segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

CAMPOS ALTOS, MINAS GERAIS - Produzindo o melhor café e queijo Canastra do Brasil na terra de turismo religioso




CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPOS ALTOS", MINAS GERAIS, BRASIL COMO SE ESTIVESSE NA JANELA DO TREM
foto acima - Jefferson sds
SEJA BEM VINDO A CAMPOS ALTOS
Imagem - Pedro Rezende
foto - Erildo Nunys
CAPELINHA DO 2º SANTUÁRIO
foto - ?
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 15.289
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 710,645
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,99
Código do Município 3111507
Gentílico - campos-altense
ORIGEM DO NOME
O NOME DA CIDADE, VEM DO FATO DELA ESTAR LOCALIZADA EM CAMPOS, EXISTENTES NOS ALTOS DAS MONTANHAS.
Gentílico: campos-altense
HISTÓRICO
Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma, Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas ? urnas funerárias ? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena.
Pela tradição oral consta que no Século XVII, teve as primeiras incursões dos bandeirantes que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados.
Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras, encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo. A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções.
As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial.
Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e com ela, o povoado.
A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária.
O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII.
Em 1921, a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos.
Em 1943, foi criado o município de Campos Altos.
O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade.
Gentílico: campos-altense.
O MUNICÍPIO É PRODUTOR DE CAFÉ E UM DOS PRODUTORES DO FAMOSO QUEIJO DA CANASTRA.
foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação foi inaugurada, em 1912, pela Estrada de Ferro Goiás, cujo objetivo era ligar Formiga, centro-oeste mineiro, a Catalão, no sudeste goiano. Foi construída, nas terras que pertenciam à fazenda Palestina, com características arquitetônicas bastante simples e despojadas, era o próprio símbolo da modernidade que chegava à região.
foto - Jefferson sds
O primeiro nome recebido pela edificação fora “Urubu” uma clara alusão a Serra do Urubu, localizada próxima à linha férrea. Em 1920, o trecho entre formiga e Paracatu foi escampado pela Ferrovia Oeste de Minas, com esta mudança administrativa, devido às características geográficas da região, predomínio de campos de altitude, a estação foi rebatizada de Campos Altos.
foto - ?
Nas décadas de 1970 e 1980, a ferrovia entrou em decadência, culminando com o fim do transporte de passageiros. Com a retirada do telégrafo, a estação de Campos Altos perdeu toda a sua função original, mobiliário, além de sofrer algumas alterações internas. Em 1996, foi arrendada a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) que a utiliza como mero depósito, afastando-a da convivência com a população local. Entretanto o bem tombado continua como o principal marco histórico para os campos altenses.
foto - ?
QUEIJO CANASTRA
O QUEIJO PRODUZIDO NA REGIÃO, CHAMADO DE QUEIJO CANASTRA, É CONSIDERADO DE UMA QUALIDADE E SABOR INCOMPARÁVEIS E O CAFÉ JÁ GANHOU ALGUMAS VEZES O PREMIO DE "MELHOR CAFÉ DO MUNDO
ESTA PACATA CIDADE DO INTERIOR, AINDA PRESERVA AS TRADIÇÕES E O JEITINHO MINEIRO DE SER.
foto - ?
Imagem - Jerferson SDS
foto - Erildo Nunys
foto - ?
foto - ?
AQUI, A CIDADE VISTA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
foto - ?
ESTA É UMA VISÃO GERAL DA CIDADE DE CAMPOS ALTOS, QUE FICA NA PORTA DE ENTRADA PARA O TRIÂNGULO MINEIRO.
foto - ?
Imagem - Aender (Arcos)
IMAGEM DE SÃO JERÔNIMO
A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem anos. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.
foto - PMCA
CAFÉ DE CAMPOS ALTOS
Graças às facilidades de escoamento da produção cafeeira, através da via férrea, além da qualidade e produtividade, o Governo Federal construiu e implantou na cidade, em 1956, uma unidade do Instituto Brasileiro do Café, para armazenar o estoque e apoiar a cafeicultura local, com capacidade de armazenamento de 3.000.000 sacas.
foto - ?
Com o aumento da produção a área cultivada também foi expandida chegando até ao cerrado (antes o café era cultivado em serras). O cafeicultor campos-altense, na década de 1970, os japoneses e paranaenses foram os primeiros a obterem sucesso na plantação de lavouras de café no cerrado. Atualmente, estão plantados no município por volta de 15.000.000 pés de café em área de 8.000 hectares, com o total de 150.000 sacas de 60 kg de café limpo, arábico, tipo 6 destinados à exportação.
foto - PMCA
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Portal do Alto Paranaíba, localizado em região estratégica em Minas Gerais, Campos Altos se destaca por sua Cultura, Religiosidade e por suas Belezas Naturais.
Em Campos Altos encontra-se o 2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, oficializado em 1999 pelo Vaticano e também a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do País e do mundo.
foto - Jefferson sds
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no cume de um morro na cidade de Campos Altos, cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, é hoje um dos maiores focos do turismo religioso em toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O complexo religioso é constituído por três templos, com seus respectivos bens móveis e integrados dedicados à santa, estacionamento e edificações de apoio para receber os devotos.
foto - ?
Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no local, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz institui legalmente o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Campos Altos. Com o estabelecimento jurídico, as pessoas passaram a denominá-lo como “ Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, para divergir do já existente na cidade de Aparecida, em São Paulo.
foto - Erildo Nunys
Na festa de Nossa Senhora Aparecida que ocorre entre os dias 09 e 12 de outubro, cerca de 40 a 50 mil romeiros vindos de várias cidades como Luz, Córrego Danta, Bambuí, Araxá, Ibiá, Uberlândia, Uberaba, dentre outras, visitam o Santuário. A programação do evento é constituída por novenas, realização de missas, carreata, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows pirotécnicos. Sendo que no dia 12 a celebração de missas é de hora em hora (05:00h às 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos diversos vendedores ambulantes de Brasília, São Paulo, etc, montam suas barracas no pátio e comercializam comidas, bebidas, artigos religiosos.
Imagem - Aender (Arcos)
Na atualidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o principal polo religioso católico, bem como ponto turístico e mirante do município de Campos Altos. Constitui-se como um dos elementos concretos e simbólicos mais significativos da identidade dos campos altenses. O tombamento desse patrimônio cultural é uma ação pertinente para protegê-lo, permitindo sua presença na perspectiva das gerações futuras.
foto - ?
NO DIA DA FESTA DA PADROEIRA (12 DE OUTUBRO) MILHARES DE PEREGRINOS VEEM A CAMPOS ALTOS PARA PAGAR PROMESSAS, VISITAR O SANTUÁRIO E FAZER SEUS PEDIDOS PARA A SANTA.
foto - ?
foto - ?
AQUI ESTA ERGUIDA A MAIOR IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, DO MUNDO. ELA TEM 15 METROS DE ALTURA.
foto - Clube de notícias
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS ALTOS, MG
BOA NOITE CAMPOS-ALTENSES/ OBRIGADO PELA VISITA / SEMPRE VOLTE
foto - ?

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Portal da Prefeitura Municipal de Campos Altos / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana