segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TREVI FOUNTAIN, PIAZZA DI TREVI, 00187 ROMA, ITÁLIA - A fonte dos desejos eh o mais antigo aqueduto que abastecia Roma no século 19 A.C.




CONHEÇA A "FONTANA DE TREVI", ROMA, ITÁLIA
Roma, a cidade das fontes, teve uma delas eternizada pela cena de La Dolce Vita, de Federico Fellini, em que o personagem de Marcelo Mastroianni é convidado a banhar-se nas águas da enorme e barroca Fontana di Trevi pela femme fatale vivida pela atriz Anita Eckberg. Trata-se de um clássico romano absoluto, sobretudo à noite, apesar do clichê. O direito à sua contemplação é gratuito, claro, mas separe uma moeda para manter a tradição, jogando-a de costas e com a mão direita sobre o ombro esquerdo. Isso significará que você um dia retornará à cidade. Um segundo níquel, dizem, garante um desejo realizado.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, sem dúvida alguma, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.
Além disso, desde a rodagem do filme “Three Coins in the Fountain“, que em português recebeu o título de “A Fonte dos Desejos“, a tradição diz que, se você jogar uma moeda na fonte, voltará a visitar a cidade. Porém, se você for solteiro(a), aqui vai outra dica: a tradição também diz que, se você jogar duas moedas, vai encontrar a sua outra metade da laranja em Roma! Aproveita os Voos Baratos para Roma e descobre a beleza da Fontana di Trevi.
A FONTANA DI TREVI (FONTE DOS TREVOS, EM PORTUGUÊS)
SEGUNDO A LENDA, VOCÊ DEVE FICAR DE COSTAS PARA A FONTE E LANÇAR UMA MOEDA SOBRE SEU OMBRO, DENTRO DA FONTE. FAZENDO ISTO, VOCÊ RETORNARÁ A FONTE UMA SEGUNDA VEZ.
É A MAIOR (CERCA DE 26 METROS DE ALTURA E 20 METROS DE LARGURA) E MAIS AMBICIOSA CONSTRUÇÃO DE FONTES BARROCAS DA ITÁLIA E ESTÁ LOCALIZADA NA RIONE TREVI, EM ROMA.
A FONTE SITUAVA-SE NO CRUZAMENTO DE TRÊS ESTRADAS (TRE VIE), MARCANDO O PONTO FINAL DO ACQUA VERGINE, UM DOS MAIS ANTIGOS AQUEDUTOS QUE ABASTECIAM A CIDADE DE ROMA. NO ANO 19 A.C., SUPOSTAMENTE AJUDADOS POR UMA VIRGEM, TÉCNICOS ROMANOS LOCALIZARAM UMA FONTE DE ÁGUA PURA A POUCO MAIS DE 22 QUILÔMETROS DA CIDADE (CENA REPRESENTADA EM ESCULTURA NA PRÓPRIA FONTE, ATUALMENTE).
A ÁGUA DESTA FONTE FOI LEVADA PELO MENOR AQUEDUTO DE ROMA, DIRETAMENTE PARA OS BANHEIROS DE MARCUS VIPSANIUS AGRIPPA E SERVIU A CIDADE POR MAIS DE 400 ANOS.
O "GOLPE DE MISERICÓRDIA" DESFERIDO PELOS INVASORES GODOS EM ROMA FOI DADO COM A DESTRUIÇÃO DOS AQUEDUTOS, DURANTE AS GUERRAS GÓTICAS. OS ROMANOS DURANTE A IDADE MÉDIA TINHAM DE ABASTECER-SE DA ÁGUA DE POÇOS POLUÍDOS, E DA POUCO LÍMPIDA ÁGUA DO RIO TIBRE, QUE TAMBÉM RECEBIA OS ESGOTOS DA CIDADE.
O ANTIGO COSTUME ROMANO DE ERGUER UMA BELA FONTE AO FINAL DE UM AQUEDUTO QUE CONDUZIA A ÁGUA PARA A CIDADE FOI REAVIVADO NO SÉCULO XV, COM A RENASCENÇA. EM 1453, O PAPA NICOLAU V, DETERMINOU QUE FOSSE CONSERTADO O AQUEDUTO DE ACQUA VERGINE, CONSTRUINDO AO SEU FINAL UM SIMPLES RECEPTÁCULO PARA RECEBER A ÁGUA, NUM PROJETO FEITO PELO ARQUITETO HUMANISTA LEON BATTISTA ALBERTI.



Fonte / Fotos - Wikipédia / Thymonthy Becker / viagemeturismo.abril.com.br / Internet / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana