Pular para o conteúdo principal

PARQUE ESTADUAL SERRA DA BOA ESPERANÇA, BOA ESPERANÇA, MG - Um tesouro em Minas Gerais




CONHEÇA O "PARQUE ESTADUAL SERRA DA BOA ESPERANÇA", MINAS GERAIS, BRASIL
Foto - Chico Escolano
A Serra da Boa Esperança é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, no município de Boa Esperança, e pode ser avistada nos municípios de Cristais, Carmo do Rio Claro, Ilicínea, Guapé e Piumhi, entre outras. Está a cerca de 280 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte e a cerca de 380 quilômetros de São Paulo.
Foto - Wikipédia
O cenário surpreende com nascentes, cachoeiras e montanhas e é refúgio de espécies raras. Nas águas verde-esmeralda do lago de Furnas a nossa equipe fisga tucunarés-azuis. Em São Lourenço (MG), professora clica diversas aves no pé de amoreira. E no interior de São Paulo, em Piracicaba, fotógrafo une duas paixões e dedica-se à observação de aves. Dentre os flagrantes, destaque para o jaçanã com quatro filhotes. Receita internacional na Hora do Rancho: você vai aprender a preparar um filé a poivre, temperado com molho de pimenta-do-reino e pimenta-rosa.
A cadeia montanhosa, cujo ponto mais alto se dá no Pico do Branquinho, a 1.400 metros, protege riquezas da fauna e da flora brasileira. Nascentes, cachoeiras, espécies ameaçadas e voo de paraglider dão um toque especial à aventura. 
Foto - Bruno Sappadina
CACHOEIRAS, AVES RARAS E PLANTAS CARNÍVORAS NA SERRA DA BOA ESPERANÇA 
Área de quase 6 mil hectares é protegida por Parque Estadual. Equipe se aventura em voo de paraglider, nada em berço d’água e encontra ave rara. 
Ao som da famosa canção de Lamartine Babo, o Terra da Gente desbrava os segredos da Serra da Boa Esperança. 
Localizada no centro-sul de Minas Gerais, a cadeia montanhosa é protegida desde 2007, quando foi criado o Parque Estadual Serra da Boa Esperança, como forma de conter a expansão agropecuária na região.
Foto = Maicon Lopes
A área de quase seis mil hectares abriga exemplares raros e curiosos da fauna e da flora brasileira. Entre as aves, a equipe de reportagem teve o privilégio de avistar o urubu-rei, espécie de pescoço colorido e bico forte, e o papa-moscas-do-campo, que depende da existência dos capins para sobreviver. 
Na companhia das aves e no exuberante cenário do Pico do Branquinho, ponto mais alto da cadeia montanhosa, o repórter Marcelo Ferri embarca em um voo de paraglider. 
Na região de transição entre Mata Atlântica, Cerrado e Campos de Altitude vivem espécies como o barbatimão, cuja casca tem poderes medicinais, e plantas carnívoras, que atraem insetos de onde tiram nutrientes. 
O Parque ainda guarda inúmeros cursos d’água. Gargantas, cânions, cachoeiras e corredeiras levam a lugares pouco conhecidos pelos visitantes, mas explorados pelo espírito aventureiro de nossa equipe. 
Foto - Terra da Gente (globo)
SABIÁS, SANHAÇOS E PICA-PAUS TRANSFORMAM A ROTINA DE PROFESSORA 
A orientadora escolar Márcia Giovani mudou a rotina desde que começou a observar aves. Logo ao acordar, dedica-se a contemplar as espécies que vivem no pé de amoreira de sua casa, em São Lourenço (MG). Ao voltar do trabalho, a observação ocorre no parque da cidade, onde já fotografou mais de cem espécies. 
Admiradora do canto do sabiá-laranjeira, a observadora da natureza passou a estudar biologia em casa para conhecer mais detalhes sobre as aves. 
Outro hábito que incorporou à rotina foi o passeio no parque da cidade aos finais de tarde, quando se dedica em registrar espécies que vêm ao seu encontro. 
Entre as mais de cem imagens, o voo das garças ao entardecer se tornam especiais. 
Foto - Terra da Gente (globo)
TUCUNARÉS-AZUIS SÃO FISGADOS EM MINAS 
O cenário esplêndido de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, convida a nossa equipe à pescaria. Pelo lago de Furnas, os pescadores tentam fisgar um tesouro amazônico, o tucunaré-azul. Em locais estratégicos com galhadas e ramos na água, os pescadores arremessam. Uma aventura que testa a paciência e persistência da equipe, e claro garante a diversão. 
Foto - Terra da Gente (globo)
A Serra da Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais preserva uma natureza rica e surpreendente. E a equipe do Terra da Gente quis desbravar e se aventurar em cada cantinho do local. Além de voar de paraglider, e chegar ao pico mais alto da Serra, nossa equipe aproveitou o lindo cenário para pescar! 
Nas águas doces do lago da represa de Furnas, um dos maiores reservatórios de água doce do Sudeste, o time se reuniu com dois pescadores esportivos, o Paulo Toleto, e o Almir Aureliano da Silva, para fisgar um tesouro amazônico, o tucunaré-azul. 
Foto - Terra da Gente (globo)
E a equipe usou todos os recursos para atrair o peixe. Desde iscas maiores e que afundam até as que ficam na superfície. Um olho na vara e outro na paisagem, as aves que habitam as margens do lago também chamaram atenção de nossos repórteres. 
Para tirar um azulzinho d’água foi preciso muita calma e persistência. Os tucunarés não se renderam fácil, mas garantiram a diversão de todos! 
Foto - Bruno Sappadina
JAÇANÃ COM FILHOTES É FILMADO EM PIRACICABA 
Gustavo Alves de Oliveira é fotógrafo e tem como hobby duas paixões: a observação de aves e o ciclismo. Para conseguir administrar o tempo, o morador de Piracicaba decidiu unir as duas atividades. Todos os dias, Gustavo percorre mais de cinco quilômetros de bicicleta. 
Nestas pedalas, o admirador da natureza já conseguiu flagrar inúmeras espécies, como o ratão-do-banhado se alimentando e ainda uma família de jaçanãs. 
Fotógrafo de profissão e observador de aves por hobby, Gustavo Alves de Oliveira tem um jeito peculiar de estar em contato com a natureza. Sempre que pode, pedala quilômetros em sua bicicleta para registrar aves e outros animais. 
Gustavo é ciclista há dez anos, adepto do cicloturismo chegou a pedalar 500 quilômetros entre Águas da Prata e Aparecida, no trecho conhecido como Caminho da Fé.
Foto - Terra da Gente (globo)
A paixão pela fotografia de natureza é mais recente. O profissional se dedica a esta atividade há apenas um ano. Em tão pouco tempo, fez o registro de 145 aves e 40 espécies de animais, entre mamíferos e insetos. Um número respeitável, já que o observador transita apenas entre três cidades: Piracicaba, São Pedro e Charqueada. 
Em pedalas por caminhos de terra em Piracicaba, Gustavo clicou um veado-catingueiro, e filmou um jaçanã com quatro filhotes. No mesmo local, conseguiu registrar um ratão-do-banhado se alimentando, animal não é tão comum de ser observado.
Foto - Terra da Gente (globo)
RECEITA FRANCESA DE FILÉ A POIVRE 
Na Hora do Rancho você vai aprender a fazer uma receita francesa de filé mignon temperado com molho de pimenta-do-reino e pimenta-rosa. O filé vai ao forno e o molho é flambado com conhaque. O prato fica ainda mais saboroso com o acompanhamento de batatas rústicas com ervas. 
Foto - Terra da Gente (globo)
FILÉ MIGNON ACOMPANHA BATATA RÚSTICA E TEM MOLHO ESPECIAL 
Ingredientes 
- 1 kg de filé mignon 
- 2 dentes de alho 
- ½ cebola picada 
- 2 colheres de mostarda dijon 
- 2 colheres de açafrão 
- Ervas finas a gosto 
- Sal a gosto 
- 6 batatas 
- 100 gramas de pimenta-do-reino e pimenta-rosa misturados 
Modo de preparo 
- Ferva água em uma panela 
- Aromatize a água com açafrão e sal e misture 
- Leve as batatas para cozinhar na panela e deixe por 40 minutos 
- Tempere o filé com sal dos dois lados 
- Em um recipiente macere as pimentas 
- Passe os dois lados do filé na pimenta e em outro prato aperte as pimentas até elas “entrarem” na carne 
- Faça isso com todos os bifes 
- Coloque a manteiga em uma frigideira quente 
- Leve o filé à frigideira 
- Deixe selar os dois lados da carne por cinco minutos 
-Tire os filés da frigideira e leve-os para uma forma 
- Leve os filés para o forno (por 10 minutos) 
- Enquanto isso prepare o molho na frigideira 
- Coloque manteiga 
- Acrescente a cebola e o alho 
- Deixe a cebola pegar o gostinho da carne, com a pimenta que sobrou na frigideira 
- Flambe com conhaque, para isso, retire a frigideira do fogo 
- Derrame o conhaque e volte a frigideira para o fogo com cuidado 
-Depois de flambar acrescente a mostarda 
-Finalize com o creme de leite e mexa bastante 
-Desligue o fogo e reserve o molho 
-Tire as batatas da panela 
-Corte as batatas em duas partes 
-Em uma panela com óleo, frite as batatas rústicas 
-Retire as batatas do óleo e tempere com sal e ervas (tomilho, salsa, cebolinha e alecrim) 
-Desligue o forno e sirva o filé com molho e com as batatas
* Fonte / Fotos (acima) = globo.com (Programa: Terra da Gente)
Área: 
5.873,9960 hectares 
Localização: 
Está inserido no município de Boa Esperança, entre as coordenadas de 21°S e 46°W, na Serra da Boa Esperança. 
MINAS EH ASSIM MESMO. SÓ TEM BELEZAS
foto - Thymonthy Becker
Descrição: 
O processo de criação do Parque foi iniciado pela Prefeitura de Boa Esperança e por lideranças locais preocupadas com o avanço da ocupação humana que ameaçava o patrimônio natural formado pela Serra. A ampliação da agricultura e a criação do reservatório de Furnas tornaram pequena a disponibilidade de terras no município para a expansão da atividade agropecuária, o que levou agricultores, sitiantes e pecuaristas a expandirem atividades para áreas inadequadas da Serra. 
ESTA SERRA EH TOMBADA PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE
foto - Thymonthy Becker
A conservação dos abundantes recursos hídricos da região é um dos principais motivos da criação do Parque. A área abriga várias nascentes e cursos d'água de tributários do Rio Grande e do Lago de Furnas e que são responsáveis pelo abastecimento de comunidades de propriedades localizadas no sopé da Serra. 
Os estudos técnicos elaborados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) apontam a existência de fragmentos vegetais importantes, apesar da intensa atividade humana. A área apresenta, ainda, em locais de difícil acesso, vegetação representativa de Mata Atlântica, cerrado e campos de altitude em bom estado de conservação. 
AQUI, OS COLHEDORES DE CAFÉ, O FAZEM COM ESTA VISTA PRIVILEGIADA DA SERRA BOA ESPERANÇA.
foto - Thymonthy Becker
O Parque Estadual da Serra da Boa Esperança apresenta um relevo bastante acidentado, variando das chapadas planas às áreas de serras e escarpas. Nas chapadas a altitude varia de 900 a 1.100 metros e nas serras e cumes chegam a 1.400 metros. 
A importância ecológica da área é confirmada pelo Atlas para a Conservação da Biodiversidade do Estado de Minas (Biodiversitas). Na publicação, a ‘Bacia de Furnas' é classificada como prioritária para a preservação, tanto de espécies da fauna como da flora, algumas delas ameaçadas de extinção. 
Foto - ?
O Parque ainda reúne grande potencial turístico com suas gargantas, cânions, cachoeiras e corredeiras. Os cursos d'água, de aspecto cristalino, indicam a boa qualidade para o consumo humano e de animais, tornado a preservação dos mananciais de primeira necessidade para o abastecimento das comunidades e fazendas localizadas no sopé da Serra. 
A Serra da Boa Esperança também é famosa pela canção de mesmo nome, de Lamartine Babo. No século 20, o cantor e compositor gaúcho correspondeu-se com Nair, uma mineira de Dores de Boa Esperança. Tempos depois, visitando a cidade, ele descobriria que Nair era uma menina, sobrinha de um admirador seu, o dentista Carlos Alves Neto, verdadeiro autor das cartas. Juntos, fizeram a canção. 
Foto - ?
Sede Administrativa: 
IEF - (Instituto Estadual de Florestas) Escritório Regional Sul 
Endereço: 
Praça Quintino Bocaiúva, 68, Centro - Varginha/MG - CEP 37.002-180 
Telefone: (35) 3229-1816 / 1817 
e-mail: erssup@ief.mg.gov.br
Fonte / Fotos (acima) IEF (Instituto Estadual de Florestas, MG) / Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker

Fonte / Fotos = Thymonthy Becker / IEF (Instituto Estadual de Florestas, MG) globo.com (Programa Terra da Gente) / 

*O programa Terra da Gente é exibido pela TV Tapajós (Santarém, PA). É exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7h, via antena parabólica (o canal Superstation da Globo) e para 116 países dos 5 continentes pelo Canal Internacional da Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS - Viajar de carro pode ser muito bom, se for por uma dessas estradas. Confira cinco trechos que agradam tanto quanto o destino final de suas férias

CONHEÇA 05 ESTRADAS QUE VALE A PENA VOCÊ VIAJAR DE CARRO POR ELAS. Há quem diga que o importante não é o destino final, e sim o caminho até lá. Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além do custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO  Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhada…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

ITUIUTABA, MINAS GERAIS - Com vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, museu, parques. artesanato regional e a famosa cachaça artesanal

CONHEÇA A CIDADE DE "ITUIUTABA", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE ITUIUTABA, MG. PORTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO foto - ? População estimada 2016 (1) - 103.945 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.598,046 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,40 Código do Município 3134202 Gentílico - ituiutabano Prefeito 2017 / FUED JOSE DIB ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh de origem indígena: I - rio, TUIU ­barrento; TABA - povoação, cidade. “Cidade do rio barrento”
Gentílico: ituiutabano HISTÓRICO Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa "povoação do rio Tijuco". Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde. Os panariás - assinala o his…

MONUMENTO HOLGER DANSKE, DINAMARCA - A tradição diz que a estátua ganhará vida quando a Dinamarca se encontrar em grande perigo e salvará a nação

CONHEÇA O "HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA - HOLGER DANSKE ", DINAMARCA 
Explorar as criptas e catacumbas do Castelo de Kronborg é uma grande experiência. Escondido no porão do castelo, você vai conhecer o dinamarquês Holger (Holger Dansk), uma imponente estátua de pedra. Holger o dinamarquês, é uma figura lendária na cultura dinamarquesa. Se a Dinamarca se encontrar em apuros, ele vai acordar e defendê-la! HOLGER DANSKE, OU HOLGER, O DINAMARQUÊS, É UM HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE TEMOS SOBRE A SUA EXISTÊNCIA APARECE EM ANTIGOS POEMAS FRANCESES, DE MEADOS DO SÉCULO XI. DE ACORDO COM A LENDA, ERA FILHO DE GODOFREDO, REI DA DINAMARCA. O SEU FILHO FOI MORTO POR CARLOS, O JOVEM, FILHO DE CARLOS MAGNO; EM BUSCA DE VINGANÇA, PROCUROU-O E MATOU-O. SÓ POR POUCO O IMPEDIRAM DE MATAR O PRÓPRIO CARLOS MAGNO. RESISTIU A CARLOS MAGNO DURANTE SETE ANOS, MAS FEZ A PAZ PARA LUTAR AO LADO DELE CONTRA OS SARRACENOS. DURANTE ESSA BATALHA MATOU O GIGANTE BREHUS. OS BARALHOS …

PONTE NOVA, MINAS GERAIS - No circuito turístico Montanhas e Fé da Estrada Real e Rota Imperial

CONHEÇA A CIDADE DE "PONTE NOVA", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Ronaldo Fernandes PARQUE MUNICIPAL NATURAL "TANCREDO NEVES" EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
PONTE DA BARRINHA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
RIO PIRANGA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni 
SEDE DA FAZENDA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
USINA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
VISTA GERAL DA CIDADE DE PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
PONTE DE FERRO EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO - ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR E LÉO
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 60.188
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 470,643
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 121,94
Código do Município 3152105
Gentílico - ponte-novense
Prefeito 2017 / WAGNER MOL GUIMARÃES
ORIGEM DO NOME
A SEGUNDA metade do século XVIII, uma comissão incumbida oficialmente de abrir u…

CARRANCAS, MINAS GERAIS - Um pequeno paraíso conhecido como Terra das Cachoeiras pois possui mais de 120 quedas d'água na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Tem o grande poço da esmeralda, além das grutas da toca e da cortina, ainda pode-se observar pinturas rupestres e um escorregador com cerca de dez metros que termina com um divertido mergulho.

CONHEÇA A CIDADE DE "CARRANCAS", MINAS GERAIS, BRASIL

MUITO BEM VINDO AO PARAÍSO. BEM VINDO A CARRANCAS. MINAS EH ISTO E MUITO MAIS. imagem "?" Com mais de 50 cachoeiras, a cidade está voltada para o ecoturismo – suas belas paisagens frequentemente servem de cenário para novelas. Há quedas d’água de fácil acesso, mas as mais bonitas ficam escondidas na mata fechada, aonde só se chega por trilhas (que devem ser percorridas com a ajuda de guia). Entre novembro e março, a chuva torna as cachoeiras perigosas. A maioria das pousadas está próxima de grutas e cachoeiras, e muitas têm piscinas naturais. Foto - ?
POÇO DO CORAÇÃO
O acesso é tranquilo: pegue a Estrada para Itutinga, entre à esquerda após a primeira ponte para chegar ao Complexo da Toca. O carro fica na portaria, e você segue a trilha até o para o escorregador (é bom ponto para banho, ao lado da Gruta da Toca). A partir dele, suba margeando o rio: há vários poços e pequenas quedas até a principal atração local, a …

BOM JARDIM DE MINAS, MINAS GERAIS - Típica cidade mineira, com povo hospitaleiro, de clima ameno e muito aconchegante, traz no bojo de sua historia uma origem bucólica e religiosa com inúmeras atrações turísticas

CONHEÇA A CIDADE DE "BOM JARDIM DE MINAS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Thymonthy Becker  BEM VINDO A CIDADE DE BOM JARDIM DE MINAS. PORTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 6.648 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 412,021 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 15,78 Código do Município 3107505 Gentílico - bom-jardinense Prefeito 2017 / SERGIO MARTINS ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO ORIGINOU-SE DO NOME DA FAZENDA BOM JARDIM, PIONEIRA DA COMUNIDADE, E DO BELO "JARDIM" NELA CONSTRUÍDO PELOS SEUS PROPRIETÁRIOS. Bom Jardim de Minas Minas Gerais - MG HISTÓRICO O território onde se acha localizado o município, foi habitado por silvícolas de diversas tribos não identificados devidamente. Em 1770, Manoel Arriaga de Oliveira, sua mulher e seis filhos, chegaram à região, fundaram uma colônia que chamaram Campo Vermelho, tornando-se os primeiros moradores do lugar. O núcleo sofreu vários ataques dos índiso, sendo morto o filho do fundad…

PRACUÚBA, AMAPÁ - Com grande potencial turístico com suas grandes áreas de florestas, áreas inundáveis e múltiplos ambientes pesqueiros

CONHEÇA A CIDADE DE "PRACUÚBA", AMAPÁ, BRASIL No Estado do Amapá, o Município de Pracuúba, apresenta condições favoráveis à implantação de projetos do segmento turístico, não só por possui um dos maiores patrimônios naturais, praticamente intocados, mas por reunir uma síntese de ecossistemas nativos da Amazônia.  O governo do estado visa à implementação de projetos através das políticas públicas que tenham o cunho da viabilidade social, cultural, econômica e ambiental da localidade, para possibilitar o desenvolvimento turístico através de seu potencial e primar pela sustentabilidade no município. (Internet) Pracuúba que tem um grande potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento estrutural de atividades turística na localidade. E visa também descentralizar as ações de planejamento, de coordenação, de execução e de acompanhamento avaliados pelos órgãos responsáveis, motivando os segmentos organizados e a comunidade do municípi…

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…