OLHANDO DA JANELA DO TREM: TIMÓTEO / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.244 / 5.570) POPULAÇÃO: 90.568 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

TIMÓTEO / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.244 / 5.570) POPULAÇÃO: 90.568 PESSOAS (IBGE 2020)




No Parque Estadual do Rio Doce com grande tradição em suas festas, em especial o Carnaval, artesanato e culinária.
Timóteo está localizado o Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva nativa de mata atlântica do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Sudeste. Outros importantes atrativos naturais são os projetos Oikós e o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da cidade. 


O município ainda possui uma grande tradição em suas festas, em especial o Carnaval. O evento, que é organizado pela prefeitura juntamente com a Associação das Escolas de Samba de Timóteo. 
O município possui também tradição em seu artesanato e na culinária, e na cidade estão situados ainda importantes monumentos e construções, como a Igreja de São José, a Fundação Aperam Acesita e a Igreja Matriz São José. 
Entre os pontos turísticos naturais mais visitados estão a Área de Preservação Ambiental, o projeto Oikós, o Pico do Ana Moura e o Parque Estadual do Rio Doce, que é a maior reserva de Mata Atlântica de todo estada de Minas Gerais e uma das maiores da região Sudeste brasileira. 
O Parque oferece uma boa infraestrutura e, além de turistas, recebe pesquisadores com objetivo de estudar espécies da fauna e da flora locais. (Guia do Turismo Brasil)
BEM VINDO A CIDADE DE TIMÓTEO. A CAPITAL NACIONAL DO INOX
imagem - Wikipédia
CENTRO CULTURAL DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA EM TIMÓTEO, MG
O Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita foi inaugurado em 31 de outubro de 1994 e está localizado na antiga Casa de Hóspedes da então Acesita. O imóvel, que foi erguido na década de 1950, foi totalmente adequado para sua nova finalidade e possui 2.500 m2 de área construída.
O prédio abriga um museu da empresa, área de exposição, teatro, salas que podem ser utilizadas para cursos e oficinas, bem como jardins e um grande bosque onde são realizados eventos variados, como Festival Arte Viva.
imagem - ?
imagem - Leo Coura
imagem -  Victor Vasconcelos
imagem - Cosme Oliveira
MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM TIMÓTEO, MG
imagem - JF Rezende
MONUMENTO A SINERGIA EM TIMÓTEO, MG
imagem - Wikipédia
CASARÃO DA RUA MATEUS ARAÚJO – CASA DA MEMÓRIA EM TIMÓTEO, MG
A Casa da Memória é a edificação mais antiga de Timóteo, ainda preservada, construída em 1922, com paredes de pau a pique, telha cumbuca, forro de taquara trançada, piso e esquadrias de braúna, carvalho, garapa e outras madeiras de lei típicas da região.
Jorge Dias Duarte a construiu com oito cômodos, para servir como residência. Após muitos anos o imóvel foi restaurado e inaugurado, em 2004, como Casa da Memória e Pesquisa do Legislativo.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TIMÓTEO, MG
imagem - Ana Moura
imagem - Cosme Oliveira
imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem -  Victor Vasconcelos
imagem - Tamanduá
imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem - Wikipédia


imagem - Dalton Henrique de Souza
imagem - Wikipédia
imagem - Dalton Henrique de Souza
PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE (PERD) EM TIMÓTEO, MG
Protegido em nível estadual pelo Decreto 1.119, de 14/07/1944
O Parque Estadual do Rio Doce (Perd) é hoje a maior reserva contínua de Mata Atlântica em Minas Gerais. Tem uma área de quase 36 mi hectares entre os rios Piracicaba e Rio Doce. Engloba três municípios: Marliéria, Timóteo e Dionísio.
Quase metade do território do município de Timóteo integra o Parque, e 14, 17, do Perd fazem parte do município. A área possui extrema importância na região, pois, além de abrigar várias espécies nativas da fauna e flora da Mata Atlântica, ajuda a conter o impacto causado pela inevitável poluição proveniente das atividades siderúrgicas e metalúrgicas do Vale do Aço. Tem importante papel de renovação de oxigênio na região que abrange os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso, contribuindo para o equilíbrio climático.
O parque possui um herbário que, de forma sustentável, possibilita a identificação de espécies por meio da análise de suas características morfológicas, constituindo a base de pesquisas taxonômicas. Há estudos sobre a influência de espécies exóticas de animais que têm colaborado com mudanças nas cadeias alimentares, como tucunaré, a piranha e o apaiari.
O sistema hídrico do Perd é formado por cerca de 50 lagoas no seu interior e outras 80 em seu entorno. Dentre seu complexo de lagos, destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e 32,5 m de profundidade. De maneira geral, grande parte dos corpos d’água que compõem o sistema de lagos tem sofrido algum tipo de impacto, seja pelo uso da água ou pela modificação da paisagem. As lagoas estão preservadas apenas na área onde se encontra o Parque, e a paisagem no entorno encontra-se inalterada.
imagem - Cosme Oliveira
AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM TIMÓTEO, MG
imagem - Dalton Henrique de Souza
PRAÇA EM TIMÓTEO, MG
imagem - Cosme Oliveira
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TIMÓTEO, MG
imagem - Leo Coura
MUSEU DO TEM DE TIMÓTEO, MG
imagem - Montanha
HOTEL EM TIMÓTEO, MG
imagem - Dalton Henrique de Souza
IPÊ ROSA
imagem - ?
ENTORNO DA CIDADE DE TIMÓTEO, MG
imagem - ?
PICO ANA MOURA EM TIMÓTEO, MG
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Wikipédia
População estimada 2016 (1) - 88.255
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 144,381
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 562,70
Código do Município 3168705
Gentílico - timotense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE TIMÓTEO, MG
Uma homenagem a Manoel Timóteo que deu início ao povoado, hoje a cidade de Timóteo, quando construiu uma venda para atender aos mineradores da região.

Gentílico: timotense
HISTÓRICO DA CIDADE DE TIMÓTEO, MG
No final do século XVII e início do século XIX, com a crise do sistema colonial, o vale passou a ser cobiçado pela política da ocupação européia. Reagindo ao colonizador, o índio foi um obstáculo à colonização e contra ele foram mobilizadas forças militares e missionários religiosos. Apesar do direito natural de possuírem a terra onde viviam, os povos indígenas tiveram seus territórios invadidos e confiscados pelos brancos. O Governo criou postos militares para proteger os colonos. Foram estabelecidos sete quartéis que garantiam aos brancos a ocupação da terra, o uso dos rios e a exploração das riquezas minerais.


Timóteo pertencia à 4ª Divisão do Rio doce, que possuía seu quartel no lugar chamado Onça Pequena (nome do ribeirão que banhava a localidade), hoje Jaguaraçu. Os índios aprisionados durante os ataques eram escravizados. Ocorreu no Vale do Rio doce o maior massacre indígena da história do Brasil. Em 1832 já não haviam aldeamentos indígenas na região. Logo que os índios foram exterminados, ficaram abertas as portas para ocupação total pelos brancos. Francisco de Paula e Silva Santa Maria foi o primeiro fazendeiro a se instalar na região, segundo um documento de 9 de abril de 1832.
Tratava-se da carta de Sesmaria, dando-lhe as terras de um lugar denominado Ribeirão de Timóteo, que deságua no Rio Piracicaba. Estabeleceu-se com a sua família, na região do Alegre em 1831, e lá construiu e iniciou a criação de gado, o que lhe daria direito a uma Sesmaria.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE TIMÓTEO, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE TIMÓTEO, MINAS GERAIS

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Timóteo, MG / guiadoturismobrasil.com



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM





4 comentários:

  1. Conheci Timóteo em 1977, durante um congresso de Cine Clubes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última vez em que estive lá foi o ano passado. Mas já estive lá inúmeras vezes. Valeu Amigo. Abração

      Excluir
  2. Maravilhosas fotografias /Natureza
    Excelente publicação

    ResponderExcluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível