OLHANDO DA JANELA DO TREM: CATAS ALTAS DA NORUEGA / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.187 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.693 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

CATAS ALTAS DA NORUEGA / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.187 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.693 PESSOAS (IBGE 2020)




Catas Altas da Noruega oferece diversos atrativos naturais. Os Altos da Lagarta, do Barreiro, do Cruzeiro, Cachoeiras da água limpa e do Jequitibá, Morro Redondo, os Rios Piranga e Pirapetinga são alguns desses atrativos.

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ
imagem - ?
TURISMO
Catas Altas da Noruega oferece diversos atrativos naturais. Os Altos da Lagarta, do Barreiro, do Cruzeiro, Cachoeiras da água limpa e do Jequitibá, Morro Redondo, os Rios Piranga e Pirapetinga são alguns desses atrativos.


O patrimônio histórico e cultural do município é composto do museu e arquivo histórico memorial padre Luiz Gonzaga Pinheiro, dos passos da paixão e das igrejas matriz de São Gonçalo do Amarante, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora dos Remédios.
Foto - PMCAN
AQUI A IGREJA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE / PATRIMÔNIO CULTURAL
Datada de 1727, a Matriz de São Gonçalo do Amarante é um exemplar de traços estilísticos inspirados na primitiva arquitetura dos jesuítas, é um prédio preservado em suas características originais, contando-nos muito sobre os processos construtivos e artísticos das Minas setecentistas.


Possui um altar-mor e quatro altares laterais e duas capelas internas. Seu estilo de construção é barroco da primeira fase. Nesta igreja encontra-se a Imagem de Nossa Senhora das Graças e também um Salão de Milagres (Ex-Votos), além de possuir objetos sacros de diversas épocas e estilos. Atualmente uma parceria entre Prefeitura Municipal, Paróquia e comunidade trabalham na restauração deste bem. 
imagem - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
imagem - Altemiro Olinto Cristo
CAPELAS DE NOSSA SENHORA DOS PASSOS / PATRIMÔNIO CULTURAL
Situados em pontos diversos da cidade encontram-se os passos da paixão de Cristo. São três, o de Santo Antônio localizado no Largo Santo Antônio, início da Rua Lava-Pés; o de Nosso Senhor do Bonfim na Rua das Goiabeiras e o de Nossa Senhora do Livramento no Taquaral. Os passos são pequenas capelas. Recentemente as três “capelinhas” foram restauradas através de uma campanha envolvendo comunidade, Paróquia e Prefeitura Municipal. 
imagem - ?
IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, uma construção do século XVIII, está implantada em terreno aplainado no alto de um morro, cercada por um vasto gramado e muro que delimita seu adro na Comunidade do Jequitibá.


A capela apresenta características comuns aos templos jesuíticos com frontispícios de linha simples, sem torre acoplada. Destacam-se no interior: o altar-mor em talha, o púlpito, as tribunas e os nichos laterais para as imagens de vestir. Edificação muito bem preservada em suas características originais apresenta inúmeras semelhanças com a fachada da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante em Catas Altas da Noruega, tendo sido possivelmente nela inspirada.
Foto - PMCAN
CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
A Capela Nossa Senhora da Conceição na Comunidade da Noruega, concluída no primeiro quarto do século XVIII, representa uma das primeiras construções do município. Edificada antes do ano de 1720, está localizada no alto de um morro, cercada por um cemitério e um muro de pedras construído ainda no período colonial.


De fachada simples com duas janelas e uma grande porta principal, sua arquitetura remete às primeiras capelas construídas em Minas Gerais. O sino da Capela confeccionado em bronze encontra-se alojado em sua janela da direita. O interior da capela é ornamentado com barrados e pinturas vernaculares com seu altar-mor entalhado em madeira. O entorno da capela é formado por vales e montanhas, com trechos de matas preservadas.
Foto - PMCAN
imagem - ?
AQUI A O CRAS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Aroldinho dos Reis
OS BELOS CASARÕES E O RIO QUE PASSA POR DEBAIXO DELES
imagem - Marcelo Máximo
imagem - Marcelo Máximo


AQUI A ESCOLA DO FUNDÃO
imagem - ?
VEJA QUE LEGAL ESTA CENA DA CIDADE. AS TRÊS PALMEIRAS DÃO UM AR DE PRAIA A CIDADE.
imagem - Gilson Canuto
imagem - Gabriel Araujo
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA. OS CACHORROS DESCANSANDO EH UM DETALHE A MAIS.
imagem - Marcelo Máximo
imagem - ?
imagem - Heberson lobo
imagem - J. Carrilos
imagem - ?
imagem - ?
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO - MEMORIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO / PATRIMÔNIO CULTURAL
Inaugurado em 1999, o Museu e Arquivo Histórico de Catas Altas da Noruega – Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro, está localizado em um casarão centenário em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique. O pavimento sobrado é sustentado por porões em pedra. Os pisos são em tabuados original e os forros, em madeira tipo saia e camisas, com arremates frisados nos contornos.


Internamente, salões e cômodos conjugados que se sucedem, abrigando várias alas de exposição do acervo do Museu a Ala Sacra “Padre Luiz Gonzaga Pinheiro”, a Ala Histórica “professor Antônio Luiz Perdigão”, e a Ala Memória Política do Município “Prefeito Geraldo da Paz Rezende”. O museu e seu acervo são tombados pelo Patrimônio Municipal. O casarão foi doado pelo atual Prefeito de Conselheiro Lafaiete José Milton e sua esposa Dra. Selma Vieira para abrigar o museu. 
Foto - PMCAN
População estimada 2016 (1) - 3.652
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 141,622
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 24,45
Código do Município 3115409
Gentílico - catas-altense
Prefeito 2017 / GERSON LOBO NEIVA


ORIGEM DO NOME
Alguns bandeirantes foram mais felizes encontrando com facilidade e abundância o ouro cobiçado, que aflorava na terra sem grande trabalho das escavações profundas. Daí o nome da localidade - Catas que significa lavras; Catas Altas - lavras altas. Já a origem do nome "Noruega" ainda é desconhecida, a versão mais aceita é a que o nome foi dado pelos primeiros desbravadores ao encontrar aqueles morros frios e úmidos que "escondiam a face do sol" e lembravam a Noruega

Gentílico: catas-altense
HISTÓRICO
Catas Altas da Noruega começou a ser povoada aproximadamente em torno de 1690 por membros das Bandeiras de Miguel Garcia e do Coronel Salvador Furtado de Mendonça enquanto exploravam a região da Serra de Itaverava.
Alguns bandeirantes foram mais felizes encontrando com facilidade e abundância o ouro cobiçado, que aflorava na terra sem grande trabalho das escavações profundas.


Daí o nome da localidade - Catas que significa lavras; Catas Altas - lavras Altas. Já a origem do nome "Noruega" ainda é desconhecida, a versão mais aceita é a que o nome foi dado pelos primeiros desbravadores ao encontrar aqueles morros frios e úmidos que "escondiam a face do sol" e lembravam a Noruega
Uma das bandeiras acampou na Itaverava com destino a Itacolomi no riacho que tomou o nome de Ribeirão do Carmo, enquanto outros bandeirantes da mesma bandeira tomavam rumo da localidade onde hoje se encontra a Vila de Catas Altas.


Para Catas Altas começou logo a afluência de forasteiros à cata do ouro fácil de ser colhido. Foram lusitanos em sua maioria, os chefes do trabalho. Não podia ter outra origem o povoado que se formou sobre altos montes e ao longo de um ribeirão cujas águas vão ter ao rio Piranga.
GENTÍLICO: Catasaltenses.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CATAS ALTAS DA NORUEGA, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível