OLHANDO DA JANELA DO TREM: 02/18/20

Translate

Pesquise o que procura aqui

MORRINHOS DO SUL / RIO GRANDE DO SUL (3.182 / 5.570)







Rio dos Negros que banha a cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
O Rio dos Negros, com a sua nascente na serra do Josafath, desemboca na Lagoa do Morro do Forno. Possui belas praias de águas cristalinas e saudáveis. Em suas margens, encontramos ótimos gramados e espraiados de pedras onde as pessoas se divertem à vontade. O Rio dos Negros é ponto turístico de Morrinhos do Sul. 
Nascente do Rio dos Negros e parte do rio (moradores locais) de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul


Comunidade Entrada da Perdida em Morrinhos do Sul no Rio Grande do Sul
Os moradores mais velhos dizem que a localidade tem esse nome devido a alguns caçadores que por ali caçavam e acabaram se perdendo. Depois de algum tempo, foram encontrados os ossos dos caçadores numa caverna, onde se abrigavam juntamente com armas de caça. Segundo os moradores da comunidade, esse fato é verídico, dando assim o atual nome à região. 
Criação de animais e engenho para a fabricação de farinha de mandioca, atividades de complementação da renda familiar da comunidade da Perdida em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Por volta de 1880, chegou o primeiro morador João Jacob Borges, vindo da colônia de São Pedro de Alcântara, que montou um engenho de cachaça. Sua casa foi construída de pau-a-pique , na beira de um riacho. Em 1940, foi construída a primeira serraria que pertenceu a Marçal Martins Linhares. O comércio chegou a essa localidade por volta de 1956, com a chegada do senhor Vital de Souza que instalou um armazém de secos e molhados. 


Comunidade de Chapecozinho em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
As famílias de Jorge Strege e Alberto Strege, vindos de Chapecó, foram os primeiros moradores da comunidade. Plantavam milho, feijão, aipim, cana-de-açúcar e criavam porcos e aves. 
Hoje a produção que predomina é a banana, seguida da cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiro. As primeiras casas eram feitas de pau-a-pique, cobertas com palha. A comunidade é composta por quarenta famílias, predominando a religião católica. 


A primeira escola surgiu em 1952, na casa do professor Faustino Jorge Borges e a primeira igreja foi construída em 1963 tendo como padre o senhor Ulderico Dalló. 
Comunidade Morro de Dentro em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
A comunidade localiza-se entre dois morros e, por isso, recebeu esse nome. Seu primeiro morador foi Felipe Campos. 
As missas eram celebradas nas casas particulares e até embaixo das árvores. Os casamentos e batizados eram feitos na paróquia de Morro Azul, onde os noivos, padrinhos e convidados iam montados em seus cavalos, formando um grande cortejo. Hoje, já existe salão e capela na comunidade. 
Diversidades naturais da comunidade de Morro de Dentro em Morrinhos do Sul no Rio Grande do Sul
A comunidade possuía uma escola. No entanto, por falta de alunos, o prédio foi doado pela prefeitura para reuniões do clube de mães e capela mortuária. 
Comunidade de Pixirica em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
O povoamento teve início por volta de 1900, sendo seus primeiros moradores: Zé Mengue, Jacó Kolling, Joaquim Borges, Bernardo Strege e Jorge Strege. O nome se deve ao uso de lamparinas à querosene que, antigamente, eram chamadas de pixiricas. Tudo isso devido à inexistência da energia elétrica. Os meios de transporte também aconteciam a cavalo e com carros-de-boi, pois as estradas eram muito precárias. 
Igreja de São João Batista em Pixirica, Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
As diversões eram as serenatas em casas particulares, animadas com gaitas e violões. A escola foi criada em 1928, pelo então prefeito de Torres Dr. Moisés Camilo de Farias, tendo como docente André Lumertz. Jovem Pinto, em 1954, doou o terreno para a construção da igreja católica. 



Comunidade de Morro do Forno em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
As primeiras famílias que povoaram a localidade a partir de 1923 foram: Antônio Carlos, Manuel Selau, Francisco Evaldt, José Pereira e José Menegildo. Todos vieram de Castão e de Cambraia com seus filhos, que não eram poucos, em média dez a doze. Mais tarde, veio de Caxias do Sul a família Boff. Primeiro estabeleceram-se em Morro Azul e depois em Morro do Forno. 
Pico do Morro do Forno em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Essa comunidade possui uma grande economia baseada na banana, bem como uma beleza natural incomparável devido aos seus morros e mata, tornando-se um atrativo para os visitantes. 


Comunidade de Rio Bonito em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
A comunidade tem esse nome originado de um pequeno rio que corta a localidade. Está localizado a 4km da sede do município. No ano de 1925 chegaram os primeiros moradores: Manoel João Carlos, Osório Luciano, João Jacob Carlos e José Perpétua Elias Valim, sendo todos descendentes de alemães. 


A atração principal foi a terra fértil, boa localização geográfica e clima favorável. Todos esses moradores foram desmatando e plantando todos os gêneros próprios da região. A primeira escola foi criada em 1960, por meio do professor Avani Vargas Pereira. 
Comunidade de Costão em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Esta comunidade iniciou seu povoamento em 1927, localizando-se nas costas dos morros Grande e Costão, daí surgindo o nome. As primeiras famílias da comunidade foram constituídas pelos Silva e Roldão. Na agricultura, dedicaram-se ao plantio de sementes. O transporte para localidades vizinhas, como Cambraia e Glória, acontecia por meio de carro-de-bois e cavalos. Mais tarde, vieram descendentes de alemães, como: Selau, Carlos, Evaldt e Cardoso 
Igreja de Nossa Senhora da Piedade em Costão, Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul

A comunidade é cortada pela RS 494, que liga o Estado do Sul com Santa Catarina. Sua hidrografia é rica, com várias sangas e nascentes nas costas dos morros, o que proporciona vários açudes com criação de peixes. A mesma possui escola estadual, oferecendo ensino de pré-escolar à 5ª série. 


Comunidade Vila Três Passos em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
É resultado da divisão de Morro do Forno e Pixirica. Na localidade havia três passos de rio, daí surgiu o nome. É uma comunidade pequena, mas muito bem organizada. Conta com aproximadamente 50 famílias. 
Comunidade de Tajuvas em Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Situada ao Sul do município, limita-se com as comunidades de Capitão - Três Cachoeiras – Perdida, Morro de Dentro e a Oeste com a Serra Geral. Seu nome é decorrente da grande quantidade dessa madeira que havia no local. Em 1918, vieram para o local os primeiros moradores: Antônio Francisco Evaldt, José Cristiano Evaldt e Antônio Bastos Sobrinho. Tajuvas é considerada um dos grandes atrativos turísticos para o município.

Vista aérea da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Chegando na cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul

Entorno da cidade de Morrinhos do Sul no Rio Grande do Sul












Estrada de acesso para as Comunidades de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Igreja Matriz da Sagrada Família da cidade de Morrinhos do Sul no Rio Grande do Sul

Ponte de madeira na cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Praça da cidade de Morrinhos do Sul no Rio Grande do Sul



Prefeitura Municipal da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Rodovia de acesso para a cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Ruas e Avenidas da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul








Dados gerais da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Código do Município - 4312443 
Gentílico - morrinhense 
Prefeito (2017) LUIZ EVALDT STEFFEN 
População estimada [2019] 2.949 pessoas 
População no último censo [2010] 3.182 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 19,23 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 404 pessoas 
População ocupada [2017] 12,8 % 
Posição geográfica da cidade de Morrinhos do Sul no estado do Rio Grande do Sul
Histórico da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Morrinhos do Sul 
Rio Grande do Sul – RS 
História 
O nome teve sua origem devido a muitos morros existentes no local, em sua emancipação passou a chamar-se Morrinhos do Sul, para diferenciar de outro município com o mesmo nome. 


Carlos, Evaldt, Selau e Hendler foram alguns dos colonizadores alemães que, com seu empenho e dedicação, desbravaram e povoaram a localidade, colonizada a partir de 1825.
Esta eh a bandeira da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul
Este eh o brasão da cidade de Morrinhos do Sul, Rio Grande do Sul


Fonte dos textos e fotos: ferias.tur.br / mapio.net / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Morrinhos do Sul, RS / Ruschel 


Encontre aqui seu lugar incrível