Na região do Pico da Bandeira, na Zona da Mata mineira com paisagens belíssimas e construções bucólicas. Grande potencial para o Ecoturismo, Turismo de aventura, Turismo histórico, Cultural e Religioso.
Vista aérea da cidade
Biblioteca Pública Municipal
Casa de Oração
Cristo Redentor da cidade
Entorno da cidade
Rio São Mateus que banha a cidade
Escola Pública Municipal
Escola Pública Estadual
Antiga Estação Ferroviária
Fazenda da região
Igreja Matriz de São Mateus
Praça da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3125309
Gentílico - faria-lemense
Prefeito (2017 / 2020) SUELI CUNHA TERRA
População estimada [2019] 3.241 pessoas
Densidade demográfica [2010] 20,43 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 430 pessoas
População ocupada [2017] 12,8 %
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de formação da cidade
FARIA LEMOS - Minas Gerais - MG
Gentílico: FARIALEMENSE
HISTÓRICO:
No ano de 1831, José de Lannes Dantas Brandão, acompanhado de sua esposa Rosauria Maria de Jesus, vindos da povoação de Arrepiados (hoje Araponga), descendo os rios Muriaé, Carangola e São Mateus, apossaram-se das terras existentes na região, situadas até o córrego de Bambuí. Desta forma teve início a colonização do atual município de Faria Lemos. Essas terras foram transferidas, mais tarde, para um português de nome Alberto, passando a constituir a Fazenda São Mateus.
Na segunda metade do século XIX, um grupo de cidadãos decidiu fundar uma povoação dentro daquele imóvel. Ante a relutância do proprietário, os Srs. José Moreira Carneiro, Francisco José da Silva, José Bento da Silva e o Major Américo de Lacerda, intimaram o mesmo a ceder uma gleba de terras para isso. Consta por tradição oral que, no trabalho de impor a ocupação, os fundadores chegaram a construir casas até mesmo durante a noite, para criar uma povoação a curto prazo.
Em 1880 a Fazenda São Mateus pertencia a Antônio Silvério da Rocha. Em 6 de julho de 1886, a Estrada de Ferro Alto-Muriahé inaugurou sua estação ferroviária na povoação. Por Provisão Episcopal de 20 de julho de 1887, foi autorizada a edificação de uma capela, tendo por orago São Mateus.
O terreno propício para a agricultura, principalmente arroz, milho, feijão e café, foram os fatores de fixação do homem branco na região.
O nome primitivo era São Mateus em alusão ao imóvel de onde se originou a cidade. O topônimo atual é uma homenagem ao então Presidente da Província de Minas Gerais, Francisco de Faria Lemos.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Faria Lemos, MG / IBGE / Thymonthy Becker / mapio.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE