Pular para o conteúdo principal

OURO FINO, MINAS GERAIS - As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçu, com fauna e flora preservadas. Igreja Matriz que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas. Patrimônio arquitetônico invejável com ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e “O Menino da Porteira”. Quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. Quem não se lembra dos versos?




CONHEÇA A CIDADE DE "OURO FINO", MINAS GERAIS, BRASIL - OLHANDO NA JANELA DO TREM
BEM VINDO A NOSSA CIDADE / BEM VINDO AO MENINO DA PORTEIRA
foto : Fabrício de Souza Menegildo
A principal praça de Ouro Fino, Minas gerais
foto - ?
OURO FINO
Uma típica cidade mineira, com belas paisagens e povo hospitaleiro, Ouro Fino clima agradável com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Ouro Fino está situada numa região montanhosa, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 997 e 1591 metros. Ainda hoje as grandes plantações de café fazem das montanhas ourofinenses belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedos e detalhes de casarões centenários. 
Centro da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
OURO FINO HOJE
Integrando o próspero Circuito das Malhas, o antigo arraial que possuía ouro cresceu e conquistou posição de destaque no país. As razões são muitas. O impulso inicial se deu no início do século passado, quando a cafeicultura proporcionou seu primeiro grande salto econômico. O forte era plantar café e ainda hoje as grandes plantações fazem de suas montanhas belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Escola Cel. paiva
foto - ?
De rico município agrícola há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999. Mas um pouco antes disso, quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. 
Quem não se lembra dos versos: 
"Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino" ...
foto - ?
Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional.
O Berrante que também faz parte da música sertaneja e virou símbolo de Ouro Fino, Minas gerais
foto - globo.com
Por todas essas razões, econômicas e culturais, a cidade se tornou um forte pólo turístico do Sul de Minas e o número de visitantes cresce a cada dia. Muitos deles querem boas compras, encontrando na indústria de malhas local uma excelente opção para se comprar direto das fábricas. Hoje a cidade já é procurada por atacadistas que encontram um comércio em franco crescimento.
O boi sem coração também eh o símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - uol.com.br
A industrialização - sem perda da qualidade de vida -, o potencial turístico do município e a localização privilegiada, bem próxima dos grandes centros urbanos (São Paulo e Campinas), fazem com que Ouro Fino seja cidade de destaque no atual contexto brasileiro.
Estação Ferroviária
foto - ?
As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçu, com fauna e flora preservadas proporcionaram, nos últimos anos, a prática do ecoturismo. Trilhas, cavalgadas e passeios por esta bela Ouro Fino vão deixar saudade. Experimente.
Experimentando, visite também a Igreja Matriz, antiga igreja erguida em homenagem a São Francisco de Paula, que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas.
Plantação de Café eh um dos atrativos turísticos e fonte de renda de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
MENINO DA PORTEIRA
O Monumento do Menino da Porteira está localizado na entrada principal da cidade, na Rodovia MG-290. Ele pode ser visitado e fotografado pelos turistas. Monumento em homenagem a música que divulgou Ouro Fino através da autoria de Teddy Vieira e Luizinho.
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
O Menino da Porteira da música sertaneja que virou símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas gerais
foto - Fabrício de Souza Menegildo
CASA DO CAFÉ COM LEITE
Fazem parte também do turismo cultural da cidade, a Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos importantes monumentos da história da política mineira e até nacional. Por trás de sua fachada, de características ecléticas, com predominância neo renascentista, o prédio foi palco da assinatura do pacto do café com leite, firmado entre o representante do Estado de São Paulo, Cincinato Braga, e o presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, em 1913. O pacto representou a aliança dos dois estados, garantindo um revesamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente. Construído no século XIX, por um imigrante italiano, o casarão foi doado por seu proprietário para a Loja Maçônica Deus e Caridade, em 1898, quando o dono voltou para a Itália. Em 1908, o imóvel foi vendido para Francisco Ribeiro da Fonseca, que era cunhado do presidente de Minas, Júlio Brandão. No casarão, morou por muitos anos a família de Francisco Fonseca.
Endereço: Rua Senador Julio Brandão
Nesta casa foi assino o Tratado "Café com Leite" entre São paulo e Minas Gerais, fica na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
PEDRA DO ITAGUAÇU
A imponente Pedra do Itaguaçu, a 15 Km da área urbana da cidade e altitude de 1500 metros, possui uma vista impressionante de grande parte da região e é um dos lugares mais belos para se visitar em Ouro Fino. Outro lugar incrível da cidade de onde pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas é a Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude. Amantes do turismo ecológico se satisfazem com as belezas inigualáveis do lugar com fauna e flora preservadas, um verdadeiro paraíso ecológico.
A Pedra do Itaguaçu eh o ponto mais alto da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais, de onde pode se ter uma visão das Montanhas ao redor
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais. Sua construção teve início em 1927, substituindo uma rústica capela erguida em homenagem a São Francisco de Paula, por volta de 1746, que deu origem ao município. A Igreja apresenta uma mescla de estilos da arquitetura religiosa, com predominância do estilo românico e alguns elementos do gótico francês.
foto - Ícaro Brasil
foto - ?
foto - ?
foto -  Roberta Soriano
foto -  Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DO SANTÍSSIMO
Localizada n o interior da Igreja Matriz, a capela é decorada com vitrais, pinturas sacras na parede lateral e no teto e anjos guardiões talhados em madeira datados de aproximadamente um século.
foto - ?
CASA DO MENINO DA PORTEIRA
Caso construída com o objetivo de divulgar a cidade
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
A casa do Menino da Porteira eh também a Secretaria de Turismo e Cultura em Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
SANTO CRUZEIRO E EVANGELISTAS
O Santo Cruzeiro cercado pelos evangelistas: São Lucas (Norte), São Marcos (Sul), São João(Leste) e São Mateus (Oeste), sustentados sobre colunas, simbolizam um Templo Aberto, emanando proteção para toda a cidade. Inauguração:29/12/2001 - Autor da Obra: Maneco de Gusmão
Endereço: Próximo a entrada da cidade
foto - ?
BARONESA
Primeira Máquina utilizada na pavimentação das rua de Ouro Fino no ano de 1938. Inaugurada em 1980.
Endereço: Praça Paulino Paulini
Esta foi a primeira máquina de pavimentação de Ouro Fino, Minas gerais e hoje eh um Monumento na Cidade
foto - ?
SERRA DA VENTANIA
Da Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude, pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas . Tratam-se de um paraísos ecológicos pela fauna e flora preservadas e pelas belezas inigualáveis, fatores que satisfazem os amantes do turismo ecológico.
foto - ?
PARQUE ECOLÓGICO
Trilhas em meio a vegetação e locais para a prática exercícios físicos ou de atividades para descanso e relaxamento podem ser encontradas, e curtidas com o único preço de preservação e respeito a natureza, facilmente acessíveis na parte urbana do município.
Endereço: Rua Pedro José de Melo
foto - ?
foto - ?
foto - ?
RECANTO DOS LAGOS
Composto de dois lagos é muito frequentado por ser um local de contato direto com a natureza, por ter uma grande extensão é utilizado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e exercícios físicos. Também no Recanto dos Lagos fica situado o Parque da Longevidade José Palomo Roble.
Endereço: Bairro Palomos
foto - ?
MONUMENTO JULIO BUENO BRANDÃO
Júlio Bueno Brandão (Ouro Fino, 11 de julho de 1858 à Rio de Janeiro, 21 de março de 1931) foi um político brasileiro. Governou por duas vezes o estado de Minas Gerais durante a República Velha. Lema: "Prefiro Cair com Minas a cair em Minas".
Endereço: Praça Dr. Claudino
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DR. CLAUDINO
A Praça Doutor Claudino, reformada no ano de 1969, exibe um belo cenário situado logo à frente do Santuário de São Francisco de Paula com a fonte sonoro luminosa e os jardins de flores e árvores com inclusive um exemplar de Pau Brasil.Ponto de encontro da maioria do cidadãos que querem aproveitar um fim de tarde espetacular e uma noite bonita e tranquila, a "Praça da Matriz" é, e sempre foi um dos pontos que não pode-se deixar de conhecer numa vinda a Ouro Fino.
Endereço: Próximo ao Santuário de Ouro Fino
foto - ?
TURISMO ECOLÓGICO E ESPORTES DE AVENTURA
foto - ?
Tirolesa na Fazenda Itaguaçu
foto - Pedro Ivo Prates
Canoagem
foto - ?
Cavalgada
foto - ?
Motocross
foto - ?
Off-road
foto - ?
Paraglider
foto - ?
Trekking
foto - ?
Trilha de bike
foto - ?
CACHOEIRA DO TABOÃO
A Cachoeira do Taboão, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza, onde pessoas das mais variadas idades vão para se refrescar e, além de tudo, contemplar a beleza que a natureza proporciona.
Endereço: Bairro Cervo
foto - ?
foto - ?
FAUNA E FLORA
A fauna e flora preservadas as belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios, proporcionam a prática do ecoturismo na cidade. Trilhas, cavalgadas e passeios pela bela Ouro Fino prometem aventura, diversão e momentos de intenso contato com a natureza. A Cachoeira do Taboão, por exemplo, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza que atrai diversas pessoas em busca da tranquilidade de um lugar onde se pode refrescar e contemplar a natureza.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO DE OURO FINO
foto - ?
PRAÇA CHICO XAVIER
foto - ?
PRAÇA DA BARONESA
foto - ?
PRAÇA DR, CLAUDINO
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A JOSÉ DE ALENCAR
foto - ?
MONUMENTO A CARLOS GOMES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE É O PARQUE ECOLÓGICO DE OURO FINO. UMA ÁREA PRESERVADA, E ÓTIMA PARA PASSEIOS TURÍSTICOS
foto - ?
AQUI, A SEDE DA FAZENDA OURO FINO. ESTE PATRIMÔNIO PRECISA SER PRESERVADO
"UM POVO QUE NÃO CONHECE SEU PASSADO, NÃO SABE O POVO QUE EH"
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
QUE VIDA BOA
foto - ?
LAGO DAS 10 LAVADEIRAS
foto - ?
HOTEL FAZENDA
foto - ?
A ZONA RURAL DE OURO FINO
foto - ?
TER UMA CASINHA BRANCA DE VARANDA, COM QUINTAL E MATO VERDE, PRA PLANTAR E PRA COLHER.
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
HOTEL FAZENDA OURO PARK
Hotel Fazenda Ouro Park está localizado em Ouro Fino e possui mini golfe e serviço de transporte gratuito. Este hotel fornece aos hóspedes mesa de sinuca, piscina descoberta e salão de jogos. 
Hóspedes do Hotel Fazenda Ouro Park têm acesso a uma variedade de atividades externas, incluindo cavalgada e pesca. O hotel também disponibiliza karaoke. 
Hotel Fazenda Ouro Park tem 30 quartos oferecendo o necessário para garantir uma estadia confortável. 
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Hotel Fazenda Ouro Park.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
POUSADA BRASIL COLONIAL
A Pousada Brasil Colonial oferece instalações aconchegantes num ambiente descontraído, nossos funcionários estão preparados para lhe atender com cortesia e qualidade nos serviços. 
Situada no centro comercial da cidade, próxima a bancos, prefeitura e outros estabelecimentos. Sua localização facilita a vida de quem viaja a trabalho, mas se sua viagem for a lazer, aproveite para conhecer as diversas atrações da região como cachoeiras, montanhas, construções históricas, o comércio de malhas de lã, bares, restaurantes e o carismático povo ouro-finense.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA MENINO DA PORTEIRA
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 33.557
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 533,714
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,15
Código do Município 3146008
Gentílico - Ouro-Finense
Gentílico: ouro-finense
HISTÓRICO 
Ouro Fino 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO
No ano de 1746, os bandeirantes aportaram na região do Vale do Sapucaí, que compreende atualmente o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo, em busca de ouro, pois supunha-se que as jazidas estavam abundantes. Um destes bandeirantes, o sertanista Ângelo Batista, natural de Pindamonhangaba (SP), descobriu ouro nos ribeirões de Ouro Fino, Santa Izabel e São Paulo. Começou, então, uma disputa entre as capitanias de Minas e São Paulo pela posse da região. 
O Guarda-mor (nome dado ao responsável pela região), regente do Sapucaí, Francisco Martins Lustosa, português de origem, fundou o arraial de Ouro Fino. E edificou a Capela de São Francisco de Paula, que acabaria por ser elevada a paróquia em 8 de março de 1749. Essa elevação se deu por iniciativa do governador do Bispado de São Paulo, D. Luiz de Mascarenhas, ao qual estava vinculada a região no período, e que dava todo o apoio ao Guarda-Mor, no sentido de garantir posse para a capitania de São Paulo. 
Porém, os limites entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo não estavam bem definidos. Em setembro daquele mesmo ano, a então novíssima Ouro Fino já passara a pertencer ao território mineiro, por ordem do rei de Portugal, D. João V, atendendo à solicitação do regente de Minas, Gomes Freire de Andrade. Temendo represálias da antiga administração, Lustosa mudou-se para a atual cidade de Curitiba (PR), onde faleceu. Em 16/03/1973, suas cinzas foram transladadas para Ouro Fino. 
O arraial de Ouro Fino ficou sob jurisdição da vila de São João Del Rey e depois, em 1799, da vila de Campanha. Em 1831, foi criado o município de Pouso Alegre, ficando Ouro Fino pertencente a ele, como distrito, até 22 de julho de 1868, quando foi elevado à condição de vila. Tal situação durou até 4 de novembro de 1880, quando foi elevada à categoria de cidade. Em 16 de março de 1881, ocorreu a instalação da Câmara Municipal e foi eleito seu primeiro presidente. Estabelecidas, então, as condições necessárias para a criação da Comarca, fato que se confirmou em 4 de novembro de 1888, mas só foi oficialmente instalada no governo republicano, em 26 de setembro de 1890. O município de Ouro Fino englobou também os distritos de Campo Místico (atual Bueno Brandão), Jacutinga e Monte Sião, que, posteriormente, tornaram-se emancipados.
ESTA EH A BANDEIRA OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
ESTE EH O BRASÃO OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
O ÚLTIMO QUE SAIR, FECHA A PORTEIRA.
foto - ?

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE



fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Ouro Fino, MG / turismosuldeminas.com.br / guiaourofino.com / Divulgação /

Comentários

  1. Essa cidade é maravilhosa
    As fotos da postagem estão linda mostrando a maravilhosa natureza do local

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem