Aqui se encontra o ponto mais alto do estado, a Serra do Coqueiro na tríplice fronteira. Tem Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo Cultural, Lazer e Esportes Náuticos.
Santuário de Frei Damião
O Santuário de Frei Damião, onde está localizada uma estátua dedicada ao padre capuchinho Frei Damião, frade italiano radicado no Brasil, atraindo milhares de fiéis todos os anos; o Marco das Três Fronteiras, que se situa na tríplice divisa do Rio Grande do Norte com os estados do Ceará (Icó) e Paraíba (Poço Dantas), além da Serra do Coqueiro, na Serra São José, onde se situa o ponto mais alto do Rio Grande do Norte.
Artesanato e Cultura
No artesanato, as principais atividades são o bordado e a madeira, além da culinária típica. O município possui a Associação Musical e Artística Venhaveense (AMAV), criada em 2004 pelo radialista Lázaro Oliveira, além da Banda Musical Daniel Amorim de Lima, criada em 2 de dezembro de 2001. Há ainda grupos de capoeira, dança, manifestação tradicional popular e teatro.
Na Serra do Coqueiro
Situado no extremo oeste do estado, na região do Alto Oeste Potiguar, o município de Venha-Ver abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Norte, a Serra do Coqueiro
Atrações e destaques
Estátua de Frei Damião
Serra de São José
Marco das Três fronteiras (Rio Grande Do Norte, Ceará e Paraíba).
Visão geral da cidade
Vista parcial da cidadeDia festivo
Venha-Ver
Açude da cidade
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Praça central
Vista parcialAvenida
Região central
Posto de gasolina
Pórtico
As casasAvenida
O AçudePraça central
Entorno da cidade
Praça de Eventos
Pórtico de chegada
Vista parcialVista Parcial
Dados gerais sobre a cidade de Venha-Ver, Rio Grande do Norte
Código do Município - 2414753
Gentílico - venha-verense
Prefeito (2017) JOSE CELIO CHAVES DE LIMA
População estimada [2018] 4.149 pessoas
População no último censo [2010] 3.821 pessoas
Densidade demográfica [2010] 53,35 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2016] 282 pessoas
População ocupada [2016] 6,8 %
Posição geográfica da cidade de Venha-Ver no estado do Rio Grande do Norte
História da cidade de Venha-Ver, Rio Grande do Norte
Venha Ver
Rio Grande do Norte - RN
Histórico
Duas famílias, uma de judeus e a outra de holandeses, deram origem a comunidade de Venha Ver.
A explicação da origem do nome Venha Ver é contada de várias formas pelos mais antigos. A mais conhecida pelos patriarcas refere-se ao namoro entre a filha de fazendeiro e um de seus escravos. Descontente com essa amizade, o fazendeiro decidiu mandar sua filha para outra região.
Ao procurar pela filha na manhã do dia de sua partida, foi informado por uma escrava que a moça estava proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa da escrava que não teve outra alternativa a não ser chamá-lo para comprovar pessoalmente sua informação. Venha ver, disse a escrava enfrentando o revoltado patrão.
O povoado, naturalmente, passou a se chamar Venha Ver, e a força do seu povo tornou possível que o pequeno arruado viesse a experimentar um gradativo crescimento.
Ao longo dos anos, Venha Ver conseguiu se sobressair entre as comunidades pertencentes a São Miguel, crescendo na produção agrícola e a nível populacional.
No dia 26 de junho de 1992, por força da Lei nº 6.302, Venha Ver alcançou sua autonomia política, desmembrando-se de São Miguel e tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Gentílico: venha-verense
Esta eh a bandeira da cidade de Venha-Ver, Rio Grande do Norte
Este eh o brasão da cidade de Venha-Ver, Rio Grande do Norte
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Prefeitura de Venha-Ver, RN/ Wikipédia / Thymonthy Becker / noticiasdevenhavereregiao.blogspot.com / Governo do Estado do Rio Grande do Norte /
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE