Pular para o conteúdo principal

VISCONDE DO RIO BRANCO, MINAS GERAIS, - Na Exuberante Serra da Piedade, a cidade faz um convite à prática do turismo ecológico e histórico




CONHEÇA A CIDADE DE "VISCONDE DO RIO BRANCO", MINAS GERAIS, BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE VISCONDE DO RIO BRANCO. UMA CIDADE MUSICAL NA SERRA DA PIEDADE
AQUI TEMOS UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 41.567
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 243,351
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 155,91
Código do Município 3172004
Gentílico - rio-branquense
Prefeito 2017 / IRAN SILVA COURI
ORIGEM DO NOME
O ATUAL NOME VISCONDE DO RIO BRANCO FOI DADO AO MUNICÍPIO EM HOMENAGEM AO GRANDE ESTADISTA JOSÉ MARIA DA SILVA PARANHOS (O VISCONDE DO RIO BRANCO). AUTOR DA LEI DO VENTRE LIVRE.
Gentílico: rio-branquense
HISTÓRICO
Os primeiros habitantes do território riobranquense foram os indígenas Croatos, Cropós e Puris, procedentes do litoral fluminense, das baixadas dos Campos dos Goitacases, onde recebiam a denominação de Goitacás. Esses índios, após a confederação dos Tamoios, nos fins do século XVIII se viram pressionados por tribos inimigas e obrigados a deixar suas aldeias primitivas e partirem em busca de novas terras, ricas em caça, pesca e frutas, distante de selvagens agressivos. O caminho mais fácil e acessível para a fuga foi o curso a margem do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, os rios Pomba e Muriaé. Em seguidas migrações, subiram por esses rios, vindo atingir as margens superiores dos rios Xopotó e Bagres, onde passaram a habitar, dando, assim, origem ao aparecimento de localidade.
'Ainda nos fins do século XVIII os Croatos receberam os cuidados do Missionário Padre Francisco da Silva Campos e do civilizador Guido Thomaz Marliere.
Em 1730, as autoridades da Capitania tomavam medidas com o fim de conquistar esses indígenas. Coube, no entanto, ao Padre Ângelo da Silva Pessanha o mérito de iniciador da tarefa de “civilizar” os Croatos, tendo conseguido fazer cessar as ferozes lutas que eram travadas contra os brancos devastadores. Não resistiram, porém, por muito tempo o contato com o pretenso civilizador e extinguiram-se como tribos na década setenta do século XIX.
O atual nome Visconde do Rio Branco foi dado ao município em homenagem ao grande estadista José Maria da Silva Paranhos (o Visconde do Rio Branco).
Desde o final do século XVIII até o ano de 1945, teve o município diversas denominações, o que sempre motivou equívocos e aborrecimentos lamentáveis. O primeiro nome dado por ocasião do desbravamento da região, no final do século XVIII, foi o de Zona do Rio Xopotó dos Coroados, por ser a região habitada pelos índios Croatos ou Coroados. Posteriormente, teve o de Aldeia do Xopotó e no início do século XIX eram território e povoação, denominados Presídio de São João Batista ou São João Batista do Presídio, por ter sido o local escolhido pela Capitania para a localização de presos políticos ou comuns; funcionava como presídio aberto, tendo a cercá-lo densas florestas. Mais tarde, prevalecendo a Lei do menor esforço, foi a expressão reduzida para Arraial do Presídio e depois simplesmente Presídio. Ao receber foros de cidade, a Vila passou a denominar-se Visconde do Rio Branco, depois Rio Branco e em 1943, recebeu o topônimo de Paranhos, tendo finalmente, em 1945 restabelecido o nome de Visconde do Rio Branco.
A CIDADE SE ORGULHA
VISCONDE DO RIO BRANCO PODE SE ORGULHAR DE POSSUIR UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, A SERRA DA PIEDADE, DE EXUBERANTE BELEZA NATURAL, CONVITE À PRÁTICA DO TURISMO E DE GRANDE VALOR HISTÓRICO.
A CIDADE SE ORGULHA DE POSSUIR UM CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA COM 50 ANOS DE EXISTÊNCIA, DUAS BANDAS DE MÚSICA: A FILARMÔNICA RIO BRANCO E SOCIEDADE MUSICAL 13 DE MAIO, CONHECIDAS EM VÁRIAS REGIÕES DE NOSSO ESTADO.
A UNIPAC, UMA FACULDADE COM VÁRIOS CURSOS DENTRE ELES: CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E NORMAL SUPERIOR RECENTEMENTE INSTALADO, ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, COLÉGIOS DE 2° GRAU, ALÉM DE CURSOS PRÉ-VESTIBULAR.
UM MUSEU HISTÓRICO INAUGURADO EM 26 DE SETEMBRO DE 1992, DOTADO DE RICO ACERVO HISTÓRICO E ARTÍSTICO.
A CIDADE POSSUI TAMBÉM A ACADEMIA RIO BRANQUENSE DE LETRAS, REDUTO DOS VALORES CULTURAIS E ARTÍSTICOS DESTA TERRA.
foto - ?
VEJA QUE BELAS AS ARQUITETURAS ABAIXO. SÃO MUITOS OS CASARÕES NA CIDADE.
foto - ?
PONTOS TURÍSTICOS
por Assessoria Comunicação PMVRB
"CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA “PROF.THEODOLINDO JOSÉ SOARES”
“Foi fundado pela lei de n° 811, no dia 13 de abril de 1951, tendo sido instalado nesta cidade com a denominação de Conservatório Estadual de Música Prof. Flausino Vale”, aos 13 de abril de 1953.
Mais tarde, através do decreto n° 11.404 de 21 de outubro de 1968, passou a denominar-se Conservatório Estadual de Música “Professor Theodolindo José Soares.”
Instalado em sede própria graças ao empenho dos rio-branquenses: o diretor Batista Caetano de Almeida Neto e o deputado Luiz Soares.
O prédio possui belo estilo arquitetônico, obra sólida, destaca em preservação de fidelidade às suas características.
O conservatório proporciona a oportunidade de desenvolver e aprimorar dotes musicais, ampliando a cultura e a sensibilidade, de modo cativante e harmonioso, oferecendo oportunidade e o prosseguimento de brilhantes carreiras. É um espaço privilegiado para estimular os processos de aprendizagem, criação, registro e difusão de todos os aspectos da cultura musical.
O conservatório é o orgulho de nosso Município, que através dele deixa de ser tão somente “um ponto de luz no mapa” “tornando-se uma estrela de alta grandeza”.
foto - ?
BANDA 13 DE MAIO
A Sociedade Musical 13 de Maio foi fundada em 1970, no dia 13 de maio, pelo fundador Felício Rodrigues Silva. A entidade é remanescente da Banda Mirin, tornando-se Sociedade a partir de maio 1974. Atualmente conta com 54 componentes e mantém uma Escola de formação Musical com ensino gratuito e profissionalizante composto por 39 jovens. Atualmente, a direção da banda é do Maestro Tito Viana. Em comemoração ao aniversario da banda, tradicionalmente, os músicos desfilam pela cidade a partir das quatro da manhã em alvorada festiva no dia 13 de maio.
Foto - Margarida Silva
PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL
O Prédio da Prefeitura Municipal foi inaugurado em 1902 pelo presidente da câmara, Dr. Carlos Peixoto Filho a quem coube a tarefa de terminar a construção do prédio. No inicio, foi instalado ali também o fórum da cidade, que mais tarde mudou-se pra sua sede própria construída ao lado da prefeitura. A sociedade Rio-Branquense sempre se valeu do Salão Nobre da Prefeitura para realizar festas, reuniões importantes e até bailes. Hoje, o prédio é utilizado apenas para reuniões e todo o serviço prestado pela Prefeitura. É um prédio de estilo eclético, comum no principio de século, de inestimável valor histórico e arquitetônico para a cidade.
Foto - ?
IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA
Sua construção foi iniciada em 24 de setembro de 1907, e terminada em 1917. A Construção da Obra foi devida ao construtor Vitor Vitarelli (I). Era um trabalho primoroso, com colunas coroadas de capitéis ricamente trabalhadas em mármore, com paredes ricamente pintadas e um coro com escada de caracol trabalhadas em madeiras e balaústre. Era considerada uma das mais belas da região entre 1973 a 1979. A igreja sofreu uma reforma sob a direção do padre Raymundo Nonato de Carvalho, que tinha como objetivo a ampliação de seu espaço interno, foram retiradas as colunas laterais da nave central, mudando sua característica,e hoje ela conta com uma arquitetura de 1° mundo.
foto - ?
A MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA
foto -Montanha
O INTERIOR DA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA
foto - ?
AQUI A LATERAL DA MATRIZ
foto - ?
MUSEU MUNICIPAL
O prédio no qual o museu está instalado foi construído na década de 1920 para ser moradia do gerente da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, atual Energisa. Mais tarde o prédio passou para a prefeitura que o cedeu para o funcionamento do Museu Municipal de Visconde do Rio Branco. O museu esta localizado na Rua do Divino no centro da cidade. Ele foi fundado em 26 de setembro de 1992, mas oito anos antes de sua fundação seu acervo já começava a ser captado por Dona Theresinha de Almeida Pinto que guardou em sua casa as peças e os documentos conseguidos com a população. O museu oferece a comunidade uma biblioteca e um rico acervo de fotografias, documentos e numismática. O museu é dedicado, especialmente à preservação de bem representativos da historia local, sendo também uma instituição voltada para a cultura de Minas e do Brasil. O museu conta com uma sala de pesquisa que através dela é possível aos estudantes de todos os níveis, e demais pessoas da comunidade, desenvolver pesquisas. O museu possui inúmeros arquivos e os seus valores históricos são inestimáveis.
Foto - PMVRB
ESCOLA MUNICIPAL DR. CARLOS SOARES
Foi solenemente inaugurada no dia 14 de julho de 1915, sendo este o primeiro estabelecimento estadual de ensino primário. Seus fundadores foram Dr. Carlos Soares de Moura, Dr. Raul Soares e Dr. Eugenio de Melo, expressões lídimas da política local daquela época, que se interessavam pela causa do ensino. O estabelecimento oficial recebeu a denominação de grupo escolar Dr.Carlos Soares, em homenagem ao ilustre político. Sua cede foi construída em um terreno doado pela prefeitura Municipal, tendo como construtor o Sr.Vitor Vitarelli, com uma arquitetura invejável. A referida escola recebeu a denominação de escola Municipal Dr. Carlos Soares no dia 21/11/1997 pela lei municipal 377/97, desde então a escola conta com um padrão de excelência no ensino de nossa cidade. Atualmente, a escola possui 431alunos matriculados.
Foto - ?
PRAÇA 28 DE SETEMBRO
Foi inaugurada em 1909, Ela recebeu o nome de parque municipal Carlos Peixoto Filho, em homenagem a um político da época, Carlos Peixoto. ela sofreu várias transformações, hoje ela e chamada de Praça 28 de setembro devido a essa ser a data de sua emancipação política em 1882.
Foto - ?
CORETO
O antigo coreto foi construído com materiais Franceses,e nos anos de 1940 ele foi demolido. Ele era parecido com o que há hoje na Praça da Liberdade, ele era considerado um monumento riquíssimo de cultura. O coreto que há hoje na praça, também é belíssimo e conta com uma invejável arquitetura está no localizado no centro da praça, exatamente no mesmo lugar que o antigo.
CINEMA BRASIL
A sede do cinema Foi inaugurada em 1915. Já em 1912 inaugurou-se a sociedade do cinema, empresa teatral Rio Branquenses. Mais tarde se tornou propriedade privada,passou a pertencer ao Senhor Agostinho Marques é passou a se chamar Cinema Brasil,Era o que tinha de melhor na cidade, Ir ao cinema era a melhor atração que tinha na cidade, na época. Hoje o prédio do antigo cinema e tombado como patrimônio Histórico cultural.
Foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Foi construída logo após a inauguração das estradas de ferro em 1981. Servia de escoação das indústrias e de passageiros, pois era o transporte mais utilizado na época. Sua Inauguração contou com a ilustre presença de DON Pedro e a Imperatriz. Surge a partir daí o progresso em nossa cidade. Hoje a sede da estação ferroviária e tombada como patrimônio histórico, é esta sendo utilizada como sede da secretaria municipal de Saúde, mas sua arquitetura não foi modificada obedecendo às normas de conservação de patrimônio histórico.
foto - ?
ESCOLA ESTADUAL DR. CELSO MACHADO
A Escola Estadual Dr. Celso Machado está localizada à Rua Governador Valadares, n°168, Município de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais.
Recebeu este nome em homenagem ao patrono e seu fundador Celso Machado.
A Escola foi criada pelo decreto 9.930 de 12 de abril de 1930, e foi instalada em função do decreto 10.150 de cinco de dezembro de 1931 com a denominação de “Escola Normal Oficial”. Em 1969 Colégio Estadual de Visconde do Rio Branco.
Posteriormente, por força da legislação em vigor, passou a ser denominada Escola Estadual de 1° e 2°grau. Em virtude do decreto 16.991, publicado no Minas Gerais de 19 de fevereiro de 1975, passou a ser denominada Escola Estadual Dr.Celso Machado. A Escola foi por muitos anos, a principal formadora de professores das séries iniciais.
A missão da Escola é atender as expectativas dos alunos, dos professores, da família e da comunidade. Promover uma educação humanista assumindo com dignidade a autonomia e o exercício da cidadania, tornando a escola prazerosa, num trabalho coletivo, abrindo caminho para uma vida melhor formando seres humanos competentes, solidários e autônomos.
Foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VISCONDE DO RIO BRANCO
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - Thymonthy Becker  
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI UMA RUA MUITO ARBORIZADA.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE PRÉDIO EH DA ANTIGA ESCOLA ESTADUAL
foto - Elpídio Justino de A.
AQUI A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
foto - ?
AQUI O GRUPO ESCOLAR 
foto - ?
AQUI A ESCOLA ESTADUAL
foto - ?
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL E PODER LEGISLATIVO (CÂMARA DE VEREADORES)
foto - ?
AQUI A RUA DA CIDADE A NOITE
foto - ?
AQUI A USINA AÇUCAREIRA SÃO JOÃO BATISTA.
foto - ?
AQUI A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO. QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO
foto - João Milagres
A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO VISTA MAIS DE PERTO
foto - João Milagres
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VISCONDE DO RIO BRANCO, MG
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE VISCONDE DO RIO BRANCO, MG
AGRADECEMOS SUA VISITA E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.

Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Visconde do Rio Branco / Wikipédia / 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS - Viajar de carro pode ser muito bom, se for por uma dessas estradas. Confira cinco trechos que agradam tanto quanto o destino final de suas férias

CONHEÇA 05 ESTRADAS QUE VALE A PENA VOCÊ VIAJAR DE CARRO POR ELAS. Há quem diga que o importante não é o destino final, e sim o caminho até lá. Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além do custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO  Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhada…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

MONUMENTO HOLGER DANSKE, DINAMARCA - A tradição diz que a estátua ganhará vida quando a Dinamarca se encontrar em grande perigo e salvará a nação

CONHEÇA O "HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA - HOLGER DANSKE ", DINAMARCA 
Explorar as criptas e catacumbas do Castelo de Kronborg é uma grande experiência. Escondido no porão do castelo, você vai conhecer o dinamarquês Holger (Holger Dansk), uma imponente estátua de pedra. Holger o dinamarquês, é uma figura lendária na cultura dinamarquesa. Se a Dinamarca se encontrar em apuros, ele vai acordar e defendê-la! HOLGER DANSKE, OU HOLGER, O DINAMARQUÊS, É UM HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE TEMOS SOBRE A SUA EXISTÊNCIA APARECE EM ANTIGOS POEMAS FRANCESES, DE MEADOS DO SÉCULO XI. DE ACORDO COM A LENDA, ERA FILHO DE GODOFREDO, REI DA DINAMARCA. O SEU FILHO FOI MORTO POR CARLOS, O JOVEM, FILHO DE CARLOS MAGNO; EM BUSCA DE VINGANÇA, PROCUROU-O E MATOU-O. SÓ POR POUCO O IMPEDIRAM DE MATAR O PRÓPRIO CARLOS MAGNO. RESISTIU A CARLOS MAGNO DURANTE SETE ANOS, MAS FEZ A PAZ PARA LUTAR AO LADO DELE CONTRA OS SARRACENOS. DURANTE ESSA BATALHA MATOU O GIGANTE BREHUS. OS BARALHOS …

ITUIUTABA, MINAS GERAIS - Com vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, museu, parques. artesanato regional e a famosa cachaça artesanal

CONHEÇA A CIDADE DE "ITUIUTABA", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE ITUIUTABA, MG. PORTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO foto - ? População estimada 2016 (1) - 103.945 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.598,046 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,40 Código do Município 3134202 Gentílico - ituiutabano Prefeito 2017 / FUED JOSE DIB ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh de origem indígena: I - rio, TUIU ­barrento; TABA - povoação, cidade. “Cidade do rio barrento”
Gentílico: ituiutabano HISTÓRICO Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa "povoação do rio Tijuco". Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde. Os panariás - assinala o his…

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…

MONJOLOS, MINAS GERAIS - O município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.

CONHEÇA A CIDADE DE "MONJOLOS", MINAS GERAIS, BRASIL Situada na região central mineira, na Bacia do Rio das Velhas em um vale da Serra do Cabral, Monjolos integra, além da Estrada Real, o Circuito dos Diamantes.  A 265 km da capital mineira, o município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.
Rio Pardinho em Monjolos, MG(Instituto estrada Real)  A Área de Preservação Ambiental do Vale do Fundo apresenta uma densa mata virgem banhada por deleitáveis nascentes e cascatas. Ainda pouco explorada, a Gruta do Pau-Ferro possui grandes galerias com estalactites e estalagmites.  A cidade ainda possui um Centro de Artesanato, onde é exposto e vendido todo o artesanato da região. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, a Ponte Férrea do Rio Pardo e o Monumento a Monjolos também aju…

CARRANCAS, MINAS GERAIS - Um pequeno paraíso conhecido como Terra das Cachoeiras pois possui mais de 120 quedas d'água na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Tem o grande poço da esmeralda, além das grutas da toca e da cortina, ainda pode-se observar pinturas rupestres e um escorregador com cerca de dez metros que termina com um divertido mergulho.

CONHEÇA A CIDADE DE "CARRANCAS", MINAS GERAIS, BRASIL

MUITO BEM VINDO AO PARAÍSO. BEM VINDO A CARRANCAS. MINAS EH ISTO E MUITO MAIS. imagem "?" Com mais de 50 cachoeiras, a cidade está voltada para o ecoturismo – suas belas paisagens frequentemente servem de cenário para novelas. Há quedas d’água de fácil acesso, mas as mais bonitas ficam escondidas na mata fechada, aonde só se chega por trilhas (que devem ser percorridas com a ajuda de guia). Entre novembro e março, a chuva torna as cachoeiras perigosas. A maioria das pousadas está próxima de grutas e cachoeiras, e muitas têm piscinas naturais. Foto - ?
POÇO DO CORAÇÃO
O acesso é tranquilo: pegue a Estrada para Itutinga, entre à esquerda após a primeira ponte para chegar ao Complexo da Toca. O carro fica na portaria, e você segue a trilha até o para o escorregador (é bom ponto para banho, ao lado da Gruta da Toca). A partir dele, suba margeando o rio: há vários poços e pequenas quedas até a principal atração local, a …

BOM JARDIM DE MINAS, MINAS GERAIS - Típica cidade mineira, com povo hospitaleiro, de clima ameno e muito aconchegante, traz no bojo de sua historia uma origem bucólica e religiosa com inúmeras atrações turísticas

CONHEÇA A CIDADE DE "BOM JARDIM DE MINAS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Thymonthy Becker  BEM VINDO A CIDADE DE BOM JARDIM DE MINAS. PORTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 6.648 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 412,021 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 15,78 Código do Município 3107505 Gentílico - bom-jardinense Prefeito 2017 / SERGIO MARTINS ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO ORIGINOU-SE DO NOME DA FAZENDA BOM JARDIM, PIONEIRA DA COMUNIDADE, E DO BELO "JARDIM" NELA CONSTRUÍDO PELOS SEUS PROPRIETÁRIOS. Bom Jardim de Minas Minas Gerais - MG HISTÓRICO O território onde se acha localizado o município, foi habitado por silvícolas de diversas tribos não identificados devidamente. Em 1770, Manoel Arriaga de Oliveira, sua mulher e seis filhos, chegaram à região, fundaram uma colônia que chamaram Campo Vermelho, tornando-se os primeiros moradores do lugar. O núcleo sofreu vários ataques dos índiso, sendo morto o filho do fundad…

MARILÂNDIA, ITAPECERICA, MINAS GERAIS - Com altitude acima de 1.000 metros, cercada de paisagens que são verdadeiros cartões postais e muita história para você viver neste paraíso

CONHEÇA O DISTRITO DE "MARILÂNDIA", ITAPECERICA, MINAS GERAIS, BRASIL
Estação Rodoviária de Marilândia, MG MARILÂNDIA / MINAS GERAIS
foto - Thymonthy Becker  BEM VINDO AO DISTRITO DE MARILÂNDIA, MG. NO CENTRO OESTE DO ESTADO DAS MINAS GERAIS. AQUI, CHEGANDO NO DISTRITO. foto - Thymonthy Becker MARILÂNDIA EH UM ANTIGO DISTRITO QUE EMBORA ESTEJA PRÓXIMO A DIVINÓPOLIS, PERTENCE A CIDADE DE ITAPECERICA O DISTRITO TEM APROXIMADAMENTE 4.000 HABITANTES (FONTE - PEDRO GUIMARÃES) O DISTRITO ESTÁ A 780 QUILÔMETROS DE BRASÍLIA. ESTA À 170 QUILÔMETROS DA CAPITAL DAS MINAS GERAIS ESTÁ À 25 QUILÔMETROS DE DIVINÓPOLIS A HISTÓRIA DO DISTRITO DE MARILÂNDIA, MINAS GERAIS  A história de Marilândia começa como a maioria das cidades das Minas Gerias, com a construção de uma igreja. Um fazendeiro, dono das terras onde hoje encontra-se o distrito, determinou que seus escravos construíssem um santuário e que este fosse dedicado a nossa senhora do desterro da volta. O santuário foi construído no alto da …