Sua riqueza cultural e importância para o patrimônio histórico revelam-se na Casa de Câmara e Cadeia e na Fortificação de Sete Buracos.
O município de Vila Flor está situado na microrregião Litoral Sul, que faz parte da mesorregião Leste Potiguar.
Vila Flor faz fronteira com apenas dois municípios: limita-se com o município de Tibau do Sul, ao norte, e Canguaretama, ao Sul, leste e oeste.
A sede do município está a 40 metros de altitude em relação ao mar. O acesso à capital é feito pela rodovia RN-269 que se liga à BR-101, pelo município de Canguaretama, num percurso aproximado 90 km. (Prefeitura Municipal)
A sede do município está a 40 metros de altitude em relação ao mar. O acesso à capital é feito pela rodovia RN-269 que se liga à BR-101, pelo município de Canguaretama, num percurso aproximado 90 km. (Prefeitura Municipal)
Vista aérea da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
A pacata cidade de Vila Flor, localizada ao Sul de Natal, foi um dos primeiros núcleos de colonização portuguesa no Rio Grade do Norte, batizada inicialmente como Aldeia Gramació, ainda nos idos de 1700. Sua riqueza cultural e importância para o patrimônio histórico revelam-se na Casa de Câmara e Cadeia e na Fortificação de Sete Buracos, além do Sítio Arqueológico de Vila Flor.
O ecoturismo é um destaque da região, que oferece ao visitante a beleza do Rio Catu e do Mirante Cabo de Bacopari. A tradição cultural fica por conta os fandangos e da nau catarineta, herança portuguesa mantida pelos locais. (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
O ecoturismo é um destaque da região, que oferece ao visitante a beleza do Rio Catu e do Mirante Cabo de Bacopari. A tradição cultural fica por conta os fandangos e da nau catarineta, herança portuguesa mantida pelos locais. (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
Rua da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
No calendário cultural do município, destacam-se as festas de Nossa Senhora do Desterro (padroeira municipal) e emancipação política de Vila Flor, realizadas nos meses de fevereiro e dezembro, respectivamente. O folclore vila-florense, herdado da colonização portuguesa, é valorizado em danças como o fandango e o nau catarineta, apresentadas durante os festejos da padroeira. (Wikipédia)
Prática de Futvolei na cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
O artesanato é outra forma espontânea da expressão cultural vila-florense, com destaque para a confecção de cestas e esteiras, feitas a partir do uso da fibra do coco e da palha da carnaúba. Integrante do Polo Costa das Dunas, Vila Flor possui como atrativos turísticos a capela de Nossa Senhora do Desterro, a Casa de Câmara e Cadeia e a Fortificação de Sete Buracos, integrantes do patrimônio histórico-cultural local, além do rio Catu, do mirante Cabo de Bacopari e do sítio arqueológico, locais destinados à prática do ecoturismo. (Wikipédia)
Festa da padroeira da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
CASA DE CÂMARA E CADEIA DE VILA FLOR
Foi construída sobre uma plataforma elevada, com uma planta retangular. Nela foi usada tanta alvenaria de pedras quanto de tijolos. Trata de um belo exemplar da Arquitetura Colonial (Blog: Orgulho de ser Potiguar / Secretaria de Estado de Turismo do RN)
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO
A igreja foi construída por Frei André do Sacramento entre 1743 e 1745. A igreja é muito simples, tem nave única, capela‐mor e sacristia lateral. A fachada é composta de frontão triangular e sineira lateral, com janelas rasgadas à altura do coro, porta única e duas janelas baixas, como é de costume nas igrejas dos aldeamentos missioneiros. Trata-se de um belo exemplar da Arquitetura Barroca. (Blog: Orgulho de ser Potiguar)
Pórtico de entrada da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Câmara de vereadores da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Casa da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Entorno da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Jardim Arqueológico da cidade de Vila Flor, RN (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
Praça da Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Vila Flor, RN (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
Praça da Matriz da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Ginásio Poliesportivo da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Praça central da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Rua da praça da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Rio Catu da cidade de Vila Flor, RN (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
Avenida central da cidade de Vila Flor, RN (Elizete Arantes)
Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Rua da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
Vila Flor, RN (Secretaria de Estado de Turismo do RN)
Rua da cidade de Vila Flor, RN (Prefeitura Municipal)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VILA FLOR, RIO GRANDE DO NORTE
Código do Município - 2415008
Gentílico - vila-florense
Prefeito 2017 / IVANIA DA SILVA MARTINS
População estimada [2017] - 3.173 pessoas
População no último censo [2010] - 2.872 pessoas
Densidade demográfica [2010] - 60,27 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 1,6 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015] - 311 pessoas
População ocupada [2015] - 10,0 %
Área da unidade territorial [2016] - 47,656 km²
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 1,7 %
Arborização de vias públicas [2010] - 25,6 %
Urbanização de vias públicas [2010] - 2 %
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VILA FLOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
HISTÓRICO DA CIDADE DE VILA FLOR, RIO GRANDE DO NORTE
História
São Miguel de Taipu Paraíba - PB
Histórico
NÃO EXISTEM informações precisas sobre o núcleo que deu origem à formação do povoado da atual Cidade de São Miguel de Taipu. Com o aparecimento dos portugueses, a região, às margens do rio Paraíba, foi escolhida para o plantio da cana-de-açúcar, na época da monocultura, por reunir condições favoráveis à produção.
Algum tempo depois, foram fundados os engenhos Corredor Maravalha, Oiteiro, Itapuá e outros, sendo o principal o engenho Taipu, onde surgiu o núcleo habitacional que deu origem à Cidade, cuja a construção foi iniciada no dia de São Miguel, 29 de setembro.
Quanto a seus fundadores sabe-se apenas que foram os Lins, os Vieira, os Albuquerque, entre outros. Os registros mais recentes, datam de 1951. A Igreja Matriz de São Miguei foi construída em 1875, pelo então vigário João Antônio Rodrigues.
Gentílico: taipuense
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE VILA FLOR, RIO GRANDE DO NORTE
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Charlie Styforlamber / Governo de Vila Flor, RN / natalbrasil.tur.br / natalnaweb.blogspot.com / jotamaria-vilaflor.blogspot.com /
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE