Pular para o conteúdo principal

SÃO LUÍS DO PARAITINGA, SÃO PAULO - Em um cenário de ladeiras, ruas, praças, casarões antigos, acontece o carnaval de marchinhas que atrai milhares de turistas anualmente à São Luís do Paraitinga




CONHEÇA A CIDADE DE "SÃO LUÍS DO PARAITINGA", SÃO PAULO, BRASIL, DA JANELA DO TREM
A parte central da área urbana foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat)
A Igreja das Mercês foi reerguida com êxito e inaugurada com grande festa no fim de 2011. Paralelamente, surgem novas atrações, como é o caso do Instituto Elpídio dos Santos, um casarão reformado que conta a trajetória do músico nascido na cidade (e traz um memorial sobre as dificuldades enfrentadas nas enchentes).

São Luiz do Paraitinga, São Paulo

COMO CHEGAR
Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté.

São Luiz é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados Patrimônio Histórico

COMO CIRCULAR
Além de bater pernas pelas atrações do Centro Histórico, São Luiz do Paraitinga tem atrativos naturais em que o carro é indispensável. Com acesso pela Rod. Oswaldo Cruz, no sentido de Ubatuba, o distrito de Catuçaba (a 20 km) abriga a Trilha das Sete Cachoeiras. Na mesma direção o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar (a 40 km) tem trilhas e rafting

Construções históricas em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo

ONDE COMER
Comida típica - Herança dos tropeiros, é um prato forte e vigoroso que, segundo a tradição do Vale do Paraíba, deve ser provado com uma boa cachaça. Originalmente, era preparado com partes menos nobres do boi, e o tutano engrossava o caldo. Hoje, utiliza-se o músculo e, no lugar do mocotó, toucinho de porco. O conjunto é cozido por mais de duas horas - na versão tropeira o prato pode permanecer entre oito e dez horas em fogo brando. O molho normalmente leva alho, cebola, um pouco de cominho, urucum, cebolinha, salsinha e pimenta. Misturado à farinha de mandioca, forma um saboroso pirão. O prato é um dos pontos altos da festa do Divino Espírito Santo, quando milhares de pessoas consomem a receita. 
Onde comer: Cantinho dos Amigos
O QUE FAZER
Carnaval em São Luiz do Paraitinga
CARNAVAL
São Luiz do Paraitinga se acostumou a ver suas ruas cheias de gente pulando atrás dos blocos durante o Carnaval. As tradicionais marchinhas, selecionadas entre composições locais num festival que antecede o evento, são perfeitas para quem quer fugir do circuito do axé. A folia ocorre no Centro Histórico e em outros pontos da cidade, como a recém-inaugurada praça de eventos. Programação: 12/3671-1672 (Secretaria de Turismo).

São Luiz do Paraitinga se acostumou a ver suas ruas cheias de gente no Carnaval

Bonecões gigantes do Bloco Juca Teles desfilam em São Luiz do Paraitinga
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR
O Núcleo Santa Virgínia tem duas bases e várias trilhas, feitas sempre com guia. Na base administrativa, as principais caminhadas são longas e repletas de atrativos naturais. A da Pirapitinga (5,5 km de extensão, 4h o circuito) tem formato de ferradura e leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. A Poço do Pito (8 km, cinco horas ida e volta) margeia o Rio Paraibuna e passa pelas quedas do Lajeado, recortada por nascentes d'água. A mais longa, a trilha do Ipiranga (14 km, seis horas ida e volta), acompanha o rio e leva à Cachoeira do Ipiranga (no caminho há rios menores que cortam o Ipiranga e boa variedade de aves e mamíferos). A base de Vargem Grande, que pertence ao município de Natividade da Serra, concentra outras três trilhas. A Trilha do Garcez (6 km, cinco horas, ida e volta); a do Rio Grande (13 km, seis horas, ida e volta); e o difícil trajeto da trilha do Corcovado (17 km, dez horas, ida e volta), que é compensado pela vista do litoral de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, do alto de um mirante de 1 168 m.

O rafting no Rio Paraibuna, em São Luiz do Paraitinga, está no cardápio de aventura da região

Rafting no Rio Paraibuna, em São Luiz do Paraitinga, São Paulo
A cidade de São Luiz do Paraitinga também é muito procurada por praticantes de esportes de aventura
Em São Luiz do Paraitinga, o Carnaval havia sido banido pela Igreja Católica durante 50 anos, até ser liberada em 1981
MELHOR ÉPOCA
No Carnaval, em fevereiro, as ruas ficam lotadas de foliões. Quem pretende visitar o Parque Estadual da Serra do Mar para fazer a trilha do Corcovado, na base Vargem Grande, prefira os meses de maio a outubro - chove menos e dá para aproveitar melhor a vista do mirante. As trilhas da base administrativa podem ser percorridas em qualquer época.

O Carnaval em São Luiz do Paraitinga ocorre no Centro Histórico e em outros pontos da cidade

BEM VINDO A CIDADE HISTÓRICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA.
Em São Luiz do Paraitinga, as marchinhas são perfeitas para quem quer fugir do circuito do axé, durante o Carnaval
População estimada 2016 (1) - 10.735
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 617,315
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,84
Código do Município 3550001
Gentílico - luisense
ORIGEM DO NOME
DESDE SEUS PRIMÓRDIOS, O POVOADO TOMOU O NOME DE SÃO LUiz DO PARAITINGA EM HOMENAGEM AO CAPITÃO-GENERAL DA PROVÍNCIA, QUE ORDENOU SUA FUNDAÇÃO, ACRESCIDO DO NOME DO RIO PARAITINGA, EM CUJAS MARGENS ESTÁ LOCALIZADO O MUNICÍPIO.
PARAITINGA É TERMO TUPI " PARAHY-TINGA" QUE SIGNIFICA RIO DE ÁGUAS CLARAS, ASSIM DENOMINADO PELOS INDÍGENAS QUE COMPUNHAM AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES DO RIO.
Gentílico: luisense
Histórico
SÃO LUIZ DO PARAITINGA SÃO PAULO 
HISTÓRICO 
Os tropeiros que, partindo de Taubaté, desciam a encostas da Serra do Mar em direção ao Porto de Parati, costumavam parar às margens do rio Paraitinga, onde desde os tempos dos bandeirantes, havia um Porto avançado. 
Visando colonizar esta região, o Capitão-general da Província de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, nomeou para Juiz das Demarcações das Sesmarias, o Sargento Manoel Antônio de Carvalho que, logo após a demarcação, em 1769, fundou um povoado. 
Construída a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, após 1800, esboçou-se um pequeno povoado, mais tarde São Luís do Paraitinga, que se desenvolveu, a partir de então, devido à exploração de minérios, os engenhos de cana e à produção leiteira. 
Desde seus primórdios, o povoado tomou o nome de São Luís do Paraitinga em homenagem ao Capitão-general da Província, que ordenou sua fundação, acrescido do nome do rio Paraitinga, em cujas margens está localizado. Paraitinga é termo tupi ? parahy-tinga? que significa rio de águas claras, assim denominado pelos indígenas que compunham as primeiras expedições do rio. 
GENTÍLICO: LUISENSE
AQUI UM CASARÃO DA ESQUINA
imagem - ?
A IGREJA NA SERRA DO MAR
imagem - Kem Badgley
OLHE QUE BELOS CASARÕES / NESTE NASCEU OSWALDO CRUZ
imagem - Wikipédia
imagem - Vilma Borges
ESTA EH A PADARIA
imagem - Vilma Borges
imagem - Vilma Borges
AQUI O CURSINO
imagem - Vilma Borges
VISTA PARCIAL
imagem -  ?
AS JANELAS
imagem - ?
MIRANTE DA TORRE
foto/fonte: www.paraitinga.com
Este é o ponto mais alto da cidade, entrando por uma ruazinha bem em frente ao Mirante do Cruzeiro, basta seguir em frente, a rua é bem estreita e com depressões. De lá se tem um vista incrível da cidade e da região montanhosa.
No meio do caminho, uma parada no Mirante do Alto do Cruzeiro:
A cidade tem em um, dos seus muitos morros, uma cruz. Era lá a marcação inicial do caminho para Ubatuba, conhecido por “Alto de São Sebastião”. Os jesuítas que passaram por esse caminho, em 1881, batizaram com nome atual, “Alto do Cruzeiro”.
Recomendações:
O local é bem ingrime, requer atenção para os motoristas quando for de carro, principalmente pelas ruas estreitas lá em cima do morro.
Estrutura do Local:
Não possui estrutura, o local é aberto e ideal para boas fotos panorâmicas. Pelo caminho existem os comércios locais.
foto/fonte: www.paraitinga.com
HOMENS TRABALHANDO
imagem - ?
CENTRO HISTÓRICO
COM ARQUITETURA EM ESTILO COLONIAL, A CIDADE PRESERVA CARACTERÍSTICAS DA ÉPOCA DOS BARÕES DO CAFÉ. ANDANDO PELO CENTRO, PODEMOS VER LINDOS CASARÕES, LADEIRAS, CAPELAS, PRAÇAS, CORETOS E FONTES.
PASSEAR PELO CENTRO HISTÓRICO É COMO VIAJAR NO TEMPO
imagem - Consuelo
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Nilson Kabuki
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Eduardo M. Rocha
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Kem Badgley
imagem - Eduardo M. Rocha
MATRIZ DE SÃO LUIZ DE TOLOSA
imagem - ?
PRAÇA DA MATRIZ COM O CORETO
imagem - Wikipédia
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
imagem - Antônio J. Vidal
OUTRO CASARÃO
imagem -  Eduardo M. Rocha
PRAÇA DOS CASARÕES
imagem - ?
CORREDEIRAS
imagem - Fábio Vicentin Diniz
CACHOEIRA ARCO
imagem - ?
CACHOEIRA DAS BROMÉLIAS
imagem - ?
CACHOEIRA DO RENÓ MARTINS
MUITO BONITA É UMA DAS MAIS VISITADAS DA REGIÃO, POSSUI UM BAR E ESTACIONAMENTO. OUTRO PONTO POSITIVO É A LOCALIZAÇÃO AO LADO DA ESTRADA QUE LEVA AO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR E NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA.
A VISITAÇÃO É LIVRE E NÃO É COBRADA TAXA DE VISITAÇÃO POREM SEMPRE É BOM PRESTIGIAR O COMERCIO LOCAL.
A CACHOEIRA É MUITO BEM CUIDADA E COM BOA MANUTENÇÃO PARA OS VISITANTES.
NÃO É NECESSÁRIO PERCORRER TRILHA, POIS A CACHOEIRA FICA BEM AO LADO DA ESTRADA.
imagem - ?
CACHOEIRA GRANDE
LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LAGOINHA É MUITO VISITADA TAMBÉM PELOS VISITANTES DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA POIS FICA ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS. A CACHOEIRA É A MAIS CONHECIDA DE TODA A REGIÃO E CENÁRIO DE VÁRIOS COMERCIAIS DE TV, A CACHOEIRA GRANDE POSSUI UMA GRANDE QUEDA D´ÁGUA COM 40 METROS DE ALTURA.
SUAS ÁGUAS DESAGUAM EM UM GRANDE POÇO COM FUNDO DE AREIA.
O LOCAL TAMBÉM É REFERENCIA PARA PRÁTICA DO CASCADING (DESCIDA DE RAPEL PELA QUEDA DA CACHOEIRA). PARA QUEM PRETENDE PRATICAR O ESPORTE NOS FINAIS DE SEMANA EXISTE UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA QUE POSSUI QUALIFICAÇÃO E EQUIPAMENTOS QUE GARANTE UMA AVENTURA INESQUECÍVEL COM MUITA SEGURANÇA.
imagem - ?
CACHOEIRA E CORREDEIRA DOS BANCOS
AS CORREDEIRAS DOS BANCOS OU CACHOEIRA DOS BANCOS COMO TAMBÉM É CONHECIDA É MUITO VISITADA, POIS POSSUI ÁGUAS CRISTALINAS E MUITO REFRESCANTES. O LOCAL É A MELHOR OPÇÃO PARA BANHO, POIS POSSUI BONS POÇOS TANTO PARA CRIANÇAS E PESSOAS QUE NÃO SABEM NADAR QUANTO PONTOS MAIS PROFUNDOS. PARA OS MAIS AVENTUREIROS É POSSÍVEL DESCER AS CORREDEIRAS COM BOIAS OU BOTES.
SUA LOCALIZAÇÃO É MUITO BOA, FICA AO LADO DA RODOVIA OSWALDO CRUZ.
imagem - ?
CACHOEIRA DO CHAPÉU
Local muito bonito na região de Catuçaba. Possui grande declividade e várias quedas d'água, tem esse nome por causa de sua localização, no bairro do Chapéu grande. É muito visitada, possui águas refrescantes do Rio do Chapéu. O local é uma ótima opção para banho pois possui bons poços tanto para crianças e pessoas que não sabem nadar quanto pontos mais profundos. Destaque para a pedra em formato de coração.
foto/ paraitinga.com
Recomendações
Todo cuidado é pouco! o local é bem íngrime, oferece riscos de escorregamento e quedas altas. Não abusar nas corredeiras, fendas de pedras e em locais profundos. O risco de afogamento é constante se não tomar as devidas precauções.
foto/ paraitinga.com
Estrutura do Local:
Não possui estrutura, porém as trilhas apesar de ser ingrime são abertas. O local é ideal para um bom piquenique, pois tem boa área com sombra. Estacione às margens da estrada de terra.
RAFTING NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA
foto/ paraitinga.com
Dentro do Parque Estadual da Serra do Mar esse roteiro é o mais completo, sempre dentro da mata fechada, com grande potencial para avistamentos de pássaros e mamíferos. Muitas pedras e grandes desníveis com muitas corredeiras, este trajeto possui três corredeiras classe IV, várias corredeiras classe II e III, além de uma corredeira classe V e duas corredeiras classe VI onde é feito portagem. Uma parada para lanche e descanso no meio do percurso.
foto/ paraitinga.com
Percurso:
A atividade tem trecho de 8 Km de rafting no rio Paraibuna.
Tempo de atividade:
6h00 com parada para lanche no meio do percurso.
O que está incluso:
Transporte, alimentação (sucos, lanche, frutas, chocolate, biscoitos doces e salgados e água), equipamentos, seguro aventura e fotos da expedição.
foto/ paraitinga.com
Horário e ponto de encontro:
às 8h30 no Camping Bicho D'água
Valor por pessoa:
R$ 200,00
Forma de Pagamento:
2x com depósito de 50% para confirmação do agendamento e 50% no dia da atividade.
foto paraitinga.com
IMPORTANTE:
Atividade ocorre com agendamento prévio.
PARA AGENDAMENTO ENTRAR EM CONTATO:
Montana Rafting e Expedições:
email: gutoslp@yahoo.com.br 
(12) 99637-7931 watts
Recomendações:
Dormir bem, não ingerir bebidas alcoólicas, trazer roupa extra, vestir roupas leves e utilizar o protetor solar.
foto/ paraitinga.com
A BELA ARQUITETURA
imagem - ?
imagem - ?
VISTA CENTRAL DA CIDADE
imagem - ?
CASARÃO DA FAZENDA
imagem - Eduardo M. Rocha
A CIDADE NA SERRA DO MAR
imagem - Kem Badgley
PARCIAL
imagem - Nilson Kabuki
RUA
imagem - Eduardo M. Rocha
OUTRA PARCIAL
imagem - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÃO 
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA CATUÇABA 
Recria a vida no campo com charme. Boa parte dos alimentos consumidos é produzida ali. Generosas vistas para rios, lagos e montanhas surgem pela área verde – nela, são incentivados piqueniques, cavalgadas e caminhadas. Não há internet na fazenda, nem TVs nos quartos – por outro lado, as suítes exibem camas grandes, vestidas por lençóis de fios egípcios. As casas, mais simples, primam pela localização, ao lado de uma cachoeira ou de um lago. 
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Estrada Municipal, km 5, 20 km (5 km de terra) 
Pinga, distrito de Catuçaba 
(12) 3836-9105 (Reservas) 
(12) 3671-6158 (Fone) 
www.catucaba.com
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
DIA NUBLADO
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SP

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / Montana Rafting e Expedições / IBGE / viajeaqui.abril.com.br / paraitinga.com / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

BARCELONA, ESPANHA - Barcelona é um dos principais destinos de quem vai para a Espanha. O destino, capital da Catalunha, é jovem, acolhedor, respira cultura e boa gastronomia e, diferente de outras cidades espanholas, os moradores locais recebem os turistas de braços abertos

CONHEÇA 10 LUGARESIMPERDÍVEIS EM BARCELONA, ESPANHA
Barcelona é um dos principais destinos de quem vai para a Espanha. O destino, capital da Catalunha, é jovem, acolhedor, respira cultura e boa gastronomia e, diferente de outras cidades espanholas, os moradores locais recebem os turistas de braços abertos.  Se você está de passagem pela primeira vez, o RoadTrio reuniu 10 destaques que não podem faltar no seu roteiro. 
01 - PARC DE LA CIUTADELLA  O Parc de la Ciutadella foi o primeiro parque público de Barcelona e está muito bem conservado. Nos dias de sol, os catalães aproveitam a área verde para passear com cachorros, pegar um bronze, correr, levar a criançada para brincar e fazer pique-nique.  Com cerca de 280.000 m2, o parque e abriga o zoológico da cidade, o Parlamento da Catalunha, museus e a famosa fonte desenhada por Josep Fontserè em colaboração com Antoni Gaudí – com certeza você já viu várias fotos delas pelas redes sociais. Outra atração é o Castell dels Tres Dragons, muito …

UMBURATIBA, MINAS GERAIS - Se existisse uma lista de cidades serenas e calmas, com certeza o nome de Umburatiba estaria nela e com destaque. Pequeno e afastado das grandes cidades, o município tem o privilégio de ser um dos poucos lugares onde os costumes do interior ainda prevalecem. Com 168 km de distância, Umburatiba é a cidade mineira mais próxima do mar

CONHEÇA A CIDADE DE "UMBURATIBA, MINAS GERAIS , BRASIL  Se existisse uma lista de cidades serenas e calmas, com certeza o nome de Umburatiba estaria nela e com destaque. Pequeno e afastado das grandes cidades, o município tem o privilégio de ser um dos poucos lugares onde os costumes do interior ainda prevalecem. Mas apesar de seu jeito pacato, a cidade carrega um acervo de curiosidades, no mínimo, interessantes.  Praça da Igreja Matriz da cidade de Umburatiba, MG(Portal Bertópolis em Foco / Facebook)  CURIOSIDADES SOBRE UMBURATIBA, MINAS GERAIS 01 - O território onde hoje se situa Umburatiba começou a ser ocupado depois que o político provincial Teófilo Otoni liderou uma colonização que buscava em Minas uma saída para o mar.  02 - Quando ainda era um povoado o local era chamado de Comercinho dos Gangás. Esse nome foi inspirado no apelido do comerciante José Rodrigues de Oliveira que era conhecido como Gangás, um dos primeiros habitantes da região.  03 - Com 168 km de distância, Um…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

OS 30 LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO QUE FORAM ABANDONADOS - E se você, ao invés de visitar destinos badalados e altamente procurado pelos turistas, desse uma chance pra lugares abandonados e marcados pelo tempo? Castelos, aeroportos e até paisagens naturais perigosas, que não podem ser ocupadas pelo homem, podem mudar a sua visão de mundo, além de apresentar uma série de histórias impactantes e outras que podem ser imaginadas livremente. E inclua aqui muito terror, suspense e, por quê não, romance!

CONHEÇA OS 30 LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO QUE FORAM ABANDONADOS E se você, ao invés de visitar destinos badalados e altamente procurado pelos turistas, desse uma chance pra lugares abandonados e marcados pelo tempo?  Castelos, aeroportos e até paisagens naturais perigosas, que não podem ser ocupadas pelo homem, podem mudar a sua visão de mundo, além de apresentar uma série de histórias impactantes e outras que podem ser imaginadas livremente. E inclua aqui muito terror, suspense e, por quê não, romance!  Na nossa galeria abaixo, há uma seleção especial com vários lugares abandonados e (quase) esquecidos pelo ser humano e pela natureza. Entre estações ferroviárias ocupadas pelos nazistas na Europa, cidades futurísticas que não deram certo na China e até uma vila engolida por um vulcão na Itália, há experiências que, com certeza, irão marcá-lo pela vida inteira. Divirta-se!  01 - CHERNOBYL, PRIPYAT, UCRÂNIA  Os cenários da cidade ucraniana de Pripyat tornaram-se melancólicos depois d…

CARRANCAS, MINAS GERAIS - Um pequeno paraíso conhecido como Terra das Cachoeiras pois possui mais de 120 quedas d'água na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Tem o grande poço da esmeralda, além das grutas da toca e da cortina, ainda pode-se observar pinturas rupestres e um escorregador com cerca de dez metros que termina com um divertido mergulho.

CONHEÇA A CIDADE DE "CARRANCAS", MINAS GERAIS, BRASIL

MUITO BEM VINDO AO PARAÍSO. BEM VINDO A CARRANCAS. MINAS EH ISTO E MUITO MAIS. imagem "?" Com mais de 50 cachoeiras, a cidade está voltada para o ecoturismo – suas belas paisagens frequentemente servem de cenário para novelas. Há quedas d’água de fácil acesso, mas as mais bonitas ficam escondidas na mata fechada, aonde só se chega por trilhas (que devem ser percorridas com a ajuda de guia). Entre novembro e março, a chuva torna as cachoeiras perigosas. A maioria das pousadas está próxima de grutas e cachoeiras, e muitas têm piscinas naturais. Foto - ?
POÇO DO CORAÇÃO
O acesso é tranquilo: pegue a Estrada para Itutinga, entre à esquerda após a primeira ponte para chegar ao Complexo da Toca. O carro fica na portaria, e você segue a trilha até o para o escorregador (é bom ponto para banho, ao lado da Gruta da Toca). A partir dele, suba margeando o rio: há vários poços e pequenas quedas até a principal atração local, a …

OLÍMPIO NORONHA, MINAS GERAIS - Pequeno paraíso localizado na região sudoeste de Minas Gerais, Olímpio Noronha fica a 354 km de Belo Horizonte e é ponto certo para quem deseja descansar da vida corrida das grandes metrópoles. Dona de um povo simples e acolhedor, a cidade possui entre seus destaques turísticos a antiga estação ferroviária, que, extinta em 1966, hoje abriga uma residência. A Cachoeira da Usina também é um ponto forte do município, exibindo gélidas águas que servem de refresco durante o verão. Apesar de pacata, a cidade possui manifestações culturais que movimentam o local, como o carnaval e o rodeio da cidade.

CONHEÇA A CIDADE DE "OLÍMPIO NORONHA", MINAS GERAIS, BRASIL Pequeno paraíso localizado na região sudoeste de Minas Gerais, Olímpio Noronha fica a 354 km de Belo Horizonte e é ponto certo para quem deseja descansar da vida corrida das grandes metrópoles.  Dona de um povo simples e acolhedor, a cidade possui entre seus destaques turísticos a antiga estação ferroviária, que, extinta em 1966, hoje abriga uma residência. A Cachoeira da Usina também é um ponto forte do município, exibindo gélidas águas que servem de refresco durante o verão.  Apesar de pacata, a cidade possui manifestações culturais que movimentam o local, como o carnaval e o rodeio da cidade. Vista parcial da cidade de Olímpio Noronha, MG(Instituto Estrada real / Prefeitura Municipal) 
Coreto da praça da cidade de Olímpio Noronha, MG (Prefeitura Municipal)  Vista aérea da matriz da cidade de Olímpio Noronha, MG (José Antônio)  Vista parcial da cidade de Olímpio Noronha, MG (Prefeitura Municipal)  Olímpio Noronha, MG (…

BARÃO DE COCAIS, MINAS GERAIS - No século XIX, viveu seu apogeu, com a mineração aurífera subterrânea, mecanizada e industrializada. As ruínas do Gongo Soco fazem memória a uma autêntica vila inglesa encravada nas montanhas de Minas e conserva ainda o emblemático Cemitério dos Ingleses, onde eram enterrados apenas os trabalhadores britânicos. Ali são encontradas ainda hoje lápides com inscrições em inglês e ornamentadas por desenhos apurados. O conjunto das ruínas foi tombado como patrimônio histórico pelo IEPHA, em 1995.

CONHEÇA A CIDADE DE "BARÃO DE COCAIS", MINAS GERAIS, BRASIL
As ruínas e pinturas rupestres encontradas na cidade são de surpreender qualquer visitante. Seis mil anos antes do povoamento da região, Barão de Cocais, situada nas proximidades da Serra do Caraça, a aproximadamente 90 km da capital mineira, já era habitado por indígenas.  Os vestígios estão no sítio arqueológico Pedra Pintada, que possui pinturas rupestres com desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira, no norte da Espanha, e Lascaux, no sul da França. O sítio arqueológico está localizado no distrito de Cocais, que oferece aos visitantes boas oportunidades para a prática do ecoturismo, além de belas construções históricas dos séculos 18 e 19, apresentando aspectos de um vilarejo colonial. (Instituto Estrada Real) BEM VINDO A  BARÃO DE COCAIS. A CIDADE PORTAL DA SERRA DO CARAÇA AQUI, O BELÍSSIMO COLÉGIO DO CARAÇA copyright "PMBC" AQUI, NA ENTRADA DO COLÉGIO DO CARAÇA, CUJO INCÊNDIO DESTRUIU Copyright &quo…

BICAS, MINAS GERAIS - Com trilhas, cachoeiras e cantar dos pássaros num Horto Florestal com vistas deslumbrantes

CONHEÇA A CIDADE DE "BICAS", MINAS GERAIS, BRASIL
Como um de seus pontos turísticos, existe o Santuário Ecológico da Água Santa, onde, segundo tradição, pessoas que no local entravam em contato com suas águas eram curadas de suas moléstias. Foto - Thymonthy Becker BEM VINDO A CIDADE DE BICAS / A CIDADE DOS BARÕES Copyright "?" AQUI, A IGREJA NA PRAÇA foto "By Thymonthy Becker" A BELÍSSIMA MATRIZ DE SÃO JOSÉ foto "By Thymonthy Becker" AQUI O LAGO ARTIFICIAL NA FRENTE DA MATRIZ foto "By Thymonthy Becker" ESTA EH A TORRE. MUITO BONITA MESMO. foto "By Thymonthy Becker" AQUI A MATRIZ VISTA DE LADO foto "By Thymonthy Becker" A PRAÇA DA MATRIZ foto "By Thymonthy Becker" O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA foto "By Thymonthy Becker" RUA DO CENTRO DA CIDADE foto "By Thymonthy Becker" OUTRA PRAÇA foto "By Thymonthy Becker" CACHORRO SACIANDO A SEDE foto "By Thymonthy Becker" ESTE EH BAR DO POMBA. foto "…