Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS - Na casa do rei Pelé foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do Brasil




CONHEÇA A CIDADE DE "TRÊS CORAÇÕES", MINAS GERAIS, BRASIL - DA JANELA DO TREM
CASA PELÉ
A Casa Pelé foi construída baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé. Como não havia registro fotográfico nem descritivo da mesma, o resgate dessas informações foi de vital importância para o sucesso da obra. Na Casa, foram utilizadas técnicas de envelhecimento que transportaram uma obra construída recentemente para o ano de 1940, data de nascimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Os móveis e objetos existentes são fiéis à década de 40 e foram adquiridos através de uma pesquisa realizada durante três anos em fazendas, brechós e antiquários. O rádio tocando músicas da época, o fogão à lenha e as lâmpadas de baixa voltagem imprimem uma sensação de volta ao passado. Com aproximadamente 15.000 visitantes em apenas 8 meses de existência, a Casa já recebeu a visita de 28 países além de turistas de todas as regiões do Brasil
foto - ?
SEJA BEM VINDO A TRÊS CORAÇÕES / A CIDADE DO REI
foto - ?
Edson Arantes do Nascimento (Pelé) nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
Parque Infantil na cidade de Três Corações, Minas Gerais
foto - ?
PONTOS TURÍSTICOS
MONUMENTO AO TRI
Erguido na Praça. Coronel José Martins, presta uma justa homenagem ao Tri-Campeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil, no México, em 1970. Engloba homenagem especial prestada pelos tricordianos ao seu filho maior, Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé.
foto - ?
foto - ?
IGREJA MATRIZ DA SAGRADA FAMÍLIA -
Construída em 1927, em estilo neogótico, é decorada com painéis e murais de autoria do decorador sacro libanês Pedro Zógbi e do tricordiano Argentino Neves. 
Seus altares são de mármore de Carrara. Entre seus muitos vitrais, encontra-se o dedicado a Sagrada Família, tido como um dos mais belos de nossa região. 
O templo mede 56m de comprimento por 20 de largura. Sua abóboda tem 17 m e a torre 50 m de altura.
Reformada na sua parte externa em 2004, a Igreja Matriz de Três Corações encontra-se entre as mais belas edificações sacras do estado mineiro.
A Sagrada Família eh uma das hipóteses para o nome da cidade
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CASA DA CULTURA GODOFREDO RANGEL -
Reúne em suas dependências um grandioso e rico acervo fotográfico e histórico da cidade. Possui salas para exposições, leitura, um posto de venda de peças artesanais e livros de autores locais, biblioteca, um pequeno museu e um acervo relativo ao jogador Pelé.
Praticamente todos os Monumentos e parques públicos da cidade faz uma referência ou homenageia seu filho ilustre, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) em Três Corações, Minas gerais
foto - ?
GINÁSIO POLIESPORTIVO REI PELÉ - (PELEZÃO)
Com uma arquitetura arrojada e alta sofisticação no acabamento interno, o ginásio é um dos maiores e mais modernos de nosso Estado.
Situado em uma área de 5.000 m², tem capacidade para oito mil pessoas, sendo ainda dotado de cabine central suspensa de televisão e rádio.
foto - ?
foto - ?
PONTE DOS BOIADEIROS - 
Construída sobre o Rio Verde em uma região esteticamente favorecida, foi inaugurada em 1924, sendo um arrojo de engenharia em sua época. Restaurada, é hoje um marco do "ciclo do gado"
foto - ?
ABRIGO DA LOCOMOTIVA MARIA-FUMAÇA -
Situado ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária (inaugurada em 1884, pelo Imperador D. Pedro II) o local abriga uma locomotiva Baldwin, de fabricação americana. O abrigo foi criado em 1984, durante as comemorações do centenário da cidade e presta uma homenagem aos antigos ferroviários.
foto - ?
PARQUE MUNICIPAL DONDINHO - 
Parque criado com o nome do pai de Pelé, onde existe uma enorme estatua de Pelé e seu pai quando criança.
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A DJALMA DUTRA – 
Próximo à Colônia Santa Fé
Djalma Dutra (1895 -Três Corações-MG, 1930 ) foi um militar e revolucionário brasileiro .
Participou dos movimentos revolucionários de 1922 . integrou a coluna Prestes entre 1925 e 1927 , chegando a patente de Coronel . Foi revolucionário em 1930.
Djama Dutra morreu em Outubro de 1930 quando tomava parte na tomada do 4º Regimento de Cavalaria, sedeado em Três Corações.
foto - ?
foto - ?
UM GIRO POR TRÊS CORAÇÕES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?

foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ANTIGA "RMV" E DEPOIS RFFS/A. A VELHA CAIXA D'ÁGUA QUE ABASTECIA AS MARIA FUMAÇA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
A PECUÁRIA TEM DESTACADA PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DE SEU REBANHO LEITEIRO E GADO DE CORTE, SENDO O GADO LEITEIRO UM DOS MELHORES DO ESTADO. VEJA A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
AS CULTURAS DO CAFÉ, MILHO E BATATA INGLESA SÃO DE GRANDE EXPRESSÃO ECONÔMICA, SEGUINDO-SE EM MENOR ESCALA AS DE FEIJÃO, ARROZ E FRUTAS REGIONAIS. NO ANO DE 2009 FOI CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE MILHO DA REGIÃO, GANHANDO DESTAQUE NACIONAL.
foto - ?
AQUI UM CAMPO PERTENCENTE AO EXÉRCITO BRASILEIRO QUE TEM BASE EM TRÊS CORAÇÕES. FALANDO NISTO, MEU PAI SERVIU O EXÉRCITO AQUI. DEPOIS FOI TRANSFERIDO PARA A BASE DE SÃO JOÃO DEL REI . DIVINÓPOLIS, QUANDO DOS 18 ANOS DE MEU PAI, NÃO HAVIA BASE PARA ALISTAMENTO, POR ISTO, SE ALISTAVAM EM OUTRA CIDADE PRÓXIMA, OU NA CAPITAL "BH".
foto - ?
foto - ?
ESTA EH A RODOVIA DE ACESSO A CIDADE
foto - ?
AQUI O LAGO DE UM CLUBE
foto - ?
ESTE EH UM CAPO DE FUTEBOL, NUM BAIRRO DA CIDADE. COMO OS QUE O PELÉ JOGAVA QUANDO CRIANÇA
foto - ?
AQUI O RIO QUE SERVE A CIDADE
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 78.474
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 828,038
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 87,88
Código do Município 3169307
Gentílico - tricordiano
ORIGEM DO NOME
A versão oficial, do surgimento da cidade, provém da capela erguida por Tomé Martins em louvor aos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e José. Entretanto duas outras versões, de cunho mais poético, falam sobre o nome três corações. A primeira é sobre o amor de Jacira, Jussara e Moema por três boiadeiros vindos de Goiás, que as deixaram a chorar.
A segunda versão fala das curvas caprichosas do Rio Verde, que atravessa o município, desenhando três corações em seu caminho sinuoso.
Gentílico: tricordiano
HISTÓRICO
As primeiras notícias sobre as terras onde hoje se situa o município de Três Corações datam de 1737, quando Cipriano José da Rocha, ouvidor de São João del-Rei, informa que, quando de passagem pela região, encontrou roças e catas de mineração na região da Aplicação do Rio Verde.
Por volta de 1760, o português Tomé Martins da Costa se estabelece na barranca direita do Rio Verde, embriagado pelo ouro abundante existente em suas lavras. Após adquirir novas terras, constrói a fazenda do Rio Verde e manda erigir uma capela sob a invocação dos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José.
No ano de 1764, de passagem pela região em viagem de inspeção e demarcação de limites, o governador da capitania de Minas Gerais, D. Luís Lobo Diogo da Silva, visita Tomé em sua fazenda, encontrando alguns casebres ao redor da capela.
Em 1790, o capitão Domingos Dias de Barros, genro de Tomé Martins da Costa, pede licença para construir uma ermida no lugar da antiga capela, que é inaugurada em 1801, tendo seu altar-mor trabalhado pelo mestre Ataíde. Em 14 de julho de 1832 é instalada a freguesia dos Três Corações do Rio Verde e a paróquia dos Três Sacratíssimos Corações. Em 6 de setembro de 1860, grandes comemorações na elevação a Vila da Freguesia dos Três Corações do Rio Verde e na inauguração da Igreja Matriz. Em 1873, o Presidente da Província de Minas Gerais sanciona Lei incorporando à vila o território pertencente à freguesia.
O grande passo para o pleno desenvolvimento do município seria, entretanto, dado no ano de 1884, quando a Vila recebe a visita do Imperador D. Pedro II e a Família Imperial, para a inauguração da estrada de ferro Minas & Rio. Inaugurada oficialmente em 22 de junho deste ano, fazia a conjunção entre a Vila e a cidade de Cruzeiro, no estado de São Paulo. A repercussão desta visita foi de tamanha relevância que, três meses depois, em 23 de setembro de 1884, a Vila seria emancipada, sendo elevada à categoria de cidade.
Em 7 de setembro de 1923, Três Corações do Rio Verde passa a denominar-se Três Corações.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES, MINAS GERAIS
AGRADEÇO SUA VISITA. BOA NOITE. SEMPRE VOLTE


fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Três Corações, MG / ospeles.blogspot.com.br /

Comentários

  1. Gostei muito ,como todas cidades de MG
    Esta cidade se baseia tudo no Pelé
    Ótima para estrangeiros e fãs de Pelé visitarem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade menina. Eles procuram explorar bem o tema Pelé. Valeu menina. Abraços e tudo de bom

      Excluir

Postar um comentário

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Páginas que receberam mais visitas

BAEPENDI, MINAS GERAIS - A terra de "Nhá Chica". Na natureza preservada no município estão cerca de 40% do parque ecológico do papagaio, é local ideal para fazer trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Baependi é uma das poucas cidades que podem ser visitadas durante qualquer época do ano, sem se preocupar com a programação que irá encontrar pois, o verão é bem definido, sendo um convite para se deslumbrar com as mais de cinqüenta cachoeiras que cercam a cidade e o inverno pouco chuvoso propicia inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares

COLORADO, RIO GRANDE DO SUL - Colorado é uma pequena cidade do Alto Jacuí. Fundada por imigrantes italianos e alemães. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. O município tem como base da economia a produção agrícola. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras, inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas que abrange também parte do Parque Nacional da Serra da Canastra. O Lago de Furnas, também conhecido como "O MAR DE MINAS", é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

BRASÍLIA, DF, BRASIL - Brasília é formada por gente de todos os lugares, todas as idades e de muitas gerações. É uma mistura de sotaques do Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país e até de estrangeiros. Por conta de seu rápido crescimento, já é a quarta cidade mais populosa do país. A maioria dos moradores, 52%, é mulher e tem em média 30 anos. Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias

TOMBOS, MINAS GERAIS - Na cachoeira três tombos, verdadeira obra da natureza de imensurável beleza que constitui um cartão postal da cidade com 62 metros de altura. A Gruta Pedra Santa localizada no distrito de Catuné, uma obra construída pela própria natureza. Ao longo do tempo a grande pedra foi desintegrando-se e formou-se um grande salão, onde ergueu-se a capela em Honra a Nossa Senhora de Lourdes. Praças diversas, museu municipal que funciona na antiga estação ferroviária, usina hidrelétrica de Tombos e os dois distritos “Catuné” e “Água Santa” valem uma visita à cidade de Tombos

IGATU, ANDARAÍ, BAHIA - Eh uma verdadeira cidade de pedra. "Sagrada" pra quem viveu lá durante o auge do ciclo do diamante. O trajeto até a vila já é uma atração: a estrada de acesso pela BA-142 é cheia de mirantes naturais. Ao chegar, a impressão é de ter voltado no tempo, quando igatu era chamada de Xique Xique e famosa pela extração de diamantes. Hoje não há farmácias, o hospital mais próximo fica em Andaraí, a 12 km. Em outros tempos quem diria? Cabarés, cassinos, lojas, cadeia, cartório, cinema...

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Do primeiro ao último minuto do ano, não falta o que fazer, o que visitar e o que rever no Estado do Rio de Janeiro, que não por acaso ostenta o rótulo de Maravilhoso. Além das praias e de seus outros dois ícones geográficos – o Corcovado e o Pão de Açúcar – o Rio vem ganhando uma série de atrativos culturais e gastronômicos. Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza raríssima. Ao norte, na Região dos Lagos, estão as dunas de Cabo Frio, as águas translúcidas e frias de Arraial do Cabo, boas para mergulho, a badalação de Búzios e as trilhas rurais de Rio das Ostras

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

GRAMADO, RIO GRANDE DO SUL - Faltava neve à Gramado para que ela assumisse de vez o título de “Suíça brasileira”. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelas construções enxaimel (aquelas de paredes esquadrinhadas com tirantes de madeira), pelas fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha.

CAMPO BELO, MINAS GERAIS - A primeira cidade do Brasil a ter um time de Rugby (Campo Belo Rugby - CBR) A cidade tem paisagens deslumbrantes com campos a perder de vista. Ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo, esportes náuticos com várias cachoeiras, praias de água doce além da tradicional e boa comida mineira. Uma cidade tranquila, acolhedora com boas opções para hospedagem