OLHANDO DA JANELA DO TREM: ITAMARANDIBA / MINAS GERAIS / BRAZIL (2.336 / 5.570) POPULAÇÃO: 34.936 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ITAMARANDIBA / MINAS GERAIS / BRAZIL (2.336 / 5.570) POPULAÇÃO: 34.936 PESSOAS (IBGE 2020)




No Parque Estadual da Serra Negra com inúmeras nascentes, Cachoeiras, Ecoturismo, Turismo de Aventuras e Esportes Náuticos. 



Cachoeira no Parque Estadual da Serra negra em Itamarandiba, MG (Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
Secretaria Municipal de Educação em Itamarandiba, MG (Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
Região central da cidade de Itamarandiba, MG (Itamigos)
Vista aérea da cidade de Itamarandiba, MG (Ernane Froes)
Centro da cidade de Itamarandiba, MG (Clésio Robert Caldeira)
Artesanato da cidade de Itamarandiba, MG (Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
Igreja Matriz da cidade de Itamarandiba, MG (Prefeitura Municipal)
Igreja de Santa Luzia em Itamarandiba, MG (Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
Região central da cidade de Itamarandiba, MG (Clésio Robert Caldeira)
Casarão da cidade de Itamarandiba, MG (Clésio Robert Caldeira)
Agência do INSS da cidade de Itamarandiba, MG (Emerson S.)
Região central da cidade de Itamarandiba, MG (Nelson Gusmão)
Vista aérea do centro da cidade de Itamarandiba, MG (Prefeitura Municipal)
Entorno da cidade de Itamarandiba, MG (Prefeitura Municipal)
Comércio da cidade de Itamarandiba, MG (Clésio Robert Caldeira)
Região central da cidade de Itamarandiba, MG (Prefeitura Municipal)
Agência da Caixa Econômica Federal em Itamarandiba, MG (Clésio Robert Caldeira)

Comércio na beira da rodovia em Itamarandiba, MG (Emerson S.)
Vista parcial da cidade de Itamarandiba, MG (Nelson Gusmão)
Produtos da culinária da cidade de Itamarandiba, MG (Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
PARQUE ESTADUAL DA SERRA NEGRA EM ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
O Parque Estadual da Serra Negra é uma das mais belas unidades de conservação do nordeste de Minas Gerais, a unidade de conservação (fechada) foi criada em 1998 a partir do Decreto nº 39.907 de 22 de setembro de 1998.
Sua área é de 13.654 ha e tem como representativo de sua fauna e flora, o Lobo Guará e as Canelas D'ema Gigantes respectivamente, são dois símbolos da unidade de conservação.
De grande exuberância e de importância vital para os Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, o Parque Estadual da Serra Negra é um atrativo a parte em Itamarandiba e compõe o Mosaico do Espinhaço Meridional, de unidades de conservação. (Wikipédia)
A região da Serra Negra possui importância vital para o Alto e Médio Jequitinhonha, pois inclui inúmeras nascentes de cursos d'água, vertentes para a bacia do rio Jequitinhonha, rio Araçuaí e alguns tributários do rio Doce. Ao longo das nascentes, dos córregos e dos rios que banham a serra, ainda podem ser observadas matas de galeria e remanescentes florestais importantes para a manutenção da fauna e flora locais. (Wikipédia / Circuito Turístico das Pedras Preciosas) 
DISTRITO DE PENHA DA FRANÇA EM ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS 
O tricentenário Distrito de Penha de França, já foi no passado pertencente a comarca de Diamantina, fundado por franceses e alemães, sua história possui intimas ligações com o trajeto de tropeiros e a exploração mineral. O Distrito, moldurado pela Serra do Espinhaço, reúne características do período colonial brasileiro, além de Cachoeiras, o Sítio Arqueológico de Campos da Flores-Sinais Rupestres, religiosidade e clima de montanha.
O Distrito atrai pesquisadores de vários lugares do mundo, devido a variedade de espécies vegetais endêmicas. Uma das grandes figuras brasileiras que visitou o distrito foi o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, que se hospedou no distrito por 60 (sessenta) dias. (Wikipédia / Blog: Circuito Turístico das Pedras Preciosas) 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM PENHA DA FRANÇA, ITAMARANDIBA, MG
FEIRA DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
Ponto de encontro do itamarandibano, a tradicional e secular Feira de Itamarandiba é sempre realizada aos sábados, reunindo a comunidade itamarandibana e a de diferentes municípios da região. O Mercado Municipal, que atualmente passa pela ampliação de suas instalações, está localizado na principal praça da cidade, a Praça dos Agricultores.
Considerada uma das principais feiras populares do nordeste mineiro, os produtos comercializados são, na sua maioria, oriundos da agricultura familiar além da diversidade de produtos do cerrado e de espécimes da Mata Atlântica.
O artesanato do Vale do Jequitinhonha é também atração no local. Atualmente Itamarandiba conta com a Feira do Artesanato, também conhecida como Forró dos Velhos, realizada toda quinta-feira, esta feirinha conta com típicos artesanatos e culinária caseira, além de muita música e alegria.
Anteriormente o Mercado da cidade era na Praça do Mercado Velho, mas a infelicidade de políticas no período do regime militar levou à demolição do mercado edificado em estilo barroco e em planta similar ao atual mercado da cidade de Diamantina. (Wikipédia / Circuito Turístico das Pedras Preciosas)
TURISMO EM ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
Itamarandiba é um dos municípios integrantes do Circuito das Pedras Preciosas e pleiteia sua integração à Estrada Real, tendo em vista seu pertencimento histórico. O município possui grande potencial turístico ocioso. O evento anual "Expoita" Exposição Agropecuária de Itamarandiba, em sua XIX edição, é considerada uma das maiores festas da região, sempre realizada no Parque de Exposições do município.
A paixão declarada dos itamarandibanos pelas motos reflete os grandes eventos do gênero realizados na cidade. A primeira localidade do Vale do Jequitinhonha, Itamarandiba possui 336 anos e historiografia peculiar, apresentando um rico calendário de manifestações culturais como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, encenações da Semana Santa, Corpus Christi entre outras de valores históricos religiosos.
A cidade também promove um dos melhores carnavais da região, que movimenta a cidade e atrai visitantes de várias cidades vizinhas. (Wikipédia)
CARTÓRIO E COMÉRCIO NO DISTRITO DE PENHA DA FRANÇA EM ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
Atenção para a receita de Itamarandiba: Pegue um punhado de hospitalidade, acrescente história a gosto, junte tudo com doses extras de belo artesanato e finalize com uma pitada exuberante de natureza. Está pronto o município que vai fazer você ficar com água na boca. A metáfora desta introdução foi só pra informar que a culinária Itamarandibana é reconhecida com uma das mais ricas e variadas de toda Minas Gerais.
Seus pratos tem origem no Período Colonial e vão desde os comuns tropeiros da época até a suculenta costelinha de porco com angu; a canjiquinha ; o tradicional frango com quiabo, além de frutos do Cerrado como o pequi apreciado em diversos pontos da cidade. Ah sim... o fogão à lenha, o pão de queijo e o café fresquinho também estão presentes por aqui. (Circuito Turístico das Pedras Preciosas / Prefeitura Municipal) 
ENTORNO DA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MG
Mas não é só na gastronomia que Itamarandiba dá show. Os eventos que acontecem durante o ano todo movimentam a cidade e fazem a alegria dos moradores e turistas. A “Expoita”, como é conhecida Exposição Agropecuária do município, é considerada uma das maiores festas da região. A paixão declarada dos itamarandibanos pelas motos também reflete nos grandes eventos do gênero que acontecem em algumas localidades.
O carnaval é tido como um dos melhores de todo o norte e nordeste mineiro. Já a Festa de Nossa do Rosário dos Homens Pretos e as encenações da Semana Santa e Corpus Christi retratam os valores históricos e religiosos que não foram esquecidos pelo seu povo. (Circuito Turístico das Pedras Preciosas) 
ENTORNO DA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
E por falar em história, não há como deixar de visitar as construções seculares do município, que tem na herança portuguesa a inspiração de sua arquitetura. Um bom exemplo são os Casarões da Rua Padre João Afonso, Largo do Souza, Rua Tiradentes, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Dr. Alphonso Pavie, dentre outros imóveis na região central da cidade. No distrito de Penha de França está a A Igreja de Nossa Senhora da Penha, que chama a atenção por sua fachada e pelo belíssimo altar. (Circuito Turístico das Pedras Preciosas / Wikipédia) 
RIO ITAMARANDIBA NA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MG
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
Código do Município - 3132503 
Gentílico - itamarandibano 
Prefeito 2017 / LUIZ FERNANDO ALVES 
População estimada [2017] - 34.661 pessoas 
População no último censo [2010] - 32.175 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 11,76 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 3.977 pessoas 
População ocupada [2015] - 11,6 % 
Área da unidade territorial [2016] - 2.735,573 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 55,7 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 11,6 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 7,7 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE ITAMARANDIBA NAS MINAS GERAIS
HISTÓRICO DA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
História 
ITAMARANDIBA 
MINAS GERAIS - MG 
Histórico 
Controvertida é a origem da fundação da cidade, atribuída, segundo uns, a Fernão Dias Pais Leme e consolidada por paulistas e, segundo outros, nascida da necessidade de comunicação entre os habitantes da vila do Fanado, atual Minas Novas, com os de outras vilas. Acredita-se que, atraídos pela riqueza e fertilidade das terras, pioneiros aí se tenham fixado, dando origem ao povoado de São João Batista, favorecido por diversos cursos de água. O núcleo estabeleceu na agricultura as bases da sua economia, dando início, mais tarde, a pequena atividade industrial, com o fabrico de tecidos e até botões feitos de madeira, casca de coité e caramujo, e cobertos de linha.
Em 1780, já o ferro era fundido para produção de enxadas, machados, foices, pregos e cravos. As novas casas foram edificadas com alicerces de pedras e paredes de adobe ou tijolo. Construíram-se o grupo escolar e a cadeia pública. Em 1923, São João Batista recebeu o topônimo de Itamarandiba, vocábulo de origem indígena, derivado (segundo Saint-Hilaire) de ita-pedra, mirim-pequena e ndibá que se move juntamente com outras.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE ITAMARANDIBA, MINAS GERAIS
Fonte dos textos e fotos: Circuitodaspedraspreciosas.blogspot.com.br / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / IBGE / Wikipédia / Governo de Itamarandiba, MG


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível