TRÊS CORAÇÕES / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.283 / 5.570) POPULAÇÃO: 80.032 PESSOAS (IBGE 2020)




Erguido na Praça, Coronel José Martins, presta uma justa homenagem ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil, no México, em 1970.
CASA PELÉ

A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra.
Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários.
O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do Brasil
Avenida de acesso
SEJA BEM VINDO A TRÊS CORAÇÕES / A CIDADE DO REI
foto - ?
Edson Arantes do Nascimento (Pelé) nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
Parque Infantil na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
PONTOS TURÍSTICOS
MONUMENTO AO TRI
Erguido na Praça, Coronel José Martins, presta uma justa homenagem ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil, no México, em 1970. Engloba homenagem especial prestada pelos tricordianos ao seu filho maior, Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.
foto - ?
foto - ?
IGREJA MATRIZ DA SAGRADA FAMÍLIA -
Construída em 1927, em estilo neogótico, é decorada com painéis e murais de autoria do decorador sacro libanês Pedro Zógbi e do tricordiano Argentino Neves. 
Seus altares são de mármore de Carrara. Entre seus muitos vitrais, encontra-se o dedicado a Sagrada Família, tido como um dos mais belos de nossa região.
O templo mede 56m de comprimento por 20 de largura. Sua abóboda tem 17 m e a torre 50 m de altura.
Reformada na sua parte externa em 2004, a Igreja Matriz de Três Corações encontra-se entre as mais belas edificações sacras do estado mineiro.
A Sagrada Família eh uma das hipóteses para o nome da cidade
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CASA DA CULTURA GODOFREDO RANGEL -
Reúne em suas dependências um grandioso e rico acervo fotográfico e histórico da cidade. Possui salas para exposições, leitura, um posto de venda de peças artesanais e livros de autores locais, biblioteca, um pequeno museu e um acervo relativo ao jogador Pelé.
Praticamente todos os Monumentos e parques públicos da cidade faz uma referência ou homenageia seu filho ilustre, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) em Três Corações, Minas gerais
foto - ?
GINÁSIO POLIESPORTIVO REI PELÉ - (PELEZÃO)
Com uma arquitetura arrojada e alta sofisticação no acabamento interno, o ginásio é um dos maiores e mais modernos de nosso Estado.
Situado em uma área de 5.000 m², tem capacidade para oito mil pessoas, sendo ainda dotado de cabine central suspensa de televisão e rádio.
foto - ?
foto - ?
PONTE DOS BOIADEIROS - 
Construída sobre o Rio Verde em uma região esteticamente favorecida, foi inaugurada em 1924, sendo um arrojo de engenharia em sua época. Restaurada, é hoje um marco do "ciclo do gado"
foto - ?
ABRIGO DA LOCOMOTIVA MARIA-FUMAÇA -
Situado ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária (inaugurada em 1884, pelo Imperador D. Pedro II) o local abriga uma locomotiva Baldwin, de fabricação americana. O abrigo foi criado em 1984, durante as comemorações do centenário da cidade e presta uma homenagem aos antigos ferroviários.
foto - ?

PARQUE MUNICIPAL DONDINHO - 
Parque criado com o nome do pai de Pelé, onde existe uma enorme estatua de Pelé e seu pai quando criança.
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A DJALMA DUTRA – 
Próximo à Colônia Santa Fé
Djalma Dutra (1895 -Três Corações-MG, 1930 ) foi um militar e revolucionário brasileiro .
Participou dos movimentos revolucionários de 1922 . integrou a coluna Prestes entre 1925 e 1927 , chegando a patente de Coronel . Foi revolucionário em 1930.
Djama Dutra morreu em Outubro de 1930 quando tomava parte na tomada do 4º Regimento de Cavalaria, sedeado em Três Corações.
foto - ?
foto - ?
UM GIRO POR TRÊS CORAÇÕES
Aqui na praça central podemos ver ao fundo o tradicional Coreto. Este eh o segundo Coreto que conhecemos com uam particularidade interessante. Ele tem porão. (O outro fica em Macaia, distrito de Bom Sussesso).
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?

foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ANTIGA "RMV" E DEPOIS RFFS/A. A VELHA CAIXA D'ÁGUA QUE ABASTECIA AS MARIA FUMAÇA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
A PECUÁRIA TEM DESTACADA PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DE SEU REBANHO LEITEIRO E GADO DE CORTE, SENDO O GADO LEITEIRO UM DOS MELHORES DO ESTADO. VEJA A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
AS CULTURAS DO CAFÉ, MILHO E BATATA INGLESA SÃO DE GRANDE EXPRESSÃO ECONÔMICA, SEGUINDO-SE EM MENOR ESCALA AS DE FEIJÃO, ARROZ E FRUTAS REGIONAIS. NO ANO DE 2009 FOI CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE MILHO DA REGIÃO, GANHANDO DESTAQUE NACIONAL.
foto - ?
AQUI UM CAMPO PERTENCENTE AO EXÉRCITO BRASILEIRO QUE TEM BASE EM TRÊS CORAÇÕES. FALANDO NISTO, MEU PAI SERVIU O EXÉRCITO AQUI. DEPOIS FOI TRANSFERIDO PARA A BASE DE SÃO JOÃO DEL REI . DIVINÓPOLIS, QUANDO DOS 18 ANOS DE MEU PAI, NÃO HAVIA BASE PARA ALISTAMENTO, POR ISTO, SE ALISTAVAM EM OUTRA CIDADE PRÓXIMA, OU NA CAPITAL "BH".
foto - ?
foto - ?
ESTA EH A RODOVIA DE ACESSO A CIDADE
foto - ?
AQUI O LAGO DE UM CLUBE
foto - ?
ESTE EH UM CAPO DE FUTEBOL, NUM BAIRRO DA CIDADE. COMO OS QUE O PELÉ JOGAVA QUANDO CRIANÇA
foto - ?
AQUI O RIO QUE SERVE A CIDADE
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 78.474
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 828,038
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 87,88
Código do Município 3169307
Gentílico - tricordiano
A versão oficial, do surgimento da cidade, provém da capela erguida por Tomé Martins em louvor aos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e José. Entretanto duas outras versões, de cunho mais poético, falam sobre o nome três corações. A primeira é sobre o amor de Jacira, Jussara e Moema por três boiadeiros vindos de Goiás, que as deixaram a chorar.
A segunda versão fala das curvas caprichosas do Rio Verde, que atravessa o município, desenhando três corações em seu caminho sinuoso.
Gentílico: tricordiano
HISTÓRICO
As primeiras notícias sobre as terras onde hoje se situa o município de Três Corações datam de 1737, quando Cipriano José da Rocha, ouvidor de São João del-Rei, informa que, quando de passagem pela região, encontrou roças e catas de mineração na região da Aplicação do Rio Verde.
Por volta de 1760, o português Tomé Martins da Costa se estabelece na barranca direita do Rio Verde, embriagado pelo ouro abundante existente em suas lavras. Após adquirir novas terras, constrói a fazenda do Rio Verde e manda erigir uma capela sob a invocação dos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José.


No ano de 1764, de passagem pela região em viagem de inspeção e demarcação de limites, o governador da capitania de Minas Gerais, D. Luís Lobo Diogo da Silva, visita Tomé em sua fazenda, encontrando alguns casebres ao redor da capela.
Em 1790, o capitão Domingos Dias de Barros, genro de Tomé Martins da Costa, pede licença para construir uma ermida no lugar da antiga capela, que é inaugurada em 1801, tendo seu altar-mor trabalhado pelo mestre Ataíde. Em 14 de julho de 1832 é instalada a freguesia dos Três Corações do Rio Verde e a paróquia dos Três Sacratíssimos Corações. 
Em 6 de setembro de 1860, grandes comemorações na elevação a Vila da Freguesia dos Três Corações do Rio Verde e na inauguração da Igreja Matriz. Em 1873, o Presidente da Província de Minas Gerais sanciona Lei incorporando à vila o território pertencente à freguesia.
O grande passo para o pleno desenvolvimento do município seria, entretanto, dado no ano de 1884, quando a Vila recebe a visita do Imperador D. Pedro II e a Família Imperial, para a inauguração da estrada de ferro Minas / Rio. 


Inaugurada oficialmente em 22 de junho deste ano, fazia a conjunção entre a Vila e a cidade de Cruzeiro, no estado de São Paulo. A repercussão desta visita foi de tamanha relevância que, três meses depois, em 23 de setembro de 1884, a Vila seria emancipada, sendo elevada à categoria de cidade.
Em 7 de setembro de 1923, Três Corações do Rio Verde passa a denominar-se Três Corações.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS
fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Três Corações, MG / ospeles.blogspot.com.br 

 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


VALEU PELA AVENTURA

Comentários

  1. Gostei muito ,como todas cidades de MG
    Esta cidade se baseia tudo no Pelé
    Ótima para estrangeiros e fãs de Pelé visitarem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade menina. Eles procuram explorar bem o tema Pelé. Valeu menina. Abraços e tudo de bom

      Excluir
  2. É uma lástima o prefeito ai ter destruido a praça antiga mais ou menos 20 anos atrás. Acabou com uma praça arborizada e bancos antigos de mármore pra deixar isso ai no lugar. É revoltante como as pessoas destroem o belo pra midernizar sem o menor bom senso e bom gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas atitudes do poder público não tem explicação mesmo. Valeu Lilian, Abração

      Excluir

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE