Com Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras e Naúticos. Lazer, Festas Populares e Regionais.
Vista aérea
Campo de futebolCarros de Bois
Pórtico na chegada
Igreja de São José
Vistas aéreas
Rio que corta a cidade
Rodovia de acesso
Ruas da cidade
Visão geral
Praça da Matriz
Prefeitura Municipal
Vista aérea
Comunidade de Três Barras
Dados gerais da cidade de Taparuba, Minas Gerais
Código do Município - 3168051
Gentílico - taparubense
Prefeito (2017) JOAQUIM CARLOS DA SILVA NETO
População estimada [2019] 3.110 pessoas
População no último censo [2010] 3.137 pessoas
Densidade demográfica [2010] 16,25 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 436 pessoas
População ocupada [2017] 13,6 %
Posição Geográfica da cidade de Taparuba no estado das Minas Gerais
História da cidade de Taparuba, Minas Gerais
Taparuba
Minas Gerais - MG
Histórico
Com o expansionismo das bandeiras e a criação de arraiais como a da Vila José Pedro, atual Ipanema, muitas famílias migraram em busca de estabelecimento econômico e social.
A região onde se encontra o município de Taparuba teve seu início em função da ocupação de familiares dos mesmos desbravadores da cidade de Ipanema, os senhores Severino Alves Pereira e José Rodrigues Teodoro, e organização de pequenas lavouras agrícolas ao redor de córregos vizinhos a atual cidade.
A região onde se encontra o município de Taparuba teve seu início em função da ocupação de familiares dos mesmos desbravadores da cidade de Ipanema, os senhores Severino Alves Pereira e José Rodrigues Teodoro, e organização de pequenas lavouras agrícolas ao redor de córregos vizinhos a atual cidade.
O marco da construção fora a iniciativa de erguer uma capela em 1881 para consolidar a instalação do povoado e facilitar a ida a cultos, em função da distâncias das terras dos posseiros da sede do arraial do Rio José Pedro. O terreno para a construção foi doado pelo Sr. Gabriel Rodrigues. E com a ajuda de muitas pessoas, foi erguida a capela de São José, sendo a primeira missa celebrada pelo Padre Crespo. A iniciativa de construção da capela foi o marco fundador do povoado que desde então passou a se chamar São José da Ponte Nova.
Este nome foi dado em função do povoado ser dividido pelo Rio José Pedro, necessitando de uma ponte para o encontro dos dois lados do arraial. Com o crescimento do pequeno comércio local, o estabelecimento de algumas casas e a construção da primeira escola, no início do século XX o então arraial da Ponte Nova ganhou espaço em meio a política local e se tornou distrito de Manhuaçu, no ano de 1911.
O nome do distrito vinha apresentando problemas aos moradores do município em função do extravio de correspondência para o também distrito Ponte Nova, já existente, e não agradava os moradores em função de seu tamanho. Em consulta a um indígena da região, descobriu-se que para os antigos moradores Ponte significava -tapa- e Nova significava -ruba-. A junção das duas palavras indígenas deu origem ao novo nome do distrito, que fora acatado em Lei no dia 07 de setembro de 1923, com a presença do pároco local e do primeiro prefeito do município de Ipanema.
Gentílico: Taparubense
Este eh o brasão da cidade de Taparuba, Minas Gerais
Fonte dos textos e fotos: facebool.com/cidadedetaparuba / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Taparuba, MG / Thymonthy Becker
CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM
VALEU PELA AVENTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE