OLHANDO DA JANELA DO TREM: CAROEBE / RORAIMA / BRAZIL (1.146 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.383 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

CAROEBE / RORAIMA / BRAZIL (1.146 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.383 PESSOAS (IBGE 2020)




Na área de turismo dispõe da Praia do Sol e Rio Jatapu. Sua principal vila é Entre-Rios. A economia está baseada principalmente na produção de banana, que abastece o mercado amazonense, além de gado de corte e madeira.
Distante de Boa Vista 354 km, a Sudeste do Estado, Caroebe tornou-se município em 1994.


As vilas mais importantes são: Entre-Rios e Jatapu. Lá situa-se a primeira usina hidrelétrica do Estado, Jatapu, que abastece a região Sul do Estado. 
Chegando na cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Caroebe, RR a noite (Tiago Orihuela)
Igreja de Santo Antônio da cidade de Caroebe, RR (Pereira M.O.)
Avenida central da cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Avenida central da cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Zona rural da Cidade de Caroebe, RR (Prefeitura Municipal)
Banhistas aproveitando as águas límpidas do rio Japatu em Caroebe, RR (Prefeitura Municipal)
Praça central da cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Na área de turismo dispõe da Praia do Sol e Rio Jatapu. Sua principal vila é Entre-Rios. A economia está baseada principalmente na produção de banana, que abastece o mercado amazonense, além de gado de corte e madeira. 


O acesso ao município é pela BR-210, que inicia no entroncamento do Km 500 da BR-174 sul. É a última cidade com acesso pela 210, cujos limites faz divisa com o Estado do Pará. (Roraima de fato) 
Zona Rural de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Avenida Paulinho da Costa em Caroebe, RR (João M. Elias)
Avenida central da cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Escola Estadual Teresa de Oliveira em Caroebe, RR (João M. Elias)
Estação Rodoviária de Caroebe, RR (João M. Elias)
Rua da cidade de Caroebe, RR (João M. Elias)

Área de piscicultura em Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Rio da cidade de Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Prefeitura Municipal)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Distrito de Entre Rios, Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira e, Caroebe, RR (Prefeitura Municipal)
Usina Hidroelétrica de Jatapú no distrito de Jatapú em Caroebe, RR (Tiago Orihuela)
Código do Município - 1400233 
Gentílico - caroebense 
Prefeito 2017 / ARGILSON RAIMUNDO PEREIRA MARTINS 
População estimada [2017] - 9.493 pessoas 
População no último censo [2010] - 8.114 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 0,67 hab/km² 
Pessoal ocupado [2015] - 414 pessoas 
População ocupada [2015] - 4,5 % 
Área da unidade territorial [2016] - 12.065,771 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 14,7 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 19,9 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 27,3 % 
HISTÓRICO DA CIDADE DE CAROEBE, RORAIMA
História 
Elevou-se à categoria de município em 4 de novembro de 1994.
O município foi criado pela Lei nº 082, de 4 de novembro de 1994, em terras desmembradas do município de São João da Baliza. Sua instalação se deu em 1997.

A população indígena tem uma participação em relação ao total do Município de 52,70%.
Um dos principais produtos agrícolas do município de Caroebe, a banana, é comercializada nos mercados de Boa Vista e Manaus. Em relação à pecuária, o potencial do município está voltado para o gado de leite e corte. Já o extrativismo vegetal está representado na região pela extração da castanha, do louro, do angelim, do roxinho, da maçaranduba e da cupiúba.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE CAROEBE, RORAIMA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CAROEBE, RORAIMA
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Becker Thymonthy / Governo de Caroebe, RR / Roraima de Fato


 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM





SONHOS DE UM VIAJANTE
A MULHER DE VESTIDO VERMELHO

A mulher ficava jogando os cabelos de um lado e depois para o outro do pescoço, como se estivesse tirando fotos.
Eu estava no Bairro Esplanada. Só que numa espécie de praça bem grande e redonda, onde não havia nada e o chão estava coberto de folhas. Eu estava de bruços neste chão e andava muito rápido, usando apenas as pontas dos dedos das mãos e dos pés. Era bem rápido mesmo. Eu ia de um lado a outro em segundos. Depois eu olhava para cima, via onde não tivesse fios de eletricidade e dava um pulo, tentando voar. Mas eu subia só uns cinco metros e caia novamente no chão.

Continuava andando daquele jeito. Nisto vi minha avó, mãe de minha mãe. Fui até ela. Ela começou a me bater com o cabo do guarda chuva que carregava nas mãos. Eu a peguei pelos pés e joguei-a para cima, para que ela voasse. Ela deve ter ido a uns 10 metros de altura e desceu lentamente onde eu estava. Eu fui tentar jogá-la novamente e ela começou a me bater novamente, com o guarda chuva. Sai dali e fui embora. Andei um pouco e pude ver o sol se pondo no horizonte.


Então vi uma mulher de vestido longo e vermelho. Ela jogava os cabelos de um lado a outro do pescoço. Eu fui até lá para vê-la de perto. Quando cheguei perto, vi que era um holograma de uma mulher. Tinha ela do tamanho natural, e várias outras pequenininhas, como se fossem retratos. Então fui embora pra casa.




SONHOS MAIS MALUCOS

2 comentários:

  1. A cidade é encantadora! parece algumas cidadezinhas aqui da região onde mora, como por ex., Borborema.
    Abraços.

    ResponderExcluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível