Pular para o conteúdo principal

CRIAÇÃO DE TRUTAS NR- SAPUCAÍ-MIRIM, MG - No topo da Serra da Mantiqueira, em meio a uma natureza exuberante e nas puras e limpas águas do Rio Sapucaí são criadas as Trutas NR. Os moradores do Bairro dos Nogueiras, em Sapucaí Mirim (MG), estranharam quando a notícia correu, mas o movimento das máquinas abrindo estrada não deixou dúvida: alguém tinha mesmo comprado a pirambeira que além do mato só havia água. A 1.350 metros de altitude o sujeito que comprou a pirambeira encontrou o que procurava. Água. Dali ela corria encachoeirada para, serra abaixo, formar o rio Sapucaí Mirim. Além disso, um belo pedaço de mata nativa onde resistem velhas araucárias protegia o manancial. O terreno, acidentado e íngreme, que para o povo da região não valia nada, caiu como uma luva em seu projeto de construir a maior fazenda de criação de trutas do Brasil.




CONHEÇA A "CRIAÇÃO DE TRUTAS NR" NAS MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Criação e industrialização de trutas no sul de Minas Gerais domina o mercado brasileiro e mira os Estados Unidos
foto - ?
O PEIXE / TRUTA
A truta é um peixe de formato alongado, pertencente à mesma família do salmão. Pode ter até cerca de 60 cm de comprimento total e pesar até 2 kg.
O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo.
É originária do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. No Brasil, sua introdução ocorreu principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.
Uma característica que faz com que a truta não seja mais disseminada é o fato de que se as águas de seu habitat não forem cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas ela não sobrevive. Estas características são encontradas principalmente em rios de montanhas.
foto - ?
O COMEÇO
A criação de trutas começou no Brasil em 1949. Os primeiros ovos consta terem sido importados da Dinamarca. Bem adaptada às frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas como a da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais.
foto - ?
A TRUTA NAS MINAS GERAIS / EM SAPUCAÍ MIRIM
Os moradores do Bairro dos Nogueiras, em Sapucaí Mirim (MG), estranharam quando a notícia correu, mas o movimento das máquinas abrindo estrada não deixou dúvida: alguém tinha mesmo comprado a pirambeira. Eles sempre duvidaram que aquelas terras pudessem valer alguma coisa, já que ali a criação corria o risco de rodar pedreira abaixo e além do mato só havia água. Água. Seria isso o que aquele sujeito alto, forte e falante estava procurando? Seria?
O sujeito em questão era Afonso Celso Vívolo e estava mesmo atrás de muita água limpa. A 1.350 metros de altitude ele encontrou o que procurava. Dali ela corria encachoeirada para, serra abaixo, formar o rio Sapucaí Mirim. Além disso, um belo pedaço de mata nativa onde resistem velhas araucárias protegia o manancial. O terreno, acidentado e íngreme, que para o povo da região não valia nada, caiu como uma luva em seu projeto de construir a maior fazenda de criação de trutas do Brasil.
foto - ?
É claro que quando Afonsinho (assim ele é conhecido, apesar do tamanho) revelou seus planos aos amigos foi tachado de louco e visionário. Afinal, ele vinha de uma experiência frustrante quando, em 1990 cavou oito tanques em terras próximas ao acampamento de férias da família, alardeando uma promissora criação de truta. Deu tudo errado. A água era pouca, e dessa primeira tentativa restou apenas a placa do empreendimento. 'Deixei lá pra não esquecer que não se come banana com casca. Eu já estava me sentindo o rei da truta e quebrei a cara' - reconhece o empresário que hoje se diz um gato escaldado, mas desses que não têm medo de água fria.
foto -  Thymonthy Becker
Recomeçou pelo começo. Foi procurar ajuda dos técnicos que estavam ali perto, no Horto Florestal de Campos do Jordão. O caminho ele conhecia bem, já que desde menino costumava ficar horas encostado à cerca, encantado com os peixes que nadavam nos tanques da Estação Experimental de Salmonicultura Ascânio de Faria. Nessa fonte bebeu tecnologia, ouviu conselhos e aprendeu a cultivar a paciência. Não fosse por essa virtude, não teria contratado Carlos Púppio só para medir três vezes por dia, durante um ano inteiro, a temperatura da nascente do Sapucaí Mirim. Carlos, que até então mantinha umas vacas de leite no pasto, estranhou o convite, mas mesmo assim largou tudo para seguir Afonsinho. 'Eu sempre gostei do jeito dele, desse entusiasmo' - confessa o ex-pequeno pecuarista e atual gerente da Filé de Truta NR.
foto -  Thymonthy Becker
Em 1997, um ano após o início das obras que consumiram 500 mil dólares, os primeiros 150 mil alevinos já ocupavam parte dos 147 tanques de engorda ligados entre si por um sistema de canos que permite que as trutas 'viajem' por debaixo da terra. 'Um verdadeiro metrô' - brinca o empresário. Desde então, nada escapa aos olhos atentos de Afonsinho, que percorre diariamente cada setor do laboratório, onde cerca de 1 milhão de ovos são fecundados e alimentados, até a câmara de processamento, que pelo aspecto asséptico lembra um centro cirúrgico. A não ser por uma inusitada imagem de São Sebastião, colocada ali depois que um raio atingiu os tanques e eletrificou toneladas de peixes. Nessa câmara, são transformadas em filés 30 toneladas por mês das chamadas 'trutas porção', animais de, no máximo, 300 gramas.
foto -  Thymonthy Becker
POR TRÁS DE UM GRANDE NEGÓCIO...
Afonsinho, que cursou educação física, foi ver de perto como o bicho era criado em terras estrangeiras. Nos Estados Unidos conheceu o habitat das grandes trutas selvagens. No Chile tomou contato com a tecnologia que fez daquele país o maior produtor mundial. Da Alemanha trouxe uma máquina capaz de transformar trutas em filés perfeitos. De volta, se atirou ao trabalho com ânimo redobrado.
foto -  Thymonthy Becker
TRUTAS NR
No topo da Serra da Mantiqueira, em meio a uma natureza exuberante e nas puras e limpas águas do Rio Sapucaí, é criada a Truta NR. Nossa truta é criada em águas límpidas, de procedência controlada, totalmente livre de qualquer poluição ou contaminação.
foto -  Thymonthy Becker
Em nossos tanques de concretos, mantemos um estoque aproximado de 2 milhões de peixes, que são monitorados desde sua fase de alevinagem até o abate. Em todo o processo, não são utilizados quaisquer tipos de produtos químicos, vacinas, antibióticos ou corantes para avermelhar a carne do peixe. Nossas trutas apresentam sua cor 100% natural.
foto -  Thymonthy Becker
VANTAGENS DE SE CONSUMIR TRUTAS
O que já se sabe sobre o peixe é alardeado pelos criadores. Ela é rica em ácido alfa linoleico, o chamado ômega-3, um tipo de gordura que age na membrana das células e nos tecidos cerebrais e nervosos. Além de funcionar como antioxidante e anti-inflamatório. O ômega-3 aumenta os níveis do 'bom colesterol' prevenindo acidentes cardiovasculares. Estudos recomendam que as gestantes e as mulheres em lactação comam duas vezes por semana peixes de água fria como o salmão, a truta e o bacalhau. Isso porque o Ômega-3, presente na carne deles, é auxiliar do desenvolvimento cerebral e dos olhos das crianças. Além de tudo isso, a carne é leve. Cem gramas de truta não contêm mais que 90 calorias, o mesmo que uma porção de carne magra, ou 30 calorias a menos que um copo de suco de laranja.
foto -  Thymonthy Becker
CURIOSIDADES E DICAS
* A truta pode ser cozida por praticamente qualquer método existente, de uma fogueira ao mais sofisticado microondas, mas lembre-se que sua carne é delicada e cozinha rapidamente.
* Os óleos naturais em sua pele conservam a umidade da carne quando cozida ou frita, mas para grelhar ou assar deve-se incluir algum molho, azeite ou manteiga. A pele da truta pode ser consumida. A parte da carne um pouco mais escurecida próxima à pele, é aonde se concentra a maior porcentagem de Ômega 3.
foto -  Thymonthy Becker
FILÉ DE TRUTA DEFUMADO
É uma opção leve e muito prática para uma entrada com elegância. Basta tirar o Filé defumado NR da embalagem, regar um fio de azeite e montar uma bela salada de folhas para acompanhar.
Uma outra opção para acompanhar o filé defumado são as variedades de geleias exóticas encontradas facilmente no mercado, como geleia de pimenta, de capim cidreira, de canela e de frutas em geral.
foto - ?
FILÉ DE TRUTA GRELHADO
É uma receita básica de filé de truta grelhado, que pode ser saboreado somente com um fio de azeite, purê de mandioquinha e arroz branco, ou que pode acompanhar algumas saborosas opções de molho:
Tempere os filés de truta com limão e sal ou se preferir com temperos prontos, tipo Sazón ou Fondor. Aquecer uma colher de manteiga em frigideira antiaderente e colocar os filés (máximo de 2 por vez) com a pele para baixo, por aproximadamente 3 minutos, virar com cuidado e deixar dourar por mais 3 minutos, se achar necessário, neste momento, tire a pele do filé. Coloque os filés em uma travessa pré aquecida (para que os filés não esfriem) e cubra com o molho desejado ou se preferir, sirva-a grelhada com opção de 2 ou mais molhos servidos a parte.
foto - ?

Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / Trutas NR / 


Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Baependi é um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade. Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares. A religiosidade ocupa lugar de destaque como um dos fatores que mais atraem os visitantes, uma vez que Baependi foi o lugar onde a serva de Deus, Nhá Chica, concedeu suas graças, hoje em dia inúmeras romarias de diversas partes do país têm como destino o Santuário de Nhá Chica, onde também se encontram seus restos mortais.

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Será que tem gremista em Colorado? Claro que tem. Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O município tem como base da economia a produção agrícola. Cenários de belezas, cores e aromas que seduzem os turistas. Cenários de belezas, cores e aromas que seduzem os turistas

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. Destes, Capitólio se destaca por oferecer as melhores opções de serviços e infraestrutura turística. Os passeios náuticos, os esportes aquáticos, a pesca esportiva e a exuberância natural são pontos fortes da região, que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco, o "Velho Chico". O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias. Desses, surgiram os “brasilienses”, o gentílico usado para quem nasceu aqui e adotado por quem veio de fora e assumiu a cidade como sua.

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras. De frente para a Baía da Guanabara, Niterói mostra que a vista para a cidade do Rio não é o único atrativo. Além de oferecer, na sua face voltada para o alto mar, trechos de areia ideais para quem quiser fugir do agito de Ipanema e Copacabana, o município começa a explorar o legado das construções assinadas por Oscar Niemeyer, entre elas o famoso Museu de Arte Contemporânea.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.