OLHANDO DA JANELA DO TREM: 03/08/21

Translate

Pesquise o que procura aqui

SALGUEIRO / PERNAMBUCO / BRAZIL (4.315 / 5.570) POPULAÇÃO: 61.249 PESSOAS (IBGE 2020)




Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo de Lazer, Montanhismo, Trilhas, Esportes de Aventuras e Eventos Populares.


Catedral de Santo Antônio
Atualmente a igreja apresenta características ao gosto neogótico, com sua única torre central de cúpula piramidal, pináculos, óculo e adornos. Exceto as três portas de acesso, todos os demais vãos de iluminação, tanto na fachada principal quanto nas laterais, possuem vitrais com imagens de anjos e santos. Internamente sua nave possui pilastras com arcos plenos que dão passagem aos corredores laterais. 
O altar-mor forma um grande nicho ladeado por dói pequenos altares, tendo ao centro um crucifixo em madeira. No altar esquerdo encontra-se a imagem de Santo Antônio, e no direito Nossa Senhora da Conceição.
Capela de Campinhos na Comunidade e Vasques
Capela de Umãs na Comunidade de Umãs

Capela de Nossa Senhora da Conceição na Comunidade de Conceição das Crioulas
Singela capela construída em alvenaria. Sua fachada é composta por porta central e janelas com cercaduras. Na Parte superior do frontão há um adorno em alto relevo com formato de estrela e em cima do mesmo uma cruz de cimento. Seu interior é composto de altar-mor com imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Assunção e Santo Antônio e nos altares laterais, encontra-se imagens de São José, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Serra das Princesas
Serra que possui no seu entorno e no topo uma grande variedade na sua vegetação como o Cedro, Barriguda, Catolé, Caroá, Mulungu e animais silvestres tais como macaco prego, sagüis, onça parda. Possui uma formação rochosa que segundo os moradores durante a estiagem ela desaparece e só aparece quando começa o inverno possui ainda a temperatura baixa no seu topo o ano inteiro.
Pedra Preta
Pedra que possui nas suas laterais, caldeirões onde se acumula água para o consumo humano. Tem aproximadamente 50m de altura e 200m de diâmetro. Possui em seu entorno cerca de 5 caldeirões com profundidade incerta e no seu topo possui um cruzeiro em madeira com pedestal em alvenaria já degradado pelas intempéries.
Serra da Onça
Do seu topo, em primeiro plano do Sudeste tem - se uma visão panorâmica da cidade de Salgueiro, ao Sul da Serra do Cruzeiro, ao fundo da paisagem pode-se avistar a chapada do Araripe. Complementa a sua ambiência, áreas aplanadas e maciços residuais. A vegetação do seu entorno é formada por caatinga arbustiva. No seu topo encontra-se instalada uma antena do Detelpe e também o Cruzeiro do Milênio que foi colocado pela Paróquia de Santo Antônio.
Existência de comercio, equipamentos e serviços turísticos assim como de ocupação humana próxima do atrativo, através da cidade do Salgueiro.
Vista aérea da cidade de Salgueiro, Pernambuco

Igreja Assembléia de Deus em Salgueiro, Pernambuco
Biblioteca Pública Municipal da cidade de Salgueiro em Pernambuco
Câmara de Vereadores da cidade de Salgueiro em Pernambuco
Campo de futebol da cidade de Salgueiro, Pernambuco

Casa da Cultura da cidade de Salgueiro em Pernambuco


Cahlé Via Maria em Salgueiro, Pernambuco
Chalé de Veremundo em Salgueiro, Pernambuco
Chegando na cidade de Salgueiro em Pernambuco
Vistas parciais da cidade de Salgueiro em Pernambuco


Praça central da cidade de Salgueiro, Pernambuco




Prefeitura Municipal da cidade de Salgueiro em Pernambuco
Rodovia BR 232 que leva até a cidade de Salgueiro, Pernambuco
Ruas e Avenidas da cidade de Salgueiro em Pernambuco





Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Salgueiro, PE
Sítio Arqueológico da cidade de Salgueiro, Pernambuco
Dados gerais da cidade de Salgueiro, Pernambuco
Código do Município - 2612208
Gentílico - salgueirense
Prefeito (2017) CLEBEL DE SOUZA CORDEIRO
População estimada [2019] 60.930 pessoas 
População no último censo [2010] 56.629 pessoas


Densidade demográfica [2010] 33,57 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 7.283 pessoas 
População ocupada [2017] 12,0 % 
Posição geográfica da cidade de Salgueiro no estado de Pernambuco
História da cidade de Salgueiro, Pernambuco
Salgueiro
Pernambuco – PE
História
No dia 21 de dezembro de 1835, o coronel Manoel de Sá saiu para fazer a vistoria na sua fazenda como de costume e ao entardecer regressando a sua casa sentou-se na sua cadeira para descansar. O pequeno Raimundo de Sá, nono filho do casal não apareceu como de costume para sentar-se ao lado do pai. O coronel, estranhando sua ausência, o procurou pela casa, nos arredores e não o encontrou.


Como já estava anoitecendo e havia muitos animais e índios na região, o coronel e sua esposa Dona Quitéria começaram a ficar preocupados com o desaparecimento do pequeno Raimundo, ordenando a um de seus vaqueiros ir até a cidade de Belém e avisar o ocorrido, formando assim um grupo para ajudar a procurar o menino. Dona Quitéria aflita com o ocorrido e pensando no que poderia acontecer com o garoto, fez uma promessa a Santo Antônio que caso encontrasse seu filho com vida, construiria uma capela em sua homenagem.
O Coronel Manoel de Sá juntamente com os vaqueiros e alguns escravos, se embrenharam na caatinga para procurar o pequeno Raimundo.
Depois de dois dias e duas noites a procura do menino, exatamente no dia 23 de dezembro de 1835, um dos vaqueiros que integrava o grupo de busca organizado pelo Coronel, finalmente conseguiu encontrar o garoto são e salvo, brincando debaixo de um pé de Salgueiro ou, segundo outra versão sobre um formoso Umbuzeiro rodeado de Salgueiros, a aproximadamente 10 Km da sede da fazenda onde a família residia, fora dos limites da Boa Vista.


Após o acontecido, o Coronel Manoel de Sá tratou de adquirir as terras e como havia prometido sua esposa Dona Quitéria, construiu a primeira capela, onde hoje, está situada a Igreja Matriz de Santo Antônio. A primeira capela tinha sua estrutura em barro e era coberta de palha. No ano seguinte, foi substituída por uma com estrutura de tijolos coberta com telhas.
A história do desaparecimento e o fato do menino ter sido encontrado são e salvo, e ainda a promessa feita por D. Quitéria, despertou a curiosidade dos moradores de toda a região, atraindo assim um grande número de pessoas. Muitas delas acabaram ficando e dando início a Vila de Santo Antônio do Salgueiro.
Elevada à condição de freguesia no dia 12 de maio de 1843, sob o nome de Santo Antônio do Salgueiro integrante da freguesia de Cabrobó.
Em 30 de abril de 1864, a freguesia de Santo Antônio do Salgueiro foi elevada à condição de município do Salgueiro pela Lei Provincial n.º 580, tendo como primeiro intendente o Major Raimundo de Sá (filho do coronel Manuel de Sá).
Esta eh a bandeira da cidade de Salgueiro, Pernambuco
Este eh o brasão da cidade de Salgueiro, Pernambuco

Encontre aqui seu lugar incrível