Pular para o conteúdo principal

LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL - A colonização alemã deixou marcas inconfundíveis no município. Desde o estilo arquitetônico até o comportamento das pessoas, muitas coisas lembram o país de onde vieram os primeiros colonizadores. As construções em estilo enxaimel ainda são encontradas em grande número na cidade. Infelizmente muitos prédios históricos não mais se encontram edificados. Quanto à tradição e hábitos, a população rural mantém atividades distintas que envolvem seus centros de convívio social (salões, paróquias, sociedades) grupos de danças do folclore alemão, corais, Clubes de bolão e bolão de mesa, bandas típicas, clubes de futebol, clubes de mães, CTG e bochas. Possuindo uma ampla área de turismo, Lajeado destaca-se por ser uma cidade limpa e com vários locais de lazer.




CONHEÇA A CIDADE DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL - OLHANDO DA JANELA DO TREM
imagem - Vitor F. Kalsing
AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Wikipédia
A colonização alemã deixou marcas inconfundíveis no município. Desde o estilo arquitetônico até o comportamento das pessoas, muitas coisas lembram o país de onde vieram os primeiros colonizadores. As construções em estilo enxaimel ainda são encontradas em grande número na cidade. Infelizmente muitos prédios históricos não mais se encontram edificados. Quanto à tradição e hábitos, a população rural mantém atividades distintas que envolvem seus centros de convívio social (salões, paróquias, sociedades) grupos de danças do folclore alemão, corais, Clubes de bolão e bolão de mesa, bandas típicas, clubes de futebol, clubes de mães, CTG e bochas. 
imagem - Vitor F. Kalsing
Possuindo uma ampla área de turismo, Lajeado destaca-se por ser uma cidade limpa e com vários locais de lazer. Principais pontos turísticos da cidade: Parque dos Dick, Praça da Matriz, Igreja da matriz Santo Inácio de Loiola, em frente a praça, Casa de cultura, a qual é uma das mais belas do estado, Parque do engenho, o qual serve de área de estudos de biologia, Ciclovia na beira do Rio Taquari, Jardim botânico, um dos lugares mais lindos de Lajeado e o Parque histórico. A cada dois anos acontece a feira mais importante da região a Expovale, no mês de novembro. (Guia do Turismo Brasil)
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE LAJEADO, RS
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Vitor F. Kalsing
UMA BELA AVENIDA EM LAJEADO, RS
imagem - Edu Haus
AQUI O BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO EM LAJEADO, RS
imagem - Fritz Follmer
OUTRA PARCIAL
imagem - Edu Haus
UMA LARGA AVENIDA
imagem - PML
AVENIDA A NOITE
imagem - PML
imagem - Edu Haus
imagem - Aces High
LAJEADO, RS EH UM MUNICÍPIO PREDOMINANTEMENTE URBANO, COM ÁREA RURAL RESTRITA. UMA DAS CARACTERÍSTICAS É A EXISTÊNCIA DO RIO TAQUARI, QUE SEPARA LAJEADO DE ESTRELA.
imagem -  Aces High
ESTE SHOPPING OFERECE UMA GRANDE VARIEDADE DE OPÇÕES DE LOJAS, PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, SUPERMERCADO, DOIS CINEMAS E ÁREA DE LAZER.
imagem - PML
VEJA QUE BELÍSSIMAS RUAS ARBORIZADAS.
imagem - Fritz Follmer
imagem - Fritz Follmer
imagem - PML
imagem - Edu Haus
imagem - Aces High
AQUI O CHIMARRÓDROMO EM LAJEADO, RS
imagem - Verner Gregory
CICLOVIA E BELVEDERE DO RIO TAQUARI EM LAJEADO, RS
A CICLOVIA ESTÁ SITUADA AO LONGO DO RIO TAQUARI, NA RUA OSVALDO ARANHA, ONDE SE ENCONTRA A PRIMEIRA VIA CALÇADA DA CIDADE E VÁRIOS PRÉDIOS HISTÓRICOS. É UM LUGAR DE LAZER EM MEIO À NATUREZA, PRÓPRIO PARA PASSEAR NO FINAL DA TARDE, CAMINHAR E ANDAR DE BICICLETA. HÁ AINDA UMA RAMPA PARA PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS, BANCOS PARA DESCANSO, BARES E RESTAURANTES.
imagem - PML
imagem - PML
CORETO DA PRAÇA DA MATRIZ EM LAJEADO, RS
imagem - Varner Gregory
imagem - Izabel Konzen
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO EM LAJEADO, RS
imagem - Fritz Follmer
IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA EM LAJEADO, RS
DESTACA-SE PELA SUA BELEZA INTERIOR, ONDE SE ENCONTRAM 36 ANJOS ADORADORES, 6 LUSTRES SUSPENSOS, IMAGENS EM GESSO, BANCOS DE MADEIRA E ESPAÇO PARA CERCA DE 860 FIÉIS SENTADOS. ALÉM DISSO, POSSUI UMA TORRE DE 65,60 METROS, ACOMPANHADA DE DUAS MENORES E DE TRÊS SINOS ALTAMENTE SINTONIZADOS. NO SEU EXTERIOR HÁ UM RELÓGIO QUE PODE SER VISTO DE QUASE TODOS OS PONTOS DO CENTRO DA CIDADE.
imagem - Jaime Vargas Labres
imagem - Verner Gregory
PRAÇA DA MATRIZ DE LAJEADO, RS
SITUADA NO CENTRO DA CIDADE, EM FRENTE À IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO DE LOYOLLA E À CASA DE CULTURA. DESTACA-SE POR SUA LOCALIZAÇÃO E ARBORIZAÇÃO. POSSUI ÁREA DE LAZER INFANTIL, BANCOS PARA DESCANSO, CORETO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E VÁRIOS MONUMENTOS HISTÓRICOS.
imagem - PML
PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ (PARQUE DO ENGENHO) EM LAJEADO, RS
LOCALIZADO NO BAIRRO AMERICANO, O PARQUE MUNICIPAL SCHLABITZ RECEBEU ESTE NOME POR SERVIR DE SEDE DO HISTÓRICO MOINHO MOVIDO POR RODA D'ÁGUA PERTENCENTE A ANTÔNIO FIALHO DE VARGAS, FUNDADOR DE LAJEADO. ATUALMENTE, A ÁREA ABRIGA UM SANTUÁRIO E UMA PISTA DE CAMINHADA QUE CIRCUNDA O LAGO ARTIFICIAL EXISTENTE NO LOCAL. ALÉM DISSO, UMA SÉRIE DE ÁRVORES NATIVAS EMPRESTAM CHARME E BELEZA AO PARQUE.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
JARDIM BOTÂNICO DE LAJEADO, RS
LAJEADO POSSUI UM DOS QUATRO JARDINS BOTÂNICOS DO RIO GRANDE DO SUL. NESTE LOCAL ENCONTRA-SE UM PARQUE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTIVO DE PLANTAS, COM UMA ÁREA DE 25 HECTARES DESTINADA À ATIVIDADES DE PRESERVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LAZER. ALÉM DA ESTRUTURA BÁSICA, OFERECE PASSEIOS POR TRILHAS ECOLÓGICAS, QUE PROPORCIONAM UM CONTATO DIRETO COM A NATUREZA, INTEGRANDO A FLORA E A FAUNA.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Izabel Konzen
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
RIO TAQUARI EM LAJEADO, RS
LAJEADO SITUA-SE À DIREITA DO RIO TAQUARI, O MAIS IMPORTANTE DA REGIÃO, SENDO NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. O TAQUARI ABASTECE TODA A CIDADE, COM EXCEÇÃO DE ALGUNS BAIRROS QUE POSSUEM POÇOS ARTESIANOS. O MAIOR EVENTO REALIZADO NO RIO É O CAMPEONATO DE MOTONÁUTICA, REUNINDO MAIS DE 10 MIL PESSOAS. NO LOCAL TAMBÉM É OFERECIDO O PASSEIO COM BARCO TURÍSTICO.
imagem - Verner Gregory
imagem - PML
MUSEU HISTÓRICO BRUNO BORN EM LAJEADO, RS
O MUSEU RETRATA TODA A HISTÓRIA DE NOSSA CULTURA E VIVÊNCIA DA COMUNIDADE. ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS SALAS LOCALIZADAS NA CASA DE CULTURA: SALA DA FAMÍLIA, SALA DO TRABALHO E SALA DA ESCOLA.
imagem - PML
PARQUE PROFESSOR THEOBALDO DICK EM LAJEADO, RS
PARQUE VOLTADO AO LAZER E ENTRETENIMENTO LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE. SUA INFRA-ESTRUTURA COM 165.200,97 M2 CONTA COM ESPAÇOS PARA A PRÁTICA DAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE ESPORTES, PALCO PARA APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, LAGO ARTIFICIAL, CICLOVIA, ESTACIONAMENTO, CONCHA ACÚSTICA, QUADRAS POLIESPORTIVAS, ENTRE OUTROS.
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - PML
imagem - Verner Gregory
imagem - Verner Gregory
PARQUE DO IMIGRANTE EM LAJEADO, RS
COM UMA ÁREA DE 62 MIL M2, TRATA-SE DE UM PARQUE DE EVENTOS COM UMA INFRA-ESTRUTURA PARA GRANDES FEIRAS, EXPOSIÇÕES E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS. POSSUI TRÊS GINÁSIOS DE ESPORTE, CHURRASQUEIRAS, PAVILHÕES PARA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E UM RESTAURANTE.
imagem - PML
PARQUE HISTÓRICO DE LAJEADO, RS
LOCAL ONDE FORAM INSTALADOS, EM DIMENSÕES ORIGINAIS, VÁRIOS PRÉDIOS ANTIGOS DO TIPO "ENXAIMEL", UMA CARACTERÍSTICA DAS HABITAÇÕES DOS PRIMEIROS COLONIZADORES ALEMÃES DO MUNICÍPIO. O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO PARQUE HISTÓRICO FORMA UMA AUTÊNTICA "ALDEIA-MUSEU", COM ESCOLA, SALÃO DE BAILE, FERRARIA, MOINHO E TODOS OS DEMAIS PRÉDIOS QUE FORMAVAM UMA "COLÔNIA" DOS TEMPOS DOS PIONEIROS. NO PRÉDIO DESTINADO AO MUSEU DO LIVRO ANTIGO SERÁ OFERECIDO ACESSO A UM VERDADEIRO ACERVO HISTÓRICO (DOCUMENTOS, LIVROS, RETRATOS), QUE SERVIRÁ DE FONTE DE PESQUISA REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL. ALÉM DE SEU VALOR HISTÓRICO-CULTURAL, ESTE É UM LOCAL DESTINADO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE LAZER E GASTRONOMIA. O PARQUE ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DO PARQUE DO IMIGRANTE E FOI INAUGURADO NO DIA 08/11/2002
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - Josias Porciuncula Obes
imagem - PML
MONUMENTO
imagem - PML
População estimada 2016 (1) - 79.172
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 91,160
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 793,07
Código do Município 4311403
Gentílico - lajeadense
Prefeito 2017 / MARCELO CAUMO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE LAJEADO, RS
O NOME DE LAJEADO VEM DA ANTIGA "CACHOEIRA DO LAJEADO", FAMOSA ENTRE OS MARINHEIROS, POIS NÃO PERMITIA A PASSAGEM A BARCOS MAIORES, A NÃO SER EM PERÍODOS DE CHUVAS. ERA NECESSÁRIO DESCER E LIVRAR A EMBARCAÇÃO PRESA ENTRE OS CASCALHOS E LAJES.
Gentílico: lajeadense
HISTÓRICO DA CIDADE DE LAJEADO, RS
O território do atual município de Lajeado foi habitado pelos aborígenes, como primeiros e legítimos proprietários.
O povoamento da região começou em Taquari, em 1757, com a vinda de 27 casais açorianos para Santo Amaro e, três anos depois, 14 casais açorianos se fixaram em Taquari. Nos primitivos territórios de Estrela e Lajeado, em 1800, os irmãos João e José Inácio Teixeira receberam sesmarias, divididas em fazendas, entre as quais Carneiros ou Lajeado, hoje perímetro urbano, e dos Conventos, hoje área rural de Carneiros.
Esta fazenda ficou conhecida como "Conventos Velhos" ou "Alt Convent", para distingui-la da picada dos Conventos ou São José dos Conventos, hoje Bairro de Conventos.
Essas terras originaram várias fazendas, depois subdivididas e vendidas a imigrantes alemães e italianos, que vieram estabelecer-se na região.
A primeira denominação de Lajeado foi Fazenda dos Conventos. Em 1853 o agrimensor alemão Carl Ernst Mützel, o "Brummer", mediu as terras de Conventos compradas pela Companhia Batista Fialho e dividiu a fazenda em lotes para serem vendidos aos colonos alemães e descendentes, sendo que os primeiros estabeleceram-se a partir de 1854. Os italianos vieram para a freguesia de Lajeado em 1882, colonizando Encantado.
Em 20 de março de 1855, o fundador da cidade, Antônio Fialho de Vargas, fundou a Colônia dos Conventos. Em 1862, deu início ao povoamento de Lajeado com a construção do Engenho. Em 1875, Lajeado foi elevado à categoria de sede distrital. Em 1881, foi elevada à categoria de Freguesia e em 1891, desmembrou-se do município de Estrela, do qual era segundo distrito desde 1882. Em 26 de janeiro de 1891, foi criado o município de Lajeado, tendo como sede a vila do mesmo nome, situada à margem direita do Rio Taquari.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE LAJEADO, RIO GRANDE DO SUL
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE LAJEADO, RS

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Portal do Governo de Lajeado, RS / Thymonthy Becker / 

Comentários

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem