Pertencente ao Circuito da Serra da Canastra, o município de Tapira esbanja belas paisagens como, por exemplo, a Serra do Boqueirão, lugar em que se encontram uma fauna e flora diferenciadas.
Centro Esportivo
O Centro Esportivo de Tapira, CETAP, oferece aulas de inúmeras modalidades esportivas de forma totalmente gratuita, além de várias opções de lazer. Tudo por meio de uma boa infraestrutura e profissionais comprometidos.
Serra do Boqueirão
Pertencente ao Circuito da Serra da Canastra, o município de Tapira esbanja belas paisagens como, por exemplo, a Serra do Boqueirão, lugar em que se encontram uma fauna e flora diferenciadas.
Igreja Matriz de São Sebastião
A Paróquia de São Sebastião foi criada em 23 de agosto de 2004 e pertence a Arquidiocese de Uberaba.
Cachoeira das Lages
Localizada na propriedade do senhor Zizico Machado, a Cachoeira das Lages fica localizada à 17Km do centro de Tapira. (LATITUDE: WO 46° 38’ 42,3’’; LONGITUDE: S 19° 57’ 37,1’’)
Cachoeira dos Bandeirantes
Situada à 33 Km do centro de Tapira, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Bandeirantes é uma das mais belas cachoeiras do município, tendo um volume de água considerável e com uma queda de 20m de altura.
O acesso é simplificado, uma vez que a estrada encontra-se em ótimo estado de conservação, contando com sinalização turística do “Roteiro 100”. (LATITUDE: WO 46º 40’ 14,9’’; LONGITUDE: S 20º 02’ 59,9’’)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a construção mais antiga da cidade.
Cachoeira das Perobas
Distante apenas 13Km do centro de Tapira, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Perobas, posui três quedas distintas encravadas no meio da mata virgem, proporcionando aos olhos uma bela imagem. Os proprietários do atrativo também oferecem refeições na sede da propriedade mediante reserva. (LATITUDE: WO 46° 43’ 53,8’’; LONGITUDE: S 19° 56’ 04’’)
Cachoeira do Bineco
Localizada à 17Km do centro de Tapira, no sentido Alto da Serra, a Cachoeira do Bineco tem uma boa área de camping. (LATITUDE: WO 48º 40’ 45,1’’; LONGITUDE: S 25º 59’ 39’’)
Casarão do Carlos
Guarda os traços do estilo colonial que dominou estas terras no passado.
Cachoeira do Vicente Gaspar
Localizada na propriedade de Vicente Gaspar de Souza, a Queda D'água da Purunga fica à 18Km do centro de Tapira, tendo aproximadamente uma altura de 17m em sua maior queda.
Não possui poço para banho, por isso é mais contemplativa ou para escalada e esportes de aventura como, por exemplo, rapel. A cachoeira é de difícil acesso. São oferecidas refeições na sede da propriedade mediante pedido.
Cachoeira dos Evaristos
Localizada à 25 Km de Tapira, na mesma região da Cachoeira dos Carlos, a Cachoeira dos Evaristos recebe nos feriados vários grupos de habitantes locais, que ali acampam por dias, usufruindo de um delicioso banho de cachoeira e contemplando o belíssimo relevo e vegetação local. (LATITUDE: WO 46º 56’ 42,9’’; LONGITUDE: S 19º 59’ 4,1’’)
Opções de Restaurantes
Restaurante Aquarius
Pç. Antônio Venâncio de Souza, n° 10 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1215
Bar e Lanchonete Bom Gosto
Rua Egídio Ribeiro de Resende, n° 52 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1459
Restaurante Raposão
Rua Clóvis José Barcelos, n° 89 (Parque Florido)
Telefone: (34) 3633-1390
Opções de acomodações
Posto Game
Rua Francisco Rosa Pires, n° 14 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1235
Pousada Circuito da Canastra
Rua Egídio, n° 52 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1459
Melo Pousada
Rua: Ver. José Resende, n° 57A (Centro)
Telefone: (34) 3633-1103
Site: www.melopousada.com.br
Cultura e Lazer
Cavalgada
A Cavalgada é uma das maiores manifestações da cultura tapirense. Desde a colonização destas terras, até os dias atuais, ela faz parte do nosso cotidiano.
Vários casamentos civis têm seus noivos chegando à porta do cartório montados e em comitiva junto a eles, os padrinhos, testemunhas e amigos, todos em cavalgada.
Carro-de-boi
Nos primeiros dias da história de Tapira, o carro de boi era o "caminhão" que transportava a colheita, sendo a peça fundamental para a produção chegar ao seu destino. Hoje, alguns ainda o utilizam para este fim; mas o seu estilo rústico passou a ser considerado charme. Fazendeiros do município sempre fazem presença em encontros de carros- de-boi da região. Assim, este meio de transporte se transformou em paixão.
Folia de Reis
A Folia de Reis é um evento religioso que mostra a fé da maioria dos tapirenses. Nas vésperas do dia 6 de janeiro, Dia de Reis, as folias percorrem as propriedades rurais do município cantando e invocando a proteção dos santos reis magos.
Produtos artesanais
A produção do queijo artesanal serve muito bem para ilustrar uma enorme quantidade de produtos da agroindústria que o tapirense é especialista em produzir. Tudo isso vem desde a colonização e, de lá para cá, a tecnologia os aprimorou. Contudo, o essencial permaneceu: o amor e o carinho com que cada peça é produzida.
Vista aérea
Construção antigaEmas na região da cidade
Entorno da cidade
Evento comemorativo
Vista parcial
Praça
Prefeitura Municipal
Rua da cidade
Serra do Boqueirão
Trevo de acesso
Dados gerais da cidade de Tapira, Minas Gerais
Código do Município - 3168101
Gentílico - tapirense
Prefeito (2017) LILIANE MACHADO COSTA VENÂNCIO
População estimada [2019] 4.773 pessoas
População no último censo [2010] 4.112 pessoas
Densidade demográfica [2010] 3,49 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 3,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 2.349 pessoas
População ocupada [2017] 50,5 %
Posição geográfica da cidade de Tapira no estado das Minas Gerais
História da cidade de Tapira, Minas Gerais
Tapira
Minas Gerais MG
Histórico
Sua história confunde-se com a de Sacramento e de Araxá, pois, seu território está entre os núcleos que se formaram de um ponto principal que é Vila de Desemboque, berço de toda a civilização do Sertão da Farinha Podre (Atual Triângulo Mineiro).
Pela tradição oral, tinha os índios Araxás como seus primitivos ocupantes na região dos planaltos de Araxá, de onde se desmembrou Tapira.
Essa região compreendia terras férteis, que escondiam também metais e pedras preciosas.
Cumprindo as determinações oficiais foram desbaratados os Araxás, o que possibilitou a vinda dos colonizadores oriundos de São João Del Rey, São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica), Pitangui e outros centros.
Sua origem remonta-se aos idos de 1870, sendo considerado seu fundador Pedro Assunção e Sousa. Também conhecido como ?tio Pedro?, Pedro Assunção levantou um cruzeiro fincado em um morro da fazenda Capão Escuro, com ajuda de escravos e vizinhos.
Aquele cruzeiro viria a ser marco inicial da fundação da atual cidade de Tapira, primeiramente denominada Arraial das Antas.
Ao pé daquela cruz rezava-se o terço no primeiro domingo de cada mês assistido por pessoas vinda de toda a região. Como as terras eram férteis, inúmeros daqueles visitantes acabavam por fixar à volta do cruzeiro, construindo suas moradias e se dedicando às lidas agrícolas, isto no início do Século XX.
Ali encontrava-se, desde o evento da Lei Áurea, o ex-escravo Lázaro e sua família, sendo seu primeiro morador, enquanto o senhor Pedro Assunção e Sousa é apontado como fundador do povoado.
A família Peres, tendo como chefes João e Manoel, veio a seguir, colaborando com Lázaro na expansão agrícola do território e no crescimento do Arraial das Antas, quando se tornou como distrito de Tapira em 1923, pertencendo ao município de Araxá.
Em 1938, passou a pertencer ao município de Sacramento.
Em 1962, foi emancipado como município de Tapira. Tendo as principais fontes de riquezas na indústria de mineração, com beneficiamento de concentrado de fosfato, e na agricultura e pecuária.
O topônimo, Tapira, originou-se de Tapir (Anta), palavra de origem indígena, animal outrora existente em grande quantidade na região.
Gentílico: Tapirense
Esta eh a bandeira da cidade de Tapira, Minas Gerais
Este eh o brasão da cidade de Tapira, Minas Gerais
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Tapira, MG / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker
CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM
VALEU PELA AVENTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE