Pular para o conteúdo principal

CRIAÇÃO DE TRUTAS - SAPUCAÍ-MIRIM, MG - No topo da Serra da Mantiqueira, em meio a uma natureza exuberante e nas puras e limpas águas do Rio Sapucaí, é criada a Truta NR




CONHEÇA A "CRIAÇÃO DE TRUTAS" NAS MINAS GERAIS, BRASIL
Criação e industrialização de trutas no sul de Minas Gerais domina o mercado brasileiro e mira os Estados Unidos
foto - ?
O PEIXE / TRUTA
A truta é um peixe de formato alongado, pertencente à mesma família do salmão. Pode ter até cerca de 60 cm de comprimento total e pesar até 2 kg.
O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo.
É originária do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. No Brasil, sua introdução ocorreu principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.
Uma característica que faz com que a truta não seja mais disseminada é o fato de que se as águas de seu habitat não forem cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas ela não sobrevive. Estas características são encontradas principalmente em rios de montanhas.
foto - ?
O COMEÇO
A criação de trutas começou no Brasil em 1949. Os primeiros ovos consta terem sido importados da Dinamarca. Bem adaptada às frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas como a da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais.
foto - ?
A TRUTA NAS MINAS GERAIS / EM SAPUCAÍ MIRIM
Os moradores do Bairro dos Nogueiras, em Sapucaí Mirim (MG), estranharam quando a notícia correu, mas o movimento das máquinas abrindo estrada não deixou dúvida: alguém tinha mesmo comprado a pirambeira. Eles sempre duvidaram que aquelas terras pudessem valer alguma coisa, já que ali a criação corria o risco de rodar pedreira abaixo e além do mato só havia água. Água. Seria isso o que aquele sujeito alto, forte e falante estava procurando? Seria?
O sujeito em questão era Afonso Celso Vívolo e estava mesmo atrás de muita água limpa. A 1.350 metros de altitude ele encontrou o que procurava. Dali ela corria encachoeirada para, serra abaixo, formar o rio Sapucaí Mirim. Além disso, um belo pedaço de mata nativa onde resistem velhas araucárias protegia o manancial. O terreno, acidentado e íngreme, que para o povo da região não valia nada, caiu como uma luva em seu projeto de construir a maior fazenda de criação de trutas do Brasil.
foto - ?
É claro que quando Afonsinho (assim ele é conhecido, apesar do tamanho) revelou seus planos aos amigos foi tachado de louco e visionário. Afinal, ele vinha de uma experiência frustrante quando, em 1990 cavou oito tanques em terras próximas ao acampamento de férias da família, alardeando uma promissora criação de truta. Deu tudo errado. A água era pouca, e dessa primeira tentativa restou apenas a placa do empreendimento. 'Deixei lá pra não esquecer que não se come banana com casca. Eu já estava me sentindo o rei da truta e quebrei a cara' - reconhece o empresário que hoje se diz um gato escaldado, mas desses que não têm medo de água fria.
foto -  Thymonthy Becker
Recomeçou pelo começo. Foi procurar ajuda dos técnicos que estavam ali perto, no Horto Florestal de Campos do Jordão. O caminho ele conhecia bem, já que desde menino costumava ficar horas encostado à cerca, encantado com os peixes que nadavam nos tanques da Estação Experimental de Salmonicultura Ascânio de Faria. Nessa fonte bebeu tecnologia, ouviu conselhos e aprendeu a cultivar a paciência. Não fosse por essa virtude, não teria contratado Carlos Púppio só para medir três vezes por dia, durante um ano inteiro, a temperatura da nascente do Sapucaí Mirim. Carlos, que até então mantinha umas vacas de leite no pasto, estranhou o convite, mas mesmo assim largou tudo para seguir Afonsinho. 'Eu sempre gostei do jeito dele, desse entusiasmo' - confessa o ex-pequeno pecuarista e atual gerente da Filé de Truta NR.
foto -  Thymonthy Becker
Em 1997, um ano após o início das obras que consumiram 500 mil dólares, os primeiros 150 mil alevinos já ocupavam parte dos 147 tanques de engorda ligados entre si por um sistema de canos que permite que as trutas 'viajem' por debaixo da terra. 'Um verdadeiro metrô' - brinca o empresário. Desde então, nada escapa aos olhos atentos de Afonsinho, que percorre diariamente cada setor do laboratório, onde cerca de 1 milhão de ovos são fecundados e alimentados, até a câmara de processamento, que pelo aspecto asséptico lembra um centro cirúrgico. A não ser por uma inusitada imagem de São Sebastião, colocada ali depois que um raio atingiu os tanques e eletrificou toneladas de peixes. Nessa câmara, são transformadas em filés 30 toneladas por mês das chamadas 'trutas porção', animais de, no máximo, 300 gramas.
foto -  Thymonthy Becker
POR TRÁS DE UM GRANDE NEGÓCIO...
Afonsinho, que cursou educação física, foi ver de perto como o bicho era criado em terras estrangeiras. Nos Estados Unidos conheceu o habitat das grandes trutas selvagens. No Chile tomou contato com a tecnologia que fez daquele país o maior produtor mundial. Da Alemanha trouxe uma máquina capaz de transformar trutas em filés perfeitos. De volta, se atirou ao trabalho com ânimo redobrado.
foto -  Thymonthy Becker
TRUTAS NR
No topo da Serra da Mantiqueira, em meio a uma natureza exuberante e nas puras e limpas águas do Rio Sapucaí, é criada a Truta NR. Nossa truta é criada em águas límpidas, de procedência controlada, totalmente livre de qualquer poluição ou contaminação.
foto -  Thymonthy Becker
Em nossos tanques de concretos, mantemos um estoque aproximado de 2 milhões de peixes, que são monitorados desde sua fase de alevinagem até o abate. Em todo o processo, não são utilizados quaisquer tipos de produtos químicos, vacinas, antibióticos ou corantes para avermelhar a carne do peixe. Nossas trutas apresentam sua cor 100% natural.
foto -  Thymonthy Becker
VANTAGENS DE SE CONSUMIR TRUTAS
O que já se sabe sobre o peixe é alardeado pelos criadores. Ela é rica em ácido alfa linoleico, o chamado ômega-3, um tipo de gordura que age na membrana das células e nos tecidos cerebrais e nervosos. Além de funcionar como antioxidante e anti-inflamatório. O ômega-3 aumenta os níveis do 'bom colesterol' prevenindo acidentes cardiovasculares. Estudos recomendam que as gestantes e as mulheres em lactação comam duas vezes por semana peixes de água fria como o salmão, a truta e o bacalhau. Isso porque o Ômega-3, presente na carne deles, é auxiliar do desenvolvimento cerebral e dos olhos das crianças. Além de tudo isso, a carne é leve. Cem gramas de truta não contêm mais que 90 calorias, o mesmo que uma porção de carne magra, ou 30 calorias a menos que um copo de suco de laranja.
foto -  Thymonthy Becker
CURIOSIDADES E DICAS
* A truta pode ser cozida por praticamente qualquer método existente, de uma fogueira ao mais sofisticado microondas, mas lembre-se que sua carne é delicada e cozinha rapidamente.
* Os óleos naturais em sua pele conservam a umidade da carne quando cozida ou frita, mas para grelhar ou assar deve-se incluir algum molho, azeite ou manteiga. A pele da truta pode ser consumida. A parte da carne um pouco mais escurecida próxima à pele, é aonde se concentra a maior porcentagem de Ômega 3.
foto -  Thymonthy Becker
FILÉ DE TRUTA DEFUMADO
É uma opção leve e muito prática para uma entrada com elegância. Basta tirar o Filé defumado NR da embalagem, regar um fio de azeite e montar uma bela salada de folhas para acompanhar.
Uma outra opção para acompanhar o filé defumado são as variedades de geleias exóticas encontradas facilmente no mercado, como geleia de pimenta, de capim cidreira, de canela e de frutas em geral.
foto - ?
FILÉ DE TRUTA GRELHADO
É uma receita básica de filé de truta grelhado, que pode ser saboreado somente com um fio de azeite, purê de mandioquinha e arroz branco, ou que pode acompanhar algumas saborosas opções de molho:
Tempere os filés de truta com limão e sal ou se preferir com temperos prontos, tipo Sazón ou Fondor. Aquecer uma colher de manteiga em frigideira antiaderente e colocar os filés (máximo de 2 por vez) com a pele para baixo, por aproximadamente 3 minutos, virar com cuidado e deixar dourar por mais 3 minutos, se achar necessário, neste momento, tire a pele do filé. Coloque os filés em uma travessa pré aquecida (para que os filés não esfriem) e cubra com o molho desejado ou se preferir, sirva-a grelhada com opção de 2 ou mais molhos servidos a parte.
foto - ?

Fonte / Fotos = Thymonthy Becker / Trutas NR / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA - O elegante desenho urbano estabelecido sobre uma extensa rede de canais e ilhotas é repleto de edifícios barrocos, palácios extravagantes e igrejas luxuosas. Os óbvios destaques são o Museu Hermitage, um dos melhores do planeta em arte ocidental, o Palácio de Catarina e a Catedral de Pedro e Paulo, mas boa parte da diversão está em caminhar por suas agradáveis ruas e canais.

CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO PETERSBURGO", RÚSSIA - CIDADE SEDE DA COPA DO MUNDO 2018 DE FUTEBOL DA LIGA FIFA Palácio Mariinsky, sede da Assembleia Legislativa e Petersburgo, Rússia Fortaleza de São Pedro e São Paulo em São Petersburgo, Rússia Estação Chornaya Rechka em São Petersburgo, Rússia Quando ainda não era conhecido como O Grande, o jovem príncipe Pedro passava boa parte de seu tempo entre homens do povo, absorvendo ideias que vinham de terras distantes e despendendo tempo construindo barcos e criando estratégias militares com seus exércitos de brinquedo. Quando ele se tornou o czar de todas as Rússias, hábil general e o homem que tirou o país da era medieval, resolveu construir uma nova capital, moderna e com refinados ares europeus, num grande pântano no Báltico. Nascia São Petersburgo. Renomeada Petrogrado e posteriormente Leningrado, quando a perestroika de Mikhail Gorbachev acelerou a queda do comunismo o nome original retornaria aos mapas.  O Palácio de Catarina, co…

CONHEÇA A MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO, EM DUBAI - Com 201 metros de altura, terá capacidade para 1.400 passageiros em 48 cápsulas. Toda terá 9 mil toneladas de aço, o que é mais do que a Torre Eiffel e pesará mais do que o equivalente a oito Airbus A380s.

CONHEÇA A "MAIOR RODA GIGANTE DO MUNDO", DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS A maior roda gigante do mundo está sendo construída em Dubai, a Ain Dubai ('Ayn' é a decima sexta letra do alfabeto árabe, e é traduzida como 'olho'). O olho de Dubai com 201 metros irá superar os 165 metros do Singapore Flyer, atualmente a mais alta roda-gigante do mundo.  Com vistas panorâmicas sobre a costa de Dubai, incluindo o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e o Burj Khalifa, o projeto incluirá áreas de entretenimento, com uma variedade de lojas e restaurantes, um hotel de luxo cinco estrelas e edifícios residenciais privados.  A roda gigante faz parte do projeto Bluewaters Island e os responsáveis pelo seu desenvolvimento esperam atrair mais de 3 milhões de visitantes por ano.  O complexo de 1 bilhão será construído perto Jumeirah Beach Residence, ligado à beira mar por uma ponte de pedestres e ao continente por uma ponte de Sheikh Zayed Road, com um sistema de teleférico para o transp…

ALASKA, ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA - O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas e florestas

CONHEÇA O "ALASKA", USA,  E SAIBA O QUE TEM DE BOM SE PARA FAZER LÁ Conheça nosso roteiro para conhecer umas das regiões mais quentes no roteiro turismo americano - mesmo com as baixas temperaturas O Alasca é terra de superlativos. O maior estado americano abriga o maior pico, o maior parque nacional e a maior floresta dos Estados Unidos. Lá, há glaciares mais extensos do que países inteiros, baleias-jubarte de até 15 metros, ursos de quase 500 quilos. Geleiras, lagoas, vulcões, montanhas, florestas: ao mesmo tempo que sua paisagem natural é uma das mais remotas e selvagens do planeta, ela é facilmente alcançada por voos abundantes, cruzeiros confortáveis com múltiplos roteiros que transitam pela costa (maior do que a do resto dos EUA inteiro somada) e a Alaska Highway, uma rodovia ampla e moderna que percorre mais de 2 mil quilômetros. E não, não é tão gelado quando a gente imagina: no verão, o termômetro pode bater até 30 graus.  COMO CHEGAR NO ALASKA Com a American Airline…

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Inspirada nas cidades de Paris e Washington, com largas avenidas, ruas simétricas e arborizadas, Belo Horizonte foi planejada a partir de uma nova concepção estética urbana

CONHEÇA A CIDADE DE "BELO HORIZONTE", CAPITAL DAS MINAS GERAIS, BRASIL
MINEIRÃO E MINEIRINHO NA PAMPULHA EM BELO HORIZONTE, MG SEJA BEM VINDO A CAPITAL DA MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A BELO HORIZONTE. A CIDADE JARDIM imagem - Paulo Yuji Takarada ROTEIRO IDEAL PARA UM FIM DE SEMANA EM BELO HORIZONTE, MG Belo Horizonte é uma cidade que mistura modernidade com ares de interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com um valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com ótimos museus, como o Memorial Minas Gerais – Vale, que mal se instalou na Praça da Liberdade e já recebeu o prêmio de Novidade do Ano no GUIA QUATRO RODAS Brasil. Projetada por Niemeyer, a Casa do Baile faz parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais (Acervo Setur-MG) A gastronomia não fica de fora. Tem pra todos os gostos…

NOVA ZELÂNDIA, OCEANIA - Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto

CONHEÇA A "NOVA ZELÂNDIA", OCEANIA

Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas (como as da Península de Coromandel) tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Mas os seus principais trunfos escondem-se no interior: vulcões ativos, gêiseres, lagos multicoloridos e outras formações geológicas inusitadas formam cenários que parecem de outro mundo (não à toa, alguns deles, como o Monte Tongariro, serviram de pano de fundo para a trilogia O Senhor dos Anéis).  Rebanho de ovelhas na Nova Zelândia (Stockbyte) Geiser pohotu, em Rotorua (Thinkstock) Arte maori, do povo indígena neozelandês (Thinkstock) Já na esparsamente povoada Ilha Sul, u…

CURITIBA, PARANÁ - Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba se comparada à maioria das outras capitais do Brasil. É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos

CONHEÇA A CIDADE DE "CURITIBA", PARANÁ, BRASIL Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.  Cadeia de Montanhas da Serra do Mar vista do centro de Curitiba (Wikipédia) ROTEIRO PARA 48 HORAS EM CURITIBA COM MUSEUS, PARQUES E RESTAURANTES Verde, limpa, organizada. Esta é a impressão geral de Curitiba (PR), se comparada à maioria das outras capitais do Brasil.  É verdade que nos últimos tempos ela deixou de ser uma “cidade-modelo”, mas mesmo assim surpreende pela beleza e conservação de seus parques, museus, construções históricas e outros pontos turísticos.  Iluminação cênica do Paço da Liberdade em Curitiba, PR (Orlando Kissner/SMCS) No charme das construções e na gastronomia, o visitante sente a forte influência cultural da imigração europeia –…

FAROL DE ALEXANDRIA, ALEXANDRIA, EGITO - Uma das 7 maravilhas do mundo eh uma obra colossal

CONHEÇA O "FAROL DE ALEXANDRIA", ALEXANDRIA, EGITO A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, e tem muito mais a oferecer além de sua história e curiosidades. Localizada na costa mediterrânica do Egito, é conhecida mundialmente pelos seus pontos turísticos, como a Biblioteca de Alexandria, o Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo) e as Catacumbas de Kom el Shoqafaw (uma das sete maravilhas do mundo medieval). Outras atrações envolvem visitas à museus, jardins, mesquitas e ruínas antigas que contam a história de seu passado. O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi construído para servir de referencial para os navegantes, na Ilha de Faros. Para servir de entrada no porto e informar os navegantes da proximidade de terras, Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria. Este tinha lugar na Ilha de Faros e, por causa do nome da ilha, todas as construções até hoje, com o mesmo objetivo, são chamadas de farol. O e…

JAÍBA, MINAS GERAIS - Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba tem um grande e ainda pouco explorado potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar

CONHEÇA A CIDADE DE "JAÍBA", MINAS GERAIS, BRASIL Reconhecida por seu projeto de irrigação, Jaíba localiza-se no norte do Estado de Minas Gerais, a 629 km da capital Belo Horizonte e a 207 km de Montes Claros, maior cidade da região. Jaíba está numa região de clima quente, relevo predominantemente plano e um grande e ainda pouco explorado seu potencial energia solar.  A região de Jaíba possui destaque em termos de seu potencial de energia solar. É a região do estado onde se encontram os mais altos níveis de radiação solar, segundo o Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012). É, ainda, uma das melhores regiões do país neste quesito. (Jaíba Solar)   Sada Bioenergética em Jaíba, MG (Igreja Assembléia de Deus) Rua central de Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Ribeirão em Jaíba, MG (Prefeitura Municipal) Estação de Bombeamento do projeto Jaíba em Jaíba, MG (prefeitura Municipal) Hospital 2 irmãos na cidade de Jaíba, MG (Eric Micael) Entorno da cidade de Jaíba, MG (Prefeitura Munici…

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL - Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás)

CONHEÇA A CIDADE DE "CAMPO GRANDE", MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Vista parcial da cidade de Campo Grande, MS (Wikipédia) Com ruas largas e arborizadas, não perdeu o jeito de cidade do interior. Ela é porta de entrada para o Pantanal Sul, a Serra da Bodoquena e o Parque Nacional das Emas (em Goiás). A temática pantaneira está presente nas pinturas que decoram alguns prédios e na gastronomia. Imigrantes paraguaios, bolivianos e japoneses também deixaram sua marca. O fuso horário marca uma hora a menos em relação a Brasília.  Polo de turismo de negócios, campo Grande surpreende por ser planejada, com trânsito organizado, muitas áreas verdes e vida social agitada (Tiago Moser) TREM DO PANTANAL Apesar do nome, o passeio entre Campo Grande (saídas aos sábados às 8h) e Miranda (chegada às 18h) não chega a explorar as paisagens típicas do Pantanal. A parada em Aquidauana está reservada para o almoço e, em Taunay e Piraputanga, há venda de artesanato. O trecho de volta, entre Miranda e C…

AS PONTES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO - Conheça 9 delas em imagens aéreas

CONHEÇA AS "PONTES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO" As ponte mais incríveis do mundo vista de cima. Graças ao trabalho do fotógrafo Jassem Torov que não é apenas um fotógrafo. Ele é um piloto licenciado, professor de música na Universidade Estadual de São Francisco e um aclamado violinista que atuou e ensinou em toda a América do Norte, Europa, Ásia e Austrália.  Como possui dois talentos tão distintos, ele aproveitou e para se especializar em fotos aéreas. Em uma de suas séries, ele clicou algumas das mais belas pontes do mundo.  Confira: SÃO FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA LONDRES, INGLATERRA A GLEN CANYON BRIDGE E DAM NO ARIZONA, ESTADOS UNIDOS PONTE DE SETE MILHAS, FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS NO SUL DA ISLÂNDIA, TODOROV CAPTUROU A BELEZA DE UMA DAS MUITAS PONTES QUE ATRAVESSAM OS RIOS GLACIARES DA REGIÃO NOS PÂNTANOS DA ANDALUZIA, ESPANHA, EXISTEM VÁRIAS PONTES QUE PERMITEM O TRÁFEGO DE VEÍCULOS PARA ATRAVESSAR A ÁREA A SAN FRANCISCO-OAKLAND BAY BRIDGE TEM DUAS SEÇÕES DE COMPRIMENTO A…