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BETIM, MINAS GERAIS - Polo Petroquímico e Automotivo com lugares turísticos imperdíveis



CONHEÇA A CIDADE DE "BETIM", MINAS GERAIS, BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE BETIM. NA GRANDE BH. / A 5ª MAIOR CIDADE DAS MINAS GERAIS
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População estimada 2016 (1) - 422.354
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 343,856
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.102,80
Código do Município 3106705
Gentílico - betinense
Prefeito 2017 / VITTORIO MEDIOLI
ORIGEM DO NOME
O nome eh uma homenagem ao fundador da cidade - JOSEPH RODRIGUES BETIM

Gentílico: betinense
HISTÓRICO
A região onde hoje fica Betim foi colonizada por luso-brasileiros e fazia parte de uma importante rota de bandeirantes, que vinham de São Paulo a Pitangui, atraídos pelas descobertas minerais, e também de uma rota de abastecimento que vinha da Bahia às Minas.
Devido ao fato de que a rota que passava por Betim era próspera, o bandeirante Joseph Rodrigues Betim, ligado ao famoso Borba Gato, solicitou sesmaria nesta região em 1711. Betim herdou seu nome deste pioneiro bandeirante, que não permaneceu nestas terras, transferindo-se para Pitangui em 1714.
Logo depois da doação da sesmaria, a região consolidou-se como local de passagem e parada dos tropeiros. O antigo casarão que hoje abriga a Casa da Cultura foi construído neste momento. Entre 1711 e 1750, a sesmaria de Betim recebeu diversos núcleos de povoação. O primeiro deles a ganhar importância foi o arraial da Bandeirinha do Paraopeba, que recebeu este nome porque ali aconteceu uma ?bandeirinha?, isto é, uma pequena busca de minerais ou ?ramo? de uma bandeira. No local onde estava este povoado, hoje está o bairro Bandeirinhas.
Por volta de 1750, os habitantes da Bandeirinha solicitaram à Igreja Católica a construção de uma capela. O local escolhido para isso foi um monte, e a capela foi construída onde hoje se encontra a Praça Milton Campos. Como já havia outras capelas na região, em Mateus Leme e Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, o novo templo tornou-se conhecido como Capela Nova do Betim, nome que depois se estendeu ao arraial surgido em seu entorno. Essa primeira capela tornou-se a Matriz em 1867 e foi demolida em 1969. Em seu lugar, na Praça Milton Campos, encontra-se um monumento à Igreja Velha.
Entre 1760 e 1800, o arraial de Capela Nova do Betim cresceu em importância e foi elevado a distrito em 1797, fato confirmado pela Câmara de Sabará em 1801. Nessa época, Betim sofreu a crise econômica que atingiu toda a antiga zona de mineração. Passou a desenvolver atividade econômica voltada à subsistência, mantendo a agricultura e a pecuária já importantes no auge do chamado ciclo do ouro. As fazendas mais importantes estavam ligadas à família Nogueira Duarte, sediada na região da Serra Negra. Às margens do Rio Betim, instalaram-se olarias e moinhos de fubá, que chegaram somar 35.
O século XX nasceu em Betim com a implantação da infra-estrutura que posteriormente faria da região um pólo industrial. Entre 1909 e 1911, a Schnoor Engenharia construiu o ramo de estrada de ferro que corta Betim. O engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá, então funcionário da Schnoor, sugeriu a construção de uma usina hidrelétrica na principal queda d?água do Rio Betim, que tinha 84 metros. A hidrelétrica foi construída por Gravatá, em suas terras (Fazenda Cachoeira) e gerou energia para Betim e localidades vizinhas.
O crescimento de Capela Nova do Betim e sua relativa autonomia econômica, além de lideranças políticas atuantes, fizeram com que o distrito se tornasse município, já com o nome de Betim, através de uma reforma administrativa realizada em 1938.
Nas décadas de 1940 e 1950, Betim volta a ter importante função de abastecimento, desta vez destinado à capital, Belo Horizonte. O planejamento estadual destinou a Betim uma industrialização de base, representada por siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento da capital.
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Refinaria Gabriel Passos em Betim, MG
Foto - Lúcia de Belo Horizonte
Refinaria Gabriel Passos em Betim, MG
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Refinaria Gabriel Passos em Betim, MG
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imagem - André Moisés
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Fábrica da Fiat Automóveis em Betim, MG
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Fábrica da Fiat Automóveis em Betim, MG
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Fábrica da Fiat Automóveis em Betim, MG
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O CRUZEIRO
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ÁGUAS DA REPRESA VÁRZEA DAS FLORES
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SOLAR DO MADEIRA
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RUA NOVA JERUSALÉM
imagem - Bruno Tadeu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
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RUA 21 DE FEVEREIRO
imagem - Mágno Silva
MEMORIAL À IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO, QUE FOI DEMOLIDA
imagem - Alexandre TJ
CAPELA DO ROSÁRIO
O processo de construção da capela Nossa Senhora do Rosário foi longo, iniciou-se em 1814, com uma carta de pedido para a sua construção, emitida pela Irmandade do Rosário. A construção começou em 1894, com término em 1896, quando se registra a colocação da vidraçaria. No final da década de 1960, a capela correu o risco de ser demolida pela administração municipal. A Irmandade do Rosário evitou essa ação, através de uma mobilização social.
imagem - Lúcia de Belo Horizonte
CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO
Edificada na década de 1940, a Capela de São Sebastião, localizada no bairro Amazonas, é um exemplo raro de capela de fazenda em Betim. o local era ponto de união dos fiéis e lavradores da fazenda Imbiruçu. Em 1997, foi tombada como patrimônio histórico-cultural. Atualmente, a cada último domingo do mês é realizada uma missa sertaneja, às 10h, com a presença dos moradores de toda a região.
Foto - Lúcia de Belo Horizonte
CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA COLONIA SANTA IZABEL
O conjunto arquitetônico da Colônia Santa Izabel foi construído no período entre 1922 e 1931, com a finalidade de abrigar e tratar os enfermos. Desde a época de sua edificação até a metade da década de 1980, funcionava restritamente à enfermos, agentes de saúde, religiosos e familiares de enfermos. O patrimônio arquitetônico da colônia abriga o portal, o Cine-Teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes minas e união
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MUSEU PAULO ARAÚJO
Em 1910, este local era o antigo grupo escolar Conselheiro Afonso Pena, posteriormente, já no final da década de 1960, o local transformou-se no Colégio Comercial Betinense. Em 1998 o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico municipal, passando por uma arrojada reforma e transformando-se em 2002, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo.
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imagem - Alexandre TJ
imagem - Bruno Tadeu
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imagem - Alexandre TJ
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ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Construída em 1910, a estação ferroviária Capela Nova faz parte da estrada de ferro oeste de minas, que liga Belo Horizonte à Divinópolis (antiga vila Henrique Galvão). Em 1997, ela foi tombada como patrimônio histórico-cultural municipal e atualmente é considerada um atrativo em potencial.
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BR 381 - FERNÃO DIAS -
imagem - Bruno Tadeu
CASA DE CULTURA
A Casa da Cultura Josephina Bento foi construída por volta de 1711. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Além de pousada, na casa funcionava um comércio de secos e molhados. Existem indícios que a apontam como a primeira construção de Betim.
Foto - Lúcia de Belo Horizonte
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imagem - Bruno Tadeu
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ENGEQUISA / SEMPRE PRESENTE
foto - Thymonthy Becker 
Com sede em Betim e há mais de duas décadas consolidada como laboratório ambiental de referência, a Engequisa presta serviços de análises químicas, físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas em águas, efluentes líquidos, solos, resíduos sólidos, alimentos e atende diversas demandas de consultoria e projetos ambientais. Há três anos presta serviços em amostragens e análises atmosféricas e monitorização de ruídos, complementando seu escopo e ratificando o compromisso de qualidade e confiabilidade, constantes em sua trajetória.

foto - Thymonthy Becker 

foto - Thymonthy Becker
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BETIM , MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BETIM, MINAS GERAIS 


Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Betim / Wikipédia / 

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