Casas que parecem sustentar a pedra, mas na realidade as paredes foram levantadas para fechar as fendas.
A pequena cidade de Setenil de las Bodegas em Andaluzia no sul da Espanha possui uma característica bem diferentes de outras cidades turísticas que estamos acostumados a ver por aí. Acontece que o pequeno município foi construído entre as montanhas de pedras que fazem parte da região.
A primeira vista temos a sensação de que as pedras vão afundar as casas, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
Andando pelas ruas de Setenil de las Bodegas é possível ver as gigantescas rochas percorrendo as fachadas das casas e dos comércios.
Você saboreia suas refeições tendo gigantescas rochas como proteção sobre sua cabeça, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
A cidade que foi construída com a intenção de ser uma enorme muralha protegendo os antigos moradores de possíveis ataques medievais, hoje é atacada por milhares de turistas curiosos que se encantam com as paisagens de Setenil.
As paredes levantadas para fechar as fendas nas grande rochas, faz parecer que são elas que as sustentam, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
Com cerca de 3 mil habitantes, a principal renda do município é o turismo. A igreja Nossa Senhora da Encarnação, o Sítio Arqueológico de Acinipo e o Parque da Serra de Grazalema são os principais pontos turísticos do local. Mas o que mais chama atenção sem dúvida é o modo de como as casas são construídas entre as rochas, fazendo com que os turistas tenham uma vivência de como é dormir nas típicas casas da cidade.
A igreja encravada entre as rochas eh um dos pontos turísticos preferido, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
Uma pedra tão vistosa, tão sólida, que os primeiros habitantes da cidade espanhola de Setenil de Las Bodegas, na região da Andaluzia, na Espanha, optaram por dançar conforme a música e se instalar corajosamente debaixo de grandes rochas, às margens do rio. Muitos anos mais tarde, a engenhosidade arquitetônica chamou a atenção de curiosos.
Toda a pequena cidade de Setenil De Las Bodegas, Espanha, está sobre ou entre as grandes rochas
Conhecido como “abrigo bajo rocas”, o tipo de construção em Setenil se diferencia de outros alojamentos em pedras porque não alterou a forma original da montanha: nada foi cavado; as casas que parecem “sustentar” a pedra são, na realidade, apenas uma parede levantada para fechar o abrigo. Desta forma, muitos aposentos ainda exibem paredes da própria pedra.
Hoje, o visitante pode aproveitar a passagem pela região e tomar um café de baixo de uma grande fenda. Mas se a ideia eh pernoitar, o turista deve planejar com um pouco de antecedência, já que Setenil de Las Bodegas possui poucas opções de hospedagem e permanece pacata como nos velhos tempos.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES:
CASTILLO FORTALEZA
Construção do século 12 pode ser vista na parte mais alta do vilarejo. Foi tomada pelos árabes no fim do século 15. Eh um recinto aberto, que pode ser visitado em qualquer horário sem pagamento de taxa.
IGLESIA DE NUESTRA SENORA DE LA ENCARNACIÕN
De estilo gótico e renascentista, esta igreja construída no começo do século 16 abriga várias imagens e objetos de valor. Abre apenas em horário de culto e para grupos de turismo que tenham agendado a visita.
A primeira edificação cristã da região foi erguida no século 15. Reza a lenda que teria sido uma homenagem ao filho prematuro da Rainha Isabel, que morreu poucas horas depois de nascer - mas que teria sido nomeado de Sebástian.
CASA CONSISTORIAL
Eh nesta casa do século 16 que fica o escritório de informação turística da cidade. Lá, o visitante tem a oportunidade de conferir um pouco das técnicas utilizadas pela arquitetura na região.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE ACINIPO
Ruínas de uma antiga cidade criada ha mais de 2 mil anos para soldados romanos “aposentados”. Eh possível ver um teatro romano em perfeito estado. Pode ser visitado de terça a sábado, das 10 as 17 h. Aberto nos domingos das 9 as 14 h 30.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Setenil de Las Bodegas fica a apenas 118 quilômetros de Málaga e 147 quilômetros de Sevilha, para onde o visitante pode chegar de avião. Há ônibus diários a partir de Málaga, Ronda e Cádiz. Uma estação a 5 quilômetros de Setenil recebe trens da linha Algeciras-Granada (quem vem de Málaga, Sevilha, Córdoba e Madri pode fazer a baldeação em Bobadilla).
Caso fique mais a vontade com a companhia de um guia, pode fazer o tour pela cidade e restaurantes por cerca de 50 euros. Contato: turismo@setenil.com.
Setenil de las Bodegas é um município da Espanha na província de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, de área 82 km² com população de 3016 habitantes (2005) e densidade populacional de 36,75 hab/km².
O principal atrativo deste município é a própria localidade de Setenil de las Bodegas, devido à beleza e originalidade do traçado urbano, que em alto declive desce do castelo adaptando-se ao percurso do rio, o que lhe confere uma singular disposição com diferentes níveis em altura.
Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas. É um excepcional exemplo de um tipo de casa denominado "abrigo sob rochas" que, contrariamente a outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não escava a rocha, antes se limita a fechar a parede rochosa e desenvolve a residência de forma longitudinal.
Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas. É um excepcional exemplo de um tipo de casa denominado "abrigo sob rochas" que, contrariamente a outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não escava a rocha, antes se limita a fechar a parede rochosa e desenvolve a residência de forma longitudinal.
Faz parte da Rota das aldeias brancas.
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SETENIL DE LAS BODEGAS, ESPANHA
fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / ig.com.br / Wikipédia /
CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM
VALEU PELA AVENTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE