Pular para o conteúdo principal

NOVA SERRANA, MINAS GERAIS - Para quem quer conhecer um pedacinho encantador do estado de Minas Gerais, deve programar uma viagem para a cidade de Nova Serrana. Toda a paz e tranqüilidade de uma cidade pequena, no melhor estilo interior do Brasil são encontradas por aqui. Nova Serrana eh Referência na produção de calçados esportivo, qualidade de vida e crescimento sustentável




CONHEÇA A CIDADE DE "NOVA SERRANA", MINAS GERAIS, BRASIL DA JANELA DO TREM
foto (acima) Chriatyan de Lima
NO MELHOR ESTILO DO INTERIOR 
Para quem quer conhecer um pedacinho encantador do estado de Minas Gerais, deve programar uma viagem para a cidade de Nova Serrana. 
Toda a paz e tranqüilidade de uma cidade pequena, no melhor estilo interior do Brasil é encontrado por aqui.
foto - ?
ASSIM ERA (AGORA EH) NOVA SERRANA (por Thymonthy Becker)
Uma pequena cidade de ruas empoeiradas, casas coloridas, futebol jogado nas ruas tortuosas, o andar descalço da garotada, a igreja e escola que ficavam tão perto que ônibus não se fazia necessário. O voltar pra casa, de qualquer lugar que fosse, não levaria mais que 10 ou 20 minutos, a pé. A mercearia da esquina que vendia "a granel", a padaria que tinha hora certa de sair o pão de sal, a papelaria que também vendia roupas e o açougue que tinha hora certa para chegar a carne. A noite, as luzes iluminavam as ruas vazias, o silêncio que só era quebrado quando caminhões passavam na BR 262 e o ruído de seus motores podiam ser ouvido como se estivessem bem ao longe. A pacata e pequena Nova Serrana em que a diferença entre um dia e outro, era apenas na folhinha do calendário. Até o dia em que alguém teve a brilhante ideia de abrir uma fábrica de calçados esportivo.
foto - ?
foto - ?
Outras fábricas foram abrindo e Nova Serrana se desenvolveu rapidamente, chegando a se tornar a cidade que mais crescia no Brasil e o PIB de Baixo se tronou Elevado. A população de 20 mil habitantes saltou para mais de 70 mil. As fábricas de calçados se modernizaram e passaram a exportar os calçados esportivos para todo o Brasil e exterior.
Nova Serra se tornou referência na produção de calçados esportivos, na qualidade de vida e de crescimento sustentável. Uma cidade ideal para se trabalhar, onde o índice de desemprego eh um dos menores das Minas Gerais. Uma cidade que se modernizou e está a frente de seu tempo, mas continua com jeitinho de cidade do interior, sem perder a visão do futuro.
Por Thymonthy Becker
INTERIOR DE UMA FÁBRICA DE CALÇADOS ESPORTIVO EM NOVA SERRANA, MG
foto - ?
ALGUNS LUGARES QUE VOCÊ DEVE VISITAR EM NOVA SERRANA
foto - ?
SERRA DA CAPELINHA 
Há referências da existência, em 1899, de uma capela de São Sebastião entre o que é hoje a matriz de São Sebastião e a praça Padre Libério (antigo cemitério). Em 1911, Francisco de Assis Freitas, doou 20 hectares de terra para construir a igreja que foi derrubada para a construção da atual matriz de São Sebastião. Em 1924 a igreja fica pronta. Uma cruz de madeira (aroeira) foi instalada próxima ao local entre 1911 e 1924. Em 1944 dá-se a conclusão da capelinha de Nossa Senhora do Carmo, construída pelo pároco da cidade na época, Padre Libério, que ficou em Nova Serrana entre 1936 e 1946.
foto - ?
Levada ou não pelo povo o que é fato é que a cruz instalada entre 1911 e 1924 próximo à igreja matriz foi transferida em 1944 e se tornou o cruzeiro da capelinha. 
O conjunto paisagístico da Serra da Capelinha e a Capela de Nossa Senhora do Carmo são tombados como patrimônio histórico municipal. Este espaço é mantido pela Paróquia de São Sebastião e pela Prefeitura de Nova Serrana, que todos os anos promovem limpeza e reformas no local para a tradicional Via-Sacra e caminhada penitencial durante a Semana Santa.
foto - ?
MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
foto - Arquidiocese de Divinópolis
foto - ?
JARDIM DOS LAGOS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DA MATRIZ
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A TERRA DOS CALÇADOS ESPORTIVOS
foto - ?
foto - ?
COMO A HISTÓRIA DOS CALÇADOS COMEÇOU
Outro fator importante para a formação do povoado do “Cercado” foi o conserto de selas, através do trabalho com o couro iniciou-se o artesanato para o conserto e fabricação de calçado. Legítimos e pioneiros possuidores do solo “cercadense” foram, sem dúvida, os valentes construtores das vias que permitiram o acesso aos sertões bravios, e que a duras penas, levantaram seus primeiros ranchos, produziram e povoaram o lugar. Os primeiros artesãos do couro apareceram na região após a segunda geração dos primeiros povoadores. 
As sapatarias registradas começaram a existir por volta de 1941. Quando o Senhor “Geny José Ferreira teve como mestre, Venerando Viana, exímio sapateiro e proprietário da sapataria Vitória, em Bom Despacho”, onde fazia botinas para a polícia. “A produção inicial da Sapataria de Geny, registrada com o nome de Fábrica de Calçados Oeste, era pequena fabricava cerca de vinte pares de botinas por dia, de forma muito artesanal (...)” Antes fazia tudo à mão, depois comprou uma máquina, mas ainda usava pregos e grude para fabricar suas botinas. Este contato trazia a primeira indústria de calçados para o município e deixava outros sapateiros importantes para a cidade, com o José Pinto Firmino (‘Pintinho’), José Silva Almeida (‘Zezito’), Valdomiro Amaral (‘Miro’), Alvimar Coelho, Sebastião Fábio (‘Pedro Rosa’) e Romeu Coelho. Fazer sapato não era muito fácil, mesmo tendo curtumes na localidade era necessário comprar materiais em Belo Horizonte, faltava luz elétrica, tudo era artesanal, pregado à mão com tachinha, “ia pregando, aparando e dando acabamento, modelando a botina”, lixava a botina com cacos de vidros e queimava as pontas das linhas na lamparina.
Todo esse crescimento das primeiras manufaturas de calçados coincidiu com a emancipação política de Nova Serrana. As primeiras indústrias surgiram com características estritamente domésticas, onde a própria família assumia todo o serviço. O couro era produzido no município e mais tarde era necessário buscar insumos em Belo Horizonte. As fábricas, em sua simplicidade, produziam pequenas quantidades de calçados e que atendiam apenas ao mercado da região de Minas Gerais.
No ano de 1954, o Distrito foi elevado à categoria de cidade, tendo a instalação ocorrida em 01 de janeiro de 1954, nas dependências do Grupo Escolar Major Agenor.
foto - ?
ORIGEM DO NOME
Nova Serrana é uma homenagem à cidade de Pitangui, antes conhecida na região como Velha Serrana.
Publicado por: Luana em História 
(OBS: O texto foi resumido, mas nada foi acrescentado)
Aqui a Prefeitura Municipal
foto - ?
ALGUNS EVENTOS QUE ACONTECEM NA CIDADE
Cavalgada de São Sebastião
foto - ?
Festa Junina
foto - ?
Reinado
foto - ?
Rodeio
foto - ?
Sarau
foto - ?
FAÇA UM GIRO POR NOVA SERRANA
foto - ?
BAIRRO PLANALTO
foto - ?
foto - ?
REGIÃO DOS BANCOS
foto - ?
AVENIDA DOM CABRAL
foto - ?
CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS
foto - ?
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
foto - ?
CENTRO DE CONVENÇÕES
foto - ?
CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO
foto - ?
CLÍNICA MÉDICA
foto - ?
CONSTRUÇÕES EM UM NOVO BAIRRO
foto - ?
INTERIOR DE UMA LOJA DE CALÇADOS ESPORTIVO
foto - ?
NOVA SERRANA A NOITE
foto - ?
JUSTIÇA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO
foto - ?
VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
INTERIOR DE UMA FÁBRICA DE CALÇADOS ESPORTIVO
foto - ?
CINEMA DA PRAÇA
foto - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM GAMAS (DISTRITO DE NOVA SERRANA)
foto - Vicente A. Queiroz
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Bruno Freitas
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
foto - José Eymard
SHOPPING
foto - ?
SALÃO DO REINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
foto - ?
foto - ?
foto - Chrystian de Lima
foto - ?
foto - Chrystian de Lima
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI, ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
VENHA VISITAR NOVA SERRANA. FAZER UMAS COMPRAS. AQUI VOCÊ VIA SE SENTIR EM CASA. UM POVO HOSPITALEIRO, AMIGO E SEMPRE ALTO ASTRAL.
ALÉM DE DELICIOSAS COMIDAS TÍPICAS, HOTÉIS DE REFERÊNCIA E MUITO MAIS.
NOVA SERRANA ESPERA POR VOCÊS, DE BRAÇOS ABERTOS.
AQUI, O TREVO DE ACESSO A CIDADE
foto - ?
HÁ MUITOS EVENTOS COMERCIAIS EM NOVA SERRANA, DE ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL. O DE CALÇADOS, É O MAIS IMPORTANTE DELES.
AQUI, O CENTRO DE EVENTOS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
CONSTRUÇÃO DE UM NOVO BAIRRO
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
foto - ?
LÍBER HOTEL 
No quesito hospedagem, a cidade de Nova serrana está muito bem servida e uma das melhores opções é o Líber Hotel, que desde a sua inauguração em abril do ano de 2007 obteve um crescimento constante, símbolo de qualidade e sucesso.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
GUTEMBERG PLAZA HOTEL 
O Gutemberg Plaza Hotel oferece para você representante comercial, vendedor ou empresário uma condição especial de hospedagem. Para aqueles que precisam estar sempre utilizando os nossos serviços, além de descontos, o hotel dispõe de boas acomodações, café da manhã, internet, elevador, estacionamento coberto com segurança 24h, localização privilegiada e muito mais.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI A VELHA IGREJA
foto - ?
População estimada em 2015 (1) - 89.859
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 282,472
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 261,00
Código do Município - 3145208
Gentílico - Nova-Serranense
HISTÓRIA
O lugarejo que viria a ser Nova Serrana surgiu durante o século XVIII, nos primeiros tempos da colonização das Minas Gerais, época em que aventureiros de todas as regiões da América Portuguesa e reinóis buscavam novas minas de metais preciosos. Foi nesse contexto que nasceu o “Cercado”, inicialmente uma paragem que contava apenas com um curral e uma hospedaria para viajantes e, mais tarde, ao longo do século XIX, viria a se constituir um arraial. Apesar da proximidade de Pitangui, o Cercado nunca se destacou como centro produtor de ouro, mas a economia mineira dos séculos XVIII e XIX era muito mais complexa, sendo as atividades agropastoris muito importantes para a constituição de uma economia sólida. Os anos passaram, mas a vida, a dinâmica e as relações culturais pareciam paralisadas no tempo e no espaço. Mas isso mudaria drasticamente, pois a modernidade atingiu em cheio o pequenino Cercado. De tradicional pólo produtor de artefatos de couro, que garantia a subsistência de muitos de seus moradores desde o século XIX, a já então Nova Serrana tornar-se-ia um dos principais pólos produtores calçadista do Brasil. Na segunda metade do século XX, Nova Serrana (antigo arraial do Cercado) viria se constituir na capital nacional do calçado esportivo. Uma das conseqüências desse fato foi o rápido crescimento econômico, demográfico, o que ocasionou transformações urbanísticas, políticas, sociais e naturalmente, culturais.
Localizada na região do alto São Francisco, Centro Oeste de Minas Gerais, Nova Serrana localiza-se na região que outrora correspondia aos sertões da Capitania de Minas Gerais. A busca do ouro, intimamente ligada a importantes Vilas do período colonial como Ouro Preto, Diamantina, Sabará, São João Del Rei, Pitangui, dentre outras, se tornaram centros urbanos importantes. Nova Serrana (Cercado) pertencia ao Termo de Pitangui, e apesar de relativa proximidade a um dos mais importantes centros produtores de ouro da capitania, o Cercado pertencia aos “Sertões das Minas Gerais”, ou seja, terras cuja importância residia em abastecer os centros urbanos mais salientes com víveres e outros gêneros.
A região do Cercado era repleta de índios “bravos”, os Cataguases, como apontam os achados em cerâmica (igaçabas, panelas e/ou vasos) entre outros artefatos. A nação dos Cataguases ocupava desde a região sul e Oeste de Minas e estavam entre o que mais aterrorizavam os primeiros habitantes. É por isso que em várias localidades desta região se encontra uma relação muito grande com o termo “Conquista”, “Fazenda da Conquista”, “Ribeirão Conquista” e outras nomeações referentes a este fato.
Após a abertura de novos caminhos que ligassem o sul da capitania de Minas às minas de Pitangui e Paracatu, “que se deu a fundação da Fazenda Barra Grande do Cercado, embrião do Distrito do ‘Cercado’, criada em 1869.”
O progresso do arraial não foi incentivado pelas lavras de ouro e sim pela cultura do algodão e criação de gado, portanto, produtor e fornecedor de couro, incrementada em grande parte por três famílias de portugueses que aqui se radicaram: os “Pinto da Fonseca”, ”Rodrigues de Carvalho” e os “Soares Silva”.
Mais tarde a região foi denominada como Distrito de “Cercado de Pitangui”. Os ranchos desempenhavam um papel importante à beira das estradas e eram importantes na economia das regiões transitadas por tropeiros e viandantes
ESTA É A BONITA BANDEIRA DE NOVA SERRANA, MG
AQUI, O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE NOVA SERRANA, MG
SÍMBOLO DA CIDADE
NOVA SERRANA É A MAIOR PRODUTORA DE CALÇADOS ESPORTIVOS, DO BRASIL. EXPORTA PARA VÁRIOS PAÍSES. TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA, MAS VOCÊ PODE ESTAR USANDO UM CALÇADO ESPORTIVO, FABRICADO EM NOVA SERRANA. AQUI SE FABRICA PRODUTOS DE QUALIDADE INTERNACIONAL.
foto - ?
COMO TODA CIDADE TEM UM SÍMBOLO QUE A DESTACA. NOVA SERRANA NÃO FOGE A REGRA.


SEMPRE VOLTE. OBRIGADO POR VISITAR

ATÉ BREVE


fonte / fotos - Governo de Nova Serrana, MG / Thymonthy Becker / Divulgação / IBGE / Internet / Wikipédia /

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS - Viajar de carro pode ser muito bom, se for por uma dessas estradas. Confira cinco trechos que agradam tanto quanto o destino final de suas férias

CONHEÇA 05 ESTRADAS QUE VALE A PENA VOCÊ VIAJAR DE CARRO POR ELAS. Há quem diga que o importante não é o destino final, e sim o caminho até lá. Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além do custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO  Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhada…

VIRGINÓPOLIS, MINAS GERAIS - Alem da festa da Jabuticaba que acontece anualmente, a cidade possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus

CONHEÇA A CIDADE DE "VIRGINÓPOLIS", MINAS GERAIS, BRASIL A cidade é regionalmente conhecida pela tradicional Festa da Jabuticaba, que ocorre anualmente em setembro. Um aspecto interessante é que, apesar da festa, a cidade não se configura como grande produtor da fruta.  Outro aspecto cultural interessante é a presença da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, que possui uma das maiores escadarias de igreja do mundo, com mais de 500 degraus, construídos pelos próprios moradores da cidade em mutirões realizados no fim da década de 1980.  CASARÃO NA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br) CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) CENTRO DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG (asminasgerais.com.br) VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
CASARÃO EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
PRAÇA EM VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE VIRGINÓPOLIS, MG(asminasgerais.com.br)
UMA DAS MAIORES ESCADARIAS …

REPRESA DE FURNAS, SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS - Em 1963 fecharam o túnel que criou praias, formou cânions, inundou vilarejos mudando para sempre a história de 34 cidades mineira e formando o espetacular “Mar de Minas”

CONHEÇA A "REPRESA DE FURNAS", SÃO JOSÉ DA BARRA, MINAS GERAIS, BRASIL foto - Thymonthy Becker No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km2 de extensão do Lago de Furnas. (Thymonthy Becker) A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo. (Thymonthy Becker) A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das ár…

ITUIUTABA, MINAS GERAIS - Com vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas, museu, parques. artesanato regional e a famosa cachaça artesanal

CONHEÇA A CIDADE DE "ITUIUTABA", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE ITUIUTABA, MG. PORTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO foto - ? População estimada 2016 (1) - 103.945 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.598,046 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,40 Código do Município 3134202 Gentílico - ituiutabano Prefeito 2017 / FUED JOSE DIB ORIGEM DO NOME O nome da cidade eh de origem indígena: I - rio, TUIU ­barrento; TABA - povoação, cidade. “Cidade do rio barrento”
Gentílico: ituiutabano HISTÓRICO Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa "povoação do rio Tijuco". Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde. Os panariás - assinala o his…

MONUMENTO HOLGER DANSKE, DINAMARCA - A tradição diz que a estátua ganhará vida quando a Dinamarca se encontrar em grande perigo e salvará a nação

CONHEÇA O "HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA - HOLGER DANSKE ", DINAMARCA 
Explorar as criptas e catacumbas do Castelo de Kronborg é uma grande experiência. Escondido no porão do castelo, você vai conhecer o dinamarquês Holger (Holger Dansk), uma imponente estátua de pedra. Holger o dinamarquês, é uma figura lendária na cultura dinamarquesa. Se a Dinamarca se encontrar em apuros, ele vai acordar e defendê-la! HOLGER DANSKE, OU HOLGER, O DINAMARQUÊS, É UM HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE TEMOS SOBRE A SUA EXISTÊNCIA APARECE EM ANTIGOS POEMAS FRANCESES, DE MEADOS DO SÉCULO XI. DE ACORDO COM A LENDA, ERA FILHO DE GODOFREDO, REI DA DINAMARCA. O SEU FILHO FOI MORTO POR CARLOS, O JOVEM, FILHO DE CARLOS MAGNO; EM BUSCA DE VINGANÇA, PROCUROU-O E MATOU-O. SÓ POR POUCO O IMPEDIRAM DE MATAR O PRÓPRIO CARLOS MAGNO. RESISTIU A CARLOS MAGNO DURANTE SETE ANOS, MAS FEZ A PAZ PARA LUTAR AO LADO DELE CONTRA OS SARRACENOS. DURANTE ESSA BATALHA MATOU O GIGANTE BREHUS. OS BARALHOS …

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…

MONJOLOS, MINAS GERAIS - O município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.

CONHEÇA A CIDADE DE "MONJOLOS", MINAS GERAIS, BRASIL Situada na região central mineira, na Bacia do Rio das Velhas em um vale da Serra do Cabral, Monjolos integra, além da Estrada Real, o Circuito dos Diamantes.  A 265 km da capital mineira, o município possui alto potencial de ecoturismo, pois conta com diversas cachoeiras, corredeiras, grutas e trilhas, todas cercadas por uma vasta e bela vegetação e que proporcionam deliciosos passeios de bike, motos, jipes ou até mesmo simples caminhadas.
Rio Pardinho em Monjolos, MG(Instituto estrada Real)  A Área de Preservação Ambiental do Vale do Fundo apresenta uma densa mata virgem banhada por deleitáveis nascentes e cascatas. Ainda pouco explorada, a Gruta do Pau-Ferro possui grandes galerias com estalactites e estalagmites.  A cidade ainda possui um Centro de Artesanato, onde é exposto e vendido todo o artesanato da região. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, a Ponte Férrea do Rio Pardo e o Monumento a Monjolos também aju…

CARRANCAS, MINAS GERAIS - Um pequeno paraíso conhecido como Terra das Cachoeiras pois possui mais de 120 quedas d'água na Estrada Real. Considerada um dos novos pólos de Ecoturismo, é um lugar ideal para a prática de Montain Bike, Trekking e outros esportes que lhe propiciam o contato com a natureza. Tem o grande poço da esmeralda, além das grutas da toca e da cortina, ainda pode-se observar pinturas rupestres e um escorregador com cerca de dez metros que termina com um divertido mergulho.

CONHEÇA A CIDADE DE "CARRANCAS", MINAS GERAIS, BRASIL

MUITO BEM VINDO AO PARAÍSO. BEM VINDO A CARRANCAS. MINAS EH ISTO E MUITO MAIS. imagem "?" Com mais de 50 cachoeiras, a cidade está voltada para o ecoturismo – suas belas paisagens frequentemente servem de cenário para novelas. Há quedas d’água de fácil acesso, mas as mais bonitas ficam escondidas na mata fechada, aonde só se chega por trilhas (que devem ser percorridas com a ajuda de guia). Entre novembro e março, a chuva torna as cachoeiras perigosas. A maioria das pousadas está próxima de grutas e cachoeiras, e muitas têm piscinas naturais. Foto - ?
POÇO DO CORAÇÃO
O acesso é tranquilo: pegue a Estrada para Itutinga, entre à esquerda após a primeira ponte para chegar ao Complexo da Toca. O carro fica na portaria, e você segue a trilha até o para o escorregador (é bom ponto para banho, ao lado da Gruta da Toca). A partir dele, suba margeando o rio: há vários poços e pequenas quedas até a principal atração local, a …

BOM JARDIM DE MINAS, MINAS GERAIS - Típica cidade mineira, com povo hospitaleiro, de clima ameno e muito aconchegante, traz no bojo de sua historia uma origem bucólica e religiosa com inúmeras atrações turísticas

CONHEÇA A CIDADE DE "BOM JARDIM DE MINAS", MINAS GERAIS, BRASIL Foto - Thymonthy Becker  BEM VINDO A CIDADE DE BOM JARDIM DE MINAS. PORTAL DA SERRA DA MANTIQUEIRA foto - Thymonthy Becker População estimada 2016 (1) - 6.648 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 412,021 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 15,78 Código do Município 3107505 Gentílico - bom-jardinense Prefeito 2017 / SERGIO MARTINS ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO ORIGINOU-SE DO NOME DA FAZENDA BOM JARDIM, PIONEIRA DA COMUNIDADE, E DO BELO "JARDIM" NELA CONSTRUÍDO PELOS SEUS PROPRIETÁRIOS. Bom Jardim de Minas Minas Gerais - MG HISTÓRICO O território onde se acha localizado o município, foi habitado por silvícolas de diversas tribos não identificados devidamente. Em 1770, Manoel Arriaga de Oliveira, sua mulher e seis filhos, chegaram à região, fundaram uma colônia que chamaram Campo Vermelho, tornando-se os primeiros moradores do lugar. O núcleo sofreu vários ataques dos índiso, sendo morto o filho do fundad…

AIMORÉS, MINAS GERAIS - Apesar de ser pequena, a cidade conta com belas paisagens e ótimos lugares para turismo como o Parque Botânico, Instituto terra e a barragem da Usina Hidroelétrica

CONHEÇA A CIDADE DE "AIMORÉS", MINAS GERAIS, BRASIL BEM VINDO A CIDADE DE AIMORÉS, MG. A TERRA DO SOL ETERNO. A PRINCESINHA DO LESTE MINEIRO. imagem - ? População estimada 2016 (1) - 25.703 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.348,913 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 18,50 Código do Município 3101102 Gentílico - aimorense Prefeito 2017 / MARCELO MARQUES ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE AIMORÉS, MG Em 1915 passou a chamar-se Aimorés, em homenagem aos primitivos habitantes da terra, os índios botocudos do grupo "aimure/guimaré" (aimoré).
Gentílico: aimorense Histórico Aimorés Minas Gerais - MG HISTÓRICO DA CIDADE DE AIMORÉS, MG O DESBRAVAMENTO da região onde fica o Município de Aimorés data de 1856 a 1860, quando os primeiros posseiros, os irmãos João e Luís de Aguiar e um cunhado de nome Inácio Mançores, vindos da Paraíba do Sul (RJ), chegaram a propriedade do Tenente Francisco Ferreira da Silva, no Município de Manhuaçu, ganharam as cabeceiras do rio P…