BICAS, MINAS GERAIS - Existe o Santuário Ecológico da Água Santa, onde, segundo tradição, pessoas que no local entravam em contato com suas águas eram curadas de suas moléstias. A tradição peregrina transformou a gruta no Santuário de Nossa Senhora da Água Santa, onde curas foram e têm sido relatadas por várias gerações, atribuindo-se os milagres à água. O Horto Floresta Fica aberto diariamente de 06 às 19 horas e tem uma área de piquenique que fica no topo, localizado a uma distância de 1300 metros do portão de entrada, com trechos de subida leve e às vezes bem íngreme, mas a subida vale a pena. No topo, onde fica a área de piquenique o visual é a principal atração, pois se é possível observar a uma longa distância o relevo montanhoso com unidades da Serra da Mantiqueira, como a Serra dos Núcleos e Serra do Bananal




CONHEÇA A CIDADE DE BICAS, MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Como um de seus pontos turísticos, existe o Santuário Ecológico da Água Santa, onde, segundo tradição, pessoas que no local entravam em contato com suas águas eram curadas de suas moléstias.
Foto - Thymonthy Becker
BEM VINDO A CIDADE DE BICAS / A CIDADE DOS BARÕES
Copyright "?"
AQUI, A IGREJA NA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
A BELÍSSIMA MATRIZ DE SÃO JOSÉ
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI O LAGO ARTIFICIAL NA FRENTE DA MATRIZ
foto "By Thymonthy Becker"
ESTA EH A TORRE. MUITO BONITA MESMO.
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI A MATRIZ VISTA DE LADO
foto "By Thymonthy Becker"
A PRAÇA DA MATRIZ
foto "By Thymonthy Becker"
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
RUA DO CENTRO DA CIDADE
foto "By Thymonthy Becker"
OUTRA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
CACHORRO SACIANDO A SEDE
foto "By Thymonthy Becker"
ESTE EH BAR DO POMBA.
foto "By Thymonthy Becker"
A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto "By Thymonthy Becker"
A BELA PRAÇA DA IGREJA
foto "By Thymonthy Becker"
VISÃO GERAL DE BICAS
Copyright "?"
UM BELO CASARÃO
copyrigth "Jorge Adalberto Rocha"
ESTA EH A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
copyrigth "Jorge Adalberto Rocha"
VISÃO PARCIAL DA CIDADE
copyrigth "Jorge Adalberto Rocha"
OLHA A PRAÇA NO ENTARDECER
copyrigth Amarildo Mayrink"
A PRAÇA COM O RELÓGIO DE FLORES
copyrigth "?"
ESTA EH A IGREJA DE SÃO MANOEL
copyrigth "SG Trangel"
ÁGUA SANTA
A tradição peregrina transformou a gruta no Santuário de Nossa Senhora da Água Santa, onde curas foram e têm sido relatadas por várias gerações, atribuindo-se os milagres à água. Na Água Santa, fé e natureza caminham juntas. A estrada que leva ao Santuário está sempre conservada pela prefeitura e o acesso de veículos se faz de forma tranquila, porém, muitas pessoas adotam a caminhada ecológica, curtindo assim a bela paisagem
Todos que conhecem o Santuário atestam que é no silêncio da montanha e na beleza do ícone da Senhora das Graças que se encontra a verdadeira paz. A principal comemoração acontece sempre no último domingo do mês de agosto: a festa de Nossa Senhora das Graças da Água Santa (Prefeitura Municipal/Amarildo Mayrink)

AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
foto "By Thymonthy Becker"
foto "By Thymonthy Becker"
Foto - PMB
HORTO FLORESTAL DE BICAS, MG
Fica aberto diariamente de 06 às 19 horas e está pronto para te receber com área de piquenique que fica no topo, localizado a uma distância de 1300 metros do portão de entrada, com trechos de subida leve e às vezes bem íngreme, mas sempre acompanhada do canto dos pássaros, uma vista panorâmica do município de Bicas, o perfume da natureza e o som de outros bichinhos que dão um toque especial a caminhada. No topo, onde fica a área de piquenique o visual é a principal atração, pois se é possível observar a uma longa distância o relevo montanhoso com unidades da Serra da Mantiqueira, como a Serra dos Núcleos, Serra do Bananal (Morro da Torre de São João Nepomuceno) e Serra de Taru, como também relevos pertencentes aos Planaltos Dissecados do Centro-Leste de Minas, caracterizado pelo aspecto de -Mares de Morro- (Prefeitura Municipal)

Foto - PMB
População estimada 2016 (1) - 14.481
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 140,082
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 97,46
Código do Município 3106903
Gentílico - biquense
Prefeito 2017 / HONÓRIO DE OLIVEIRA
Gentílico: biquense
Histórico
Bicas
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
As mais antigas crônicas relatam que os primeiros a pisarem nas terras pertencentes ao Município de Bicas, foram os Tropeiros, que aqui estabeleciam pausadas provisórias, abrigando-se em choupanas cobertas de taboas. Ficou conhecida a princípio por "arraial das Taboas", topônimo originado das águas que corriam das coberturas de taboas, que por ocasião das fortes chuvas, caiam em grossas "Bicas".
Uma segunda versão diz que, neste pouso , os tropeiros de passagem tinham as suas "Bicas" , onde se abasteciam de água, para continuarem a viagem com suas mercadorias.
O povoado desenvolvido ao redor da estação ferroviária, no auge da produção cafeeira, era o centro exportador do produto. A criação e o comércio de gado, determinaram a ocupação e progresso da região. A instalação das oficinas da então Leopoldina Railway, veio fortalecer o desenvolvimento da localidade.
O Povoado que deu origem à atual cidade de Bicas, surgiu no século XIX, tendo sido levada à categoria de Distrito, em 19/09/1890, incorporado, então , ao Município de Mar de Espanha. Passou o referido Distrito a integrar, nesse mesmo ano, ao Município de Guarará. Bicas permaneceu como parte integrante de Guarará até 1923, quando foi emancipado.
A independência de Bicas se deu no dia 07/09/1923, sendo instalado no dia 01/01/1924 e foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 893 em 10/09/1925. 
A Comarca, no entanto, só foi criada e instalada em 29/06/1935, sendo hoje, composta pelos Municípios de Bicas, Guarará, Maripá de Minas e Pequeri.
Gentílico: biquense
Fonte
Arquivos da Agência do IBGE em Bicas
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BICAS, MINAS GERAIS
O BRASÃO DA CIDADE DE BICAS, MINAS GERAIS 
UM DIA QUALQUER DESTES, A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE DAS MINAS GERAIS. ATÉ LÁ.




As fotos de minha propriedade foram tiradas em Janeiro de 2012


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Portal do Governo de Bicas / Thymonthy Becker / Wikipédia / 

Comentários