OLHANDO DA JANELA DO TREM: ABAÍRA / BAHIA / BRAZIL (0007 / 5.570) POPULAÇÃO: 8.710 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ABAÍRA / BAHIA / BRAZIL (0007 / 5.570) POPULAÇÃO: 8.710 PESSOAS (IBGE 2020)




Situado no coração da Chapada Diamantina, o município, que no vocabulário indígena quer dizer abundância de mel, encontra-se em uma região de rochas cristalinas, possui um relevo bastante montanhoso
BEM VINDO A CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA - CAPITAL BAIANA DA CACHAÇA
Foto - facebook.com/abairabahia
A CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA 
Apesar de ser conhecida como a terra da cachaça, Abaíra tem diversas outras maravilhas a oferecer ao visitante. Localizada a 592 km de Salvador, a cidade também orgulha de seus recursos naturais e de um rico acervo arquitetônico que guarda a história dos tempos dos coronéis e da passagem da Coluna Prestes pela Bahia.
Situado no coração da Chapada Diamantina, o município, que no vocabulário indígena quer dizer abundância de mel, encontra-se em uma região de rochas cristalinas, possui um relevo bastante montanhoso, seu clima é tropical sub-úmido do tipo seco, atualmente, a localidade conta com uma população de 9.212 mil habitantes.
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - ?
Foto - ?
Além do patrimônio histórico e cultural, a cidade também tem potencial para o turismo ecológico, sendo uma boa alternativa para suas férias neste verão ou somente um final de semana com muito sossego, ar puro e cultura. Como todos os municípios da Chapada, Abaíra oferece ao turista lugares de rara beleza e opções de lazer que não acabam mais.
Aqui, é possível escalar o Pico do Barbado, o maior do Nordeste, com mais de dois mil metros de altura, há ainda as cachoeiras da Samambaia e Antônio João, o rio subterrâneo, as pinturas rupestres e o Casarão da Água Suja. Aliás, casarões e sítios do século 18 são uma excelente pedida para o turista que deseja se hospedar num cenário bem diferente do habitual.
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Cidade simples, mas bem cuidada, Abaíra atualmente vem experimentando forte crescimento diante da atividade canavieira. O município passou a ser referência nordestina na produção da cachaça de boa qualidade. Localizados a cerca de 40 km da sede do município, os casarões em estilo colonial, da época do ciclo do ouro e do diamante, dispõem de vários cômodos e são cercados por áreas verdes e montanhosas, além de engenhos e cavernas que compõem ainda mais a maravilhosa paisagem.
São cerca de 23 casarões prontos para receber visitantes, essa idéia é um projeto desenvolvido pela prefeitura municipal em parceira com o Programa de Turismo Rural da Secretaria da Cultura e Turismo. O turismo rural é um dos segmentos que mais têm se desenvolvido nos últimos anos na Bahia, oferecendo diversas alternativas em diferentes cenários para turistas nacionais e estrangeiros.
MONUMENTO AO PRODUTOR DE CACHAÇA NA CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Além de oferecer hospedagem em lugares históricos e rústicos, Abaíra tem várias opções de lazer tanto para o dia como a noite, como trilhas e caminhadas, que têm no percurso engenhos, pequenos povoados, cachoeiras, rios e plantações e estão entre os programas mais procurados. Os bares e as festas de praça, com apresentação de bandas locais é outra ótima pedida para as noites frias do lugar. 
Foto - Heckel Junior
Foto - ?
CACHOEIRA DAS SAMAMBAIAS NA CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
CACHOEIRA ANTÔNIO JOÃO EM ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - ?
AVENTURA EM ABAÍRA, BAHIA
Em Abaíra encontra-se o Pico do Barbado, ponto culminante da Bahia com 2.033 metros de altitude. É também na localidade que se encontram recursos naturais de valor inestimável e um rico acerco arquitetônico que guarda a história dos tempos dos coronéis e da passagem da Coluna Prestes pela Bahia.



Para quem gosta de aventura em contato com a natureza, as trilhas antigas de garimpeiros na mata sugerem longas caminhadas, mountain byke, cavalgadas e off-road. Para os que adoram um desafio, pode-se fazer ainda trecking, rapel e escaladas entre os vales e montanhas. 
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - ?
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Foto - facebook.com/abairabahia
Outro local muito visitado é o distrito de Catolés, que possui um sítio histórico com construções do século XVIII e foi cenário do filme “O Cascalho”, de Tuna Espinheira. A localidade fica em uma área acidentada, mas a vila apresenta um traçado regular e tipo urbano simples.
A arquitetura é espontânea, formada por grutas naturais, está despertando para o ecoturismo e a habitação de antigos garimpeiros foi revitalizada para abrigar museu e galeria que resgatam a cultura do diamante. 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO NO DISTRITO DE CATOLÉS, ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO NO DISTRITO DE CATOLÉS, ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO NO DISTRITO DE CATOLÉS, ABAÍRA, BAHIA
Foto - facebook.com/abairabahia
MONUMENTO AO GARIMPEIRO NO DISTRITO DE CATOLÉS, ABAÍRA, BAHIA
 Foto - ?
ESTRADA REAL NO MORRO DO BARBADO NA CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA
Foto - Rui Rezende
Como se pode ver, Abaíra tem muito mais do que uma boa cachaça, tem turismo ecológico e de aventura de qualidade, num lugar bonito por natureza, cheio de histórias e encantos a serem descobertos.


Os que desejam conhecer a cidade, saindo de carro da capital pela BR-324 é preciso chegar em Itaberaba, a partir daí, há duas opções: ir até Mucugê, por Andaraí, passar por uma estrada de 20km sentido Barra da Estiva, onde há placas de sinalização indicando a reta final; ou seguir sentido Seabra, após 18km virar a esquerda, seguir até Piatã e depois mais 23km, enfim Abaíra. Essa opção aumenta o percurso em 100km, mas a estrada é asfaltada e oferece mais segurança.(Fonte: Ascom da UPB. Gutemberg Cruz)
Foto - Alex Uchoa
Foto - facebook.com/abairabahia
PICO DO BARBADO E PICO DO ITOBIRA EM ABAÍRA, BAHIA
O Pico do Barbado localiza-se no povoado de Catolés de Cima no município de Abaíra. Ponto culminante do Nordeste com 2.033 metros de altura. Eh uma formação geológica de rara beleza e se encontra em uma área de proteção ambiental devido a sua exuberante riqueza botânica.
A APA (Área de Proteção Ambiental) Serra do Barbado é constituída por um conjunto de de serras altas onde se encontra o Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude, além do Pico do Itobira, o segundo mais alto com 1.930 metros.
Foto - Rui Rezende
Foto - Rui Rezende
Foto - ?
Foto - ?
Foto - ?
Para se chegar até o Pico do Barbado, saindo de Abaíra de carro ou de moto em direção ao distrito de Catolés e de lá se dirigindo até o povoado de Catolés de Cima. A estrada é de terra com ladeiras pavimentadas de pedras. Do alto do pico se avista outros picos, como o do Itobira e também o Pico das Almas no município vizinho de Rio de Contas, e a Serra da Tromba, em Abaíra e Piatã.
Foto - ?
População estimada 2016 (1) - 9.212
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 538,677
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 15,68
Código do Município  2900108
Gentílico - abairense
Prefeito 2017 / EDVAL LUZ SILVA
ORIGEM DO NOME
Abaíra é um termo originário da língua tupi antiga: significa "abundância de mel", pela junção de abá (abundância) e a'yra (mel).

Gentílico: abairense 
Histórico 
Abaíra 
Bahia - BA 
HISTÓRICO 
Através da história do Brasil, tomamos conhecimento de que o que evidenciava a fundação de uma cidade no período colonial era um marco simbólico, como a implantação de um pelourinho ou a celebração de uma missa.
Em Abaíra, o único testemunho que prova sua origem é a Igreja Matriz datada de 1879, hoje bastante descaracterizada de sua arquitetura inicial. 
No final do século XIX, o cidadão José Joaquim de Azevedo, morador do Curralinho, recebeu, de herança, uma fazenda, onde passou a residir. Tal fazenda era chamada “Capoeira de Cana”, devido à grande quantidade de cana ali existente.


José Joaquim de Azevedo, vendo a necessidade daqueles que o procuravam, achou-se na obrigação de abrir um comércio de gêneros alimentícios para atender aos mineradores que se deslocavam do Bom Jesus do Rio de Contas para Mucugê e também o pessoal dos arredores.
Com o passar do tempo, tornou-se um hábito aos domingos as pessoas procurarem a “Venda” para tomar uma boa cachaça que ali era fabricada. Foi por isso que José Joaquim de Azevedo recebeu o apelido de “Zé da Venda”.


Com o passar dos tempos, muitos daqueles frequentadores da “venda” e mesmo os que passavam em busca de minérios, ficaram desejosos de se estabelecerem na cidade. Zé da Venda começou, então, a doar terras para que eles construíssem ao redor da igreja. Assim, foi crescendo um povoado com o nome de “Venda” num lugar conhecido como Capoeira de Cana.
Zé da Venda era um homem muito religioso e, com o crescimento dos frequentadores da venda, sentiu a necessidade de construir uma igreja. No início, os atos religiosos eram celebrados numa palhoça, até que a igreja ficasse pronta. Não esquecendo que, naquela época, se sepultavam os mortos junto à igreja, sob a proteção do Senhor, conforme era na tradição dos colonizadores portugueses.


Zé da Venda mandou construir uma igreja, que logo ficou pronta no ano de 1879. Ele mandou buscar uma imagem para ser a padroeira da cidade. No dia da chegada da imagem, organizou uma festa que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1879.
Para esta festa, foram convidados várias pessoas de outras localidades. A recepção da padroeira Nossa Senhora da Saúde ocorreu num lugar chamado Gajé. 
Todos esses acontecimentos tiveram, como principal patrocinador, Zé da Venda. Foi realizada a 1ª missa pelo padre da cidade de Bom Jesus do Rio de Contas, atual Piatã, o reverendíssimo padre José de Souza Barbosa, conhecido como padre Souza.
A igreja foi construída um pouco virada para o lado esquerdo. Isto é, com a frente virada para a casa de Zé da venda, de onde, caso adoecesse, poderia assistir à missa de sua janela. Ele era possuidor de muitos escravos, os quais ajudaram na construção da igreja.


José Joaquim de Azevedo se apaixonou por uma jovem de nome Ana Vitória que morava próximo dali. Todavia, essa jovem gostava de um moço que residia num lugar denominado Fernando, chamado Antônio Precasso, moço que viajava com tropa e gostava de tocar violão. E com ela se casou, tendo três filhos: Antônia Amélia, Augusta e Maria Etelemina.
Zé da Venda, por sua vez, contraiu matrimônio com Maria Rosa, com quem teve um filho de nome Antônio Vitorino Azevedo. Este seu filho casou-se com Melânia Rosa de Oliveira e ambos tiveram três filhos: Agripino Augusto de Azevedo, Simpliciana Azevedo e Agemiro Azevedo. O último faleceu aos oito anos de idade. Já os outros Agripino e Simpliciana foram criados por seu avô paterno, Zé da Venda.

Quis o destino que o seu sonho realizasse. Zé da Venda ficou viúvo e Precasso também faleceu depois de ter contraído uma febre em uma de suas viagens com tropa, deixando Ana Vitória viúva com três filhos. Então Zé da venda desposou sua amada Ana Vitória. 
Com a igreja construída e a expansão do povoado, foi criado o distrito de Tabocas, devido à grande quantidade de uma espécie de bambu que existia às margens do rio Taboquinha.
Em 9 de agosto de 1916, o distrito de Tabocas teve seu nome alterado para Abaíra. Esse nome foi tirado de uma obra do romancista Lindolfo Rocha dos termos da língua tupi que havia neste livro: Aba: Abundância + Íra: Mel = Abaíra: Abundância de Mel (tal etimologia, no entanto, é contestada pelo dicionário de tupi de Eduardo de Almeida Navarro). 
Gentílico: abairense
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE ABAÍRA, BAHIA 
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / facebook.com/abairabahia / Governo de Abaíra, BA / União dos Municípios da Bahia 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO


SONHOS DE UM VIAJANTE
PROCURANDO A SAÍDA

Estava em um corredor de um prédio. Eu queria sair daquele prédio, mas não econtrava a saída.
Nisto entrei em uma porta que vi aberta. Entrei e fui procurando pela saída. Parei na porta do que seria um quarto. Voltei e vi que na sala por onde tinha passado, havia algumas pessoas assistindo televisão. Então percebi que tinha entrado em um apartamento. Pedi desculpas dizendo que pensei ser por ali a saída do prédio. Ao sair do apartamento, peguei o corredor a direira, depois virei a direita novamente. Logo a frente tinha uma porta, no final deste corredor. Bati na porta e uma mulher com uma escada e um pedaço bem grande de baicon nas mãos me atendeu.


Disse para aquela mulher que estava precisando de ajuda. Então esta mulher, veio com a escada para o lado de fora, pediu para que eu segurasse o baicon para ela. Subiu na escada e pediu para eu levantar o pedaço de baicon e foi cortando pedaços e amarrando em um cordão que estava amarrado próximo ao teto, em toda extensão daquele corredor. Depois que amarrou dois pedaços, esta mulher gritou chamando por meninas, dizendo que eu queria ajudá. Então eu disse que não queria ajudá, queria ajuda. Nisto apareceram três moças que ficaram me olhando. Uma escovava os dentes.


Então eu disse que precisava de ajuda para sair daquele prédio, pois não conseguia encontrar a saída. As três moças então entraram para dentro do apartamento. A tal mulher na escada pegou o último pedaço de baicon na minha mão e então disse que para eu sair, era só virar o corredor a esquerda, seguir em frente toda a vida e que eu chegaria na portaria do prédio. Então fiquei pesando que ao sair daquele apartamento que entrei, tivesse virado a esquerda e não a direita, já teria saído dali. Agradeci aquela mulher e fui embora.


Chegando lá em baixo do prédio, fiquei parado um tempo, porque imaginei que aquelas mulheres estariam na janela, só para me virem indo embora e dizendo que eu era um bobão por não achar a saída do prédio. Com vergonha de pagar este mico, fiquei ali parado na portaria dando um tempo. Nisto vi que tinha ao lado do prédio uma escala e vi crianças brincando no pátio desta escola. Vi que em frente ao prédio tinha uma praça e várias pessoas ali andando. Então saí e fui embora.



2 comentários:

  1. Como faço para descobrir algo sobre a loja Maçônica de Abaíra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Renato. Blz? Este site (http://www.maconariaonline.com/loja/2292) pode de dar alguma informação ou você conseguir através dele. "E se algum de nossos leitores souberem, por favor deixe a informação nos comentários".
      Valeu parceiro. Abraços e tudo de bom

      Excluir

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível