Pular para o conteúdo principal

LUGARES RETRÔ EM SÃO PAULO / SP- Ah como é bom voltar no tempo e relembrar como era nossa vida antes de tanta novidade e tecnologia. Para você que gosta dessa sensação de nostalgia, a boa notícia é que São Paulo oferece muitos lugares que podem nos fazer viajar no tempo. Seja pela decoração, temática ou cardápio, a verdade é que são boas opções para quem quer fugir do tradicional. São desde lanchonetes, sorveterias, cinemas a lojas de vinil e móveis vintage. Visitar esses lugares é como voltar a ser criança - onde tudo era simples e fácil. Curtiu a ideia? Então confira 15 lugares que vão te fazer voltar no tempo em SP:




CONHEÇA 15 LUGARES EM SÃO PAULO, SP, BRASIL QUE FARÁ VOCÊ VOLTAR NO TEMPO - OLHANDO DA JANELA DO TREM
Ah como é bom voltar no tempo e relembrar como era nossa vida antes de tanta novidade e tecnologia. Para você que gosta dessa sensação de nostalgia, a boa notícia é que São Paulo oferece muitos lugares que podem nos fazer viajar no tempo. Seja pela decoração, temática ou cardápio, a verdade é que são boas opções para quem quer fugir do tradicional. 
São desde lanchonetes, sorveterias, cinemas a lojas de vinil e móveis vintage. Visitar esses lugares é como voltar a ser criança - onde tudo era simples e fácil. Curtiu a ideia? Então confira 15 lugares que vão te fazer voltar no tempo em SP: 
Foto - ?
ZÉ DO HAMBÚRGUER 
Para quem quer provar um hambúrguer gourmet e, de quebra, conhecer um lugar diferente, o Zé do Hambúrguer é uma ótima pedida. Com decoração retrô, inspirada nos anos 50, a hamburgueria atrai pessoas de todas as idades que ficam encantados por seu cardápio farto, além do grande destaque da casa: mesa dentro de um carro antigo. 
Endereço: Rua Itapicuru, 419 - Perdizes 
Horário de funcionamento: Domingo a Quinta, das 12h às 0h; Sexta, das 12h às 2h; Sábado, das 12h às 4h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
DROSOPHILA BAR 
Localizado em um casarão dos anos 20 no centro de São Paulo fica o Drosophila Bar. A casa tem uma decoração composta de móveis antigos que se assemelha a uma sala de visita retrô. Segundo os donos, alguns objetos do local são da antiga dona Madame Lili, personagem fictícia inventada pela casa que teria vindo de Xangai e morado no casarão, promovendo a boêmia de São Paulo. Além dos ótimos drinks, o cardápio dá boas opções de entradas e pratos. Uma boa pedida para quem quer conhecer um lugar diferente e, de quebra, voltar no tempo! 
Endereço: Rua Nestor Pestana, 163 - Consolação 
Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira, das19h às 0h; quarta e quinta-feira, das 19h à 1h; sexta e sábado, das 19h às 2h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
TUBAÍNA BAR 
O Tubaína Bar é aquele lugar diferente de tudo que você já conheceu: com móveis retrô e um cardápio vegano, o local tem seu destaque pela variedade de refrigerantes. No cardápio há mais de 20 rótulos da bebida produzidos por pequenos fabricantes, a maioria do interior de São Paulo, alguns com mais de 100 anos de existência. Seja em casal ou com os amigos, o passeio é ideal para o final de semana ou aqueles dias mais quentes! 
Endereço: Rua Haddock Lobo, 74 
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 12h às 15h30 e das 18h às 0h30; sexta, das 12h às 2h30; sábado, das 13h às 2h30 e domingos e feriados, das 13h às 23h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
LEKITSCH BAR 
Bem perto da Praça Roosevelt na região da Consolação, o Lekitsch Bar une estilo retrô com o aconchego de uma casa de vó antiga - mesas, quadros e cardápio bem planejados para fazer o cliente se sentir "em casa". São diversos objetos nostálgicos, entre eles, fitas cassetes, quadros de pin-ups, TVs em preto e branco, abajures estampados e até brinquedo antigos. No cardápio, destaque para caipirinha, cerveja, petiscos e pratos gostosos. 
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 142 - Consolação 
Horário de funcionamento: Terça a quinta, das 18h às 2h; sexta, das 18h às 3h; sábado, das 12h às 3h e domingo, das 12h às 0h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
JOHNNY ROCKETS 
Se você quer dar uma animada no tradicional almoço ou janta, a dica é conhecer a Hamburgueria Johnny Rockets! O espaço conta com uma decoração especial, inspirada nas tradicionais casas de lanche americanas dos anos 50. Além de um cardápio farto com opções de hambúrgueres de carne e vegetariano, o estabelecimento conta com música ambiente e um show de dança (a cada 30 minutos) feito pelos próprios garçons! Com filiais espalhadas pela capital, vale a pena a visita para quem quer sair da mesmice. 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
CINEMATECA BRASILEIRA 
O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20 é, hoje, o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes. Além da programação inusitada, com filmes nacionais e estrangeiros desconhecidos do grande público, a Cinemateca tem um acervo com mais de 200 mil rolos de filmes, entre documentários, ficção, não ficção e peças publicitárias – os mais antigos datam de 1895. Para saber mais sobre a programação, clique AQUI. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique, sendo autorizada a entrada de cães de pequeno porte. 
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
ROLLER JAM 
A Roller Jam explora a temática retrô, com decoração e iluminação típicas dos anos 70 e 80 em um ambiente especial para patinação. Para completar a decoração, músicas estilo disco music animam a pista com a participação de DJs e convidados. Além disso, o espaço conta com monitores e professores ensinando passos de dança sobre patins, lanchonete em estilo Diner Americano e máquinas de fliperama retrô que compõem o clima divertido. 
Endereço: Rua Fernando Falcão, 393 - Mooca 
Horário de funcionamento: Domingo a quinta, das 16h às 22h; sexta, das 18h às 4h; sábado, das 16h às 4h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
THEATRO MUNICIPAL 
Uma visita ao Teatro Municipal deveria ser obrigatória para todo paulistano e turista que visita a capital. Não é só sua exuberante arquitetura que atrai olhares e admiração: seus espetáculos são dignos de suspiros e aplausos da platéia - que, ao contrário do que muitos imaginam, não é só composta por pessoas ricas e cultas. Com uma grande diversidade de atrações, que variam desde orquestras, corais e balés, o espaço está atraindo cada vez mais crianças e jovens. Seja para apreciar uma cultura diferente ou simplesmente admirar a grandeza dessa construção, o passeio vale a pena! Para ver a programação completa, clique AQUI. 
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº 
Telefone para contato: (11) 3053 2090 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
BARBEARIA 9 DE JULHO 
As barbearias à moda antiga voltaram com tudo de uns tempos para cá: o estilo retrô conseguiu chamar mais atenção do que os tradicionais salões da capital. A Barbearia 9 de Julho é uma referência quando o assunto é voltar no tempo: com 8 filiais na capital, oferece serviços simples, mas com preços justos. Para cortar o cabelo, o preço é R$ 50, já fazer a barba com navalha custa R$ 40. 
Unidade Augusta 
Endereço: Rua Augusta, 1371 - sala 05
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
SORVETERIA ALASKA 
Uma das sorveterias mais antigas da cidade, a Sorveteria Alaska tem como destaque as taças e casquinhas enormes, com bons sorvetes, caldas, marshmallow, biscoitinhos e uma ótima farofa doce. Se você busca fugir dos tradicionais estabelecimentos gourmet, por lá a simplicidade domina. Com sabores tradicionais e alguns mais elaborados, o cliente pode optar também pela Banana Split ou Taças mais incrementadas. 
Endereço: Rua Dr. Rafael de Barros, 70 - Paraíso 
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, das 9h às 0h; sexta, das 9h à 1h; sábado, das 9h às 2h e domingo, das 9h às 23h30 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
NICO HAMBURGUERIA 
Sabe aqueles brinquedos antigos que você nos faz lembrar da infância? Você pode encontrar eles e muito mais na Nico Hamburgueria. O estabelecimento com foco em hamburguers e lanches, tem como decoração brinquedos vintages trazendo uma nostalgia e um certo charme ao ambiente. Com um estilo rústico, mas sem deixar de lado o conforto, no cardápio estão desde lanches a milkshakes de diversos sabores. 
Endereço: Rua Cisplatina, 31 - Ipiranga 
Horário de funcionamento: Terça a quinta, 18h30 às 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h à 0h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
BOUTIQUE VINTAGE BRECHÓ E BAR 
O Boutique Vintage Brechó e Bar, estabelecimento especializado em roupas e acessórios vintage, une - com um ar retrô - a venda de roupas e objetos antigos com um espaço cuidadosamente decorado que oferece cervejas especiais, arte e cultura. Seja para ouvir uma música ao vivo, ou simplesmente bater um papo com os amigos em um lugar diferente, o local é a pedida certa. De quebra, o cliente acaba conhecendo um universo incrível que é o dos brechós. Para conferir a programação, basta ficar de olho na página oficial. 
Endereço: Rua Padre Adelino, 949 - Quarta Parada 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
CASARÃO DO VINIL 
Um dos melhores lugares para comprar vinil em São Paulo é o Casarão do Vinil. Funcionando em uma construção da década de 1940, cerca de 700 mil discos estão espalhados pelos 600 m² do Casarão, divididos por faixa de preço. Seja para ver as opções ou simplesmente conhecer um lugar diferente, vale a visita até a Mooca. Para quem quer facilitar a busca de nomes ou é fã das comprar online, aloja disponibiliza ainda alguns exemplares na internet. 
Endereço: Rua dos Trilhos, 1212 - Mooca 
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
LOJA RETRÔ 63 
Se você é fã de móveis e objetos retrô não pode deixar de dar uma passada na Loja Retrô 63. A casa é especializada em objetos dos anos 40, 50 e 60 e busca trazer, de forma nostálgica, o glamour da época. Por lá, é possível encontrar de tudo e mais um pouco: telefones, lustres, vitrolas, mesas e muito mais. 
Endereço: Rua Harmonia, 63 – Vila Madalena 
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h30 às 18h 
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
PLAYARTE MARABÁ 
Localizado no coração de São Paulo, na Avenida Ipiranga, o cinema de rua Marabá é um dos mais antigos da capital e ainda guarda um ar retrô glamouroso. Se o objetivo é conhecer lugares incríveis sem ir muito longe - ou sem fugir muito da programação normal, a dica é conhecer esse incrível estabelecimento. Em cartaz estão os principais lançamentos do cinema - filmes normais e em 3D. Os preços variam entre R$ 18 (R$ 9 meia) de dia de semana e R$ 24 (R$ 12 meia) aos finais de semana. Seja para fugir um pouco dos shoppings lotados ou conhecer melhor a cidade de SP, esse passeio vai te conquistar! 
Endereço: Avenida Ipiranga, 757
© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda

Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker / Divulgação /



Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Baependi é um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade. Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares. A religiosidade ocupa lugar de destaque como um dos fatores que mais atraem os visitantes, uma vez que Baependi foi o lugar onde a serva de Deus, Nhá Chica, concedeu suas graças, hoje em dia inúmeras romarias de diversas partes do país têm como destino o Santuário de Nhá Chica, onde também se encontram seus restos mortais.

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Será que tem gremista em Colorado? Claro que tem. Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O município tem como base da economia a produção agrícola. Cenários de belezas, cores e aromas que seduzem os turistas. Cenários de belezas, cores e aromas que seduzem os turistas

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. Destes, Capitólio se destaca por oferecer as melhores opções de serviços e infraestrutura turística. Os passeios náuticos, os esportes aquáticos, a pesca esportiva e a exuberância natural são pontos fortes da região, que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco, o "Velho Chico". O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias. Desses, surgiram os “brasilienses”, o gentílico usado para quem nasceu aqui e adotado por quem veio de fora e assumiu a cidade como sua.

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras. De frente para a Baía da Guanabara, Niterói mostra que a vista para a cidade do Rio não é o único atrativo. Além de oferecer, na sua face voltada para o alto mar, trechos de areia ideais para quem quiser fugir do agito de Ipanema e Copacabana, o município começa a explorar o legado das construções assinadas por Oscar Niemeyer, entre elas o famoso Museu de Arte Contemporânea.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.