sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL - Predominantemente urbana, mas com várias opções para seu lazer e esportes




CONHEÇA A CIDADE DE "LAJEADO", RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
imagem - Vitor F. Kalsing
AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Wikipédia
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE LAJEADO, RS
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Vitor F. Kalsing
UMA BELA AVENIDA EM LAJEADO, RS
imagem - Edu Haus
AQUI O BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO EM LAJEADO, RS
imagem - Fritz Follmer
OUTRA PARCIAL
imagem - Edu Haus
UMA LARGA AVENIDA
imagem - PML
AVENIDA A NOITE
imagem - PML
imagem - Edu Haus
imagem - Aces High
LAJEADO, RS EH UM MUNICÍPIO PREDOMINANTEMENTE URBANO, COM ÁREA RURAL RESTRITA. UMA DAS CARACTERÍSTICAS É A EXISTÊNCIA DO RIO TAQUARI, QUE SEPARA LAJEADO DE ESTRELA.
imagem -  Aces High
ESTE SHOPPING OFERECE UMA GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES DE LOJAS, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, SUPERMERCADO, DOIS CINEMAS E ÁREA DE LAZER.
imagem - PML
VEJA QUE BELÍSSIMAS RUAS ARBORIZADAS.
imagem - Fritz Follmer
imagem - Fritz Follmer
imagem - PML
imagem - Edu Haus
imagem - Aces High
AQUI O CHIMARRÓDROMO EM LAJEADO, RS
imagem - Verner Gregory
CICLOVIA E BELVEDERE DO RIO TAQUARI EM LAJEADO, RS
A CICLOVIA ESTÁ SITUADA AO LONGO DO RIO TAQUARI, NA RUA OSVALDO ARANHA, ONDE SE ENCONTRA A PRIMEIRA VIA CALÇADA DA CIDADE E VÁRIOS PRÉDIOS HISTÓRICOS. É UM LUGAR DE LAZER EM MEIO À NATUREZA, PRÓPRIO PARA PASSEAR NO FINAL DA TARDE, CAMINHAR E ANDAR DE BICICLETA. HÁ AINDA UMA RAMPA PARA PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS, BANCOS PARA DESCANSO, BARES E RESTAURANTES.
imagem - PML
imagem - PML
CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ EM LAJEADO, RS
imagem - Varner Gregory
imagem - Izabel Konzen
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO EM LAJEADO, RS
imagem - Fritz Follmer
IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA EM LAJEADO, RS
DESTACA-SE PELA SUA BELEZA INTERIOR, ONDE SE ENCONTRAM 36 ANJOS ADORADORES, 6 LUSTRES SUSPENSOS, IMAGENS EM GESSO, BANCOS DE MADEIRA E ESPAÇO PARA CERCA DE 860 FIÉIS SENTADOS. ALÉM DISSO, POSSUI UMA TORRE DE 65,60 METROS, ACOMPANHADA DE DUAS MENORES E DE TRÊS SINOS ALTAMENTE SINTONIZADOS. NO SEU EXTERIOR HÁ UM RELÓGIO QUE PODE SER VISTO DE QUASE TODOS OS PONTOS DO CENTRO DA CIDADE.
imagem - Jaime Vargas Labres
imagem - Verner Gregory
PRAÇA DA MATRIZ DE LAJEADO, RS
SITUADA NO CENTRO DA CIDADE, EM FRENTE À IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA E À CASA DE CULTURA. DESTACA-SE POR SUA LOCALIZAÇÃO E ARBORIZAÇÃO. POSSUI ÁREA DE LAZER INFANTIL, BANCOS PARA DESCANSO, CORETO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E VÁRIOS MONUMENTOS HISTÓRICOS.
imagem - PML
PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ (PARQUE DO ENGENHO) EM LAJEADO, RS
LOCALIZADO NO BAIRRO AMERICANO, O PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ RECEBEU ESTE NOME POR SERVIR DE SEDE DO HISTÓRICO MOINHO MOVIDO POR RODA D'ÁGUA PERTENCENTE A ANTÔNIO FIALHO DE VARGAS, FUNDADOR DE LAJEADO. ATUALMENTE, A ÁREA ABRIGA UM SANTUÁRIO E UMA PISTA DE CAMINHADA QUE CIRCUNDA O LAGO ARTIFICIAL EXISTENTE NO LOCAL. ALÉM DISSO, UMA SÉRIE DE ÁRVORES NATIVAS EMPRESTAM CHARME E BELEZA AO PARQUE.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO, RS
LAJEADO POSSUI UM DOS QUATRO JARDINS BOTÂNICOS DO RIO GRANDE DO SUL. NESTE LOCAL ENCONTRA-SE UM PARQUE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTIVO DE PLANTAS, COM UMA ÁREA DE 25 HECTARES DESTINADA À ATIVIDADES DE PRESERVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZER. ALÉM DA ESTRUTURA BÁSICA, OFERECE PASSEIOS POR TRILHAS ECOLÓGICAS, QUE PROPORCIONAM UM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA, INTEGRANDO A FLORA E A FAUNA.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Izabel Konzen
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
RIO TAQUARI EM LAJEADO, RS
LAJEADO SITUA-SE À DIREITA DO RIO TAQUARI, O MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO, SENDO NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. O TAQUARI ABASTECE TODA A CIDADE, COM EXCEÇÃO DE ALGUNS BAIRROS QUE POSSUEM POÇOS ARTESIANOS. O MAIOR EVENTO REALIZADO NO RIO É O CAMPEONATO DE MOTONÁUTICA, REUNINDO MAIS DE 10 MIL PESSOAS. NO LOCAL TAMBÉM É OFERECIDO O PASSEIO COM BARCO TURÍSTICO.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
MUSEU HISTÓRICO BRUNO BORN EM LAJEADO, RS
O MUSEU RETRATA TODA A HISTÓRIA DE NOSSA CULTURA E VIVÊNCIA DA COMUNIDADE. ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SALAS LOCALIZADAS NA CASA DE CULTURA: SALA DA FAMÍLIA, SALA DO TRABALHO E SALA DA ESCOLA.
imagem - PML
PARQUE PROFESSOR THEOBALDO DICK EM LAJEADO, RS
PARQUE VOLTADO AO LAZER E ENTRETENIMENTO LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE. SUA INFRA-ESTRUTURA COM 165.200,97 M2 CONTA COM ESPAÇOS PARA A PRÁTICA DAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE ESPORTES, PALCO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, LAGO ARTIFICIAL, CICLOVIA, ESTACIONAMENTO, CONCHA ACÚSTICA, QUADRAS POLIESPORTIVAS, ENTRE OUTROS.
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
PARQUE DO IMIGRANTE EM LAJEADO, RS
COM UMA ÁREA DE 62 MIL M2, TRATA-SE DE UM PARQUE DE EVENTOS COM UMA INFRA-ESTRUTURA PARA GRANDES FEIRAS, EXPOSIÇÕES E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS. POSSUI TRÊS GINÁSIOS DE ESPORTE, CHURRASQUEIRAS, PAVILHÕES PARA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E UM RESTAURANTE.
imagem - PML
PARQUE HISTÓRICO DE LAJEADO, RS
LOCAL ONDE FORAM INSTALADOS, EM DIMENSÕES ORIGINAIS, VÁRIOS PRÉDIOS ANTIGOS DO TIPO "ENXAIMEL", UMA CARACTERÍSTICA DAS HABITAÇÕES DOS PRIMEIROS COLONIZADORES ALEMÃES DO MUNICÍPIO. O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO PARQUE HISTÓRICO FORMA UMA AUTÊNTICA "ALDEIA-MUSEU", COM ESCOLA, SALÃO DE BAILE, FERRARIA, MOINHO E TODOS OS DEMAIS PRÉDIOS QUE FORMAVAM UMA "COLÔNIA" DOS TEMPOS DOS PIONEIROS. NO PRÉDIO DESTINADO AO MUSEU DO LIVRO ANTIGO SERÁ OFERECIDO ACESSO A UM VERDADEIRO ACERVO HISTÓRICO (DOCUMENTOS, LIVROS, RETRATOS), QUE SERVIRÁ DE FONTE DE PESQUISA REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. ALÉM DE SEU VALOR HISTÓRICO-CULTURAL, ESTE É UM LOCAL DESTINADO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE LAZER E GASTRONOMIA. O PARQUE ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DO PARQUE DO IMIGRANTE E FOI INAUGURADO NO DIA 08/11/2002
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
MONUMENTO
imagem - PML
População estimada 2016 (1) - 79.172
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 91,160
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 793,07
Código do Município 4311403
Gentílico - lajeadense
Prefeito 2017 / MARCELO CAUMO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE LAJEADO, RS
O NOME DE LAJEADO VEM DA ANTIGA "CACHOEIRA DO LAJEADO", FAMOSA ENTRE OS MARINHEIROS, POIS NÃO PERMITIA A PASSAGEM A BARCOS MAIORES, A NÃO SER EM PERÍODOS DE CHUVAS. ERA NECESSÁRIO DESCER E LIVRAR A EMBARCAÇÃO PRESA ENTRE OS CASCALHOS E LAJES.
Gentílico: lajeadense
HISTÓRICO DA CIDADE DE LAJEADO, RS
O território do atual município de Lajeado foi habitado pelos aborígenes, como primeiros e legítimos proprietários.
O povoamento da região começou em Taquari, em 1757, com a vinda de 27 casais açorianos para Santo Amaro e, três anos depois, 14 casais açorianos se fixaram em Taquari. Nos primitivos territórios de Estrela e Lajeado, em 1800, os irmãos João e José Inácio Teixeira receberam sesmarias, divididas em fazendas, entre as quais Carneiros ou Lajeado, hoje perímetro urbano, e dos Conventos, hoje área rural de Carneiros.
Esta fazenda ficou conhecida como "Conventos Velhos" ou "Alt Convent", para distingui-la da picada dos Conventos ou São José dos Conventos, hoje Bairro de Conventos.
Essas terras originaram várias fazendas, depois subdivididas e vendidas a imigrantes alemães e italianos, que vieram estabelecer-se na região.
A primeira denominação de Lajeado foi Fazenda dos Conventos. Em 1853 o agrimensor alemão Carl Ernst Mützel, o "Brummer", mediu as terras de Conventos compradas pela Companhia Batista Fialho e dividiu a fazenda em lotes para serem vendidos aos colonos alemães e descendentes, sendo que os primeiros estabeleceram-se a partir de 1854. Os italianos vieram para a freguesia de Lajeado em 1882, colonizando Encantado.
Em 20 de março de 1855, o fundador da cidade, Antônio Fialho de Vargas, fundou a Colônia dos Conventos. Em 1862, deu início ao povoamento de Lajeado com a construção do Engenho. Em 1875, Lajeado foi elevado à categoria de sede distrital. Em 1881, foi elevada à categoria de Freguesia e em 1891, desmembrou-se do município de Estrela, do qual era segundo distrito desde 1882. Em 26 de janeiro de 1891, foi criado o município de Lajeado, tendo como sede a vila do mesmo nome, situada à margem direita do Rio Taquari.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE LAJEADO, RS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte / Fotos = IBGE / Wikipédia / Portal do Governo de Lajeado, RS / Thymonthy Becker / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os lugares por onde o Trem mais passou esta semana