Pular para o conteúdo principal

OURO FINO, MINAS GERAIS - As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçu, com fauna e flora preservadas. Igreja Matriz que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas. Patrimônio arquitetônico invejável com ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e “O Menino da Porteira”. Quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. Quem não se lembra dos versos?




CONHEÇA A CIDADE DE "OURO FINO", MINAS GERAIS, BRASIL, DA JANELA DO TREM
BEM VINDO A NOSSA CIDADE / BEM VINDO AO MENINO DA PORTEIRA
foto : Fabrício de Souza Menegildo
A principal praça de Ouro Fino, Minas gerais
foto - ?
OURO FINO
Uma típica cidade mineira, com belas paisagens e povo hospitaleiro, Ouro Fino clima agradável com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Ouro Fino está situada numa região montanhosa, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 997 e 1591 metros. Ainda hoje as grandes plantações de café fazem das montanhas ourofinenses belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedos e detalhes de casarões centenários. 
Centro da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
OURO FINO HOJE
Integrando o próspero Circuito das Malhas, o antigo arraial que possuía ouro cresceu e conquistou posição de destaque no país. As razões são muitas. O impulso inicial se deu no início do século passado, quando a cafeicultura proporcionou seu primeiro grande salto econômico. O forte era plantar café e ainda hoje as grandes plantações fazem de suas montanhas belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Escola Cel. paiva
foto - ?
De rico município agrícola há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999. Mas um pouco antes disso, quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional. 
Quem não se lembra dos versos: 
"Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino" ...
foto - ?
Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional.
O Berrante que também faz parte da música sertaneja e virou símbolo de Ouro Fino, Minas gerais
foto - globo.com
Por todas essas razões, econômicas e culturais, a cidade se tornou um forte pólo turístico do Sul de Minas e o número de visitantes cresce a cada dia. Muitos deles querem boas compras, encontrando na indústria de malhas local uma excelente opção para se comprar direto das fábricas. Hoje a cidade já é procurada por atacadistas que encontram um comércio em franco crescimento.
O boi sem coração também eh o símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - uol.com.br
A industrialização - sem perda da qualidade de vida -, o potencial turístico do município e a localização privilegiada, bem próxima dos grandes centros urbanos (São Paulo e Campinas), fazem com que Ouro Fino seja cidade de destaque no atual contexto brasileiro.
Estação Ferroviária
foto - ?
As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçu, com fauna e flora preservadas proporcionaram, nos últimos anos, a prática do ecoturismo. Trilhas, cavalgadas e passeios por esta bela Ouro Fino vão deixar saudade. Experimente.
Experimentando, visite também a Igreja Matriz, antiga igreja erguida em homenagem a São Francisco de Paula, que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas.
Plantação de Café eh um dos atrativos turísticos e fonte de renda de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
MENINO DA PORTEIRA
O Monumento do Menino da Porteira está localizado na entrada principal da cidade, na Rodovia MG-290. Ele pode ser visitado e fotografado pelos turistas. Monumento em homenagem a música que divulgou Ouro Fino através da autoria de Teddy Vieira e Luizinho.
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
O Menino da Porteira da música sertaneja que virou símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas gerais
foto - Fabrício de Souza Menegildo
CASA DO CAFÉ COM LEITE
Fazem parte também do turismo cultural da cidade, a Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos importantes monumentos da história da política mineira e até nacional. Por trás de sua fachada, de características ecléticas, com predominância neo renascentista, o prédio foi palco da assinatura do pacto do café com leite, firmado entre o representante do Estado de São Paulo, Cincinato Braga, e o presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, em 1913. O pacto representou a aliança dos dois estados, garantindo um revesamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente. Construído no século XIX, por um imigrante italiano, o casarão foi doado por seu proprietário para a Loja Maçônica Deus e Caridade, em 1898, quando o dono voltou para a Itália. Em 1908, o imóvel foi vendido para Francisco Ribeiro da Fonseca, que era cunhado do presidente de Minas, Júlio Brandão. No casarão, morou por muitos anos a família de Francisco Fonseca.
Endereço: Rua Senador Julio Brandão
Nesta casa foi assino o Tratado "Café com Leite" entre São paulo e Minas Gerais, fica na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
PEDRA DO ITAGUAÇU
A imponente Pedra do Itaguaçu, a 15 Km da área urbana da cidade e altitude de 1500 metros, possui uma vista impressionante de grande parte da região e é um dos lugares mais belos para se visitar em Ouro Fino. Outro lugar incrível da cidade de onde pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas é a Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude. Amantes do turismo ecológico se satisfazem com as belezas inigualáveis do lugar com fauna e flora preservadas, um verdadeiro paraíso ecológico.
A Pedra do Itaguaçu eh o ponto mais alto da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais, de onde pode se ter uma visão das Montanhas ao redor
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais. Sua construção teve início em 1927, substituindo uma rústica capela erguida em homenagem a São Francisco de Paula, por volta de 1746, que deu origem ao município. A Igreja apresenta uma mescla de estilos da arquitetura religiosa, com predominância do estilo românico e alguns elementos do gótico francês.
foto - Ícaro Brasil
foto - ?
foto - ?
foto -  Roberta Soriano
foto -  Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DO SANTÍSSIMO
Localizada n o interior da Igreja Matriz, a capela é decorada com vitrais, pinturas sacras na parede lateral e no teto e anjos guardiões talhados em madeira datados de aproximadamente um século.
foto - ?
CASA DO MENINO DA PORTEIRA
Caso construída com o objetivo de divulgar a cidade
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
A casa do Menino da Porteira eh também a Secretaria de Turismo e Cultura em Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
SANTO CRUZEIRO E EVANGELISTAS
O Santo Cruzeiro cercado pelos evangelistas: São Lucas (Norte), São Marcos (Sul), São João(Leste) e São Mateus (Oeste), sustentados sobre colunas, simbolizam um Templo Aberto, emanando proteção para toda a cidade. Inauguração:29/12/2001 - Autor da Obra: Maneco de Gusmão
Endereço: Próximo a entrada da cidade
foto - ?
BARONESA
Primeira Máquina utilizada na pavimentação das rua de Ouro Fino no ano de 1938. Inaugurada em 1980.
Endereço: Praça Paulino Paulini
Esta foi a primeira máquina de pavimentação de Ouro Fino, Minas gerais e hoje eh um Monumento na Cidade
foto - ?
SERRA DA VENTANIA
Da Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude, pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas . Tratam-se de um paraísos ecológicos pela fauna e flora preservadas e pelas belezas inigualáveis, fatores que satisfazem os amantes do turismo ecológico.
foto - ?
PARQUE ECOLÓGICO
Trilhas em meio a vegetação e locais para a prática exercícios físicos ou de atividades para descanso e relaxamento podem ser encontradas, e curtidas com o único preço de preservação e respeito a natureza, facilmente acessíveis na parte urbana do município.
Endereço: Rua Pedro José de Melo
foto - ?
foto - ?
foto - ?
RECANTO DOS LAGOS
Composto de dois lagos é muito frequentado por ser um local de contato direto com a natureza, por ter uma grande extensão é utilizado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e exercícios físicos. Também no Recanto dos Lagos fica situado o Parque da Longevidade José Palomo Roble.
Endereço: Bairro Palomos
foto - ?
MONUMENTO JULIO BUENO BRANDÃO
Júlio Bueno Brandão (Ouro Fino, 11 de julho de 1858 à Rio de Janeiro, 21 de março de 1931) foi um político brasileiro. Governou por duas vezes o estado de Minas Gerais durante a República Velha. Lema: "Prefiro Cair com Minas a cair em Minas".
Endereço: Praça Dr. Claudino
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DR. CLAUDINO
A Praça Doutor Claudino, reformada no ano de 1969, exibe um belo cenário situado logo à frente do Santuário de São Francisco de Paula com a fonte sonoro luminosa e os jardins de flores e árvores com inclusive um exemplar de Pau Brasil.Ponto de encontro da maioria do cidadãos que querem aproveitar um fim de tarde espetacular e uma noite bonita e tranquila, a "Praça da Matriz" é, e sempre foi um dos pontos que não pode-se deixar de conhecer numa vinda a Ouro Fino.
Endereço: Próximo ao Santuário de Ouro Fino
foto - ?
TURISMO ECOLÓGICO E ESPORTES DE AVENTURA
foto - ?
Tirolesa na Fazenda Itaguaçu
foto - Pedro Ivo Prates
Canoagem
foto - ?
Cavalgada
foto - ?
Motocross
foto - ?
Off-road
foto - ?
Paraglider
foto - ?
Trekking
foto - ?
Trilha de bike
foto - ?
CACHOEIRA DO TABOÃO
A Cachoeira do Taboão, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza, onde pessoas das mais variadas idades vão para se refrescar e, além de tudo, contemplar a beleza que a natureza proporciona.
Endereço: Bairro Cervo
foto - ?
foto - ?
FAUNA E FLORA
A fauna e flora preservadas as belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios, proporcionam a prática do ecoturismo na cidade. Trilhas, cavalgadas e passeios pela bela Ouro Fino prometem aventura, diversão e momentos de intenso contato com a natureza. A Cachoeira do Taboão, por exemplo, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza que atrai diversas pessoas em busca da tranquilidade de um lugar onde se pode refrescar e contemplar a natureza.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO DE OURO FINO
foto - ?
PRAÇA CHICO XAVIER
foto - ?
PRAÇA DA BARONESA
foto - ?
PRAÇA DR, CLAUDINO
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A JOSÉ DE ALENCAR
foto - ?
MONUMENTO A CARLOS GOMES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE É O PARQUE ECOLÓGICO DE OURO FINO. UMA ÁREA PRESERVADA, E ÓTIMA PARA PASSEIOS TURÍSTICOS
foto - ?
AQUI, A SEDE DA FAZENDA OURO FINO. ESTE PATRIMÔNIO PRECISA SER PRESERVADO
"UM POVO QUE NÃO CONHECE SEU PASSADO, NÃO SABE O POVO QUE EH"
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
QUE VIDA BOA
foto - ?
LAGO DAS 10 LAVADEIRAS
foto - ?
HOTEL FAZENDA
foto - ?
A ZONA RURAL DE OURO FINO
foto - ?
TER UMA CASINHA BRANCA DE VARANDA, COM QUINTAL E MATO VERDE, PRA PLANTAR E PRA COLHER.
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
HOTEL FAZENDA OURO PARK
Hotel Fazenda Ouro Park está localizado em Ouro Fino e possui mini golfe e serviço de transporte gratuito. Este hotel fornece aos hóspedes mesa de sinuca, piscina descoberta e salão de jogos. 
Hóspedes do Hotel Fazenda Ouro Park têm acesso a uma variedade de atividades externas, incluindo cavalgada e pesca. O hotel também disponibiliza karaoke. 
Hotel Fazenda Ouro Park tem 30 quartos oferecendo o necessário para garantir uma estadia confortável. 
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Hotel Fazenda Ouro Park.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
POUSADA BRASIL COLONIAL
A Pousada Brasil Colonial oferece instalações aconchegantes num ambiente descontraído, nossos funcionários estão preparados para lhe atender com cortesia e qualidade nos serviços. 
Situada no centro comercial da cidade, próxima a bancos, prefeitura e outros estabelecimentos. Sua localização facilita a vida de quem viaja a trabalho, mas se sua viagem for a lazer, aproveite para conhecer as diversas atrações da região como cachoeiras, montanhas, construções históricas, o comércio de malhas de lã, bares, restaurantes e o carismático povo ouro-finense.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA MENINO DA PORTEIRA
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 33.557
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 533,714
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,15
Código do Município 3146008
Gentílico - Ouro-Finense
Gentílico: ouro-finense
HISTÓRICO 
Ouro Fino 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO
No ano de 1746, os bandeirantes aportaram na região do Vale do Sapucaí, que compreende atualmente o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo, em busca de ouro, pois supunha-se que as jazidas estavam abundantes. Um destes bandeirantes, o sertanista Ângelo Batista, natural de Pindamonhangaba (SP), descobriu ouro nos ribeirões de Ouro Fino, Santa Izabel e São Paulo. Começou, então, uma disputa entre as capitanias de Minas e São Paulo pela posse da região. 
O Guarda-mor (nome dado ao responsável pela região), regente do Sapucaí, Francisco Martins Lustosa, português de origem, fundou o arraial de Ouro Fino. E edificou a Capela de São Francisco de Paula, que acabaria por ser elevada a paróquia em 8 de março de 1749. Essa elevação se deu por iniciativa do governador do Bispado de São Paulo, D. Luiz de Mascarenhas, ao qual estava vinculada a região no período, e que dava todo o apoio ao Guarda-Mor, no sentido de garantir posse para a capitania de São Paulo. 
Porém, os limites entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo não estavam bem definidos. Em setembro daquele mesmo ano, a então novíssima Ouro Fino já passara a pertencer ao território mineiro, por ordem do rei de Portugal, D. João V, atendendo à solicitação do regente de Minas, Gomes Freire de Andrade. Temendo represálias da antiga administração, Lustosa mudou-se para a atual cidade de Curitiba (PR), onde faleceu. Em 16/03/1973, suas cinzas foram transladadas para Ouro Fino. 
O arraial de Ouro Fino ficou sob jurisdição da vila de São João Del Rey e depois, em 1799, da vila de Campanha. Em 1831, foi criado o município de Pouso Alegre, ficando Ouro Fino pertencente a ele, como distrito, até 22 de julho de 1868, quando foi elevado à condição de vila. Tal situação durou até 4 de novembro de 1880, quando foi elevada à categoria de cidade. Em 16 de março de 1881, ocorreu a instalação da Câmara Municipal e foi eleito seu primeiro presidente. Estabelecidas, então, as condições necessárias para a criação da Comarca, fato que se confirmou em 4 de novembro de 1888, mas só foi oficialmente instalada no governo republicano, em 26 de setembro de 1890. O município de Ouro Fino englobou também os distritos de Campo Místico (atual Bueno Brandão), Jacutinga e Monte Sião, que, posteriormente, tornaram-se emancipados.
ESTA EH A BANDEIRA OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
ESTE EH O BRASÃO OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
O ÚLTIMO QUE SAIR, FECHA A PORTEIRA.
foto - ?

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Ouro Fino, MG / turismosuldeminas.com.br / guiaourofino.com / Divulgação /


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS - Viajar de carro pode ser muito bom, se for por uma dessas estradas. Confira cinco trechos que agradam tanto quanto o destino final de suas férias

CONHEÇA 05 ESTRADAS QUE VALE A PENA VOCÊ VIAJAR DE CARRO POR ELAS. Há quem diga que o importante não é o destino final, e sim o caminho até lá. Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além do custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO  Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhada…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

ITUIUTABA, MINAS GERAIS - Com vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, museu, parques. artesanato regional e a famosa cachaça artesanal

CONHEÇA A CIDADE DE "ITUIUTABA", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE ITUIUTABA, MG. PORTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO foto - ? População estimada 2016 (1) - 103.945 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.598,046 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,40 Código do Município 3134202 Gentílico - ituiutabano Prefeito 2017 / FUED JOSE DIB ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh de origem indígena: I - rio, TUIU ­barrento; TABA - povoação, cidade. “Cidade do rio barrento”
Gentílico: ituiutabano HISTÓRICO Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa "povoação do rio Tijuco". Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde. Os panariás - assinala o his…

MONUMENTO HOLGER DANSKE, DINAMARCA - A tradição diz que a estátua ganhará vida quando a Dinamarca se encontrar em grande perigo e salvará a nação

CONHEÇA O "HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA - HOLGER DANSKE ", DINAMARCA 
Explorar as criptas e catacumbas do Castelo de Kronborg é uma grande experiência. Escondido no porão do castelo, você vai conhecer o dinamarquês Holger (Holger Dansk), uma imponente estátua de pedra. Holger o dinamarquês, é uma figura lendária na cultura dinamarquesa. Se a Dinamarca se encontrar em apuros, ele vai acordar e defendê-la! HOLGER DANSKE, OU HOLGER, O DINAMARQUÊS, É UM HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE TEMOS SOBRE A SUA EXISTÊNCIA APARECE EM ANTIGOS POEMAS FRANCESES, DE MEADOS DO SÉCULO XI. DE ACORDO COM A LENDA, ERA FILHO DE GODOFREDO, REI DA DINAMARCA. O SEU FILHO FOI MORTO POR CARLOS, O JOVEM, FILHO DE CARLOS MAGNO; EM BUSCA DE VINGANÇA, PROCUROU-O E MATOU-O. SÓ POR POUCO O IMPEDIRAM DE MATAR O PRÓPRIO CARLOS MAGNO. RESISTIU A CARLOS MAGNO DURANTE SETE ANOS, MAS FEZ A PAZ PARA LUTAR AO LADO DELE CONTRA OS SARRACENOS. DURANTE ESSA BATALHA MATOU O GIGANTE BREHUS. OS BARALHOS …

PONTE NOVA, MINAS GERAIS - No circuito turístico Montanhas e Fé da Estrada Real e Rota Imperial

CONHEÇA A CIDADE DE "PONTE NOVA", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Ronaldo Fernandes PARQUE MUNICIPAL NATURAL "TANCREDO NEVES" EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
PONTE DA BARRINHA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
RIO PIRANGA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni 
SEDE DA FAZENDA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
USINA SANTA HELENA EM PONTE NOVA, MG
Foto - Isabella Ottoni
VISTA GERAL DA CIDADE DE PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
PONTE DE FERRO EM PONTE NOVA, MG
Foto - Ronaldo Fernandes
BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO - ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR E LÉO
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 60.188
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 470,643
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 121,94
Código do Município 3152105
Gentílico - ponte-novense
Prefeito 2017 / WAGNER MOL GUIMARÃES
ORIGEM DO NOME
A SEGUNDA metade do século XVIII, uma comissão incumbida oficialmente de abrir u…

CARRANCAS, MINAS GERAIS - Um pequeno paraíso conhecido como Terra das Cachoeiras pois possui mais de 120 quedas d'água na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Tem o grande poço da esmeralda, além das grutas da toca e da cortina, ainda pode-se observar pinturas rupestres e um escorregador com cerca de dez metros que termina com um divertido mergulho.

CONHEÇA A CIDADE DE "CARRANCAS", MINAS GERAIS, BRASIL

MUITO BEM VINDO AO PARAÍSO. BEM VINDO A CARRANCAS. MINAS EH ISTO E MUITO MAIS. imagem "?" Com mais de 50 cachoeiras, a cidade está voltada para o ecoturismo – suas belas paisagens frequentemente servem de cenário para novelas. Há quedas d’água de fácil acesso, mas as mais bonitas ficam escondidas na mata fechada, aonde só se chega por trilhas (que devem ser percorridas com a ajuda de guia). Entre novembro e março, a chuva torna as cachoeiras perigosas. A maioria das pousadas está próxima de grutas e cachoeiras, e muitas têm piscinas naturais. Foto - ?
POÇO DO CORAÇÃO
O acesso é tranquilo: pegue a Estrada para Itutinga, entre à esquerda após a primeira ponte para chegar ao Complexo da Toca. O carro fica na portaria, e você segue a trilha até o para o escorregador (é bom ponto para banho, ao lado da Gruta da Toca). A partir dele, suba margeando o rio: há vários poços e pequenas quedas até a principal atração local, a …

BOM JARDIM DE MINAS, MINAS GERAIS - Típica cidade mineira, com povo hospitaleiro, de clima ameno e muito aconchegante, traz no bojo de sua historia uma origem bucólica e religiosa com inúmeras atrações turísticas

CONHEÇA A CIDADE DE "BOM JARDIM DE MINAS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Thymonthy Becker  BEM VINDO A CIDADE DE BOM JARDIM DE MINAS. PORTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 6.648 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 412,021 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 15,78 Código do Município 3107505 Gentílico - bom-jardinense Prefeito 2017 / SERGIO MARTINS ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO ORIGINOU-SE DO NOME DA FAZENDA BOM JARDIM, PIONEIRA DA COMUNIDADE, E DO BELO "JARDIM" NELA CONSTRUÍDO PELOS SEUS PROPRIETÁRIOS. Bom Jardim de Minas Minas Gerais - MG HISTÓRICO O território onde se acha localizado o município, foi habitado por silvícolas de diversas tribos não identificados devidamente. Em 1770, Manoel Arriaga de Oliveira, sua mulher e seis filhos, chegaram à região, fundaram uma colônia que chamaram Campo Vermelho, tornando-se os primeiros moradores do lugar. O núcleo sofreu vários ataques dos índiso, sendo morto o filho do fundad…

PRACUÚBA, AMAPÁ - Com grande potencial turístico com suas grandes áreas de florestas, áreas inundáveis e múltiplos ambientes pesqueiros

CONHEÇA A CIDADE DE "PRACUÚBA", AMAPÁ, BRASIL No Estado do Amapá, o Município de Pracuúba, apresenta condições favoráveis à implantação de projetos do segmento turístico, não só por possui um dos maiores patrimônios naturais, praticamente intocados, mas por reunir uma síntese de ecossistemas nativos da Amazônia.  O governo do estado visa à implementação de projetos através das políticas públicas que tenham o cunho da viabilidade social, cultural, econômica e ambiental da localidade, para possibilitar o desenvolvimento turístico através de seu potencial e primar pela sustentabilidade no município. (Internet) Pracuúba que tem um grande potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento estrutural de atividades turística na localidade. E visa também descentralizar as ações de planejamento, de coordenação, de execução e de acompanhamento avaliados pelos órgãos responsáveis, motivando os segmentos organizados e a comunidade do municípi…

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…