BELFAST / IRLANDA DO NORTE / REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA






Viajar pela Irlanda eh sinônimo de conhecer paisagens naturais, casinhas de interior e ovelhas por todos os lados. Mas não eh só isso.
Para muitas pessoas, viajar pela Irlanda e Irlanda do Norte é sinônimo de conhecer paisagens naturais, casinhas de interior e ovelhas por todos os lados.


Realmente esse é o tipo de paisagem mais frequente pelas estradas desses dois países. Mas o que muitos turistas não sabem ou até esquecem, é que a região tem uma história marcada por grandes conflitos e algumas das principais atrações estão nas ruas das grandes cidades. 
É o caso de Belfast, capital da Irlanda do Norte. Se estiver pela ilha esmeralda, não deixe de passar pelo menos dois dias na cidade. O local se tornou capital do país quando a Irlanda se dividiu em duas, em 1920. Foi nessa época que ocorreu uma longa guerra política e religiosa entre protestantes a favor do Reino Unido e católicos separatistas.


Depois de anos sangrentos, os cidadãos tentam levar uma vida normal, mas as marcas dessa disputa ainda estão por toda parte. 
Apesar de ser marcada e conhecida pelos conflitos, Belfast tem atrações para todos os gostos. O RoadTrio conferiu os principais passeios da cidade e fez uma lista de locais para você aproveitar. 
ARTE E GUERRA SE MISTURAM 
Um pouco afastado do centro histórico, a região de Falls Rd (lar de católicos) e Shankill Rd (protestantes) foi palco de grandes confrontos entre os religiosos. No final dos anos 1960, os problemas religiosos/políticos se agravaram tanto a ponto de o exército britânico intervir nas ruas. Foi nesse período que a cidade viveu momentos de muita violência com imagens chocantes de atentados terroristas.


Apesar de atualmente ser uma região pacífica, não é aconselhável ir a pé ou sozinho. O ideal é pegar um ônibus de turismo (os famosos Hop On Hop Off) ou um black taxi – que normalmente fecham um valor para fazer tour em determinadas partes da cidade. 
O passeio deve incluir uma visita ao chamado Wall Murals. Lá foram construídos portões e uma espécie de muro que tinham a função de separar parcialmente católicos e protestantes. Ainda hoje é possível ver fragmentos dessa época: os portões continuam lá, abertos durante o dia e fechados ao entardecer. 


Parte dessa história estão nos muros que dividiam a cidade, conhecidos como Peace Lines (Linhas da Paz), que têm até 4 quilômetros de extensão e se tornaram uma galeria de arte a céu aberto. No local, diversas pessoas, entre artistas e personalidades como Dalai Lama, deixaram registradas suas mensagens de paz e esperança.
Até o Dalai Lama já deixou sua mensagem nos muros da Peace Lines (Foto: RoadTrio)
MAIOR NAVIO DA HISTÓRIA 
Outro personagem importante na história da cidade é o Titanic, o transatlântico mais famoso do mundo. Apesar de sua viagem inaugural ter partido da Inglaterra, o navio foi construído em Belfast. O Titanic é tão querido por lá que ganhou não apenas um museu, mas um quarteirão inteiro destinado a ele, chamado de Titanic Quarter.
Os portões que dividem a cidade abrem durante o dia e fecham à noite (Foto: RoadTrio)
Esse complexo abriga o estaleiro onde o transatlântico nasceu e o museu Titanic Belfast, inaugurado em 2012. O museu tem uma arquitetura impressionante e interessante: o formato lembra o casco do Titanic, mas um revestimento diferente faz referência ao iceberg que o transatlântico colidiu.


Uma curiosidade é que o prédio tem a mesma capacidade para visitantes que o navio tinha para passageiros: 2 mil pessoas. Entre e aproveite cada uma das nove galerias do museu, que contam a sua história de forma cronológica. A exposição é super interativa e você irá perder horas lá dentro.
Por todas as partes é possível ver traços da guerra entre católicos e protestantes (Foto: RoadTrio)
A visita começa mostrando a cidade na época em que o navio foi construído. Depois parte para a história da própria embarcação. Para dar a dimensão do projeto, uma espécie de montanha-russa explora uma réplica do Titanic no período de sua construção. 

Já a terceira galeria é dedicada ao lançamento do barco e segue para a parte da mobília, onde é possível ver como eram os quartos de todas as classes. A quinta traz histórias sobre sua única viagem e, finalmente, o naufrágio com as primeiras e últimas mensagens de socorro emitidas pelo capitão. As três últimas galerias abordam os dias seguintes à tragédia.
O prédio lembra o casco do navio, já a textura faz referência a um iceberg (Foto: RoadTrio)
Continuando a volta no quarteirão, você encontrará os estaleiros Harland & Wolff – responsável pela construção – e seus guindastes amarelos, Sansão e Golias. Existe também uma trilha sinalizada com placas para conhecer mais a região. Vá ao Centro de Informação ao Turista e pegue um audioguia para caminhar pela Titanic Trail. Se ainda assim sua curiosidade pelo navio não estiver saciada, pegue um barco da companhia Lagan e faça o Titanic Tour.
O museu Titanic fica no exato local onde o navio foi construído (Foto: RoadTrio)
WINTER IS COMING 
Recentemente, a cidade foi invadida pelos turistas que são apaixonados pela série Game of Thrones. Ambientado em uma época fictícia, o seriado é filmado em diversos países, mas a Irlanda do Norte é sem dúvidas uma das principais locações.


Saindo de Belfast, é possível pegar um ônibus de turismo que irá te levar para locais que qualquer fã reconhece facilmente. O Castelo Ward, localizado ao sul de Belfast, é mais conhecido como Winterfell. Para percorrer os caminhos da família Stark, por exemplo, vá para a região de Downpatrick.
Fãs de Game of Thrones podem visitar Winterfell (Foto: Reprodução/site)
LOCOMOÇÃO 
A cidade é tão pequena que os principais pontos turísticos podem ser conhecidos caminhando. Além de ser a forma mais barata, sempre é possível desviar a rota e conhecer outros cantinhos interessantes. Para os que preferem o transporte público, Belfast tem ônibus com tickets variando de acordo com a distância a ser percorrida ou ticket de um dia inteiro. Outra opção utilizada pelos turistas é o famoso ônibus para turista, chamado de City Sightseeing Belfast Hop On Hop Off.


Um pouco mais inusitado, mas comum no país, são os Black Taxi Tours. Os taxis correm diariamente, basta ligar para agendar um horário. O tour pelos principais pontos históricos leva normalmente 90 minutos. Existem duas opções mais confiáveis: o Official Black Taxi Tours ou o Original Belfast Black Taxi Tours (taxitours@live.co.uk).
O ônibus Hop On Hop Off é uma boa opção para conhecer a cidade (Foto: RoadTrio)
ONDE COMER 
A cidade é repleta de restaurantes e pubs que servem deliciosos pratos. Entre os mais tradicionais, assim como em toda a Irlanda, está o Fish and Chips (peixe com fritas). Essa, aliás, pode ser uma boa opção para gastar pouco e conhecer a culinária da região. Se quiser ter diversas opções, vá próximo ao City Hall (prefeitura da cidade), onde se encontram ruelas com restaurantes requintados. Já os mais baratos ficam próximos à Queen’s University, também no centro.


Fonte dos textos e fotos: msn.com / Becker Thymonthy / RoadTrio 






CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM




Comentários

  1. Depois de ler e ver as fotos aumentou minha vontade de viajar para a Irlanda
    Excelenteeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai querer voltar várias vezes. Eh apaixonante a Irlanda. Valeu Menina. Abração

      Excluir

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE