OLHANDO DA JANELA DO TREM: 01/28/20

Translate

Pesquise o que procura aqui

HARMONIA / RIO GRANDE DO SUL (2.053 / 5.570)







Pesque e Pague do Batata 
Situado próximo ao Centro, na Estrada da Tafona, o Pesque e Pague do Batata funciona diariamente. Ele que foi inaugurado no dia 20 de fevereiro de 2010, é resultado de um sonho da família de 20 anos atrás, que aos poucos foi tornando-se realidade. Tem como atrativos churrasqueira ao ar livre, pousada, cancha de bocha e açudes para pesca, espaço para festas e eventos e tanque com peixes vivos. 




Horto das Margaridas 
Ao visitar o Horto das Margaridas, no bairro Vila Rica, pode-se ter um conhecimento básico de como cuidar da saúde através dos chás. Existe na propriedade o relógio do corpo humano através dele pode-se saber a hora certa que cada chá deve ser consumido e qual tipo de chá para cada órgão do corpo. 


Além disso, a proprietária tem um alto conhecimento sobre chás e conta com mais de 100 espécies a pronta entrega com 100% orgânico. O visitante também encontra ervas medicinais, pomadas, tinturas, sal temperado, mel e compotas. O atendimento é sob agendamento e o estabelecimento possui capacidade para o recebimento de até 30 pessoas em conjunto. 


Cachaçaria Harmonie Schnaps 
A Harmonie Schnaps (Cachaça de Harmonia) é produzida por Leandro Augusto Hilgert. Sua família foi pioneira em elaborar cachaça artesanal na região. Com instalações modernas em um ambiente rústico, o local preserva uma tradição que vem desde a década de 1940, já na quinta geração da família. Os trabalhos foram retomados por Leandro em 2003. 


A Harmonie Schnaps sempre investiu na qualidade, nos detalhes e no requinte do mais puro destilado. A produção/elaboração ocorre em instalações próprias e exclusivas, especialmente construídas para a elaboração da cachaça. Possui uma produção máxima de 20 mil litros/ano, com um rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade, que inicia na lavoura da cana-de-açúcar (orgânica) até a venda final do produto, e todo este processo é aferido e certificado pelo Inmetro. 
Beneficiada pela excepcionalidade do clima e solo da região do Vale do Rio Caí, a cultura da cana-de-açúcar proporciona a elaboração de cachaça de notável qualidade. Uma curiosidade: a fermentação do caldo de cana (garapa) ocorre através de leveduras selecionadas importadas, que garantem suas propriedades e aromas singulares, resultando em um produto sofisticado e por isso vem sendo merecidamente reconhecida como tal. 


Em 2013 a Cachaça Prata recebeu a grande medalha ouro e a Cachaça Envelhecida recebeu a medalha ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, reconhecida assim, mundialmente. Já o processo de destilação é feito no alambique de cobre, que catalisa importantes reações. O processo aproveita sempre o ‘coração’, parte nobre do destilado, e descarta a cabeça - 10% iniciais - e a cauda - 10% finais da destilação. 
A Cachaçaria faz parte do roteiro Turístico Sabores e Saberes do Vale do Caí que abrange 13 famílias, e é voltado para o Turismo Rural. 
www.rotasaboresesaberes.tur.br 


Igreja Matriz de São João Nepomuceno 
A atual Igreja Matriz de Harmonia foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1954, mas sua história remonta o ano de 1873, quando a então vila de Harmonia ganhou uma capela de madeira. O santo escolhido pela comunidade foi São João Nepomuceno, mártir do sigilo da confissão, e a capela ganhou em 1883 uma imagem do santo vinda da Alemanha. 


A paróquia só foi criada em 1887, pelo bispo de Porto Alegre Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. E muitas informações a partir daí foram perdidas em um incêndio ocorrido em 1905, na casa paroquial. As chamas consumiram desde os documentos da criação da paróquia até os papéis da nomeação de seu primeiro pároco, que foi o padre José Langen. 
A Paróquia São João Nepomuceno atualmente administra as seguintes Capelas: Imaculado Coração de Maria (Linha Bonita Baixa), São José (Despique), São Luís (Vila Rica) e São Francisco de Salles (Dom Diogo). 


Balneários 
Harmonia conta com dois balneários junto ao Rio Caí. Ambos funcionam nas temporadas de veraneio, com opções de áreas de camping, esportes e recreação. Sem falar no atendimento em português ou alemão. 
O Balneário Harmonia fica na Rua Henrique Lauermann, no bairro Vila Rica. Já o Balneário das Taquareiras, está situado junto à RS-124, na localidade de Morro Peixoto. Além do espaço para barracas, a área conta com cabanas e passeio de trenzinho pelo espaço, que tem ainda uma gruta natural. 




CTG Recanto Nativo 
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recanto Nativo localiza-se na Rua Henrique Lauermann, no bairro Vila Rica, parte sul da cidade. A entidade foi fundada em 18 de setembro de 1988 e iniciou a construção de sua sede própria em 1997. 


Durante seus mais de 25 anos de história, o Recanto Nativo tem tido presença constante em eventos tradicionalistas em todo o Estado e participa ativamente dos eventos do município. Isso além de movimentar frequentemente o município com suas promoções campeiras ou artísticas, colocando Harmonia como referência regional no Movimento Tradicionalista Gaúcho. 



Centro da cidade
Pórtico de chegada
Chegando na cidade
Praça



Prefeitura Municipal
Ruas da cidade

Dados gerais da cidade de Harmonia, Rio Grande do Sul
Código do Município - 4309555 
Gentílico - harmoniense 
Prefeito (2017) CARLOS ALBERTO FINK 
População estimada [2019] 4.866 pessoas 
População no último censo [2010] 4.254 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 95,04 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,4 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.439 pessoas 
População ocupada [2017] 30,9 % 
Posição geográfica da cidade de Harmonia no estado do Rio Grande do Sul
História da cidade de Harmonia. Rio Grande do Sul
Harmonia 
Rio Grande do Sul - RS 
Histórico 
Em 1863, as terras onde hoje se encontra o município, pertenciam a Juca Teixeira, que morava em Parecy. O Sr. Pedro Kuhn foi encarregado pelo Governo para fazer a organização, medição e venda das colônias. Essas colônias seriam entregues aos novos agricultores alemães. 


A origem do nome da localidade deve-se ao fato de, quando os primeiros moradores se estabeleceram na região, reuniram-se para cantar e fazer música. Este fato proporciona uma harmonia agradável entre seus componentes. Daí surgiu a denominação Harmonia.
Esta eh a bandeira da cidade de Harmonia. Rio Grande do Sul
Brasão da cidade de Harmonia, Rio Grande do Sul

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Harmonia, RS / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia 



DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



Encontre aqui seu lugar incrível