OLHANDO DA JANELA DO TREM: ARAGUAINHA / MATO GROSSO / BRAZIL (0316 / 5.570) POPULAÇÃO: 946 PESSOAS (IBGE 2020)

Translate

Pesquise o que procura aqui

ARAGUAINHA / MATO GROSSO / BRAZIL (0316 / 5.570) POPULAÇÃO: 946 PESSOAS (IBGE 2020)




O Domo de Araguainha é a maior cratera de impacto de meteorito da América do Sul, com um diâmetro de 40 km.
DOMO DE ARAGUAINHA, MT 


É uma cratera de impacto erodida, ou astroblema, com seu centro localizado entre as cidades de Araguainha e Ponte Branca, ambas no Estado do Mato Grosso. Uma menor porção da cratera (~40%) está sobre o Estado de Goiás, sendo cortada, portanto, pelo Rio Araguaia, que divide os dois Estados.
CRATERA CAUSADA PELO IMPACTO DO METEORITO TEM UM DIÂMETRO DE 40 km EM ARAGUAINHA, MT
DENTRO DA CRATERA DE ARAGUAINHA, MT
O impacto do meteorito que formou o Domo de Araguainha aconteceu no período Triássico, 245 Ma., e afetou a seqüência sedimentar da Bacia do Paraná, bem como seu embasamento cristalino. As rochas sedimentares afetadas e deformadas pelo impacto compreendem desde conglomerados Ordovicianos da Formação Alto Garças até siltitos e folhelhos Permianos da Formação Corumbataí.
O Projeto Geoparque do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB) objetiva identificar, descrever e publicar propostas de geoparques no Brasil. Sendo assim, e reconhecendo a importância de crateras de meteoritos para educação, geoturismo e pesquisa científica, a CPRM/SBG promoveu este trabalho, com o objetivo de propor a criação do Geoparque Astroblema de Araguainha - Ponte Branca (GO/MT).  (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CRATERA DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO EM ARAGUAINHA, MT 
A história da Paróquia de Araguainha teve início nos anos 40, no então povoado Couto Magalhães onde habitava uma senhora por nome de Cezarina Portugal, muito devota de Nossa Senhora da Piedade que rezava todos os anos um terço em homenagem à Santa. Por esse motivo, foi criada na década de 50 a primeira capela no povoado, recebendo o nome de Capela de Nossa Senhora da Piedade e proclamada padroeira do povoado Couto Magalhães.


Ainda na década de 50 chegava no povoado o Padre José Bessemans, que residia na cidade de Alto Garças. O Padre José Bessemans nomeou também como padroeiro do povoado Couto Magalhães, São José Operário. A partir de então, a comunidade passou a festejar em dias separados os dois padroeiros, sendo São José Operário em maio e Nossa Senhora da Piedade em setembro, fato que permanece até os dias atuais.


Por vários anos, permaneceu com o título de capela. Só então, na década de 80 formou-se uma comissão de representantes da comunidade, com o objetivo de dirigir-se à Diocese de Guiratinga, no propósito de pedir a criação da Paroquia, pedido que foi atendido pelo Bispo Dom Camilo a partir de 1º de maio de 1985. 
A Capela passou a chamar-se Paróquia São José Operário. (Prefeitura de Araguainha, MT) 
FESTIVAL DE PRAIA DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
FESTIVAL DE PRAIA DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
FESTIVAL DE PRAIA DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
LOCAL ONDE OCORRE O FESTIVAL DE PRAIA DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
CACHOEIRAS DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CACHOEIRA BARREIRÃO EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CACHOEIRA DESLUMBRANTE EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CACHOEIRA DIAMANTINO EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CACHOEIRA DO FUSIL EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CACHOEIRA EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT
JUSTIÇA ELEITORAL EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ EM ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
PRAÇA CENTRAL DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
PONTE EM ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
CASARÃO EM ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
PÁSSARO CURICACA COMUM NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
CAVERNA ÁGUA EMENDADA EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 


SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUAINHA, MT (G1.com)
RIO ARAGUAIA NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
RIO BARREIRÃO NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
SERRA DA ARNICA EM ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
AVE TUCANO, COMUM NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
VISTA AÉREA DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT (Prefeitura de Araguainha, MT) 
LOCAL ONDE ACONTECE O FESTIVAL DE PRAIA EM ARAGUAINHA, MT (cidade-brasil.com.br) 
População estimada 2016 (1) - 953 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 687,973 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1,59 
Código do Município 5101209 
Gentílico - araguainhense 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT 
O termo Araguainha é de referência geográfica, devido ao rio Araguainha, que banha o território municipal, jogando suas águas no portentoso Araguaia. 

Gentílico: araguainhense 
Histórico 
Araguainha 
Mato Grosso - MT 
HISTÓRICO DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MT 
Araguainha foi ocupada por conta de atividades garimpeiras, sendo Aprígio José de Lima o grande pioneiro da região. Foi a determinação de Aprígio Lima que possibilitou a ocupação definitiva dessa porção territorial situada na região do Vale do Rio Araguaia.

Na década de quarenta, constatou-se um excesso de terras na Fazenda São Gabriel, que se avizinhava ao pequeno arraial nascente. As autoridades constituídas requereram a área de terras, destinando-a à formação, então oficial, de um povoado. 
O decreto nº 885, de 10 de Julho de 1947, reservou área de 3.600 hectares de terras para patrimônio da povoação de Ribeirão Araguainha, no município de Alto Araguaia, que teve assim sua primeira denominação.


Algum tempo depois, a povoação passou a chamar-se Couto Magalhães, em homenagem ao eminente homem público José Vieira Couto de Magalhães, que governou a Província de Mato Grosso de 02 de Fevereiro de 1866 a 13 de Abril de 1868, no período da Guerra do Paraguai. O progresso era inevitável e as autoridades determinaram o arruamento do patrimônio de Couto Magalhães. 
A lei nº 693, de 12 de dezembro de 1953, alterou a denominação de Couto Magalhães para Araguainha. O município de Araguainha foi criado através da lei estadual nº 1.946, de 22 de novembro de 1963.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ARAGUAINHA, MATO GROSSO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ARAGUAINHA, MATO GROSSO
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / mapio.net / Governo de Araguainha, MT / Wikipédia



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



OS SONHOS QUE SONHEI
DESCENDO O ABISMO DE CARRO
Estava num carro. Só que este carro era retangular, de uns dois metros, por um de largura e um de altura. Na verdade, ele era um bloco todo fechado. A frente era um retângulo menor. A gente estava tentando sair de uma garagem de uma casa cuja saída era muito íngreme. Desci do carro para ver o que estava acontecendo. O carro ia subindo, depois não conseguia e voltava. Depois o motorista afastou mais que pode, acelerou e conseguiu sair. Ele saiu e não parou para eu subir. Ele foi dando a volta no quarteirão. Mas o quarteirão era apenas em volta daquela casa e em Forma de um triângulo. Fui acompanhando ele dar e volta e imaginando que ele não voltasse para me pegar.
Mas ele voltou. Quando parou perto de mim, já tinha outra pessoa dirigindo. Neste retângulo pequeno que era a frente do carro, havia dois lugares, onde aquela pessoa que estava comigo estava sentada, e a uns 30 centímetros abaixo e um pouco mais a frente, havia outro, onde estava o motorista. Não havia capota nem nada, apenas os dois retângulos sobre rodas. Eu subi e o motorista saiu dirigindo. Não tinha volante, era tipo manche de avião. Ele acelerou muito, e como o quarteirão era muito pequeno, quando chegou na esquina não conseguiu parar. 
Então o carro começou a descer um abismo, que tinha atrás daquela casa. O abismo era profundo e totalmente vertical. Mas o tal carro foi descendo, como se estivesse numa estrada normal. Fiquei imaginando que se ele perdesse a aderência dos pneus com o chão, a gente morreria mesmo. Mas o carro continuava descendo, e quando tinha alguma árvore, o carro batia nela, ela caia e ele passava por cima sem problemas. 
O motorista e o que estava do meu lado ficavam apenas procurando por aonde ir, sempre dizendo é por aqui. O fundo nunca chegava e eu sempre temendo morrer. Até que chegamos ao fundo do abismo. Lá tinha um gramado grande, com vários círculos de cores diferentes, feitos na própria grama. Como em capo de futebol. Havia três círculos grandes e vários pequenos. Então os dois disseram que havia chegado. Percebi então que era ali que tínhamos que ir. Perguntei se ele fez aquilo de propósito e eles disseram que sim, pois se tivesse que dar a volta, pela estrada, seria mais de 400 quilômetros e levaria muitas horas, e eles tinham feito em cinco minutos. Depois o motorista disse que era para descarregarmos o carro e deixar tudo pronto, para quando os outros chegassem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Encontre aqui seu lugar incrível