OLHANDO DA JANELA DO TREM: 26 MAIS CHARMOSAS CIDADES DO SUL DAS MINAS GERAIS / BRAZIL

Translate

Pesquise o que procura aqui

26 MAIS CHARMOSAS CIDADES DO SUL DAS MINAS GERAIS / BRAZIL





O Sul das Minas Gerais eh bonito por natureza. São 146 cidades lindas. Trouxe para vocês 26 das mais charmosas cidades do Sul Mineiro. 
A região Sul de Minas é formada pela união de 146 municípios agrupados em dez microrregiões (Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha).


O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira. A economia é altamente agrícola, com destaque para as plantações de café, apesar de estar se tornando um importante polo nacional de desenvolvimento tecnológico e industrial. 
A primeira cidade da região foi Campanha, que conta até os dias atuais com casarões históricos da época do império. A região apresenta cidades de destaque no desenvolvimento humano estadual, (na foto abaixo de Paulo Zaca), São Sebastião do Paraíso e Varginha) segundo o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal 2010 (IDHM), divulgado em 29 de Julho de 2013; dos 10 municípios mineiros mais bem colocados no ranking, 5 são do Sul e Sudoeste.
Algumas cidades da região recentemente estão sofrendo intensa industrialização, como Pouso Alegre, Extrema, Poços de Caldas, Itajubá, Paraisópolis e Ouro Fino. 
Como não podemos mostrar os 146 municípios, listamos apenas 26 pacatas e charmosas cidades do Sul de Minas. 
01 – Andrelândia 
Sua população é estimada em 12.507 habitantes. (Foto feita por Cláudio Alves Salgado no dia 3/05/14 as 14:05 da janela da Matriz). Foi fundada em 20 de julho de 1868 com o nome de Vila Bela do Turvo e constituída por cinco distritos: Turvo, Arantes, Bom Jardim, Madre de Deus do Rio Grande e São Vicente Ferrer. Ao longo dos anos os distritos elevaram-se a cidades, restando em Andrelândia apenas a sede, seu único distrito. 
A cidade tem grande tradição em turismo. Muitos de seus antigos casarões são considerados patrimônio histórico municipal.
Outros destaques são as festas religiosas, como a Festa de São Sebastião, Folia de Reis, Semana Santa, Festa de São Benedito, Corpus Christi e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Porto, em agosto. Ao longo dos anos, a cidade (Foto abaixo de Thymonthy Becker) organiza uma Carreada de Carro de Bois, o que já é tradicional na região e um dos mais bem organizados do Estado. 
02 – Bocaina de Minas 
De acordo com o IBGE em 2016, sua população é de 5.180 habitantes. (Foto abaixo de Juleni) 
Nas imediações do município encontram-se várias cachoeiras, como a de Santa Clara,Toca da Raposa, Parque ecológico Cachoeiras do Santuário, Alcantilado, Paiol, Rio Grande e outras, locais de atração turística com serviços de bar e restaurante, podendo o visitante adquirir peças do artesanato local. 
Parte do município está no Parque Nacional de Itatiaia, inclusive o lado mineiro do Pico das Agulhas Negras (na divisa com Resende, estado do Rio de Janeiro) e parte da Pedra do Sino de Itatiaia (na divisa com o município de Itamonte). Parte da vila turística de Visconde de Mauá, em sua maior parte no estado do Rio de Janeiro, ultrapassa a divisa e localiza-se no território de Bocaina de Minas.
No município encontram-se também as nascentes do rio Grande, um dos formadores da bacia do rio Paraná, e do Rio Preto, que forma a divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
03 – Cruzília 
De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, sua população é de 15.435 habitantes. Cruzília (foto abaixo de Rildo Silveira) pertence ao Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. É conhecida por suas fazendas centenárias, por ser o berço dos cavalos da raça Mangalarga Marchador e sua indústria de móveis e queijos. 
Cavalos 
Cruzília é conhecida como o Berço do Cavalo Mangalarga Marchador. Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1812, Gabriel Francisco Junqueira, o "Barão de Alfenas", ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando este garanhão com as éguas comuns de sua fazenda. Dezenas de haras estão espalhados pelo município, alguns em fazendas centenárias, carregadas de histórias e cultura. No final do mês de Agosto acontece anualmente, no Complexo Humano da Ventania, a Copa de Marcha do Sul de Minas. 
Queijos 
A fabricação de queijos finos levou Cruzília à liderança do Ranking Nacional dos Melhores Queijos do Brasil em 2009 e novamente em 2010. No município são produzidos diversos tipos de queijo, que se dividem em sete grupos: queijos de massa filada, queijos de massa cozida, queijos de massa semi-cozida, queijos de massa crua, queijos de mofo branco, queijos de mofo azul e queijos condimentados. 
04 – Serranos 
A sede municipal está a 1.009 metros acima do nível do mar e a igreja matriz está a 950 metros de altitude. Sua população em 2016 é era de 2026 habitantes. O acesso à sede do município é feito pela rodovia AMC -1020. (Foto abaixo de Dalton Maciel) 
05 – Seritinga 
Sua população em 2016 era de 1.870 habitantes. 
Seritinga é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, àrabes, dinamarqueses, etc. (foto abaixo arquivo da Prefeitura Municipal)
A cidade se formou no início do século XX com instalação da antiga ferrovia que ligava as cidades de Aiuruoca à Liberdade,ferrovia esta que foi desativada em 1977, porém, ainda resta na cidade a antiga estação ferroviária, conservada com muito orgulho pelos seritinguenses. 
A cidade possui alguns atrativos turísticos, principalmente para quem gosta de apreciar a natureza, como por exemplo a cachoeira do Galvão, as prainhas do rio Aiuruoca e do Rio dos Franceses, a tradicional festa de aniversário da cidade que acontece na passagem do ano, e a linda praça Sete de Setembro, construída e inaugurada pelo Sr. José Serafim de Oliveira. Também está muito próxima das cidades de Carvalhos, Aiuruoca e Serranos que também oferecem belos pontos turísticos. 
A cidade também é famosa pela qualidade dos queijos ali produzidos pelo Laticínio Skandia, de propriedade da família do Sr. Godfredson, que trouxe a qualidade dos queijos direto da Dinamarca,hoje a tradição continua com outras pequenas fábricas na cidade, visto que o Laticínio Skandia foi desativado, porém toda propriedade foi adquirida para o município. Na relação dos imóveis consta uma casa do século XX, construída em estilo dinamarquês, outra atração da cidade. 
06 – Bom Jardim de Minas
Sua população em 2016 era de 6 648 habitantes. (foto abaixo de Marcilei Souza) O município está localizado às margens do Rio Grande e na Serra da Mantiqueira. A região de Taboão é constituída de muitas serras de grande altitude, com muitas nascentes de água, o que faz com que haja várias cachoeiras na região. As nascentes do Rio do Peixe, um dos maiores rios da região, localizam-se nas serras do distrito de Taboão.
Situa-se sobre um divisor de águas de duas importantes bacias hidrográficas, a Bacia do Rio Grande e a Bacia do rio Paraíba do Sul, apresentando muitos córregos afluentes dessas bacias como: Rio do Peixe, Ribeirão Imbutaia, Ribeirão do Taboão, Córrego das Três Barras, Córrego da Serra da Bandeira, Córrego do Goiabal, Córrego do Ataque, Córrego do Milho Branco, entre outros córregos e ribeirões sem denominação. 
07 - Alfenas MG 
Alfenas (foto abaixo de Bosco Azevedo) tem aproximadamente 80 mil habitantes é é um polo regional bastante desenvolvido e uma cidade universitária conceituada, com grande referência nacional. Possui atrativos turísticos urbanos como a Igreja Matriz, o Parque e Zoológico Municipal, a Praça Getúlio Vargas, dentro outros. O município é banhado pelo Lago de Furnas o que torna Alfenas uma cidade potencialmente turística. 
08 – Poço Fundo 
Sua população recenseada em 2016 era de 16.841 habitantes. Em Poço Fundo (foto abaixo de Fernando Ferreira dos Santos) encontra-se o tumulo do primeiro Cônsul da Suécia e as ruínas do casarão onde viveu parte de sua vida, por volta do século XIX. Sobre o casarão e o Cônsul circulam até hoje varias história que despertaram o interesse do Político Julio Olivar e o levou a editar o livro "os mistérios do Cônsul". Outros pontos são as varias cachoeiras. Entre elas destacam-se as seguinte: 
Cachoeira Grande, Cachoeira da Bocaína e Cachoeira do Porto que devido sua localização atrai turistas de diversas cidades vizinhas como: Campestre, Congonhal, Ipuiuna, Caldas e outras. 
A cidade de Poço Fundo possui várias festas tradicionais, como a Festa à Fantasia, o Carnaval, Festa de São Benedito, aniversário da Cidade, Festa Hippie e outras, onde sempre conta com muitos visitantes de outras cidades. 
09 - Itajubá 
Itajubá, (foto abaixo de Vinícius Montgomery) tem 96.523 habitantes, 2016/IBGE. 
Edifícios históricos 
Há na cidade diversos prédios históricos, entre eles: A Casa Rosada, antiga residência do presidente da República, Wenceslau Brás; o quartel-sede do Quarto Batalhão de Engenharia e Combate, o edifício da Fundação Teodomiro Santiago, o prédio da antiga Estação Ferroviária, o prédio da Escola Estadual Coronel Carneiro Junior, o prédio da Agência Companhia Energética de Minas Gerais,


o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, o prédio do Club Itajubense, o prédio da Câmara Municipal, o prédio do Grande Hotel de Itajubá, o Palacete Isaltino Faria (ao lado do Banco do Brasil), parte da construção da antiga Companhia Industrial Sul Mineira (Fábrica Codorna), o prédio do atual Banco Santander (Antigo Banco de Itajubá, no calçadão da cidade), a casa de máquinas da Pequena Central Hidrelétrica Luiz Dias, dentre outros. 
Pequena Central Hidrelétrica Luiz Dias 
A Pequena Central Hidrelétrica Luiz Dias localiza-se em Itajubá e foi inaugurada em 1914. Foi a segunda usina desse porte a ser instalada no sul do estado de Minas Gerais. A central pertenceu à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força e Luz, à Companhia Sul Mineira de Eletricidade e atualmente é propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais. 
Cachoeiras 
Na cidade, encontram-se diversas cachoeiras, como a da Serra dos Toledos; a Cachoeira da Estância; Cachoeira da Pedra Vermelha; Cachoeira Grande do bairro Lourenço Velho e Cachoeira da Peroba. A 15 Km do centro de Itajubá, na divisa com a cidade de Delfim Moreira, encontra-se também a Cachoeira Ninho da Águia. 
Cultura 
Itajubá é vocacionada para todos os segmentos da cultura e das artes, promovendo festivais e exposições nas artes plásticas, cênicas, musicais, literárias e artesanato. Entre os festivais se destaca o FICA (Festival Itajubense de Cultura e Arte), realizado desde 2011 e que reúne cerca de 100 atrações em música, teatro e dança.
Itajubá também é reconhecida pela velha tradição no culto ao folclore do Saci. O personagem, eternizado pelo escritor Monteiro Lobato, alimenta o imaginário da população local, principalmente os que moram na zona rural. O negrinho de uma perna só, com sua indefectível carapuça vermelha, estaria fazendo traquinagens em Itajubá. O Saci Pererê já tem seu dia instituído em Itajubá: o dia 2 de outubro é o Dia do Folclore do Saci. 
Visitação 
Capela de São Miguel Arcanjo - Comunidade Sol de Deus, Itajubá, Minas Gerais. 
Casa de Retiros Davi - Comunidade Sol de Deus, Itajubá, Minas Gerais. 
Há na cidade muitos casarões históricos, entre eles: A Casa Rosada, antiga residência do ex-presidente da república, Wenceslau Brás; o Edifício da Santa Casa de Misericórdia, o Edifício do Grande Hotel (um dos mais antigos), o Edifício da Fundação Teodomiro Santiago; o Palacete de Isaltino Faria (Antigo Gabinete do Prefeito), o Prédio da Câmara Municipal (Antigo Fórum), a antiga Estação Ferroviária (Museu Wenceslau Braz).
Também há a igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade, padroeira local e de arquitetura neoromântica; o Santuário de Nossa Senhora da Piedade que durante todo o ano recebe milhares de romeiros, Igreja Matriz de São José Operário e santuário de Nossa Senhora da Agonia, Igreja Matriz de São Benedito, Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Vila Vicentina), a Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Colégio das Irmãs) além de diversas outras igrejas e capelas urbanas e rurais. 
Pode-se visitar, ainda, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que foi uma das pioneiras no processo de evangelização entre as igrejas protestantes no sul de Minas Gerais. Hoje, a Assembleia de Deus de Itajubá conta com mais de 70 congregações espalhadas por vários pontos da cidade e é uma instituição de credibilidade no município. 
Comunidade Sol de Deus, Itajubá, Minas Gerais. 
Um imprescindível local de visitação e peregrinação religiosa é a "Comunidade Sol de Deus", localizada no bairro Santa Rosa. Contem uma Capela dedicada à São Miguel Arcanjo, construída com toques de estilo romano e clássico; possui ainda a "Casa de Retiros Davi" que é sede para inúmeros retiros de Comunidades e Movimentos Religiosos da Igreja Católica;
uma Capelinha dedicada à Divina Misericórdia, onde o Santíssimo fica exposto para adoração; dois pequenos Oratórios, dedicados à São Pio de Pietrelicina e Santa Faustina; e uma pequena Gruta natural na encosta da montanha, dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Enfim, um local de natureza belíssima, cercado de montanhas, com um silêncio acolhedor, onde experimenta-se a presença de Deus e o convite à oração. 
10 – Cristina 
Fotografia de Sandra Walsh 
Sua população estimada em 20164 era de 10 483 habitantes. Cristina (foto acima de Sandra Walsh) é conhecida como cidade imperatriz e está localizada no sul do Estado. Faz divisa com os municípios de Maria da Fé, Dom Viçoso, Carmo de Minas, Olímpio Noronha, Pedralva, Conceição das Pedras. 
O nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. O nome foi sugerido por um filho do município, o conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz. Por esta razão, em 1° de dezembro de 1868, a Vila Christina (que se denominava "Espírito Santo dos Cumquibus"), recebe a visita da Princesa Isabel e seu esposo, o Conde D' Eu, a convite do conselheiro, para conhecer a terra que recebera o nome de sua mãe. 
11– Dom Viçoso 
O topônimo do Município revela o amor e a gratidão dos Sul Mineiros para com o santo Bispo de Mariana – Dom Antônio Ferreira Viçoso. Teve ele grande atuação em todo território mineiro. Foi em seu governo eclesiástico que nasceu, cresceu e se prosperou a simpática e formosa cidade e Paróquia de Dom Viçoso. 
Localizada próximo às cidades de renome nacional, como São Lourenço (a 24 km), Caxambu, Maria da Fé e Carmo de Minas, possuidora de um café vitorioso em diversos concursos nacionais, integrante do Circuito Caminho do Sul de Minas e Estrada Real, Dom Viçoso é uma cidade pequena, com cerca de 2994 habitantes. 
A cidade fica a 320 quilômetros de São Paulo, 262 quilômetros do Rio de Janeiro e 430 quilômetros a sudoeste de Belo Horizonte e tem 3073 habitantes (IBGE 2016). Fonte: Site da prefeitura 
12 – Piranguinho 
Sua população em 2016 era de 8 553 habitantes. 
A sede tem uma temperatura média anual de 15,9 °C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Com 61% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com sete estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,717, considerando como alto em relação ao estado. (Imagem abaixo extraída do site caminhosdosuldeminas.com.br) 
O povoamento de origem europeia do lugar teve início no final do século XIX, com a construção da Estrada de Ferro Sapucaí. Nas décadas seguintes, houve um desenvolvimento da agropecuária na região, que propiciou o crescimento econômico e populacional, tendo a cidade se emancipado do município de Brazópolis em 1962 e instalada em 1º de março de 1963. O comércio e o turismo ganharam força a partir da década de 1990, sendo que Piranguinho é considerada hoje como a capital nacional do pé de moleque, devido à tradição na produção desse doce. 
Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Piranguinho, juntamente ou não com instituições locais, passou a investir mais no segmento de festas e eventos. Os principais eventos são o Carnaval, organizado em fevereiro ou março, com desfiles dos blocos carnavalescos formados por grupos da cidade, marchinhas, concursos e shows com bandas regionais;


as festas juninas, em junho ou julho, que são realizadas anualmente e em algumas edições atraem cerca de 8 mil pessoas durante os dias dos eventos, sendo uma das mais conhecidas da região e contando com shows com bandas locais, exposições e barracas de alimentação com comidas típicas e tradicionais, em grande parte produzidas na própria cidade; a Festa de Santa Isabel, na semana de seu dia, 4 de julho, com shows musicais, barracas com comidas típicas, procissões e missas; a Festa de Santa Ifigênia, em setembro; e as comemorações de Natal, durante o mês de dezembro. 
A cidade possui uma tradição muito forte na produção e comércio do pé de moleque. (Imagem extraída do site caminhosdosuldeminas.com.br) Assim, anualmente ocorre a "Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo", unindo as tradicionais festas juninas de Minas Gerais com a produção do doce, que é considerado patrimônio cultural imaterial do estado. O principal atrativo da festa é justamente o maior pé de moleque do mundo, que é feito com parceria das diversas barracas e restaurantes da cidade que produzem o doce. Em 2012, na sua sétima edição, foi feito um doce de pé de moleque com 17 metros de comprimento e 800 quilos. 
13 - Passos 
Com uma população de 1131 807 habitantes em 2016, distribuídos em uma área total de 1.339 km², é o quarto município mais populoso de sua mesorregião e o 26º do estado. Situa-se a 745 metros acima do nível do mar e possui clima Tropical de Altitude. 
A formação de Passos (na foto abaixo, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, de autoria de José de Paula Silva) inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1848, sendo elevada à categoria de cidade no ano de 1858. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de maio, portanto, possui hoje 158 anos.
A cidade se destaca como polo regional, possuindo uma economia baseada principalmente na agropecuária e no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços. Nos transportes, a cidade é servida principalmente pelas rodovias MG-050 e pela BR-146. 
14 - São João Batista do Glória 
Sua população estimada em 2016 era de 7.387 habitantes. Cidade predominantemente rural, onde o leite é o principal produto. (foto abaixo de Amauri Lima) 
Atualmente foi construída 
a ponte sobre o rio Grande, onde antigamente as balsas realizam as travessias. O município tem várias cachoeiras, o que torna a cidade conhecida regionalmente por cidade das cachoeiras. Devido ao grande nome da cidade, ela leva o apelido de "Glória". 
É no município que está o Paraíso Perdido (fotografia abaixo de Edison Zanatto), um dos mais lindas paisagens de Minas, procurado por turistas to mundo inteiro. 
15 - Poços de Caldas MG 
Segundo estimativa do IBGE é o 15º município mais populoso do estado com uma população em 2016 de 164912 habitantes 
Turismo e Cultura 
Parte considerável das atividades econômicas do município gira em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais usadas em diversas terapias.


Por estar a 260 km do município de São Paulo e a 169 km de Campinas (às quais se liga por estradas em boa parte de pista dupla) e ainda a 468 km de Belo Horizonte e 470 km do município de Rio de Janeiro, o fluxo de turistas oriundos destes grandes centros é expressivo, e ajuda a movimentar o comércio local e ainda a produção de doces artesanais e de objetos decorativos em vidro fundido que lembram os de Murano, na Itália. (foto da Rodoviária de Poços de Caldas). 
O município de Poços de Caldas foi tema do samba-enredo 2006 da Escola de Samba Beija-flor do Rio de Janeiro. Em 2014, Poços de Caldas foi cenário para a novela das sete da Rede Globo de Televisão, Alto Astral. A novela se passava na cidade fictícia de Nova Alvorada, mas as imagens foram gravadas em Poços de Caldas, Pedra Azul (ES) e no Projac. 
Como um dos atrativos culturais de Poços de Caldas, temos a Banda Municipal Maestro Azevedo, tombada em 2005 como patrimônio artístico cultural do município, a banda faz suas apresentações dominicais desde o ano de 1914 no Coreto da Praça. 
O turismo de eventos também atrai turistas, com destaque para a Sinfonia das Águas, Festa UAI, Feira Nacional do Livro, Flipoços, Julho Fest, Festival Música nas Montanhas, Jazz & Blues Festival e Enaf. 
A cidade ainda tem uma sede do Instituto Moreira Salles, onde acontecem exposições artísticas e exibição de filmes com aceitação pela crítica especializada. 
16 – Caldas 
De acordo com o IBGE em 2016, sua população é de 14.464 habitantes. (foto abaixo de Joelmir Barbosa) 
Segundo a pesquisa Produção Agrícola Municipal do IBGE, a cidade está entre as 20 maiores produtores de batata-inglesa (em área plantada) do Estado.
A cidade é a segunda maior produtora de uvas do Sul de Minas e quarta maior do Estado, com 151 hectares e produção de 955 toneladas de uvas.A produção de uvas, que rareou durante um tempo, foi retomada com o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, onde é desenvolvida tecnologia para o plantio de vinhas e desenvolvimento do vinho em todo o Estado. 
A cidade possui grande rebanho bovino. Cerca de 22 mil litros de leite, fornecido por famílias de 300 pequenos produtores do próprio município, abastecem as fábricas produtoras de doces. Em 2008, a produção de doces de uma delas, que tem cerca de 130 funcionários, atingiu 1,2 milhão de potes. 
O setor do turismo compreende-se às Festa da Uva, Carnaval, Arraial de Caldas e Festa do Biscoito, tradicionais da cidade. Para acomodações, contam ainda com os hotéis Itacor e Edmar Hotel, ambos dentro da cidade. 
Existe ainda a mineração de granito e a produção de alimentos como o tomate, a cenoura e a mandioquinha. 
17 - Pouso Alegre 
A população estimada pelo IBGE em 2016 é de 145.535 habitantes, sendo o 2º município mais populoso do Sul de Minas e o 17º do estado de Minas Gerais. (fotografia abaixo de Fernando Campanella) 
Atrações turísticas 
Parque Municipal de Pouso Alegre, Mercado Municipal, 14º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), Antiga Estação Ferroviária (Hoje centro de Convivência do Idoso), Capela Nossa Senhora Aparecida (Remonta), Capela Nossa Senhora de Fátima 
Capela Santa Dorotéia, Capela Santa Teresinha (Fachada réplica da capela do Carmelo de Lisieux), Capela São Benedito, Carmelo da Sagrada Família (Monjas Carmelitas Descalças), Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, Conservatório Estadual de Música 
Cristo Redentor (A terceira maior réplica do Brasil, no Bairro São João), Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, conhecido como "Manduzão"(referência ao principal rio do município), inaugurado em 1997, tem capacidade para 35.000 pessoas (um dos maiores do estado), tem formato circular, Feira do Livro Espírita, Galeria Artigas, Maria fumaça (Inativa), Mercado Municipal, Minas de Água mineral, destaque para o fontanário da Mina do Machado, Museu Histórico, Museu Municipal, Palácio Episcopal,
Parque Natural Municipal de Pouso Alegre(Antigo Horto), Pastéis de farinha de milho (tombado patrimônio histórico da cidade, pode ser encontrado facilmente nas principais ruas de Pouso Alegre), Praça João Pinheiro, Primeira Fonte Luminosa do Brasil (instalada em 1935 - Projetada e executada por Antonio Correa Beraldo, e é localizada na Praça Senador José Bento), Quarta na Praça (Evento realizado semanalmente na Praça João Pinheiro), Santuário, SerraSul Shopping (143 lojas, multiplex com 4 salas e área de lazer), Teatro Municipal (que é uma réplica do Teatro de Milão). 
18 - Sapucai-Mirim 
O município de Sapucaí Mirim está localizado do Sul de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, no vale do Rio Sapucaí-Mirim, em uma região repleta de belezas naturais, compreendendo cachoeiras, montanhas e vales. A cidade tem como limites geográficos o município de Gonçalves (MG) ao norte, São Bento do Sapucaí (SP) a nordeste, Santo Antonio do Pinhal (SP) a sudeste, Monteiro Lobato (SP) a sul, São José dos Campos (SP) a sudoeste e Camanducaia (MG) a oeste.
A Sede do Município (Centro), esta localizada na zona nordeste, nas proximidades da linha divisória com o Estado de São Paulo. Em 2016 sua população era de 6.796 habitantes. Sua localização é privilegiada, pois esta a uma pequena distancia das três maiores capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A beleza natural da cidade, juntamente com a hospitalidade comum dos mineiros, fazem de Sapucaí-Mirim uma ótima opção para pessoas que preferem viver em um lugar tranqüilo e bem perto da natureza. 
Fonte informação acima: sapucaimirim.net/) 
19 – Tocos do Moji 
Tocos do Moji (foto abaixo da Prefeitura) se destaca por abrigar, no seu território de 115 quilômetros quadrados, montanhas que chegam a 1 600 metros de altitude, cachoeiras, maciços de pedras imensos e vistas panorâmicas. Integra o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas. A cidade possui, segundo o IBGE 4136 habitantes em 2016. Também faz parte do projeto Caminho da Fé, com seu início na cidade de Tambaú, em São Paulo, passando por Casa Branca, Itobi, Vargem Grande do Sul, Águas da Prata, Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata e Tocos do Moji,
Estiva, Consolação, Paraisópolis, Luminosa, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Roseira e finalizando em Aparecida. O referido projeto tem como objetivo demarcar uma trilha de Tambaú a Aparecida num percurso de 415 quilômetros, com locais de descanso para o peregrino e todas as informações necessárias para que se faça uma caminhada de quinze dias a pé com toda a segurança. O projeto foi inspirado na trilha que existe na Espanha, com quase mil quilômetros de extensão, da França até Santiago de Compostela. 
20 - Santa Rita do Sapucaí 
Sua população em 2016, segundo estimativa do IBGE, era de 41 886 habitantes. (Foto abaixo de David C kallas). É conhecida como "O Vale da Eletrônica", devido aos centros educacionais e empresas dessa área situados na cidade. 
As referências na área de educação são: a Escola Técnica de Eletrônica, o Instituto Nacional de Telecomunicações e a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada na cidade. 
Atualmente, é sede de comarca intermediária e dista 420 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. Situa-se em uma região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Rio Sapucaí. 
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da padroeira, Santa Rita de Cássia, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio. 
21 – Conceição dos Ouros 
Sua população em 2016 era de 11.367 habitantes, situando-se a 450 km de Belo Horizonte. É um município que tem algumas indústrias (principalmente indústria de polvilho, gesso e duas do setor automobilístico). Tem uma equipe de futebol e futsal regional (é bicampeã da Taça EPTV de futsal). É famosa pelos biscoitos salgados que são feitos lá. (foto abaixo de Timóteo Alves de Freitas) 
22 - São Lourenço 
Uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira. Sua população é de 41.128 habitantes. 
Atrativos turísticos 
Parque das Águas, Trem das Águas, Calçadão, Centros Comerciais ("shopping centers"), Aldeia Vila Verde (artesanato), Teleférico, Templo da Eubiose, Sítio Lagoa Seca, Quinta do Cedro, Rampa de voo livre da Fazenda Santa Helena. (Foto abaixo de Ravena Ciel) 
23 – Olímpio Noronha 
Pequeno paraíso localizado na região sudoeste de Minas Gerais, Olímpio Noronha (foto abaixo de Rogério Bigas) fica a 354 km de Belo Horizonte e é ponto certo para quem deseja descansar da vida corrida das grandes metrópoles. Sua população em 2016 era de 2.743 habitantes. 
Dona de um povo simples e acolhedor, a cidade possui entre seus destaques turísticos a antiga estação ferroviária, que, extinta em 1966, hoje abriga uma residência. A Cachoeira da Usina também é um ponto forte do município, exibindo gélidas águas que servem de refresco durante o verão.
Apesar de pacata, a cidade possui manifestações culturais que movimentam o local, como o carnaval e o rodeio da cidade. Instituto Estrada Real 
24 - São Sebastião do Paraíso 
A população estimada em 2016 é de 70.066 habitantes. O município tem como principal atividade a produção de café. (fotografia abaixo de Sérgio Avelino) 
25 - Varginha 
A cidade está localizada às margens do Lago de Furnas, e ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Varginha foi apontada pela revista Veja em 2011 como a sétima melhor cidade do Brasil para se viver e investir.


Varginha tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o "Incidente de Varginha". A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade. A cidade é um polo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos. 
Lazer e turismo 
O Município possui ao longo do braço sul do Lago de Furnas, marinas para barcos, jet skis, casas flutuantes e também locais para pescaria. 
Varginha é uma cidade essencialmente comercial, mas existem também opções para lazer e turismo, por exemplo:
Nave Espacial; (que se trata de uma caixa d'água em formato de nave, com cerca de 5 metros de diâmetro - foto acima, arquivo da Prefeitura); Estação ferroviária; (onde todas as quintas-feiras acontece o projeto Quinta da Boa Música, evento de bandas locais); Parque Zoobotânico; Parque Novo Horizonte; Represa de Furnas; (Marinas para esportes náuticos, pesca, lazer e gastronomia); Museu municipal; Parque Centenário; Casarões coloniais, dentre eles o que abriga hoje a Câmara Municipal; 
Regiões Turísticas vizinhas: 
Circuito das Águas, Cambuquira (40 km), Lambari, Caxambu e São Lourenço (1 hr de carro); Estância Turística de Poços de Caldas (aproximadamente 1 hora e 20 de carro); Região do Lago de Furnas (Fama, Alfenas, Boa Esperança, Guapé, etc); Três Corações, casa Pelé, casa onde morou o rei do futebol (30 minutos de carro);
São Tomé das Letras (1 hr de carro); Serra da Mantiqueira (aproximadamente 1 hora de carro na região de Baependi); Existe ainda um evento que acontece todos os anos chamado Roça N' Roll, idealizado e organizado pelos integrantes da banda Tuatha de Danann. O evento reúne nomes importantes do heavy metal nacional e já contou até mesmo com a participação de bandas internacionais. 
26 – Campanha 
Em julho de 2016 sua população era de 16 532 habitantes. (foto abaixo da Prefeitura Municipal) 
A cidade é sede da Academia Sul Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Alfredo Valadão, da Cruzada Nacional de Alfabetização, precursora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, da Fundação Cultural, entre outras entidades socioculturais.
É porta de entrada para o Circuito das Águas de Minas Gerais e recebe turistas também por causa de suas igrejas e casarões coloniais. As principais atividade econômicas de Campanha são: a agropecuária, com maior destaque para as culturas de café, milho, feijão, cítricos, batata e gado leiteiro; laticínios e metalúrgica. (foto acima: arquivo da Prefeitura) 
Fonte dos textos e fotos: conhecaminas.com / Thymonthy Becker
Fonte das informações, exceto as com fonte citadas: Wikipedia

Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível