OLHANDO DA JANELA DO TREM: MONTEVIDÉU / URUGUAI

Translate

Pesquise o que procura aqui

MONTEVIDÉU / URUGUAI




A cidade é relativamente pequena – tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, mas tem muitas opções de entretenimento 
É inevitável a comparação com Buenos Aires, do lado argentino do Rio da Prata, onde a vida noturna agitada e a fama dos centros comerciais acabam atraindo mais visitantes estrangeiros.



Mas quem procura fazer turismo em uma capital sul-americana com ares europeus e sem a agitação da capital argentina não pode deixar de incluir Montevidéu no roteiro.
O Teatro Solis, em Montevidéu (Otávio Rodrigues)



Porto de Montevidéu (Thinkstock)
A cidade é relativamente pequena – tem cerca de 1,3 milhão de habitantes – e não oferece tantas opções de entretenimento como a vizinha, mas a capital mais jovem da América Latina, fundada na primeira metade do século 18, tem um clima tranquilo de interior raro em outras grandes cidades hispânicas da América do Sul, além de um Centro Histórico com casarões coloniais, praças e parques. É só diminuir o ritmo e aproveitar.
Plaza Independencia, no centro de Montevidéu (Thinkstock)
Teatro Solís (Thinkstock)
O passeio pelo centro antigo começa na Puerta de la Ciudadela, marco zero do setor histórico, que conecta com a Plaza Independencia. Na esquina com a Avenida 18 de Julio, principal artéria da cidade, está o emblemático Palacio Salvo, de 1925, cartão-postal de Montevidéu. Ali perto, na Avenida Reconquista, outro ponto de referência é o Teatro Solís, de 1856, que mantém variada agenda com espetáculos de música, teatro e dança.

O Mercado del Puerto é uma das melhores opções para provar a verdadeira parillada uruguaia (Christian Córdova/Flickr/Creative Commons)
Vista externa do Mercado del Puerto (Suedehead/Flickr/Creative Commons)
Também há bons museus, como o Torres García, dedicado a um dos artistas contemporâneos mais importantes da América do Sul, cuja prolífica obra inclui o mapa invertido do continente. E, para quem gosta de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930, conta com um interessante acervo.
Todo mundo tem seu bar favorito em Montevidéu (Ostrosky Photos Creative Commons)
Ciudad Vieja (Cidade Velha) em Montevidéu, Uruguai (Alejandro Dagnino/Wikimedia Commons)
Não deixe de curtir algumas horas percorrendo as Ramblas, calçadões com vista para o Rio da Prata que têm ciclovias e áreas para descanso com pequenos mirantes ao longo do trajeto.


Carros e test-drives. Todo mundo tem aquela lembrança familiar de férias, com o pai dirigindo mal-humorado, enquanto a garotada tocava o inferno no banco de trás. Já chegamos? Podemos parar no Rancho da Pamonha? Quero fazer xixi! As nossas recordações estão ligadas a veículos como Fusca, Variant e Caravan, talvez um Gol ou Monza para os mais novos. Para os mais velhos, no entanto, lembrar de modelos ainda mais antigos é rever o passado que tiveram com nossos avós e bisavós, de lembrar de como eram as ruas em suas infâncias. 



Há diversos bons museus de carros, motos, ônibus e bondes tanto no Brasil como fora daqui, alguns até oferecendo test-drives. Aqui, como em poucos outros lugares, a memória afetiva levanta sorrisos! (Divulgação/Vinícola Bouza)
Montevidéu e Buenos Aires, aliás, podem ser visitadas na mesma viagem. Há um serviço fluvial permanente que atravessa o Rio da Prata interligando as duas capitais. Confira tarifas e horários na Buquebus.
Mercado del Puerto em Montevidéu, no Uruguai (Jorge Gobbi/Wikimedia Commons)
COMO CHEGAR EM MONTEVIDÉU 
A Gol (www.voegol.com.br) tem voos diretos de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. A TAM (www.tam.com.br) oferece também voos diários entre São Paulo e a capital uruguaia. Em Montevidéu, o desembarque é no Aeroporto Internacional de Carrasco (www.aic.com.uy).



De ônibus também se chega ao Uruguai, e as companhias possuem rotas que partem do Sul e Sudeste do Brasil. Do aeorporto ao centro, cerca de 20 quilômetros de distância, a corrida de táxi custa US$ 30. A alternativa é tomar o ônibus DM1, a US$ 1,10, que vai até Punta Carretas.
(FabricioMarcon/Flickr/Creative-Commons)
COMO CIRCULAR POR MONTEVIDÉU 
O trânsito na capital uruguaia é tranquilo. O transporte público funciona até a meia-noite, mas as principais linhas de ônibus têm saídas a cada hora durante a madrugada. Os táxis não são caros e viram boa opção para se locomover à noite. Os roteiros pelo Cuidad Vieja podem ser feitos a pé.
Palácio Salvo, no centro de Montevidéu (Marisali Creative Commons)
GASTRONOMIA
A mesa uruguaia venera cortes de carne (de boi ou cordeiro, principalmente) acompanhados por um bom vinho. Ao lado dos asados, também são encontradas ótimas empanadas, frutos do mar e massas, além de sobremesas como o imbatível doce de leite e, claro, alfajores. Com mais de 20 restaurantes, o Mercado del Puerto é o endereço certo para ser apresentado às delícias e tentações da gastronomia uruguaia.
Carnívoros, os uruguaios adoram uma parrilla (Ostrosky Photos Creative Commons)
O QUE COMPRAR
Artigos de couro, artesanato e peças de decoração podem ser econtrados em endereços como a Casa Mario (Calle Piedras, 641), a Manos del Uruguay (Calle San José, 1111) e o Mercado de los Artesanos (Plaza Cagancha, 1365).
Plaza Independencia, Montevidéu, Uruguai (Wikimedia Commons)


Vista aérea de Montevidéu, às margens do rio da Prata (matthintsa Creative Commons)
INFORMAÇÕES AO VIAJANTE
Línguas: Espanhol
Saúde: Não há exigências específicas
Melhor época para visitar: Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região. Em Montevidéu, venta muito nessa estação mais fria.


Site: http://www.montevideo.gub.uy
População: 1.336.000 hab
Fuso horário: 0h (horário de Brasília)
Distância de outras cidades: Punta del Este 136km, Colônia del Sacramento 176km
Puerta de la Ciudadela, em Montevidéu, no Uruguai (Carlos Pazos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível