fernando na casa da dona Judit. 


Voltei então para buscá-lo. Na porta da casa da minha mãe, encostado no muro, havia várias pequenas árvores que foram arrancadas pela raiz. Eu peguei uma destas pequenas árvores e fui comendo a raiz misturada com capim. Nisto senti um cheiro forte de couve. Olhei e vi que eu estava com um pé de couve nas mãos e comia as folhas. (Eu, na realidade, detesto couve e qualquer outra verdura) estava escuro e eu fiquei pensando que o Fernando poderia estar vindo sozinho e estar com medo. Havia várias pessoas andando na rua da minha mãe. Então corri, carregando o pé de couve e comendo suas folhas. 


Quando cheguei na esquina da FCA e virei em direção à praça dos ferroviários, não vi mais ninguém. Então fiquei com medo e sai correndo. Eu já não carregava mais o pé de couve. Por mais que eu tentasse corre, eu ia sempre devagar. Nisto vi minha sombra no chão, fazendo um esforço muito grande para correr e não conseguia. Eu fiquei com medo de ser assaltado e ao ouvi um barulho, olhei para trás e vinha três homens correndo em minha direção, um na frente e dois logo atrás. Eles gritaram que era um assalto. Eu levantei meu pé para bater no peito do primeiro que estava chegando e me arrepiei todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível