OLHANDO DA JANELA DO TREM: PEDRO LEOPOLDO / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.724 / 5.570) POPULAÇÃO: 64.712 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

PEDRO LEOPOLDO / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.724 / 5.570) POPULAÇÃO: 64.712 PESSOAS (IBGE 2020)




Aqui acontece a curiosa Festa do Poste com shows de bandas, bolos e muita animação. Quer descobrir que festa eh essa? Venha nos visitar.
BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MG. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES E DO MÉDIUM CHICO XAVIER.
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - Montanha
foto - Jairo Nunes
foto - Montanha
IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA EM PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - ?
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DE PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - Jairo Nunes
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PEDRO LEOPOLDO, MG
A Estação Ferroviária Dr. Pedro Leopoldo foi construída em 1895, em um terreno doado pela Fábrica de Tecidos, que era, até então, a única atividade econômica relevante na cidade. Na escritura de doação, pode-se ler a sua primeira denominação: “Parada da Cachoeira”.
Em virtude da morte precoce do Dr. Pedro Leopoldo, a cidade passou a ser assim chamada, em homenagem ao engenheiro que trabalhou na construção da ferrovia. Essa atitude acabou também determinando o nome do lugar, até então conhecido como Cachoeira Grande ou Cachoeira das Três Moças, pois a estação tornou-se referência do local. Em pouco tempo, transformou-se de uma estação de parada para uma movimentada estação ferroviária.
foto - Montanha
foto - Montanha
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA DE PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - Montanha
A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MG
A noite de Pedro Leopoldo é animada. A Exposição Agropecuária atrai várias pessoas com seus shows e rodeios, e o folclore tem seu espaço garantido no Encontro de Guardas de Congo. A festa de Nossa Senhora do Rosário, em Vera Cruz, tem fogos, apresentações de cavalhada, e os visitantes podem servir-se à vontade de uma deliciosa galinhada.
No início do ano, acontece o Festival de Verão, que agita a cidade com grandes shows e oficinas de arte e cultura.
Um mês antes do Carnaval, começa a festa o Boi da Manta, um bloco divertidíssimo que sai toda quarta e sábado, com banda e muita gente fantasiada. Em abril, acontece a curiosa festa do poste.
Há alguns anos, descobriram uma plaquinha em um poste da cidade com a data da sua inauguração (20/04/1961), e algumas pessoas passaram a brindar no dia. Com o tempo, a brincadeira foi-se tornando uma grande festa, com direito a shows de bandas locais, bolo e discurso para o aniversariante.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Montanha
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
CHICO XAVIER EM PEDRO LEOPOLDO, MG
A última casa que o Chico Xavier morou em Pedro Leopoldo foi transformada em um memorial. A construção da década de 40 que recebe milhares de turistas todos os anos recentemente foi reformada. Mas tudo está como ele deixou, principalmente o espaço para as flores. Era a paixão do médium. “Chico tinha uma adoração especial pelas flores tanto que quando ele se emocionava exalava um cheiro de rosas”, contou o voluntário Hélcio Marques.

Além das roseiras foi preservado o quarto onde ele dormia. O turista também pode conhecer os 454 livros psicografados por Chico e as 200 biografias escritas sobre o médium. Num pequeno auditório, reuniões como Chico gostava e espaço onde todos participam. “Desde a inauguração, em 2006, já recebemos 50 mil pessoas do Brasil e exterior”, disse Hélcio.
foto -  ?
CASA ONDE MOROU CHICO XAVIER EM PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - ?
foto - Wikipédia
AS GRUTAS DE PEDRO LEOPOLDO, MG
Pedro Leopoldo tem belezas naturais de raro valor. As grutas guardam vestígios, como restos de cerâmicas, instrumentos de vários tipos, fósseis humanos e de animais em bom estado de conservação e muitas pinturas rupestres. A Gruta do Baú é a preferida na região pelos escaladores. É também ótima para uma boa caminhada e ainda tem um quiosque que serve bebida gelada para os aventureiros ofegantes.
Ultimamente, tem sido um incrível cenário para shows de artistas de fama nacional. Já a Quinta do Sumidouro guarda muito da história da fundação da cidade. A lagoa do Sumidouro é mais um dos tesouros, com sua bela paisagem cercada de milenares pinturas rupestres.
foto -  Geraldo Salomão
foto - Geraldo Salomão
CACHOEIRA DA REGIÃO DE PEDRO LEOPOLDO, MG
foto - ?
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE PEDRO LEOPOLDO, MG
São, em todo município, mais de quinze sítios de valor arqueológico, espeliológico ou paleantológico, muitos sem nunca terem sido estudados, o que deixa em aberto boa parte da pré - história da região, que também é rica em pinturas rupestres. Algumas desta pinturas sugerem, por seu formato de “pente” e de sucessão de linhas, que os indígenas possuíam um sistema de anotação linear.
Em Pedro Leopoldo, o mais promissor sítio arqueológico é o da Lapa Vermelha IV, neste sítio foram encontrados sedimentos antigos, em solo calcário e fossilizados, cujos carvões esparsos fornecem duas datações: 22.140 e mais de 25.000 BP, contudo, a origem humana destes carvões pode ser discutida pela escassez de outros achados nas mesmas camadas ou condições. Uma série de sedimentos do pleistoceno foram encontrados, possivelmente carregados para o antigo sumidouro. Desta série obteve-se datações entre 10.200 BP a 15.300 BP., também feitas a partir de carvões esparsos .
A descoberta de Luzia derruba a explicação do povoamento pelo Estreito de Bering há 12.000 anos, pois ela mostra que antes desta marcha, uma outra leva, bem mais antiga, chegou à América. Luzia seria descendente deste grupo. Aparentados dos atuais aborígenes australianos, esses primeiros colonizadores teriam saído do sul da China atual e atingido o continente americano cerca de 15.000 anos atrás – três milênios antes da segunda leva migratória.
O ENTORNO DA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MG
foto -  Montanha
População estimada 2016 (1) - 63.406
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 292,947
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 200,51
Código do Município 3149309
Gentílico - pedro-leopoldense
Prefeito 2017 / CRISTIANO ELIAS DOS REIS COSTA
ORIGEM DO NOME
O nome foi homenagem ao engenheiro que projetou o trecho da ferrovia que corta a cidade.

Gentílico: pedro-leopoldense
HISTÓRICO
Pedro Leopoldo nasceu das bandeiras chefiadas por Fernão Dias em busca de pedras preciosas. Abrindo caminhos pelo interior do Brasil, os bandeirantes chegaram à região por volta de 1680, iniciando diversas povoações pelo caminho. Permaneceram no local principalmente índios e escravos que, na obrigação de cultivar a terra para o abastecimento das expedições futuras, acabaram por se estabelecer.


Em 1893, Antônio Alves iniciou as obras da sua fábrica têxtil, que viria a ser inaugurada em 1895. Nessa mesma época, também foi inaugurada a Estação Ferroviária da Central do Brasil, denominada Dr. Pedro Leopoldo, em homenagem ao engenheiro responsável pela sua construção, que havia falecido no ano anterior.
Em 1901, os chefes políticos locais conseguiram a elevação de Pedro Leopoldo a distrito de Santa Luzia. O município, instalado em 1924, foi elevado à categoria de cidade em 1925.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PEDRO LEOPOLDO, MINAS GERAIS

A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Pedro Leopoldo / Wikipédia /


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível