Pular para o conteúdo principal

BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO (LIBRARY OF CONGRESS), 101 INDEPENDENCE AVE SE WASHINGTON, DC 20540, USA - Claro, Washington D.C. tem a pompa institucional própria do coração político do império americano. Mas os turistas mandam a sisudez às favas - e se esbaldam em museus imperdíveis, bares e restaurantes moderninhos, áreas revitalizadas e claro, a maior biblioteca do mundo. O Edifício Thomas Jefferson da Biblioteca do Congresso está localizado na região do Capitol Hill, em frente à entrada de visitantes do Capitólio (First Street SE). Se você já estiver na região do National Mall e não tiver problemas em caminhar, é possível chegar andando já que ela fica atrás do Capitólio para quem vem do National Mall. Se você quiser ir de metro, a estação mais próxima é a Capitol South Metro Station que é atendida pelas linhas Laranja e Azul do metro de Washington.




CONHEÇA A "BIBLIOTECA DO CONGRESSO DOS USA", WASHINGTON, USA - COMO SE ESTIVESSE NA JANELA DO TREM
MENSAGEM DE BOAS-VINDAS DE CARLA HAYDEN, 14ª BIBLIOTECÁRIA DO CONGRESSO 
A Biblioteca do Congresso é a maior biblioteca do mundo, com milhões de livros, gravações, fotografias, jornais, mapas e manuscritos em suas coleções. A Biblioteca é o principal braço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos e a sede do US Copyright Office. 
A Biblioteca preserva e fornece acesso a uma fonte rica, diversa e duradoura de conhecimento para informar, inspirar e envolver você em seus esforços intelectuais e criativos. Se você é novo para a Biblioteca do Congresso ou um pesquisador experiente, temos uma equipe de classe mundial pronta para ajudá-lo on-line e pessoalmente. 
Encorajo-vos a visitar a Biblioteca do Congresso pessoalmente em Washington, DC, explorar a Biblioteca on-line de onde você estiver e conectar-se a nós em mídias sociais. 
Atenciosamente, 
Carla Hayden 
Biblioteca do Congresso
Claro, Washington D.C. tem a pompa institucional própria do coração político do império americano. Mas os turistas mandam a sisudez às favas - e se esbaldam em museus imperdíveis, bares e restaurantes moderninhos, áreas revitalizadas e claro, a maior biblioteca do mundo
O Edifício Thomas Jefferson da Biblioteca do Congresso está localizado na região do Capitol Hill, em frente à entrada de visitantes do Capitólio (First Street SE). Se você já estiver na região do National Mall e não tiver problemas em caminhar, é possível chegar andando já que ela fica atrás do Capitólio para quem vem do National Mall. Se você quiser ir de metro, a estação mais próxima é a Capitol South Metro Station que é atendida pelas linhas Laranja e Azul do metro de Washington.
Há de tudo em suas estantes, virtuais ou não: obras raras, os livros mais vendidos atualmente, quadrinhos de todas as procedências, papéis oficiais, veículos impressos, vídeos, discos, fotos, entre outros materiais, totalizando cerca de 140 milhões de itens distintos, apresentados em pelo menos 480 línguas. Entre seus valiosos volumes há inclusive um exemplar da Bíblia de Gutenberg.
Ainda no primeiro andar você encontra a Bíblia de Gutenberg datada de 1450. Este exemplar é o primeiro livro produzido na Europa por tipos móveis de chumbo fundido em substituição ao processo de madeira. Este fator deu início a produção em massa de livros através deste processo.
No segundo andar é possível ter uma vista panorâmica da Sala de Leitura que também possui uma simbologia muito rica. No topo das grandes colunas de mármore há estátuas que representam as características de vida civilizada e do pensamento. As estátuas de bronze representam homens devotos ao conhecimento em diversas áreas.
A BIBLIOTECA DO CONGRESSO (EM INGLÊS: LIBRARY OF CONGRESS) É A BIBLIOTECA DE PESQUISA DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS.
SENDO A BIBLIOTECA NACIONAL DE FATO E INSTITUIÇÃO CULTURAL MAIS ANTIGA DOS ESTADOS UNIDOS.
LOCALIZADA EM TRÊS EDIFÍCIOS NA CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS, WASHINGTON, D.C., A BIBLIOTECA DO CONGRESSO POSSUI MAIS DE 144 MILHÕES DE ITENS, INCLUINDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM 470 IDIOMAS, CONFIGURANDO A MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO EM ESPAÇO DE ARMAZENAGEM E NÚMERO DE LIVROS.
A BIBLIOTECA DO CONGRESSO FOI INAUGURADA EM 24 DE ABRIL DE 1800, QUANDO O PRESIDENTE NORTE-AMERICANO JOHN ADAMS ASSINOU UM ATO DO CONGRESSO TRANSFERINDO A SEDE DE GOVERNO NACIONAL DA FILADÉLFIA PARA A NOVA CAPITAL FEDERAL, WASHINGTON.


A LEGISLAÇÃO DESTINOU VERBAS DE CINCO MIL DÓLARES PARA A AQUISIÇÃO DAQUELES LIVROS QUE ERAM NECESSÁRIOS AO USO DO CONGRESSO E PARA DEIXAR UM APARTAMENTO ADEQUADO PARA CONTÊ-LOS. A BIBLIOTECA ORIGINAL FOI HOSPEDADA NO NOVO CAPITÓLIO ATÉ AGOSTO DE 1814, QUANDO AS TROPAS INVASORAS BRITÂNICAS COLOCARAM FOGO NO PRÉDIO DO CAPITÓLIO, DESTRUINDO O CONTEÚDO DA PEQUENA BIBLIOTECA, QUE CONTINHA ENTÃO APENAS TRÊS MIL VOLUME.
foto - Geo Reini
DENTRO DE UM MÊS, O EX-PRESIDENTE THOMAS JEFFERSON OFERECEU SUA BIBLIOTECA PESSOAL COMO REPOSIÇÃO. JEFFERSON TINHA GASTO 50 ANOS ACUMULANDO LIVROS “ARMAZENANDO TUDO QUE FOSSE RELACIONADO AOS ESTADOS UNIDOS, E REALMENTE TUDO QUE FOSSE RARO E VALIOSO EM CADA CIÊNCIA”. SUA BIBLIOTECA FOI CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DOS ESTADOS UNIDOS.
foto - Gusti
JEFFERSON, QUE ESTAVA PESADAMENTE ENDIVIDADO, PROCUROU USAR O LUCRO COM A VENDA DOS LIVROS PARA QUITAR SUAS DÍVIDAS COM OS CREDORES. ELE ANTECIPOU A DISCUSSÃO SOBRE O UNIVERSO DA SUA COLEÇÃO, QUE INCLUÍA LIVROS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E VOLUMES DE FILOSOFIA, CIÊNCIA, LITERATURA E OUTROS TÓPICOS QUE NÃO ERAM NORMALMENTE VISTOS EM UMA BIBLIOTECA LEGISLATIVA. ELE ESCREVEU: “EU IGNORO QUE HAJA EM MEU ACERVO QUALQUER RAMO DA CIÊNCIA QUE O CONGRESSO DEVERIA EXCLUIR DA SUA COLEÇÃO; NÃO EXISTE, DE FATO, NENHUM ASSUNTO QUE UM MEMBRO DO CONGRESSO NÃO TENHA OPORTUNIDADE DE UTILIZAR.”
foto - PierreFromBayRidge
EM JANEIRO DE 1815 O CONGRESSO ACEITOU A OFERTA DE JEFFERSON DESTINANDO 23.950 DÓLARES EM TROCA DE SEUS 6487 LIVROS. O CONCEITO JEFFERSONIANO DE UNIVERSALIDADE, A CRENÇA DE QUE TODOS OS ASSUNTOS SÃO IMPORTANTES PARA A BIBLIOTECA LEGISLATIVA DOS ESTADOS UNIDOS, É A FILOSOFIA E A LÓGICA POR TRÁS DAS POLÍTICAS DE COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO NOS DIAS ATUAIS.
foto - Lee Iljoo
EM DEZEMBRO DE 1851, HOUVE UM INCÊNDIO NA BIBLIOTECA DO CONGRESSO. O FOGO DESTRUIU 35 MIL LIVROS, UM RETRATO ORIGINAL DE CRISTÓVÃO COLOMBO, RETRATOS DOS CINCO PRIMEIROS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS PINTADOS POR GILBERT STUART E ESTÁTUAS DE GEORGE WASHINGTON, THOMAS JEFFERSON E DO MARQUÊS DE LAFAYETTE.
A BIBLIOTECA É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL PARA PESQUISA ACADÊMICA, MAS TURISTAS TAMBÉM PODEM VISITÁ-LA. SOMENTE OS PORTADORES DO "CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR" PODEM ENTRAR NAS SALAS DE LEITURA E TER ACESSO À COLEÇÃO. ESSE CARTÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO EDIFÍCIO MADISON A PESSOAS QUE TENHAM, NO MÍNIMO, 16 ANOS DE IDADE, COMPROVADOS PELA APRESENTAÇÃO DE ALGUM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CONTENDO FOTO E EMITIDA PELO GOVERNO (EX: CARTEIRA DE MOTORISTA OU PASSAPORTE).
foto - Larry workman
NO ENTANTO, APENAS MEMBROS DO CONGRESSO, JUÍZES DA SUPREMA CORTE DE JUSTIÇA, SEUS EMPREGADOS, EMPREGADOS DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO E ALGUNS OUTROS OFICIAIS DO GOVERNO PODEM REALMENTE FAZER UM EXAME MINUCIOSO DOS LIVROS.

WORTH THE VISIT - ALWAYS COME BACK

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viagemeturismo.abril.com.br / Thymonthy Becker / loc.gov / 

Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem